O PT atacou ontem a "partidarização do Judiciário" e acusou o STF
(Supremo Tribunal Federal) de ter feito um "julgamento político" do
escândalo do mensalão. A Executiva Nacional da legenda divulgou um texto questionando a corte
após a definição, na segunda-feira, das penas do ex-ministro José
Dirceu, do ex-presidente do partido José Genoino e do ex-tesoureiro
Delúbio Soares. O presidente do partido, Rui Falcão, disse que o documento será o único
ato oficial da legenda sobre o mensalão e que manifestações de
militantes em prol dos réus serão "posições individuais".
A nota cita nominalmente apenas Dirceu, condenado a 10 anos e 10 meses
de prisão após a corte ter concluído que ele foi o principal responsável
pela organização do mensalão, que distribuiu milhões de reais a
políticos que apoiaram o governo Lula no Congresso Nacional.
O partido afirmou que a utilização da teoria do domínio do fato -segundo
a qual o autor não é só quem executa o crime, mas quem tem o poder de
decidir sua realização e planeja para que ele aconteça- como um dos
fundamentos para condenar Dirceu cria um "precedente perigoso: o de
alguém ser condenado pelo que é, e não pelo que teria feito". "O STF deu estatuto legal a uma teoria nascida na Alemanha nazista", diz o texto.
O Supremo levou em conta o poder de Dirceu no governo e no PT e seu
contato frequente com participantes do esquema. Além disso, uma
ex-mulher do petista recebeu favores dos bancos que financiaram o
mensalão. O PT disse que a condenação de réus por compra de votos foi uma
tentativa de "criminalizar" o partido e afirmou que tentará conter a
"partidarização do Judiciário, evidente no julgamento". Dos 11 ministros que julgaram o mensalão, 8 foram indicados pelo
ex-presidente Lula e pela presidente Dilma Rousseff, incluindo o relator
do caso, Joaquim Barbosa.
Questionado sobre o que chamaria de "partidarização" se a maioria da
corte foi escolhida por petistas, o presidente do partido, Rui Falcão,
afirmou que a crítica se dirigia ao procurador-geral da República,
Roberto Gurgel, e à coincidência do julgamento com o período eleitoral. "O procurador não escondeu seu viés de parcialidade ao afirmar que seria
positivo se o julgamento interferisse no resultado das eleições", diz o
texto do PT. Gurgel só sustentou as acusações contra os petistas no
julgamento porque foi reconduzido ao cargo por Dilma, em 2011.
O "mensalão do PSDB" também foi citado. O PT afirmou que a corte
desmembrou a ação que envolve tucanos de Minas Gerais para não julgar
réus sem foro privilegiado, mas negou fazê-lo no caso petista. O presidente do STF, Carlos Ayres Britto, que foi indicado por Lula e se
aposentará no domingo, disse que a crítica do PT "faz parte da
liberdade de expressão". "O Supremo julgou com toda tecnicalidade e
consistência."(Folha de São Paulo)
17 comentários
Se o Lewandowski não tivesse demorado tanto , o julgamento teria sido antes, bem antes.
ReplySe não tivesse enrolado tanto, não teria havido aquele montão de sessões com tempo perdido.
O Supremo só errou numa coisa, eu acho.
Deu muitas oportunidades extemporâneas
à defesa, fora do que a Lei determina, permitindo a um certo ministro assumir a advocacia de defesa explícita dos mensaleiros a cada sessão com as falas intermináveis vocês sabem de quem...
Mas acho que o novo presidente não mais permitirá isso. Pelo menos estaremos livres da surrealista verborragia revisional, espero.
No comunismo tapuia é assim como temos visto, eles criam o fato , os trouxas permitem que aconteça e depois se queixam que estão sendo politicamente perseguidos e julgados, pobres vítimas dos "outros".
Reply"partidarização do Judiciário"?????
O PT É UM PARTIDO ORDINÁRIO E SEUS QUADRILHEIROS SÃO REALMENTE UNS MARGINAIS, TIPO AQUELE QUE ROUBA E SAI GRITANDO PEGA-LADRÃO.
SE O BRASIL NÃO SE LIVRAR DESSA VERDADEIRA PRAGA, DESTE CÂNCER, O NOSSO FUTURO SERÁ NEGRO, ACABAREMOS COMO OS CUBANOS QUE NEM PAPEL PARA LIMPAR O RABO TEM.
A fala de Ayres Britto ("O Supremo julgou com toda tecnicalidade e consistência") não está à altura da de Falcão ("partidarização do Judiciário, evidente no julgamento").
ReplyO Britto está na defesa, o Falcão no ataque. As posições estão invertidas.
A defesa da institucionalidade, função do Supremo, implica no seu dever de atacar quem contra ela atenta.
A desqualificação do órgão julgador significa não acatar sua autoridade: considerá-lo inapto para exercer sua função.
O que temos é um partido em conflito com a ordem instituída, a qual, através de seu órgão competente, busca salvaguardar-se.
Esse partido, por sua vez, não tem compromisso com a manutenção de tal ordem, embora utilize-a quando e enquanto lhe convém. Mas tem outros planos, os quais não ousa expor e submeter à apreciação e aprovação do povo, por não considerar também essa instância decisória como a última, papel que reserva para si próprio.
Exercem a tirania vaselinada.
Ari (08:18):
ReplyPerfeito!
tá faltando o CHEFÃO DA QUADRILHA , O SR LUIS INÁCIO LULA DA SILVA, TODA A CORRUPÇÃO FOI PARA O SEU PROVEITO, TODO O DINHEIRO FOI ROUBADO SOB SUA SUPERVISÃO DE DA DONA DILMA SEA MINISTRA( ÁLIAS ELA SABIA MUITO BEM ADMINISTRAR OS ROUBOS NO GRUPO DE TERRORISTAS EM IDOS DE 1980).
Reply...condenado pelo que é, e não pelo que teria feito"...
ReplyExatamente pelo crime que alguém tenha cometido e por este saber que uma punição lhe aguarda caso descoberto - daí o esperneio e a negação do ocorrido - é a razão primeira para a existência de algo chamado Justiça, seus VIGARISTAS!!!
Essa é a maior afronta que se tem notícia à democracia. Desrespeitar a Suprema Corte do país para defender companheiros ladrões? Mas a onde essa gente pretende chegar? Instalar no país um tribunal de exceção comandado pelo PT, à moda Fidel Castro? Se uma decisão é a favor do PT é democracia. Se a decisão for contra o PT, é golpe "dazelite" da "midia contra os bons, os belos e os justos... petralhas". Se sentem os eternos injustiçados. Quer dizer, no governo Lula se monta a maior e mais bem organizada quadrilha bem nas barbas do poder, roubam milhões e milhões, são pegos com a "boca na botija", são julgados e condenados pela instância máxima do judiciário com amplo direito a defesa pagando advogados carissimos e que pouquíssimos cidadãos têm, e agora querem atochar para o povão desdentado que, na realidade, o réu é o STF? Isso se chama atentado à democracia! Merecem uma bela resposta do STF.
Reply
ReplyQue se punam todos os corruptos que vêm praticando falcatruas, de qualquer espécie, contra a nação e o povo. Sejam de que partido forem. É engraçada esta gente, acham que se alquém faz alguma coisa errada, eles têm o direito de fazer também, quando o correto deveria ser puni-los.
Que gentinha ordinária.
Tree
Esses vigaristas do pt tem que prestar atenção às besteiras que estão dizendo.
ReplyO poeta foi embora e está chegando o Batman! Ele não vai permitir esses abusos e vai enquadrar esses salafrários em conformidade com as leis.
Precedente perigoso e errôneo foi abrir a guarda para essa corja petralha.
ReplyCoroné, gostaria de entender , como a S.paulo uma cidade rica e com o maior pib municipal do País, consegue eleger um candidato do partido de bandidos , será que tá faltando o que , para entragarem Sampa para ser devorada financeiramente, ainda não entendi, sei que o Serra, eé um zero a esquerda, mas criou o maior traidor do Brasil, o kassabonete, que se entregou ao partido dfos bandidos, mas esse é o mau dos esquerdistas, uns traem os outros, o bom é que não veremos mais o Serra ser candidato majóritario, .
ReplyNenhuma novidade quanto a pulhice.
ReplyMelhor elucidar esse "MENSALÃO MINEIRO", o CAIXA-II da COTEMINAS que elegeu o EDUARDO AZEREDO do PSDB. Isso mesmo, a COTEMINAS, propriedade aquela época do Senador JOSÉ ALENCAR, eterna PARCEIRA do BANCO RURAL, que emprestou R$ 10 MILHÕES ao PT, para lançar ALENCAR como VICE do LULLA..
ReplyAo que tudo indica, o apedeuta do LULLA não entendeu direito o CAIXA-II do ZéALENCAR, ou ZéDIRCEU tentou tirar mais vantagem do que devia do trambique DiMinas, não pode assombrar Toninhos nem CelDanieis como fez em conjunto com o PTCC, e deu no que deu..
O "manifesto" desses ESKERDOPATAS e comparsas do NAZIONAL SOCIALISMO PETRALHA, desqualificando não só a INTERPRETAÇÃO, como a APLICAÇÃO das LEIS pela SUPREMA CORTE dessa NAÇÃO, quase toda "indicada" em Regime Democrático pelos seus CHEFES e LÍDERES, só "denota", quê esses mentecaPTos NUNCA LUTARAM pelo nosso ESTADO de DIREITO, e muito menos por DEMOCRACIA..
ReplyPra piorar, esses portadores de Fôssa OcciPTal, continuam a ter "simpatia", e comungar da "acertividade" e "humanismo" nos CÁRCERES CUBANOS, nos MASMORRAS NORTE-COREANAS, e até na TEORIA do DOMÍNIO da BALA, que protege o Estado Comunista Chinês, de corruPTos e ladrões como DELÚBIO, GENUÍNO e ZéDIRCEU.
ReplyObelisco da Democracia
Os defensores por convicção, a mídia comprometida, os agentes do PT, Lula e seu séquito de salteadores larápios aloprados, que sobrevivem pendurados nas tetas da vaca Brasília, me assustam pela cretinice de suas éticas ao emitirem suas opiniões sobe a culpabilidade dos “criminosos do Mensalão”... É nojento ver a Suprema Corte de nossa Justiça, da qual esperamos o supremo julgamento de nossas mazelas, corrompida por Neolulopetistas.
Evestindo-se de toga, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli usurpam aquele poder para emitir opiniões pessoais em defesa de réus. E pior, fazem isso sabedores que deveriam ter se declarado impedidos de participar desse julgamento, por motivos que todos sabemos.
Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli mentem, deslavados, sem um mínimo de pudor... ...Declaram-se vis sonâmbulos do poder, livram-se de qualquer pudor de suas matérias e almas; distos da verdade sem nenhum temor!... ...Ora! Mas vê-se claro que a verdade vale “vinténs” para o caráter de suas mentes? Penso que verdade, para eles, é, somente, antônimo de mentira, por isso, faltam com ela impunes, covardes, de demência insana ao faltar com essa, impune’mente!... ...Bem! Mas por que tudo isso... ...muito simples, porque são “criaturas” que portam o gene do “criador”, que:
Na volúpia de sua vil deslealdade,
Ainda grita aos seus adversários
Ostentando o brasão de seu reino
Como se fosse um dos templários!
Mas continua como “Luís brasileiro”,
Metamorfoseado nessa imagem breu,
Entre os espelhos de seu “Versailles”,
A blasfemar: “o Estado sou eu”!...
Nesses 15 de novembro de 2012, percebo, cristalinamente, nossa “Soberania”, obelisco da Democracia, escoando por entre os dedos e corações do Povo Brasileiro...
Delmar Fontoura
Se o Zé Repilo se diz inocente, então por que ele não aponta o verdadeiro culpado? Todos sabemos quem é o chefe do mensalão.
ReplyPetralha é assim mesmo. Quando se trata da justiça feita por eles, tá valendo atacar todo mundo, vide a tal comissão da verdade, que investigou militares (e somente os militares) e agora vai partir pra cima das religiões (e somente as religiões), mas se a justiça é contra eles... aí não vale.
ReplyVer a justiça ser feita DEMOCRATICAMENTE... sem pegar em armas e sem explodir soldados é coisa que petralha detesta.
Elles estão irritados com a naba que levaram na maior parte das capitais do Brasil, exceção com menção honrosa feita a SP, e por isso estão borbadeando quem podem.
O bom é que querendo ou não, Zé das Hóstias e companhia vão ter que dormir no xilindro.