Dilma em cadeia nacional para informar que a conta de luz caiu menos por culpa dos tucanos. Imaginem o estrago.

Ninguém discute a razão dos governadores tucanos. Mas não se trata de ter ou não razão. Se trata de impedir um desconto maior na conta de luz, pois é assim que vai chegar ao eleitor. O PSDB afunda cada vez mais, sabem por quê? Porque não tem projeto. Porque é cada um por si. Porque não tem estratégia. Porque ninguém conversa com ninguém. É ou não é?
 
A redução da conta de luz em 2013 pode ficar menor que o anunciado pela presidente Dilma Rousseff em cadeia nacional de rádio e TV no início de setembro. A promessa era cortar, em média, 20,2% da tarifa, mas, com a resistência de algumas empresas em renovar suas concessões, o desconto cai para 16,7%.
Os técnicos do Ministério de Minas e Energia afirmam que ainda não desistiram de alcançar o corte anunciado. O governo vai estudar alternativas, como reduzir impostos e outros encargos.  As companhias de geração de energia de São Paulo (Cesp), Minas Gerais (Cemig) e Paraná (Copel) não aderiram ao pacote de energia. Apesar da divergência, a Cemig não descartou a possibilidade de recorrer à Justiça para manter as regras atuais para três hidrelétricas.
Os acionistas das empresas consideraram os novos preços da energia e a indenização muito baixos. Com a recusa, continuarão vendendo energia pelas tarifas atuais até 2015 e 2017.
O governo federal jogou a culpa pelos problemas do pacote em São Paulo e Minas Gerais. "A decisão dessas empresas, principalmente as companhias de São Paulo e Minas Gerais, de não renovar seus contratos sob novas bases, é a causa de, hoje, não podermos anunciar o corte na conta de luz pretendido pelo governo federal", disse o secretário executivo de Minas e Energia, Márcio Zimmerman.
Os técnicos desconversaram quando questionados sobre eventual influência política na decisão. Os governadores dos três Estados são do PSDB, de oposição. Anteontem, o senador Aécio Neves, ex-governador de Minas Gerais (2003-2010), foi lançado pelo partido como pré-candidato à sucessão de Dilma nas eleições de 2014. Momentos antes do anúncio do governo, Aécio Neves, da tribuna do Senado, questionou o modo como Dilma tratou as concessionárias de energia e pediu respeito ao Congresso (leia mais na pág.3).
Os técnicos do governo criticaram a decisão tomada por Cesp, Cemig e Copel. Segundo Zimmerman, "essas companhias privilegiaram seus acionistas, e não a população brasileira". Ele disse ter estranhado a decisão das empresas. "A Cesp chegou a se manifestar oficialmente favorável à renovação, depois voltou atrás", afirmou o secretário. "Há um esforço nacional pela redução do custo Brasil e para ampliar a competitividade nacional, e lamentamos que as companhias de São Paulo e Minas Gerais não tenham aderido."
A avaliação dos especialistas do setor de energia é que o processo de renovação foi feito com atropelo, sem discutir com as companhias. Apesar das mudanças recentes nos cálculos de indenização, as condições continuaram desfavoráveis para as empresas de geração de energia. (Estadão)

22 comentários

Coronel,
o fim dos marcos regulatórios, a reestatização das companhias de abastecimento elétrico, será que não é esse o objetivo da ptralhada?

Reply

Coronel, me desculpe, mas a situação não é tão simples assim.
Os governadores estão defendendo suas empresas, afinal, estamos em uma federação.
A Dona Dilma, aos poucos, está cavando buracos enormes no Tesouro Nacional, são desonerações de folha, agora essa questão das contas de luz, quando ela diz que vai "bancar", ora, ela não banca coisa nenhuma, quem banca é o tesouro, ela sai daqui alguns anos e deixará o buraco para quem vier.
Agora, se 70% são analfabetos funcionais, não separam programa de governo de populismo e demagogia, me desculpe, mas tem mais é que continuar com a gangue no poder !
Não adianta meu caro coronel, enquanto houver emprego, crediário fácil e carros para comprar, esquece oposição.
O que a oposição não pode é entrar em conversa demagógica só para tentar ganhar, o que não vai conseguir, e ficar sendo incoerente.

Reply

muito bem anônimo 16:47

Reply

muito bem anônimo das 16;47

Reply

Cel

Este seu post esta errado.

Ontem o senhor colocou um post em que um especialista comentava que a Dilma falou uma coisa e a ANAEL aumentou as tarifas do Rio de Janeiro e Espirito Santo em quase e 14%. Ficando na realidade a redução em quase 6 %

Quem indicou a turma da ANAEL que esta ai foram Lula/ Dilma e o PT.

Agora, no Rio de Janeiro, os ex-governadores Garotinho (PMDB) e Sérgio Cabral (PMDB) aumentaram o ICMS da conta de energia e mantiveram em 35%. Isto sim é um roubo.

Átila


Reply

Enquanto isso: 15% de aumento para funcionários públicos; 30% de aumento para militares; avião da presidência para translado do tal de arquiteto prá lá e prá cá; ella viajando para Paris; tem mais? A oposição deveria botar a boca no trombone e falar a verdade. Quem quiser votar nele que vote, quem não quiser que não vote e vá pra, digo, o que?

Reply

Ela que explique em rede nacional, também, o porque de termos os combustíveis mais caros do planeta, a Petrobras é federal independente dos governos estaduais, abaixe em 20% o preço dos combustíveis. Abaixar o preço pode elevar o consumo e o pais não tem condição de aumentar a produção ou seja o risco de apagão aumentaria. Alguém duvida é só perguntar para um técnico do ministério das minas e energia, funcionário técnico não um indicado politico que não sabe nem onde fica o interruptor para apagar a luz.

Reply

Esta esmola que Dilma diz que o Tesouro vai bancar, se comparada a tudo o que esta cambada já roubou do país, representaria apenas uma gota d'água no oceano.

Reply

Ah, privilegiam os acionistas? Se não tomarem cuidado, elas QUEBRAM. Simples, assim

Reply

ELA PODE APROVEITAR E ECPLICAR PORQUE EMPURROU PARA 2013 QUIÇÁ MAIS LONGE A VOTAÇÃO DO FIM DO FATOR PREVIDENCIARIO.....Meu caro coronel , defesa contra ela tem e muitas , o que me preocupa é que não existe macho com culhoes para fazer o que precisa ser feito: Dizer pro povão , em rede nacional , de forma clara , didatica, para o povão entender , tudo o que representa a roubalheira do mensalão , a falta de reajuste real pros aposentados, os 25 milhoes de euros que , dizem , foram mandados para portugal jun to com a amante do luiz inacio..Coronel , é facil derrotar os petistas o problema é que quem se dispor a fazer isto tem que ser macho. Quer saber , o Collor de Mello é um que saberia muito bem como vencer estes camafradas , se não estivesse envolvido com elles , se não tivesse , por obra do pt, sido apeado do poder por corrupção ....Não vejo muita gente com peito pra isto não , um outro que acredito , SMJ, tenha peito é o garotinho , ah e tem tbm o arthur virgilio , o resto ..sem chances...

Reply

Eu mesmo poderia dar um monte de sugestões sobre o que dizer , caso a dilma se utilize disto para detonar os tucanos , mas já tô de saco cheio , assim como o senhor , de dar ideias pros tucanos , e eu dou ideia mesmo , escrevo pra eles , mando e-mail e o escambau , mas eles acham que so o marketeiro deles é que sabe das coisas..o resultado nós já vimos , por 3 vezes..

Reply


Isso é uma versão mais sofisticada do "Bolsa Energia"...!

Reply

Taí, os caras acharam uma cortina de fumaça pro rosegate e ainda meteram essa nos tucanos - que pra variar não reagem. Nisso a gente tem que tirar o chapéu, os caras partem pra cima e ganham a parada perante o povão.

Reply

Se ela fizer isso vai ser um mais um tiro no pé e sabem porque? O povaréu tem na imagem da presidente uma figura de plenos poderes. Seria o mesmo que culpar o porteiro pela falencia da empresa!

Reply

Coronel, se me permite, acho que eles não tiveram escolha. O impacto economico da medida do governos seria fatal. E ainda acho que a medida vai ser fuzilada quando for para justiça. Uma baita pacatada do PT. É esperar para ver.

Reply

Essa turma é especialista em criar fatos polêmicos para desviar a atenção e colocar a já tão enfraquecida "oposição" em um sinuca de bico. Se aceitam, estarão dando crédito a um programa do governo, se não aceitam serão os culpados do malogro. Esses velhacos precisão ser tratados com mais cuidado... De que eles abriram mão? NADA, é caridade com chapéu alheio sim.

Reply
Escudeiro da Verdade mod

Deveriam trocar o símbolo do PSDB, que é um Tucano, por uma asno. Seria mais condizente!

Reply

Deixa elles pensaram que estão se dando bem . Quando as empresas que aderiram começarem a ter prejuizos e não puderem mais investir e comerem os APAGÕES eles vão VER O QUE É QUE O POVÃO VAI PENSAR SOBRE ISTO...SE É QUE VAI, NÉ?

Reply

E na reducao de impostos da Cesta Basica, nao vai nada ?

Reply

O STF nao tinha mandado o governo devolver uns R$ 7 bi que tinham sido cobrados a mais, nas contas dos ultimos anos? Alguem se lembra ?
Serah q eh com esse dinheiro que ela estah fazendo media com o povo, dizendo q vai "diminuir ovalor das contas" ?
Sou meio burro, alguem me ajuda?

Reply

Sem lucro, o capital some.
Em breve, o Brasil vai ter como energia apenas o biogas da tia dilma.

Reply

Não, Coronel, não é simples assim. Se a imprensa fosse honesta, qualquer jornalista comentaria, ao noticiar as declarações de Dilma, o efeito destrutivo que essas medidas demagógicas teria sobre o setor. Iriam ouvir "o outro lado" e colocariam as críticas no ar com o mesmo destaque. Mas não fazem isso - porque os jornalistas brasileiros, salvo uma ou outra exceção, são militantes, consideram-se agentes do "progresso social" e acreditam piamente que o PT pode até ser ruim, mas todas as alternativas existentes são piores. Por isso protegem Dilma, protegem Lula (por que nenhum jornal repercute as denúncias de Garotinho sobre os milhões depositados no Banco Espírito Santo? O assunto não interessa? Imaginem como um boato desses envolvendo Fernando Henrique Cardoso, Aécio ou Serra seria tratado pela imprensa "progressista"!), todos os dias abrem os microfones e as melhores páginas dos jornais para um estalinista semianalfabeto como Rui Falcão, bebem cada palavra de José Dirceu como se o que sai da sua boca fosse ouro em pó. Em sociedades de massas, é a mídia que põe a opinião de uns em contato com a de outros. Se a mídia é inteiramente governista - como a brasileira -, então o que se tem é um monólogo; não há espaço para a réplica, para a oposição. É isso que temos.

O PSDB é uma boa bosta, nunca mais terá meu voto, mas, neste caso, é o menos culpado. Sua culpa é outra: é ter ajudado o petismo a se instalar no poder como se fosse apenas mais uma corrente política, disposta a aceitar as regras democráticas. Trouxeram para casa um filho de leão e mimaram-no como se fosse um gatinho; deixaram-no dormir no quarto das crianças; e agora se queixam de que o animal cresceu e, se ninguém o impedir, vai devorá-los. Ora, tucaninhos, Joaquim Barbosa não pode fazer tudo sozinho. Se vocês queriam preservar a República, proteger a democracia, deveriam ter-se empenhado seriamente - há muito tempo - em cortar as asas do PT. Preferiram posar de mocinhas da Socila, gente fina, a tal "esquerda vegetariana". O Brasil não vai lhes agradecer por isso, tucanos. E não vai derramar uma mísera lágrima no seu funeral.

Reply