Afif confirma que será ministro.


Em viagem oficial ao Reino Unido, o vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos (PSD), conversou ontem com a Folha já como virtual ministro da Pequena e Média Empresa do governo Dilma Rousseff.

A criação da pasta, que será a 39ª da Esplanada, ainda precisa ser aprovada no Senado, onde a presidente tem ampla maioria. Depois que isso ocorrer, ela deve anunciar seu futuro ocupante. Segundo Afif, rival histórico do PT, o Palácio do Planalto informou que o impasse deve acabar em abril ou maio. Questionado sobre o currículo para o cargo, o vice do governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que é líder empresarial desde os anos 70 e se sente pronto para formular políticas para o setor. "Eu cuidei desse assunto a minha vida toda", afirmou, após participar de encontro com investidores em Londres.

A nomeação faz parte do acordo do PT com o PSD do ex-prefeito Gilberto Kassab, que tem a terceira maior bancada da Câmara: 49 deputados, mesmo número do oposicionista PSDB. Em troca, o novo partido apoiará Dilma no Congresso e na campanha à reeleição em 2014. Afif disse que a pasta seria criada de qualquer forma, mas confirmou o pacto para a corrida presidencial. "Este ministério não está sendo criado para o PSD. Foi uma promessa de campanha da presidente. Mas em 2014 o PSD estará com a Dilma. Ponto", enfatizou.

Ele afirmou que Kassab não será ministro para se dedicar ao partido e deve se candidatar a governador no ano que vem, quando Alckmin pretende tentar a reeleição.

Inicialmente, Dilma destinaria a nova pasta a uma empresária sem vinculação política: Luiza Trajano, do Magazine Luiza. A ideia esfriou porque a tentativa de criar o cargo por medida provisória ficou travada no Congresso. Afif disse que as negociações com o PSD estão em aberto e ainda podem envolver mais um ministério antes de o partido embarcar oficialmente na bancada governista. "Mas eu não estou cuidando disso. Quem fala é a direção do partido", afirmou.

O vice-governador foi eleito em 2010 na chapa de Alckmin. Os dois apoiaram o então candidato do PSDB à Presidência, José Serra, que foi derrotado por Dilma. Afif confirmou que busca respaldo jurídico para entrar no governo petista sem ter que renunciar ao mandato na administração tucana. Ele se comparou ao político mineiro Hélio Garcia, que na década de 80 acumulou os cargos de vice-governador e prefeito nomeado de Belo Horizonte. Garcia assumiu o governo quando Tancredo Neves se candidatou a presidente no Colégio Eleitoral. "Não interessa a ninguém brigar por causa disso", afirmou o aliado de Kassab.

O vice disse não ver conflito de interesses caso represente Estado e União ao mesmo tempo. "O vice-governador não tem representação, tem expectativa de poder. Só passa a ter representação se deixar de ser vice. Então não tem conflito de interesse." Afif deixou claro que Serra não terá espaço no PSD caso busque abrigo para concorrer de novo ao Planalto. Ele defendeu que o ex-governador tente o Senado e adote um tom mais propositivo em suas críticas ao governo. "Ele está alijado no PSDB [para a Presidência]. O Serra pode ter uma voz importante no Senado. Mas eu já disse a ele: 'Serra, você não pode se comportar como uma velha ranzinza'", contou.

Afif está em Londres para buscar investimentos no governo paulista. Ele apresentou um pacote de obras estimado em R$ 40 bilhões, incluindo três linhas do metrô. Na comitiva, estão representantes de empreiteiras como Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e Odebrecht. O vice-governador é rival histórico do PT desde os anos 80, quando integrava o PDS, sigla de sustentação da ditadura militar. Ele foi secretário de Agricultura do governo Paulo Maluf em São Paulo e disputou a Presidência em 1989 pelo extinto PL. Mais tarde, filiou-se ao PFL, atual DEM, onde fez oposição ao governo Lula. Em 2006, disputou o Senado e quase bateu o petista Eduardo Suplicy. Deixou a sigla para criar o PSD com Kassab.(Folha de São Paulo)

14 comentários

É evidente que ele não terá as bençãos vindas da 'cópola' da seita que está no poder, terá que ter paciência, esperteza e safadeza para não ser neutralizado em seus projetos ou fritado antes do tempo. Suas idéias poderão ser patenteadas pelo PT que na vida só soube afanar o alheio. Tem que ficar atendo, está no centro da mantilha, que na verdade tem mais ratos do que lobos, mas alguns lobos bem perigosos e tem até 'lobão' lá no meio.

Reply

Mais um que se vende e trai seus eleitores. Sem valores, sem coerência.
Vai para Londres, endividar nossos filhos e ajudar os banqueiros internacionais.

Reply

impressionante o grau de trairagem dessa gente...

olha, ser ministro deve ser uma boa...

porque, pra esse senhor, depois de tantos anos na politica, topar jogar toda a sua historia fora em troca de um ministério provisório - pode durar no cargo alguns meses, ninguém sabe - se juntando com rivais históricos, eh porque a boca deve ser das melhores...

nunca foi tao fácil desmantelar uma oposição...

basta acenar com um carguinho qualquer que a moçada dispara em direção ao cofre...

Reply

" Em 2006, disputou o Senado e quase bateu o petista Eduardo Suplicy."

agora não terá mais esse problema em disputar vaga com o senador Suplicio...

viraram companheiros...

Reply

Imagine só que eu votei nele. O homem que denunciou veementemente a extorsão fiscal que dilma e sua corja promovem. E agora, por certamente beeeeeeem mais que 30 moedas, o sujeito joga toda sua "luta", toda sua "indignação, toda sua "preocupação" na lata de lixo do gabinete da presidente e vai feliz, feliz ajudar a achacar os brasileiros.

Reply

e nao eh só isso...

como disse, Dilma pode mante-lo no cargo apenas uns três ou quatro meses e depois dispensa-lo, pois o trabalho de queima da imagem de mais um (ex) oposicionista ja foi feito...

como fizeram com o ixperto do Caçabi...

o PeTê jogou o queijo e la foi o ratinho rastejando participar ate de festa de convenção do partido...

pronto, o filme ja estava queimado, ja havia imagens nos arquivos dos petistas para calar a boca do sujeito em qualquer possível manifestação futura contra o partido...

o mesmo acontece com o Affif, que caiu na arapuca e queimou o filme...

depois so restara a esses dois serem eternos capachos do petismo caso queiram continuar na politica...

ou meramente na maquina publica, porque nem politica mais terão condições de fazer...

Reply

Cel
Só esta que faltava, o Afif continuar sendo vice governador e ministro ao mesmo tempo. É inadimissível este mau caratismo do elemento. Não quero sustentar 2 empregos pra esse vagabundo. Percebe-seque a sua intenção é surrupiar o erário atravé da profissão político. Quanto cinismo, Deus meu. Fica o consolo de que jamais votei nesse elemento pernicioso. Quero só ver o Kassab levar a maior sova aqui em SP quando se candidatar a governador. É cinismo demais pro meu gosto. NOJENTOS!
Esther

Reply

Nada a reprovar. Ele assume a mesma linha adotada pela senadora Kátia Breu.

Reply

O kassab criou esse partido para acabar com a oposição.e acabar cam o PSDB em sp esse foi o seu objetivo.
o Kassab não era nada, o Serra e o PSDB criou esse monstro esse traira
que agora esta destruindo o seu criador.

Reply

"Juntos chegaremos lá
Fé no Brasil
Com Afif juntos chegaremos lá"

Mais de 23 anos depois do lançamento deste jingle, chegamos à fisiologia generalizada do atual quadro partidário.

Reply

Que decepção! A que ponto chegou Afif
Domingos. Se comparar a Hélio Garcia e seu comportamento na época da ditadura?
Tá bom que os tucanos ficam em cima do muro mas um cara que está com um pé em cada canoa (vice governador do PSDB e Ministro do PT) dizer o que Serra ou Alckmin devem fazer é realmente espantoso. Adeus Afif, você pisou na bola na última etapa de sua carreira.
Meu voto esse pessoal do PSD de São Paulo não terá.

Reply

Acho legal o Afif ser ministro e vice governador ao mesmo tempo.
Pela lei ele devera escolher a remuneração, ou seja não ganhara um centavo a mais.
Dessa maneira, Kassab tem pavimentado o terreno para ser o melhor governador que SP ja teve.

Reply

kassab é burro e esse parece tambem.

Reply

meu voto está cada vez mais próximo de Dilma em 2014. Se Serra for candidato, voto nele. Entre Aécio e Dila, vou com Dilma e não abro. Ao menos ela está bem acompanhada agora, com Afif e Katia Abreu.

Reply