Será que Alckmin vai oferecer um presídio "cinco estrelas" para José Dirceu?

A decisão sobre a prisão onde José Dirceu deverá cumprir pena é do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. Um dito popular diz que não se deve colocar cobra congelada debaixo do fogão. Quando ela aquecer, irá picar você, mortalmente. Tem o mesmo sentido da fábula da rã que atravessa o rio com o escorpião nas costas e que, após salvá-lo, é picada pelo animal peçonhento, que justifica: é da minha natureza. José Dirceu declara, publicamente, que continuará atacando o STF, a Liberdade de Imprensa e o Estado de Direito. Só por estas declarações, seu lugar é em prisão de segurança máxima. Vamos ver se este governador frouxo que São Paulo tem, que está sendo rendido diariamente pelo PCC, vai mandar José Dirceu para um oásis. Ou se vai mandar o criminoso para a jaula mais segura de São Paulo. Leia, abaixo, matéria de O Globo.

A decisão do local onde o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu poderá cumprir a pena em regime fechado será tomada pela Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo, mas o petista considera apresentar petição ao poder público com sugestões de unidades prisionais. Os amigos do ex-dirigente do PT dizem que ele está preparado para a prisão e que o tema já é debatido, ainda de maneira reservada. O objetivo da iniciativa é garantir a proteção do réu e a sua proximidade ao distrito onde reside, em Vinhedo (SP), direitos previstos na Lei de Execução Penal.

Na avaliação de integrantes da pasta estadual de Administração Penitenciária e de pessoas próximas ao petista, ouvidas pelo GLOBO, o mais provável é que ele cumpra a pena em centros de ressocialização, como o de Bragança Paulista e o de Limeira, cujas populações carcerárias estão abaixo da capacidade total de detentos. Por haver vagas, é mais provável que a administração pública acate uma solicitação da defesa do petista para essas unidades prisionais, que abrigam presos de baixa periculosidade e oferecem melhor estrutura.

— A defesa poderá sugerir locais, mas isso não é uma garantia, uma vez que a decisão é da administração pública. E, posteriormente, pode-se recorrer ao juiz de execuções — explica o jurista Luiz Flávio Gomes. Além de São Paulo, o Supremo Tribunal Federal (STF) poderá conferir a decisão da escolha da unidade prisional à Justiça de Brasília, hipótese que é avaliada, contudo, como pouco provável por juristas e criminalistas.

Em um bairro calmo, em que o principal ponto de referência é um cemitério, o centro de ressocialização de Bragança Paulista, a 58 km de Vinhedo, é considerado uma unidade modelo. O agente penitenciário Manuel Bento, que passou pelo Complexo do Carandiru, relata que nunca foi registrada uma fuga no local, que abriga 230 presos.

Na cadeia, os detidos têm acesso a bibliotecas, salas de aula e barbearia. Eles têm espaço para se exercitar e podem receber visitas nos fins de semana. O agente penitenciário afirma que o petista será bem recebido na unidade prisional, mas os vizinhos do local têm opinião diferente. — Nossa, dá medo. O meu medo é toda essa repercussão tirar a tranquilidade daqui — afirmou a professora Evelin Gomes dos Santos.

Em Limeira, a 83 km de Vinhedo, o centro de ressocialização é comparado a um hotel por moradores do município. A unidade é vizinha a um horto florestal, e os detidos não são confinados em celas. No local, os 99 prisioneiros dormem em alojamentos sem grades e têm acesso livre a um orelhão. A única reclamação é o barulho. Ao lado do local, funciona um kartódromo e uma pista de motocross. O administrador da pista de kart, Carlos Alberto Munhoz, relata que já promoveu uma prova com presos e que alguns deles já lhe prestaram serviços.— Eu vou colocá-lo para trabalhar aqui, para ele ver o que é difícil. Essa decisão deixa a gente animado com o Brasil e mostra que a corrupção pode ser combatida — afirmou.

Além dos centros de ressocialização, outra hipótese para o petista é o Complexo de Tremembé, a 140 km da capital paulista. A unidade prisional é apelidada de “Presídio de Caras”, por abrigar condenados de crimes de grande repercussão, como o jornalista Pimenta Neves e o advogado Alexandre Nardoni. A opção mais próxima de Vinhedo, contudo, é o Complexo de Hortolândia, a 45 km. A unidade penitenciária, que abriga mais que o dobro de detentos que a sua capacidade total e possui condições precárias de alojamento, não deverá ser escolhida para o petista. 

13 comentários

Mas é óbvio, Coronel, pois no fundo são companheiros, como ocorre com qualquer comunista no mundo todo. O papel do PSDB é fingir que é oposição para não dar espaço à verdadeira oposição. O DEM até hoje não entendeu isto e sofre constante desfalque por insistir em ficar na sombra da oposição de mentira do PSDB.

Reply

Não tiveram dó nem piedade da dona da Daslu... prenderam a mulher sob escolta da pf e dos holofotes da tv. Era o lulla mostrando como tratar os ricos que roubavam a comida 'do povo'.

Quremos o mesmo tratamento para os mensaleiros corruptos do lulla.

Reply

Coronel, antes de chamar Alckim de frouxo, vá cuidar de seu estado!
Por que vc não fala mais do Kassab, puxou tanto saco e agora finge que não vê?

Reply

Vixxiii, Desceu vai cumprirsua pena em prisão domiciliar.

Reply

OFF Topic

CORONEL, GOSTARIA DE DEIXAR UMA PERGUNTA NO AR:
*
POR QUE OS CRIMINOSOS ESTÃO QUEIMANDO ÔNIBUS, MATANDO POLICIAIS EM ESTADOS QUE NÃO SÃO GOVERNADOS PELO PT?
*
OUTRA PERGUNTA: POR QUE QUE NO SUL SÓ SANTA CATARINA SOFREU INVASÃO DOS MARGINAIS? E LÁ, CORONEL, O GOVERNADOR É DO DEM!!!
*
ISSO SIGNIFICA QUE O GOVERNADOR TARSO GENRO ( DO PT )PODE FICAR TRANQUILO. ELE PRÓPRIO AFIRMOU QUE LÁ NÃO ACREDITA QUE A ONDA DE VIOLÊNCIA CHEGUE AO ESTADO. POR QUE TANTA CERTEZA????

Reply

CUIDADO BRASIL!!!

Mantenham esse TERRORISTA FDP em regime diferenciado SEM DIREITO A VISITA DE ESPÉCIE ALGUMA!!!!

Se isso não for feito, esse crápula vai prestar ao PCC "consultorias" sobre TÉCNICAS AVANÇADAS DE GURRILHA URBANA que aprendeu em Cuba, evidentemente régiamente remuneradas pelo crime organizado de que seu partido de PTRalhas é cumplice por intermédio do FORO DE SÃO PAULO.

Aí sim nós vamos ver o que é TERROR URBANO.

Reply

O PSDB está mais para a falência do que o PT - porém, ambos vão terminar abraçados chorando e acusando um ao outro. O dia final está chegando cambada de comunistas ordinários!

Reply

Se não houver presídio de 6, de 7
estrelas, vai um de 5 mesmo.
Vocês vão ver. Basta aguardar.
Existe a grande possibilidade de tirarem alguns presos com cadeia ou com progressão vencida (isto é bastante comum), para oferecer uma das melhores vagas em Centros de Ressocialização, como Bragança Paulista, encostadinho a Vinhedo, Limeira, bastante próximo, etc, etc, valendo assinalar que preso comum não estrelado leva anos-luz pára obter uma vaguinha......
Mas o Zé é OOOOOO Zé !!!!

Reply

Sr Coronel:

Sera verdade que o sbt vai lançar uma novela sobre a vida do zé dirceu?
Dizem que a coisa está pegando por causa do nome da novela
OS CANALHAS TAMBÉM CHORAM.
Dizem também que o zé não gostou,pois se considera homem e homem não chora.Quer trocar o nome para
OS CANALHAS TAMBÉM AMAM

Saudações

Ps emir sader será o criador do roteiro,esse sr vai "pousar"para as fotos

Saudações

Reply

Coronel

Desculpe-me, mas você deve ter raiva de São Paulo, pelos comentários dos seus posts acima.

Já elogiou o Kassab; isto antes de ele mostrar a verdadeira cara;

Pegou no pé do Serra durante toda a campanha de 2012, que caiu como um pato na lábia do safado Kassab;

Agora deu prá pegar no pé do Geraldo Alckmin????

Lá de SC, sua terra, você não comenta nada, né??? Está um caos tanto quanto SP.

Já notou que o PCC, de mãos dadas com o PT, ataca cidades e estados não comandados por petralhas????

Vamos devagar...com a dor, que o santo é de barro!


Chris/SP

Reply


Coronel

Tenho uma sugestão melhor.

A 947 Km de Vinhedo fica a excelente penitenciaria de Catanduvas, é um presidio com pouco tempo de existência, novo e moderno. Quase não há agentes penitenciários, tudo é automatizado e de primeira, a quentinha é servida no horário e vem bem farta, a fornecedora é Dona Maria Caveirão, excelente cozinheira.
O preso tem diariamente 1 hora de sol, das 18 as 19 hs, e o melhor, fica numa com um clima maravilhoso, o ar mais puro de região.
Ali Dirceu poderá escrever suas memórias, e as ment...ops historias do tempo de revolucionário, que como uma aquarela...descolorirá!

Reply



Alarme...alarme

Falha no Mata-burros, um asno passou as 09:15

Reply

Asno é vc, palhaço!

22:21

Reply