2014: FHC chama Dilma de ingrata e quer Lula provando que não sabia do Mensalão.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso chamou ontem de "ingrata" a presidente petista Dilma Rousseff, disse que ela "cospe no prato que comeu" e acusou o PT de ter "usurpado" propostas tucanas após chegar ao poder em 2003. As declarações foram feitas ao lado do senador Aécio Neves (MG), virtual candidato do PSDB à Presidência em 2014, durante seminário para discutir os rumos do partido, em Belo Horizonte.
 
O ataque de FHC sobe o tom das provocações que petistas e tucanos iniciaram na semana passada, quando Dilma foi lançada à reeleição pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na festa em que o PT comemorou os 10 anos de sua chegada ao poder. Questionado sobre o discurso de Dilma no evento, em que a presidente afirmou não ter herdado "nada" da gestão tucana, Fernando Henrique afirmou: "O que é que a gente pode fazer quando a pessoa é ingrata? Nada. Cospe no prato que comeu. Meu Deus".
No início de seu governo, há dois anos, Dilma reconheceu avanços nos governos tucanos e fez demonstrações públicas de apreço pelo ex-presidente, que retribuiu fazendo elogios à sucessora. A antecipação das discussões sobre a sucessão presidencial fez os dois adotarem tom diferente agora. Petistas e tucanos veem a polarização entre eles como uma arma eficaz para mobilizar as bases de seus partidos.
 
Aécio Neves ainda não assumiu publicamente sua intenção de se candidatar à Presidência, mas trabalha para assumir a presidência do PSDB em maio. Ontem, FHC disse que os dois irão percorrer o Brasil "rumo à vitória". O ex-presidente acusou o PT de se apropriar de ideias tucanas após chegar ao poder. "Quem não tem projeto é quem está no governo, porque eles pegaram o nosso. O que aconteceu no Brasil foi uma usurpação de projeto." "Eles tinham duas grandes metas, uma ligada ao socialismo e outra ligada à ética. De socialismo nunca mais ninguém falou. E de ética? Meu Deus, não sou eu quem vai falar a respeito do que está acontecendo", ironizou.
 
FHC disse que o PSDB deveria recorrer novamente ao discurso da ética para combater os petistas, uma estratégia adotada sem sucesso pelo partido em 2006, quando Lula se reelegeu. "Vocês [petistas] que subiram falando tanto de ética, o que vocês fizeram com esse país?", disse, numa referência velada ao mensalão. "Já pedi ao presidente Lula que de público explicasse que não tem nada a ver com isso."
O ex-presidente finalizou as referências ao julgamento dizendo que o PT precisa ser cobrado pelo que fez. "Temos que ser duros nessa matéria. [...] Nós fizemos outras coisas. Nós não roubamos, não."O deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG) é reu no processo do chamado mensalão mineiro, acusado de participar de um esquema semelhante ao que levou à condenação de ex-dirigentes petistas no ano passado.
 
No final da reunião de ontem, FHC foi explícito ao falar da candidatura de Aécio. "Vamos percorrer o Brasil, senador. Vamos plantar a semente do PSDB, a semente da vitória. Nós vamos ganhar."Questionado sobre as críticas do ex-deputado Ciro Gomes (PSB-CE) ao seu nome e aos de Eduardo Campos (PSB) e Marina Silva, Aécio disse que gostaria de falar com Ciro: "Talvez ele se surpreenda com o conjunto de boas ideias que temos". (Folha de São Paulo)

13 comentários

Sr Coronel:


Esse sr fhc,está a pagar o preço dos covardes.Nunca defendeu o que era seu e pior elogiou a presidenta,mesmo tendo feito o que fez com Dna Ruth.Nunca cuidou do que era seu.

Saudações

Reply

Coronel,

A vaidade dos Tucanos é assombrosa.

- O FHC adulou a Dilma, sempre em nome da tal governabilidade, e agora reclama dos chutes nas canelas.

- O Aécio quer falar com o Ciro Gomes para "mostrar" suas idéias. O Ciro esta cag.... para isto!!!

O PSDB surfou a onda do Plano Real, mas não consegue mais pegar outra onda porque os "locais" ameaçam com pancadaria!!!

JulioK

Reply

Coronel, que tal retroagirmos até 2008 e "apreciarmos" o post do coturno Noturno http://coturnonoturno.blogspot.com.br/2008/08/fhc-lutou-contra-impeachment-de-lula.html Como se vê, FHC quiz dar uma de bonzinho com ares de messiânico... AGORA?...TOMA.

Reply

Coronel,

antes tarde do que nunca!
Finalmente FHC está dizendo o que deveria ter dito deste o início.

O grande erro dele foi pensar na "governabilidade" e não ter deixado o Brasil entrar no impeachment do Lulladrão - destruidor do Brasil.

Agora cabe a nós voltarmos a apoiar os comentários que finalmente são verdadeiros:
Dilma cuspiu no prato que comeu, e além de tudo ainda tenta quebrar o prato.

Se Aécio Neves se mostrar digno e firme no propósito de governar o país com dignidade, tirando-nos desse buraco de corrupção imposta pelo PT, certamente terá meu apoio.

Mas ele precisará perseverar na retidão de conduta, no trabalho árduo e na luta contra o mal!
Precisará ser ético e limpo para poder passar o Brasil a limpo...

Que Deus nos ajude!

Flor Lilás

Reply

Esse discurso hoje pode ser válido, mas já perdeu muito do seu efeito. Seria contundente e letal se tivesse acontecido desde a época da denúncia do mensalão, Lula teria tombado e sua quadrilha não teria roubado tanto quanto já roubou e sucateou o Brasil.
Mas nunca é tarde para retomarmos nosso caminho. Avante FHC, recupere o terreno perdido, retome seus projetos e sua imagem denegrida por essa SOC, amamos o Brasil e quando alguem defende nosso País, temos que aderir. Penso que esse discurso ainda tem que ser muito mais verdadeiro, muito mais feroz, para ser totalmente eficás.
Vamos a luta e à VITÓRIA tão necessária e desejada, para o bem do Brasil. Só me preocupa esse traécio, mas como nem tudo é perfeito, que Deus nos guie. Se esse é o remédio para cumprirmos nossa meta: FORA LULA E SUA CORJA.

Reply

Primeiro, os elogios da DilmAnta a FHC há dois anos; agora, as críticas "não herdamos nada, construimos tudo" Tudo isto faz parte de um método petralha. São orientações do Bebum para o palanque de 2014.

Este negócio de FHC, de que o PSDB precisa ser o "partido do amor" x preocupação petralha com o PIB, tá parecendo que FHC dá dando uma de Chalita. Quero ver aonde FHC vai dar com esta conversa mole, produzir um PIB maior, só com amor. Haja paciência !

Chris/SP

Reply

O PT sabe usar o escândalo pra chamar atenção e ganhar propaganda gratuita. Só isso.

Reply

kkkkkkkkkk

babacas.

Reply

" E quer Lula provando que não sabia do mensalão". Caro coronel, não deveria ser o contrário? Por exemplo: "Lula quer que quem o acusa prove que ele sabia do mensalão." É assim que diz a nossa lei, que quem acusa tem que provar.Provar inocência é só para regimes fascistas, ou para pessoas com tendências fascistas e autoritárias. E também para oposição no brasil. Pobre, muito pobre.

Reply

Agora? Perderam o timing.Por que não se manifestaram antes?

Reply

Aleluia! Até que enfim alguém resolveu falar como oposição neste País. Se FHC errou no passado ao elogiar D. Dilma, agora se redimiu totalmente com as palavras duras, certas e oportunas que usou. Faço votos que continue assim para que o Brasil finalmente acorde para a realidade de mentiras, embuste, mediocridade e corrupção que nos deixou Lula e companheiro e que se livre dessa corja em 2014.

Reply

FHC está chateado com a ingrata. Agora sou e u que digo... Meu Deus! Precisa ter um letreiro escrito petralha traíra na testa da desgovernada?????

Por favor né! Se existem ideias, onde elas estão? Porque nenhum dos governadores do PSDB está pondo estas ideias em prática. Ah... há sei! O Partido dos Trambiqueiros pode roubar!

Reply

O que me admira é que esse pessoal experiente do PSDB até hoje não se deu conta que não se pode confiar em petralha. Eles são oportunistas e estão sempre usando máscaras. Quando se aproximam,é porque algum objetivo sujo têm em mente.

Reply