Financial Times ironiza "jeitinho brasileiro".


Um dos jornais que serve de referência para o mundo das finanças, o FT, ironizou hoje em um artigo o “jeitinho brasileiro” aplicado aos temas monetários e chega a apontar que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o Banco Central estariam se transformando em “profissionais” nisso. O FT chega a explicar ao público estrangeiro o que significa o termo “jeitinho”. Trata-se, segundo eles, do hábito de desviar das regras ou convençoes por táticas altamente criativas e beirando a ilegalidade. 

Segundo o jornal, tanto Mantega quanto o BC mantem sua ação dentro da legalidade. No caso do Banco Central, o jeitinho é usado na manutenção da taxa de juros e a diferença entre o que a instituição de fato anuncia e as taxas de fato cobradas. Isso porque Alexandre Tombini estaria permitindo que as taxas cobradas durante a noite sejam reduzidas, dando um estímulo â economia, sem anunciar de fato uma redução nos juros desde 2011.

Mantega tambem estaria usando o jeitinho para combater a inflação. Citando a Radio Estadao, o FT aponta que o prefeito de Sao Paulo, Fernando Haddad, confessou que Mantega o pediu para nao elevar as tarifas de transporte, para segurar a inflaçao. Segundo o jornal, Mantega já um “especialista no jeitinho”, diante de sua administraçao do crescimento e da própria moeda. (Estadão)

16 comentários

Coronel,

Todo santo dia é pau no Brasil!!

A imprensa internacional decidiu olhar o Brasil com lupa e descobriu a FRAUDE que esta em curso.

Este movimento foi intensificado quando a Governanta resolveu dar lição de economia ao mundo desenvolvido.

Os jornalistas especializados resolveram dar uma investigada "in loco" e parar de comer pela mão dos jornalistas brasileiros(pró-PT)!!

JulioK

Reply

Coronel,

Minha análise 2014: PT fora do Planalto!!

Os agentes economicos estão apavorados com o que estão vendo, tanto os nacionais como estrangeiros!

Isto explica Malan&Cia, apuração da corrupção do Lulla e etc...!!!

A estrada começou a ser pavimentada!!

JulioK

Reply

Meu medo é que eles deem jeitinho de roubar, novamente, nossa POUPANÇA!!

Reply

Sr Coronel:

Onde está a oposição?
É muita incompetência é muita corrupção.
Onde está a oposição?
Simples não está

Saudações

Reply

Precisa vir um jornal estrangeiro para desmascarar o engodo que estamos vivendo !

Reply

Coronel, e quando o pibinho de 2013chegar a 0,1% os "idôneos" institutos de pesquisas irão anunciar que Madame Satã atingiu o índice recorde de 100% de aprovação.
Alguém quer apostar comigo?!

Reply

essa de segurar o reajuste da tarifas de ônibus eh mais uma maquiagem!

como vinham maquiando o preço da gasolina durante todo esse tempo...

Reply

Cel
Pelo menos os jornalistas estrangeiros enchergam o que está acontecendo nnesse País. Chega do Brasil Maravilha registrado em cartório pelo Apedeuta. Chega de mentira, chega de crime, chega de quadrilha, chega de incompetência, chega de burrice praticaoas diuturnamente pelos petralhas. A mácara da quadrilha caiu.
Esther

Reply

De nada adiantam esses expedientes dos incompetentes no ministério da fazenda. Os preços estão subindo, a maioria por conta do que ainda virá. Provávelmente teremos uma manipulação dos dados econômicos, naturalmente contrariando a realidade. É o resultado da papo enganador dos comunas. Cagliostro

Reply

O PROBLEMA NÃO É O JEITINHO BRASILEIRO, O QUE, ESTÁ SUJANDO O NOME DO BRASIL E DOS BRASILEIROS HONESTOS.
O TAL JEITINHO É O JEITINHO DO PT!!! ALGUÉM DEVE AVISAR PARA OS ESTRANGEIROS. JEITINHO DO PT, DO HUGO CHAVES, DA BEIÇUDA DA ARGENTINHA, DO ÍNDIO DA BOLÍVIA ETC...O JEITNHO DA AMÉRICA LATINA DOS COMUNISTAS LATINOS AMERICANOS.

Reply

O PT será destruído.

Reply

Há algum tempo atrás, o Financial Times não fazia isso. Muito pelo contrário. Mas agora os governistas amestrados chamarão o Financial Times de PiG em 5, 4, 3, 2...

Reply

Ja vimos esses filme antes. Vai dar merda la na frente. A cleptocracia instalada no governo vai f.... c/ o plano real. A inflacao vai voltar c/ forca. A Petralhada estara fora do poder olhando pra dentro da merda que deixou e metendo o pau.

Pobre Brasil.

Reply

cel,

No lugar de ESPECIALISTA EM JEITINHO", leia-se INCOMPETENTE. Viveu 8 anos na sombra de Henrique Meirelles e agora que virou manda-chuva soh faz cagada.

Reply

Vibrante ! Toda a escumalha corruPTa e PaTife sendo desmascarada para o grande povão-bundão e esse nem se dá conta de tão burro que é. Uma vergonha. Estão inebriados com a idéia de terem se tornado "crasse mérdia"......
Por um lado foi bom ter vagabundalha sindicanalhista e mensaleira no poder para que pudessem mostrar seus verdadeiros focinhos de marginais, delinquentes e bandidos à Nação. Só não vê quem não quer mesmo ou está tirando proveito da situação. Aquele cachaceiro escroto parece que colocou o nanico ditador de S. Borja e o megalomaníaco mineirim que achava que podia fazer em 5 o que precisa de 50 para fazer no bolso...Hoje em 2013, o pútrido e desprezível sapo barbudo pode se gabar de ser o PIOR brasileiro em todos tempos !!!!! Independente de quantos honoris causa ele compre, seu principal título será o de o maior e mais desprezível brasileiro em toda a história do Brasil.
Cadeia para a PTralhada.

Reply

Xii, Coronel, acabou a lua de mel da FT com o governo petista, hein?

Isso significa que os petralhas não vão mais pedir que usem a FT como modelo para imprensa nacional?

Vai virar imperialista, né?

Essa gente é tediosa mesmo!!!

Agora digo uma coisa: a FT é só reflexo do descrédito brasileiro lá fora e isso significa corte de investimentos a médio-longo prazo.

O país vai passar por maus lençóis.

Reply