Tarso acusa: Dirceu usa PT para seus próprios interesses como consultor e condenado.

Um dos principais líderes petistas, Tarso Genro diz que, do julgamento do mensalão, deve ficar a lição de que o PT não pode continuar a compor maiorias e formar alianças a qualquer preço. Leia a entrevista concedida ao Jornal O Globo.


Quais os reflexos que o mensalão ainda provocará no PT? Como se preparar para 2014?

Integro uma corrente de opinião no PT que é minoritária, tem em torno de 40% dos delegados, a Mensagem ao Partido. Ela entende que o partido precisa passar por uma profunda renovação, e essa renovação passa pelos métodos da direção; pelas relações do partido com os governos; por novos métodos de participação da base, por meio de métodos tecnológicos; e por uma avaliação muito mais profunda do que foi feito até agora sobre o que ocorreu nesta Ação Penal 470. Uma coisa é você avaliar, como eu avaliei, que teve de se inventar uma tese de domínio funcional dos fatos para condenar lideranças do partido. Outra coisa é você compreender que, tendo ocorrido ilícitos penais ou não, os métodos de composição de maiorias e de formação de alianças que nós utilizamos foram os mesmos métodos tradicionais que os partidos que nós criticávamos adotavam. É uma total necessidade você aprender a superar esses métodos. Esta é a grande questão que temos que trabalhar: qual é o sistema de alianças que nos dá uma capacidade de governar dentro da ordem democrática sem utilizar esses métodos tradicionais que herdamos da República Velha.
O senhor defende a cassação dos mandatos dos mensaleiros?

A Constituição tem que ser interpretada a partir da independência dos poderes. A decisão tem que ser da Câmara Federal de cassar ou não. Eu substituí o (José) Genoino na presidência do PT, e o que circulava dentro do partido, e foi constatado depois, é que ele assinou empréstimos, agora pagos, e que o fez de boa-fé, sem saber que, por trás daqueles empréstimos, poderia ter uma articulação de intercâmbio de favores em benefício do partido e de outras pessoas. Eu não sei se, nessa situação, eu renunciaria. O fato é que toda essa situação significa que o PT tem de instituir regras muito rígidas em relação aos seus dirigentes, seus quadros e seus vínculos com as empresas privadas. É totalmente incompatível dirigente partidário continuar se apresentando como tal e sendo ao mesmo tempo consultor de grandes negócios. Porque, quando essa pessoa fala dentro do partido, quem está falando? É o dirigente ou o consultor? Essa regra não deve valer só para o PT, não estou me fixando em nenhum caso específico. Essas relações são sempre muito perigosas.

Qual futuro o senhor prevê para o ex-ministro José Dirceu?

Tenho uma relação política interna de partido com Dirceu. Nunca fui uma pessoa próxima a ele. Ele teve uma participação muito importante na construção do partido e na primeira vitória do presidente Lula. Mas acho que a forma como o Dirceu está enfrentando essa questão é equivocada, porque tende a estabelecer uma identidade dos problemas que ele está enfrentando com o problema do PT, com o conjunto, e trazendo para a sua defesa o partido como instituição. A defesa que o partido tem que fazer em circunstâncias como essas, para qualquer pessoa, é que ela tenha direito a defesa e a um julgamento justo, e não o estabelecimento de qualquer identidade política, que é outra coisa. O Dirceu não pode ser demonizado no partido, até pela trajetória que ele teve, embora a forma como ele está lidando com essa questão não seja boa para o partido, estabelece uma identidade forçada dele em conjunto com o partido, coisa que, no mínimo, não existe. O partido tem que ser solidário com todos os seus quadros, errem ou acertem, para que tenham direito de defesa e julgamentos justos.

O partido hoje só se pauta pelo mensalão?

A agenda do partido não pode ser a agenda da Ação Penal 470. O que o partido tinha que fazer já fez. Já fez o manifesto, já deu a solidariedade que tinha que dar. O partido tem que tratar da sua vida, ele é um projeto para a sociedade, não um projeto para ficar amarrado a uma pauta, que inclusive foi constituída por indivíduos e dirigentes, e não por decisões do partido, para que aqueles fatos ocorressem, fatos esses narrados na Ação penal 470. A agenda PT tem que ser da a reforma política, do que eu chamo de 14-18 (projeto 2014-2018) e do sistema de alianças.

16 comentários

Elles próprios admitem que se afogaram na (mer&¨%$#)lama. E se desesperam porque, conseguiam ainda respirar pela boca, mas a cada dia surge um novo crime que é como se fosse um algoz que passasse a foice ao nível da cabeça obrigando todos a se abaixarem para não ser decapitados. Hoje estão com fezes subindo pelas narinas e se misturando com a caca que sempre tiveram na cabeça.
Já não respiram mais, estão completamente desnorteados, apenas respirando o odor fétido que exalam de si mesmos.
Compete aos cidadãos de bem fazer a faxina através das urnas, já que a justiça brasileira está tendo muita dificuldade em enquadrar corruptos.

Reply

O que esse boçal, petralha velho de guerra e de quatro costados, tem a dizer sobre sua infame passagem pelo ministério da Justiça, onde protagonizou histórias de arrepiar, tais como a proteção a battisti e a entrega dos pugilistas cubanos a seus verdugos? elle não é nem um pouco melhor que os mensaleiros.

Reply

"Uma coisa é você avaliar, como eu avaliei, que teve de se inventar uma tese de domínio funcional dos fatos para condenar lideranças do partido" . O Tarso deve estar brincando , pois trta-se de uma lei dos anos QUARENTA . Ele foi o ministro da Justiça que apoiou Battisti , devolveu os atletas cubanos , dentre outras BATATADAS .

Reply



Não dá para dar crédito para as afirmações deste sujeitinho !!
É tudo farinha do mesmo saco. No fundo são iguais.
Não esquecer que não extraditou um assassino !!!

Tarso é falso, prometeu pagar o piso aos professores do RS, e não vai pagar.

Reply

Tarso só esta tentando usar a desgraça do seu desafeto JeiDi para fazer de conta que faz parte de um PeTê ético...

como se isso existisse...

o italiano condenado que ele abrigou no Brasil agora já tem ate emprego na CUT, segundo li...

nem precisou enviar currículo ou gastar sola de sapato atras de emprego...

o emprego veio ate ele...

coisa que nao acontece com a maioria esmagadora da população brasileira...

Reply



NÃO CALHORDA PETRALHA. Os métodos que usaram para beneficio de a TODA a quadrilha,independente de facção dentro do pt, foram os mais sujos e sórdidos jamais visto nos quinhentos anos de história "deztepaíz". O "mea culpa" depois que tudo foi descoberto tem a mesma analogia dos ratos fugindo do navio que está afundando.

Reply

Esse mão peluda é tão marginal quanto o zé cagão, é só ver o que ele fez em prol do assassino c batisti e com os pugilistas cubanos! Ele vale tanto quanto o monte de merda que é o pt, esse fdp deveria olhar seu longo rabo de cretinice e crimes perpetrados em nome da corja petralha, porque o silencio obsequioso e a conivência com o malfeitos (crimes) é também crime, ainda mais em cargo de liderança e confiança.
“Pt - Ou você esta do lado da bandalheira ou é contra”.

Reply

Depois de confessarem tudo o que fizeram, o PT deveria ser EXTIRPADO e sumir do mapa! Maldito partido que nunca deveria ter existido.

Reply

Um não presta, o outro não vale nada.

Reply

Mas quem é Tarso Genro para criticar a compra ou composição de base aliada a qualquer preço? Como foi que ele conseguiu maioria ampla no seu governicho? PTB e PDT disputaram contra seu governo. E onde estão hoje? Acertou quem respondeu: na base aliada. Isto foi 'de grátis'? Não me faça rir.

Reply

Uma coisa interessante é que Tarso está batendo publicamente no Dirceu. Mas creio que a coisa acaba aí.
A tese do Tarso é furada, pois o PT não acabou entrando na corrupção e ficou igual aos outros. Não. Como foi dito por ministros do STF e o Olavo de Carvalho diz há tempos, isso é uma estratégia de tomada de poder. Como foi descoberta, agora fica parecendo que alguém quer recolocar o partido nos trilhos.
O partido sempre esteve nos trilhos, da tomada do Poder.

Reply

A fala peca pela falta de coerência,sempre saindo pela tangente. Pensam que os outros são bobos!

Reply

Parei de ler a bobice após "ela entende que o partido precisa passar por uma profunda renovação"

Renovação? Para renovar precisa que algo exista previamente. O que não é o caso do Partido dos Trambiqueiros.

Enquanto partido, jamais existiu. Foi no máximo o animador de auditório, quando estava na oposição, para se projetar... e depois... bem, depois mostrou o que de fato era! Um ajuntamento de corruptos.

Se alguém me diz que é petista, automaticamente já vai pra lista de indíviduo de alta periculosidade.

Reply

Até agora eu não entendo como um povo altivo e esclarecido como o povo gaúcho foi votar num petralha desse para governador???

Reply

Líder do partido da bandalha?!! Esses karas falando e um cachorro latindo na esquina dá no mesmo. Fala sério...

Reply

Eta Tarso! Está querendo agora pular fóra do barco? Lêdo engano, Vc. vai afundar com eles.

Reply