PSDB busca quebrar base de Dilma via estados.


O comando do PSDB já colocou em curso uma silenciosa operação para tentar desidratar o palanque de Dilma Rousseff em 2014. Governadores tucanos têm assediado partidos da base federal com promessas de cargos e ampliação de espaço nas administrações locais. No Paraná, PSC, PP e PMDB vêm sendo contemplados com secretarias. Em São Paulo, Geraldo Alckmin negocia com PP, PRB e até PMDB, parceiro de Dilma. A estratégia se repete em outros Estados liderados pela sigla oposicionista, como Minas Gerais, Alagoas, Goiás, Roraima e Pará.

No mapa tático há um objetivo não declarado: chegar ao segundo trimestre do ano eleitoral com canais suficientes para multiplicar ao máximo o número da candidaturas presidenciais, roubar para si aliados hoje na órbita federal e, onde isso não for possível, obter desses partidos o compromisso de não apoiar nem PSDB nem PT na corrida nacional.

Quanto mais postulantes houver, maiores as chances de segundo turno, e quanto mais partidos deixarem a coalizão federal, menos tempo de TV terá a petista. Dilma, aliás, que fez sua primeira campanha eleitoral com um grande arco de alianças em 2010, pode não repetir a façanha de um palanque tão vasto em 2014.

QUANTIDADE

O PSDB torce por um múltiplo cardápio de candidatos: o governador Eduardo Campos (PSB-PE), a ex-ministra Marina Silva e os senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Cristovam Buarque (PDT-DF) -além de, claro, o tucano Aécio Neves (MG).

O próprio Planalto já detectou a operação dedicada a "quebrar" o palanque da presidente. As costuras de Aécio entraram no radar do Palácio quando o senador passou a estreitar laços com o presidente do PDT, Carlos Lupi. Este, aliás, defende que sua sigla lance um nome próprio na disputa do ano que vem.

Segundo a Folha apurou, os tucanos iniciam 2013 dispostos a estruturar as bases da campanha presidencial do senador mineiro. A partir de fevereiro, passarão a fazer pesquisas periódicas de opinião para montar a narrativa eleitoral. E já iniciaram as buscas por um "João Santana tucano", em referência ao marqueteiro do PT, vitorioso nas últimas três eleições presidenciais.

No comando dessa operação para desidratar o palanque petista está o próprio Aécio. Até agora submerso, ele tem liderado o assédio à base da presidente recomendando calma aos tucanos mais ansiosos. Diz isso citando o avô Tancredo Neves: "As pessoas só se movem da base no momento em que o poder futuro é mais atraente que o poder presente".(Folha de São Paulo)

13 comentários

O PSDB torce por um múltiplo cardápio de candidatos.

Pois é... foi o que eu sempre disse.
Quanto mais candidatos, melhor. Todas vão estar contra o PT!


Mas alguns preferem disparar contra os possíveis candidatos do que colocar o PT como o alvo comum.

Reply

Hehe, PSDB ainda vai quebrar a cara.

Aécio não vai crescer tão rápido como Dilma em 2010 nas pesquisas e os anti-PT vão acabar indo de Marina Silva mesmo.


PSDB se esquece que Aécio não tem um cabo eleitoral como Lula para fazer ele crescer nas pesquisas. Ele vai se apresentar pela 1ª vez ao eleitor e dizer que foi governador de Minas e que é netinho do Tancredo Neves.
Enquanto isso Marina já larga com 20 milhões de votos já garantidos.

Reply

Acho que o PSDB está no caminho certo.
O pronunciamento da presidente, anunciado a faliciosa baixa das tarifas elétrica, não passou de campanha eleitoral num tremendo desrespeito ao Estado democrático de Direito, coisa que os petistas sabem fazer muito bem.Se tudo aquilo foi arquitetado pelo marqueteiro do partido e referendado pela atual governante, a jovem democracia brasileira corre um sério perigo.

Reply

Sr Coronel:

Katia Abreu 2014

O traécio corre, para ficar em quarto,vamos conferir.

Saudações

Ps 1ºdilma ou Katia
2ºdilma oi Katia
3ºmarina
4ºtraécio ou cristovam buarque
5ºtraécio ou cristovam buarque
Há conferir
O traécio em hipótese nehuma leva meu voto

Reply

eh mais ou menos por ai mesmo...

e principalmente focar nas eleições para o Congresso...

temos que entender que precisamos fortalecer a bancada oposicionista no Congresso, onde poderemos voltar a fazer politica...

eleger governadores e prefeitos se demonstrou inócuo - ao menos para os tucanos - pois apenas viram vidraça e queimam políticos do partido...

se essa aliança do PT com o lado fisiológico do PMDB nao for quebrada, viveremos por muito tempo debaixo do tacão de Lulas, Dilmas, Sarneys e Renans...

nao resta a menor duvida...

o PSB - que nao eh o partido dos meus sonhos nem de longe - ja entendeu e esta preparando, parece, um confronto com o status quo...

ja eh alguma coisa...

eh alguém que vem com a disposição para mexer no tabuleiro, coisa que o PSDB nao tem mais...

Reply

A brilhante estratégia tucana de dar cargos para aliados do governo federal, na esperança de que desidratem o governo petralha mais à frente, já mostrou a que veio nas últimas eleições municipais paulistas.

Os socialistas do PSB ficaram por meses desfolhando a margarida se ficariam com Serra, dado que detêm cargos no governo paulista (Turismo, por ex.), ou com Haddad, dado que detêm cargos (muiiitos) e integram a base de apoio do governo federal. E esse falso drama sendo repercutido diariamente pela imprensa e desgastando o tucanato ainda mais...

Pior: a decisão final não poderia ter sido mais tucana: dado que os socialistas decidiram, finalmente, óóóó, apoiar o petralha Haddad, os socialistas que detinham cargos se afastaram do governo tucano deixando prepostos nos seus lugares para, logo após as eleições, voltarem aos cargos.

Pos então, é ou não é uma estratégia do balacobaco? Dos socialistas, claro.

Reply

Aécio está iniciando uma aula prática de política. Quem quiser aprender é só observar...

Reply

Quebrar base de Dilma via estados? O que se vê por aí é o eterno rastejar para manter-se vivo - Beto Richa mesmo, é um deles...

Reply

calma ! política é arte. Aécio sempre ganhou eleições. em todas elas, a era ladainha de que ele estava atrasado, que fulaninho era invencível, que desta vez era diferente, que o cenário agora não sei o que...
apreciem o futebol arte, não digam para o craque chutar as canelas ou a cara dos adversários. isso é coisa de beque da roça. há milhões de técnicos de futebol e de professores de política no País. Poucos craques. acompanhem sem infartar.

Reply

Coronel então vc está entregando o ouro pros bandidos, detalhando estratégias de guerra?

Com certeza vão se pautar aqui no blog e neutralizar essa tal operação que a partir de agora e daqui, já não é mais silenciosa?

Reply

Que isso! colocar petralhas em cargos de governo do PSDB é colocar inimigos espiões dentro do QG no campo de guerra. Grande burrada. Isso é faciliatar a tomada do poder.

O PT nunca colocou ninguem da oposição em cargos estratégicos, não é bobo!

Pra acabar com esses caras só apontando o dedo no nariz deles em rede nacional e desmentir suas lorotas e falcatruas, agredir com ódio total como elles fazem.

Reeditar seus programas assistencilistas com outro nome e agredí-los sem dó nem piedade, nem precisa inventar as mentiras como elles, basta desmascará-los com as verdades.

Nào tem outra forma.
Chega de melindres com bandidos, ou elles continuarão avançando, irreversivelmete, sem chance de retorno jamais. Os homens de bem deste Brasil serão cencentrados em um campo de humilhados.

Reply

Para que tanta correria se o próprio partido do governo federal é quem estaria prejudicando o palanque da candidata eventualmente à reeleição?

Não tem lógica serem lançados tantos candidatos para fazerem o que foi iniciado em 2010.

Reply

A sorte está lançada.
2014 será diferente, a diferença será feita por dois candidatos Eduardo campos e Aécio. Eduardo Campos já tem seu palanque em todos os Estados, ou prefeito ou Governador. É uma ratazana, aprendeu com o avô.
Aécio de bobo não tem nada, tem carisma, bonitão, fala bem, e virá com discurso forte....A briga será de cachorro grande, com o PT debilitado, sangrando, e com o Rei nú, totalmente nú!!!!

Reply