Não coloquem um discurso de Tancredo na boca do Aécio.

A viseira, o maiô e o "sonrisal" voltaram às praias cariocas. A moda, como um todo, sempre vem com alguma tendência retrô. Diante da política, no entanto, os "consumidores" tem sempre a mesma postura: querem o mesmo figurino, aquele "pretinho básico" que não envergonha e nem destaca, ou algo completamente novo, que os desafie a jogar fora o guarda-roupa inteiro. A última vez que isso aconteceu no Brasil foi com Collor. 

Leio nos jornais que o PSDB está procurando um "João Santana" para chamar de seu. Isto acontece logo após o programa eleitoral de Dilma, levado ao ar na última quinta-feira, brilhantemente criado, dirigido e editado por ele. Ali, mais do que um simples aviso, o marqueteiro fez bem o seu trabalho: lançou mais uma bandeira para 2014, a de que nunca na história desse país alguém baixou a conta de luz. A partir daí, é correr o país e dar exemplos do que os pobres fizeram com aqueles R$ 10 a R$ 20 que sobraram no orçamento mensal. Terão comprado eletrodomésticos, um computador para o filho, todos estes sonhos de consumo. Tudo isso com largos sorrisos ou lágrimas de emoção. Ao contrário de outros partidos, vocês já notaram como os pobres do João Santana são lindos, coloridos, expressivos?

O Brasil está cheio de João Santanas. Não falta gente competente para fazer uma bela campanha. Isso se faz com estrutura, muito, mas muito dinheiro, e com algo que o PSDB não tem mais: marcas próprias. Nestes 10 anos, o PT se apoderou da Bolsa Família e do Luz para Todos. Mas criou, também, o Minha Casa, Minha Vida, o PROUNI, o Brasil Carinhoso e uma série de outras sub-marcas. Fez isso com muita competência. As marcas do PSDB, ao contrário, envelheceram. Viraram Ataris. Sobrou o Plano Real, a Lei de Responsabilidade Fiscal e o quê mais? O legado econômico-financeiro estruturante dos tucanos não resiste aos juros mais baixos, ao aumento de renda do trabalhador, à luz mais barata, enfim, ao legado populista do PT. 

Nesta semana, o João Santana publicou uma portaria proibindo o uso da marca Minha Casa, Minha Vida, pela oposição. Ou alguém acha que foi a Dilma? O marqueteiro está protegendo o seu maior patrimônio, porque é sobre estas marcas que Dilma tem tudo para ser reeleita. Meu Deus! Também li nos jornais que o candidato tucano quer reeditar o Choque de Gestão. Isso não é marca, minha gente. Isso é pro lado de dentro da administração. Isso não fala com o povo. Choque de Gestão é receber a conta de luz e ter um choque positivo: ela vir 18% mais barata. Cuidado pra não levar um choque de gestão no televisor novo, benzinho! 

As marcas do PSDB envelheceram. São marcas dos anos noventa e de um Brasil que ficou para trás. Em 2014, o Plano Real estará fazendo 20 anos. Será que a única coisa que o PSDB vai poder pedir ao país é um presidente comemorativo à data? Então voltem com o eldery Fernando Henrique Cardoso, pelo menos  tem charme, tem história.

Logo depois da derrota de Serra, em 2010, este Blog fez um post pedindo que os governadores tucanos se unissem e lançassem marcas comuns de eficiência e de sucesso: uma marca em habitação, outra em saúde, uma outra em educação, tendo uma plataforma comum. Já pensaram 50% do Brasil comprando remédio no mesmo leilão? E se todas essas mães largadas por aí se chamassem "Mãe Brasileira" e fossem uma marca do partido? Sem isso, minha gente, não tem João Santana. Só tem Gonzales e os mutirões da catarata.

Os tucanos ficam profundamente irritados quando os petistas dizem que eles não tem projeto para o país. Leiam o que eles estão dizendo. Não é para o país. É para o eleitor. Um eleitor que, hoje, quer coisas palpáveis, empacotadas, disponíveis, factíveis imediatamente. Não adianta pintar um grande futuro sem ter nada para mostrar  no presente. Ainda há tempo de criar marcas para 2014. Não adianta apenas fazer política, montar palanques regionais. Tem de ter o que dizer em cima deles. Choque de gestão? Plano Real? Lei da Responsabilidade Fiscal? Estabilidade econômica? São Ataris, minha gente. Retrô só existe na moda, na política é o caos. Não coloquem um discurso de Tancredo na boca do Aécio. Aí não há João Santana que dê jeito. 

43 comentários

O PSDB tem vergonha dos seus eleitores...
O PSDB é constituído de petistas que têm vergonha de serem confundidos com bandidos...

Reply

Sr Coronel:

Parabéns,BRILHANTE texto.
"As marcas do psdb envelheceram.São marcas dos anos noventa e de um Brasil que ficou para trás"
Sou testemunha de sua idéia de planos comuns.
Vai dai,que de vez em quando,aparece alguém que diz que somos enviados de rui falcão,lamentável.
Aprendi que o silêncio vale ouro,que quando não temos argumentos o melhor é o silêncio,assim ele não mostra o nosso grau de ignorância e estupidez
Vamos guardar esse texto,para na hora devida,mostra-lo
Parabéns sr Coronel,o seu texto além de brilhante,mostra cominhos.


Saudações

Reply

Aécio já conseguiu ser elogiado no blogue do Dirceu. Defende Pimental. Fez alianças com o PT em minas.

Há quem diga que se depender do reizinho mineiro o PSDB e o PT podem acabar se unindo.

Ele não é da ala PSDB oposição. Ele é da ala PSDB do bico vermelho.

Reply

Em resumo : muita promessa com altas dosagens de populismo barato !
Estamos bem arrumados !

Reply

Clap... clap; clap; clap; clapclapclap CLAPCLAPCLAPCLAPCLAP...

Reply

Coronel,

Muito bom!!

Apenas fique de olho, pois é capaz que o Sergio Guerra solte uma "notinha" de repúdio ao post!!

JulioK

Reply

Muito realista a analise deste artigo. Mas ao que parece tudo está mesmo perdido: a vergomha, a escola, a familia, a politica, o judiciário, o Senado, a Camara dos Deputados as Camaras Municipais. Tudo dominado pelo desrespeito, pela incompetencia, pela mentira, pela demagogia, pela proprina, pelas taras e desvios morais. A eleição da Dilma foi sustentada pelos cofres publicos, pelas irregularidades, pelas Mentiras.
Na minha opinião, está tudo perdido.Partido politico, sindicatos, igrejas, judiciarios, congresso, foi tudo para o saco.
Não há salvação. Trevas!!! Trevas!!!!Mais Trevas!!!

Reply

É o momento de partir para a ideologia e brigar com petralhas na arena das ideias. Combater o populismo ideologicamente, e virar um partido de direita sem medo de ser feliz. A hora é agora. Têm que defender um Brasil de banquetes, não de migalhas atiradas aos famintos.

Reply

Cel.

Ótimo texto. Parabéns !!!

Também sou testemunha do seu pedido para que os governadores tucanos se unissem para lançar marcas comuns depois da derrota de 2010. Não seguiram suas boas idéias, infelizmente.

Quando será que o PSDB vai aprender a fazer política. Esta turma só sabe exumar cadáveres que não servem mais para o momento atual.

É, ainda dá tempo até 2014, mas será que vão fazer????


Chris/SP

Reply

eleição virou leilão agora...

ganha o candidato que da mais, que promete mais...

enfim, assumimos a nossa verdadeira face Sucupiriana...

oficializou-se a compra de voto explicita, com promessas diretas de distribuição de bens em troca de votos...

Cel, a oposição não tem como competir com o governo indo nessa toada...

mesmo mantendo o governo de alguns estados, já vimos que a força do governo federal pode facilmente fazer qualquer governador sucumbir rapidamente...

eh só o governo, que tem o cofre a disposição, que pode prometer coisas palpáveis...

a oposição, praticamente todas as que ha no mundo, só podem mesmo eh oferecer ideais e planos futuros...

infelizmente nosso eleitorado não eh do tipo que entenda a politica em si...

eles entendem, como descrito nesse post, eh a linguagem do quem da mais...

não estou a dizer que não tens alguma razão, a realidade esta assim mesmo, dura demais, porem o que resta a oposição oferecer eh apenas esperança...

mesmo porque se os tucanos lançam ideias, os petistas se apressam em gatuna-las, e sao eles que tem a maquina na mão para faze-la virar algo concreto...

mas ao mesmo tempo nao da para perdoar os governadores dos estados que, com alguma criatividade e vontade politica, podiam sim ter se juntado e criado uma frente de resistência...

mas eles também aderiram ao quem da mais...

enfim, falta-nos fibra, cultura, conteúdo moral e ético suficientes para um dia entendermos, e vivermos, uma democracia de verdade...

Reply

Muito bom, coronel. Se me permitir, assino embaixo... rsrs abs

Reply

Coronel, ARRASOU!!! O PSDB não tem empatia com o eleitor. Ponto.
Mirian;Sp

Reply

É a tática do avestruz em pleno descampado,.....

Reply

A mais perfeita síntese do momento político brasileiro. E mostra bem o futuro que teremos...

Esqueçamos: só algo "fora da curva" p/ mudar a trajetória do Brasil. Descendente, é claro.

marco

Reply


O apedeuta que governa o país " por trás dos panos ", mandou a gerenta derramar dinheiro em Sampa com vistas nas eleições de governador. Se bobearem o Psdb vai pro saco.

Esta é a verdadeira face do ptismo : poder a qualquer preço.
Enquanto isto, nada para o Nordeste devastado pela seca !!!!!!!!
Que povinho burro...

Reply

Cel
Muito bom o seu texto. Parabéns! Acho que o PSDB, além de não fazer oposição, não sabe tb mostrar o que fez e faz nos governos e prefeituras pelo pais afora. Parece que têm preguiça. O Aécio é fraco. Estou bem desanimada com a política brasileira.Não consigo mais torcer por ninguém.
Esther

Reply

Brilhante post. Só acho que a tentativa de luta na base do PT é um erro. Os movimentos sociais, aí incluídos a CUT e o MST, são intransponíveis para o PSDB. O LULA só foi eleito quando parte da base do PSDB resolveu dar-lhe uma chance. Metade dos votos já estão garantidos para a oposição. O interior de Minas e SP garantem mais de 70%. A questão é recuperar os votos da classe média que foram para o LULA, isso não é difícil e o Aécio sabe como fazer.

Reply

Excelente, Coronel!
Pena lhe faltar tempo para colocar aqui textos mais longos como este com maior frequência. Valem por uma aula.
Parabéns

Reply

gente

primeiro temos que encontrar um candidato que construa uma unidade de força política para tratorar os comunistas do governo. alguém que ame o nosso País e nossa gente, nossas tradiçõe caipiras. Precisamos de um brasileiro genuíno para meter aquele outro na cadeia sem dó nem piedade.
depois vamos a luta!

Reply

Aos tucanos, com "carinho"


VÍDEO PARA REFRESCAR A MEMÓRIA:

Dirceu incitando os grevistas baderneiros que agrediram o governador Mário Covas — já doente do câncer que o mataria.

http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/

Reply

O projeto do pt é roubar o progresso dos outros!!!

Reply

O projeto do pt é roubar o progresso dos outros!!!

Reply

O SERRA VAI SER O BAFÔMETRO DO AÉBRIO.

Reply

o RA hoje mesmo fala da gatunagem petistas dos programas dos outros...

estiveram la em SP ontem a lançar programas que ja existem!!!

eles tomam tudo pra si!

eh preciso criar o programa e registrar patente, como fizeram com a marca Minha Casa Cheia de Infiltrações/Meu Voto...

Reply

Trancredo Neves foi um enganador igual ao Ulisses Guimarães. Nunca fizeram nada em prol do país, apenas fizeram politica de acordo com as próprias conveniências. Quando ele foi primeiro ministro fez o que? NADA!!! E o Aécio como oposição faz o que? NADA, NADA e NADA!!!

Reply

Coronel é muito difícil para os 10 governadores de oposição se contraporem ao governo federal em realizações. O orçamento dos 10 governos estaduais juntos equivale a 4% do PIB do Brasil apenas, porque os recursos estão muito concentrados no governo federal que sozinho abocanha 20% do PIB, 5 vezes mais. Já pensou os governos estaduais criarem uma marca única, serem mais eficientes, mas na hora da comparação terem apenas a metade dos números do governo federal, o erro de marketing que seria. Sem falar que administrar estados do eixo sul-sudeste é um desafio porque os recursos do FPE se concentram nos estados mais pobres. São Paulo tem 33% do PIB nacional mas fica com apenas 1% do FPE nacional, Minas tem 9,3% do PIB nacional e fica apenas com 4,6%, por outro lá Ceará e Pernambuco que possuem pouco mais de 2% do PIB nacional cada um, ficam com mais de 7% do FPE nacional cada um. Enquanto no sul-sudeste as gestões estão sempre no limite, no Ceará o estado constrói Centro de Convenções de 500 milhões, Aquário de 300 milhões, as viaturas da polícia são Hilux SW4 e ainda contrói um hospital de 220 milhões, com um show da Ivete Sangalo com 650 mil de cache a tiracolo, porque o estado nada em recursos se comparado a sua estrutura econômica. E claro sem falar nos recursos que os estados mais pobres recebem dos programas assistenciais do governo.

Reply

Eu que, estou certa, não sou analfabeta política, até hoje não concebo "choque de gestão"... que dirá o eleitor, aquele, o que enche urna. Claro, sei o que é. Apenas não consigo visualizar o "conceito" nessa expressão que seja capaz de, a partir dele, ser formulada toda uma estratégia vencedora para uma eleição idem. Não, isto não dará certo.

Reply

Coronel,

Discurso "Barbada 2013" para oposição:

-Inflação alta e divida no cartão.

Tem que bater forte e colocar "uma pulga" atrás da orelha do povão.

A classe média(verdadeira) já começou a se coçar!!!

JulioK

Reply

Excelente post. É isso aí Coronel, mate a cobra e mostre o pau!

Só que o PT tem suas marquinhas, é certo, mas o que faz elles explodirem a boca do balão não são as marquinhas, mas sim o discurso piegas de salvador dos necessitados, cheios de mentiras até, mas isso esses necessitados nem notam, eles gostam é de alguem garantindo sua sobrevivência com o maná caindo do céu.

Então, o que a oposição precisa é apenas ser mais "poderosa" do que os petralhas, fazer cair mais maná, basta empenho e vontade de ganhar, coisa que não se vê faz tempo no PSDB. Basta fazer o discurso deles de salvadores e acusá-los de mentirosos, porque em 12 anos não acabaram com a pobresa como prometem, comprovar as mentiras.
Lançar o programa assistencilista delles e batisar com novo nome, acompanhados de um discurso agressivo, igual ao que fez o PT com o bolsa família.
Abafe as marquinhas delles com edições inteligentes, verdadeiras, sérias, melhoradas, desbanque os bravateiros, foi assim que elles ganharam as eleições até hoje.

Reply

O caminho não é esse. Combater uma falácia com outra não deve ser a meta de um partido que se preze. A conta de luz para exemplificar não ficará 18% mais barata. O banco Central se encarregou de desmentir a governanta; fica em 11% se tanto. A melhor e mais eficaz reforma política no Brasil de hoje se faria apenas com uma simples medida :acabar com o voto obrigatório. Num país em que 49% da população não completou o curso fundamental , qualquer mentira pode ser tida como verdade e disso sobrevivem os espertalhões da politica: o voto dos analfabetos políticos que são incapazes de perceber essas manobras.

Reply

A agenda de marketing do partido do governo federal é dada pelos seus opositores e pelos seus aliados.
Impressionante como as oposições geram tanto descontentamento.
O melhor seria extinguir-se as oposições. Pronto.
Já que o maior e o mais importante partido do País é o PG, Partido do Governo, para que ter oposição?
O próprio PG faria oposição a si mesmo. Isso para não ficar parecendo que ninguém critica o governo.

Reply

Dificil disputar com petistas, eles não sabem o que é lisura, dignidade e radicalizam ilegalmente sem o menos escrúpulo. Não salva um, todos atuam com a mesma intenção, levar vantagem e ganha tudo a qualquer preço. Sempre com a leniência de uma justiça parceira.
Onde houver um petista, alí está a maracutaia.
Diariamente, sem excessão, é mostrado mais um caso de corrupção com um criminoso petista.

Acabei de ler um novo caso agora:

Foi concluída, mas permanece sob sigilo, a sindicância sobre o esquema de tráfico de influência e venda de pareceres, na Advocacia Geral da União, revelado pela Operação Porto Seguro, da Polícia Federal. A comissão recomendou indiciamento e demissão do ministro Luís Inácio Adams e de sua chefe de gabinete, Hebe Romano Pereira da Silva, e do consultor-geral da União, Arnaldo Sampaio de Godoy.

A justiça precisa deixar de prevaricar, trabalhar de fato e fazer valer a Lei, que sempre existe, está aí, mas os bandidos togados escapam pelas brechas na defesa dos meliantes.

Plagianto um certo ex : assim não pode, assim não dá!

Reply

Dilma e o PT é um fracasso.
Aécio é populista e só pensa no próprio ego.
Marina e os outros são 'sonhadores lunáticos'.

Tomara que um dia surja um grande administrador para assumir esse país co um potencial enorme de crescimento! Uma pessoa com visão de futuro, que pense no Brasil daqui 20 anos como o FHC fez nos anos 90.

Reply

Em matéria de discurso fajuto, não tem pra ninguem, o do PT justificando suas falcatruas é "hors concours"!

Não tem nada mais criminoso e corrupto do que o discurso que o PT faz para justificar cotas, bolsas, tirar produtores rurais de suas terras e doar para índio vagabundo, para fazer "justiça".

.........

"A Polícia Federal investiga índios que estariam alugando pelo menos 15 parcelas de terra na Amazônia para que madeireiros as desmatem. Segundo a Folha de S. Paulo, as áreas estaria espalhadas pelo Amazonas, Maranhão, Mato Grosso e Rondônia. A investigação da PF afirma que o metro quadrado da madeira é vendido pelos índios a R$ 15 e revendido pelos madeireiros por pelo menos R$ 1.000. Segundo a Fundação Nacional do Índio, o pagamento aos indígenas seria feito em dinheiro, aparelhos eletrônicos, bebidas e prostitutas".
.......................

Os madeireiros devem fazer parte e arrecadar para o caixa 2 de uma conhecidíssima quadrilha que está no poder.

Reply

Há tempos o Coronel e Reinaldo Azevedo já cantaram a pedra: o problema não é o PT existir e governar, mas o País não contar com oposição. O PSDB recebe 2/5 dos votos válidos nas presidenciais (ou até mais), mas não faz dessa montanha de votos a plataforma para conseguir mais 1/5 porque imagina que essa parcela do eleitorado venha, sei lá, por ação da gravidade. Resultado: ficamos os 5/5 sem alternativa política. Só dá PT.

Reply

Caro Coronel: 2014 já está perdido.

Reply

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, enviou ao STF (Supremo Tribunal Federal), ontem, denúncia contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), por ter supostamente apresentado notas fiscais frias na tentativa de negar que teve despesas pessoais pagas por um lobista.

O episódio, ocorrido em 2007, fez o parlamentar renunciar à presidência do Senado para evitar a cassação do mandato. Este ano ele novamente é candidato ao cargo e, até o momento, é o favorito para ser eleito por seus pares.

A informação sobre a acusação contra o senador foi confirmada pela assessoria de imprensa de Gurgel no início da tarde de hoje. Como o inquérito relativo ao caso tramita sob segredo de Justiça, a Procuradoria não irá informar quais os crimes foram imputados ao senador.

O caso tramita no STF desde 2007 sob o número 2593 e relatoria do ministro Ricardo Lewandowski. Desde então, Calheiros já teve, por exemplo, seus sigilos fiscal e bancários quebrados por ordem do Supremo.

A investigação, no entanto, estava nas mãos de Gurgel desde abril de 2011, tempo em que ele não fez mais nenhum pedido ao relator do caso, conforme mostrou reportagem da Folha de S.Paulo publicada na última semana.

A assessoria do procurador também informou que o longo espaço de tempo -- quase dois anos -- deve-se ao fato de o inquérito ter 43 volumes e milhares de páginas, além de ele ter priorizado, no ano passado, o processo do mensalão.

A denúncia, neste momento, poderá ter consequências negativas para os seus planos de tentar voltar à presidência do Senado. Foi exatamente por este caso, em que agora Renan é formalmente acusado de ter praticado crime, que ele teve que deixar o cargo em 2007. Naquele ano, o senador enfrentou suspeitas de que contas da jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha, eram pagas por um lobista da empresa Mendes Júnior.

Ele negou e, para provar que tinha renda suficiente para pagar a jornalista, apresentou notas referentes à venda de bois. Acontece que um laudo da Polícia Federal apontou que aquelas notas não comprovavam a capacidade financeira do senador para arcar com a pensão mensal, que na época era equivalente a R$ 12 mil. A reportagem falou com a assessoria de Calheiros e foi informada que o senador, até o momento, não se manifestou sobre o caso.

Reply

Eu contratava você, Coronel, para ser o João Santanna da oposição. Não errou uma até hoje.

Reply

vamos ser honesto e corretos...

o PeTê esta colhendo o que plantou durante muito tempo, mesmo que tenham feito oposição irracional e em muitos casos danosas ao pais...

mas pegaram a fama de serem eles os amigos do povo...

perderam muita eleição e nao mudaram o rumo da mentira...

agora estão ai, incrustados no poder e tendo o discurso de serem eles os únicos a pensar no povo praticamente privatizado, só eles podem falar assim...

os tucanos querem criar uma fama a jato, expressa...

seis meses antes da eleição querem que o eleitor mais desinformado veja neles o mesmo que vê nos discursos mentirosos do Petê...

partido sem planejamento, sem objetivos, onde cada um pensa por si, da nisso ai...

essa miscelania de opiniões e interesses que mina a ja fraquíssima unidade partidária tucana so pode mesmo dar em derrota...

Reply

Ótimo texto, Coronel!
Novamente acho que você está certo!

Mas para ser um pouco chato com o senhor e com um leitor acima de disse que o velho Corona nunca erra, aponto um único erro em suas análises prévias: a defesa da aliança do tal Kassab (&*%$#@*&&*&!!!) com o Serra;

Reply

PT - O IMPÉRIO DA MENTIRA...aí é só mostrar as promessas não cumpridas, os escândalos e reforçar a incompetência deles em administrar o país.

Mas o principal discurso contra o PT deve ser esse: a incompetência do PT permitiu que as drogas chegassem às crianças e jovens de todas as cidades do país.

Reply

PT - O IMPÉRIO DA MENTIRA

O principal discurso deve ser esse: a incompetência do PT permitiu que as drogas chegassem às crianças e aos jovens de TODAS as cidades do país.

VAMOS SALVAR AS NOSSAS CRIANÇAS DAS DROGAS ELEGENDO UM NOVO GOVERNO.

Reply

Já era. Está tudo dominado. Só resta manter a integridade.

Reply