PSDB ataca a economia sem oferecer nada de novo ao país. Estou sendo duro?

Novamente, o PSDB, usando a boca velha e caquética do FHC, ataca a política econômica, mas não apresenta absolutamente nada. O PSDB, infelizmente, não tem um projeto de país. É um partido tiririca,pior do que está não fica. Abaixo, notícia do Estadão.

O momento ruim que o governo enfrenta, com o fraco desempenho do PIB do terceiro trimestre, o escândalo que derrubou a chefe do escritório da Presidência em São Paulo, com a deflagração da Operação Porto Seguro da Polícia Federal, os investimentos que não decolam e projetos emperrados, pode afetar a imagem de gerente que a presidente Dilma Rousseff tenta imprimir à sua gestão desde que tomou posse. E os reflexos de tais problemas para quem já foi batizada de "mãe do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)" podem comprometer a pavimentação de seu caminho à disputa pela reeleição nas eleições gerais de 2014. 

Um dos principais interlocutores da oposição, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse em entrevista exclusiva à reportagem que, lamentavelmente, o governo atual está montado em um sistema que, em vez de corrigir as suas deficiências crônicas, dificulta a solução dos problemas por conta do aumento do clientelismo, protecionismo e partidarização. "Não está faltando dinheiro, está faltando competência à máquina pública", destacou. Para ele, Dilma vai precisar de muito esforço para mudar o atual cenário e precisa entender que isso depende de uma liderança inspiradora que seja capaz de mudar a atual base de sustentação política, apoiada ainda no toma lá, dá cá. 

Com relação ao papel de ''gerente'' que caracteriza a presidente da República, FHC considera: "A respeito da administração da presidente Dilma e essa fama de gerentona, é preciso deixar claro que a máquina pública não funciona na base de que uma pessoa manda e os outros obedecem. Ela depende de motivação, de reformas, de mais profissionalização, de menos interferência política em áreas decisivas." E complementa: "Ela (Dilma) sozinha não resolve (os problemas). Precisa de uma nova infusão que só vem da sociedade. Não vem do governo. Só quando a sociedade está soprando mais é que a coisa muda."

O ex-presidente tucano relativizou o fraco desempenho do PIB brasileiro no terceiro trimestre deste ano, de 0,6% em comparação com o segundo trimestre do ano, afirmando que é uma ilusão imaginar que o governo ou que o presidente pode controlar essa taxa de crescimento, pois isso depende de várias circunstâncias. No seu entender, é preciso um plano estratégico para definir como o Brasil vai crescer daqui pra frente. "E para isso não basta sentar em um gabinete, fazer um plano e dar a ordem, é preciso motivar a sociedade em uma certa direção."

Se FHC foi complacente com a presidente Dilma, o mesmo não ocorre com outros setores do PSDB. Documento recente divulgado pelo braço de formação política da sigla, o Instituto Teotônio Vilela, denominado "O Fiasco da Gerente", tece duras críticas à atual gestão. "Dilma caminha para concluir seu segundo ano de mandato sem passar nem perto de cumprir o principal objetivo a que se comprometeu quando eleita: dar uma gestão mais eficiente ao país. Seu fiasco se mede num crescimento econômico medíocre e numa máquina pública permanentemente emperrada", diz o ITV.

Para os tucanos, um dos problemas mais graves da atual gestão petista é o desmonte dos investimentos, pois é o que significa o crescimento da economia amanhã. "Diante de um cenário tão negativo, cabe questionar: onde está a "capacidade de planejamento" que a presidente da República tanto alardeia possuir? Cadê a gestora eficiente que ao longo de anos foi vendida pelo marketing petista ao Brasil? A constatação imediata é de que até Tiririca aprendeu a ser deputado, mas Dilma Rousseff está longe de se tornar a boa gerente que se apregoava. Pior do que está fica", ironiza o documento do PSDB.

Na avaliação do cientista político, professor e vice-coordenador do curso de administração pública da FGV Marco Antonio Carvalho Teixeira, Dilma vive um momento delicado, não apenas na seara econômica, mas também na política, com "a crise batendo em seu gabinete, mesmo que Rosemary Noronha não fosse pessoa de sua cota de indicações", numa referência à Operação Porto Seguro. "O momento é extremamente delicado e pode ter sim consequências na imagem de gerente que ela construiu, com reflexos na sucessão presidencial de 2014", destaca. Contudo, o cientista político afirma que essa situação ainda não chegou ao ápice por conta de dois fatores positivos na economia: renda e nível de emprego.

Carvalho Teixeira adverte que se a renda e o nível de emprego forem atingidos pela crise, o cenário político para Dilma tende a ficar muito difícil, podendo comprometer a formação das alianças para 2014. "Não creio que a imagem de gerentona tenha sido afetada, mas ela precisa de muita cautela e apresentar soluções para resolver esses problemas que o governo está enfrentando", destaca o cientista político.

32 comentários

q isso Cel...

o PeTê sempre atacou a economia tucana - eles sim! - sem ter um projeto de pais...

o projeto do PSDB eh o mesmo que deu rumo ao pais e que os petralhas usaram e abusaram e que agora, graças a sua monumental incompetência, conseguiram tirar dos trilhos...

o problema eh que os petralhas adquiriram, através da distribuição de bolsas e cotas de todo tipo - uma camada de gordura bastante espessa para queimarem ate que a economia ruim se torne um fato para que o eleitor queira mudanças...

o problema do PSDB estará em como tentar neutralizar a influencia dessas inúmeras benesses que simplesmente "viciaram" o eleitor...

nao da nem para propor uma profissionalização das agencias reguladoras que foram transformadas em cabides de emprego pelos petralhas, porque o povão vai achar que eh privatização, e esse povaréu xinga, mas gosta de um orgao publico, especialmente se uma possivel boquinha se vislumbra em um futuro mais próximo...

eu critico muito o PSDB, mas esta muito difícil de afinar o discurso, porque o eleitor se tornou um barganhador de marca maior...

o que interessa a ele eh o que senhor mesmo colocou em um post dias atras: saber com continuar a comprar a geladeira, o carro, a tv de plasma...

esta pouco se lixando para projetos de pais e alternativa na economia...

os petistas acostumaram muito mal o povaréu...

o eleitor não da mais espaço para políticos sérios, que discutam programas de pais...

eles querem saber apenas do cara que vai calçar a rua e acabou...

eu, sinceramente, tenho pena dos políticos sérios, pois eh muito difícil fazer politica com esse tipo de eleitorado...

Reply

E você, coronel? O que oferece de novo ao país? Qual sua alternativa à atual política econômica? Vamos lá...

Reply

Coronel,

Defender a Dilma é a repetição do velho cacoete do PSDB de "manter a governabilidade".

O Maconha acha melhor vivermos 20 anos pastando, com o PT em Brasília, do que o PSDB voltar ao Planalto!

JulioK

Reply

aí eu discordo , Coronel ! Todas as ideias de campanha de Jose Serra foram copiadas depois que o luiz inacio se elegeu e as do alckimin idem , sempre que eles falavam que iam implantar alguma coisa positiva o pt copiava depois. SEM ESSA DE DAR A RECEITA PRO INIMIGO..A UNICA RECEITA QUE O PSDB DEVE OFERECER AO PT É : LULA FRITA DESFIADA..ELLES QUE SE VIREM SOZINHOS.SE O PSDB TIVER ALGUMA BOA IDEIA PARA LEVANTAR A ECONOMIA , QUE GUARDE PRA SÍ...QUE SE DANE O POVO, AFINAL , NÃO VOTARAM NELLES ? AGORA GUENTEM !

Reply

Anônimo da 21:13

Eu apenas expresso, aqui, o que o eleitor pensa.

Você é um merda que deve ser CC de algum filho da puta de um Geraldo Alckmin, que se rende ao PCC, que sai lambendo o chão para pegar migalhas da Dilma. As tuas facilidades acabam em 2014, porque os merdas dos tucanos paulistas vão perder a eleição.

Eu não sou pago para montar plano de governo, seu merda! Talvez você seja, mas não tenha competencia para isso.

Ninguém neste blog trabalhou tanto pelo PSDB. Ningém perdeu tanto temp por ele. Caia fora daqui, palhaço. Vai lá pro Blog do Welbi, este sim, pago pela tucanalha paulista.

Coronel

Reply

ô Cel...

ha dois comentários anônimos as 21:13...

sua resposta eh direcionado ao primeiro ou ao segundo?

ou aos dois ao mesmo tempo, talvez...

eu sou o do primeiro comentário e nada tenho a ver com a cobrança contida no segundo comentário....

só tentei explicar que, na cabeça do eleitor, o fator das bolsas e das benesses suplanta a macro economia...

o eleitor quer o credito disponível para comprar a tv de lcd, mas não quer saber como esse credito eh criado, de onde vem e mal se da conta que eh proveniente de politica econômica...

ta difícil achar um discurso, os petistas cooptaram meio mundo nessepaiz, bixo...

Reply

Coronel, Vamos supor eu voto no PT.
Vejo esses escandalos, posso até ficar constragida.
Mas pqe eu vou deixar de votar? por causa dos escandalos?.
Oras, qdo eu vejo que Alckmin tirou dinheiro da segurança e, os bandidos estão fazendo a festa em SP.teve um dia que se matou 7 em 5 horas no interior de SP. São Carlos.
Fim de semana 20 mortos.
Não uso saúde publica, mas convivo com pessoas que usam.
Essa balela das OSS, que tanto se falou na campanha vai ver o que é? Vai ver se funciona como o PSDB quer dizer?
Não existem leitos ociosos. o que existe são medicos, enfermeiros, auxiliares, de menos.
Isso sobre a segurança eu ouvi na radio, não sabia. Saúde sim, todos sabem, que falta tudo.
Agora me fala, o que interessa os escadalos. o que isso vai afetar a minha vida, se eu posso sair na rua e ser morta.
Prova maior disso, foi que em pleno julgamento do mensalão. O PT ganhou em SP e na grande SP. Por que será hein?
Por que Alckmin está com uma aprovação tão baixa, hein?
Não adianta querer culpar Kassab, ministério publico, nada , nada isso é incompetência.
Lula tb que se cuida, que Dilma vai ser maior que ele.
Pelo andar da carruagem, Dilma vai entrar p/ a história como a mulher que moralizou o brasil e ainda colocou PSDB & Cia na roda.
Estou ouvindo muita gente falar bem dela, é esse o desespero de FHC,Alckmin, Serra nem falo,pqe acho que já era

Reply

Coronel

30 de novembro de 2012 21:40
"Eu apenas expresso, aqui, o que o eleitor pensa."

Alto lá!!!
Quantos "eleitores" foram pesquisados?
Digo convictamente que "meus eleitores conhecidos e cadastrados" não comungam dessa opinião.

Reply

Os bicos amarelos falam muito e agem nada. No pós eleições tudo que FHC disser contra o modo operandis dos petistas é pura conversa mole. Por quê não disse antes? Isso já me encheu o saco -Perderam e vão perder de novo cambada de traíras inúteis!

Reply

Coroné, não esquente os miolos, pois todos temos nossos momentos de loucura, mas no fundo esse leitor das 21.13, so quiz mostrar que todos nos erramos, considero você grande defensor dos tucanos, não dé esse tipo de resposta , pois todos nós estamos doidos para derrubar esses bandidos que estão em Brasilia, ok, calma e grande abraço.

Reply


Coronel, FHC refez esse país. Ele tem moral para falar o que quiser. Não existem aspectos da nossa economia que não tenha sua ação. Antes dele o Brasil fazia cem mil motocicletas por ano; em 2002 fazia 1 milhão. É claro que Serra foi um autista em 2002 e de novo em 2010; ACM o chamou certa vez de "laranja do Lula", e com propriedade. E não sabemos de fato qual o pensamento politico e econômico do Serra, essa figura que dominou parte do processo eleitoral brasileiro.

Se os tucanos paulistas não servem, quem serve? Duvido que existam valores em Eduardo Campos, Kassab, ou outro merdalha qualquer.

Reply

Por isso que eu gosto deste blog!

O negócio aqui é CRITICAR, doa a quem doê-la.

Tchau, Xuxu! Boa aposentadoria em Pinda, depois das eleições de 2014.

Reply

É claro que foi ao segundo anônimo das 21:13.

Reply

O que significa CC? É nome feio? hahaha

Se o velho caquético do PSDB tivesse tido a obrigação moral de promover o impeachment do taradão comedor de calango, hoje também velho caquético, o petismo não teria, por certo, privatizado o estado a bem do partido. O Brasil, com o PT, está indo pra trás.

Maior responsável: FHC. Não o perdôo.

O nhonhô sequelado devia calar-se. Nada de blá blá blá.

Reply

Coronel, lembre-se, são TUCANOS. Não é que não sabem o que dar em troca, é que ainda não se decidiram sobre isso.

Reply

Não é verdade que o PSDB não tenha opções e projetos apresentados. Acompanho e vejo que quando não há falta de quorum,intencional, há uma situação ou seja o governo reúne a maioria absoluta. Não há como vencer com uma minoria. Pode-se ter projetos apresentados que jamais serão aprovados!

Reply

Corona se a oposição fizer um plano econômico,e for bom, os petralhas roubam e diz que foi idéia deles.Mas a oposição pode começar a ensinar o eleitor por que privatizar é bom pro Brasil e ruim pro pt,isso eles não vão surrupiar.Mas como vc disse na outra eleição o PSDB deveria ter um plano conjunto nacional e se ajudar mutuamente...Mas onde eles estão?Combinando com o TIO para não levar a MADAME na CPI...

Reply

Agente sempre soube aqui no RGS que Ela nunca foi e nunca será "gerentona" de loja de 1,99, isto Ela já comprovou, muito menos do Brasil.

Saudações do Extremo Sul.

Reply

Quando FHC governava, o PT criticava e tbem não apresentava nada. A economia não está dando certo porque simplesmente esse governo é muito incompetente, pois era só levar com seriedade o que foi implantado no governo tucano.

Reply

Eu acho que está certo só fale das coisas erradas, porque se mostrar o caminho os petralhas cabeça de bagre vão fazer o dever de casa e botar no # da oposição, que por sinal é burra e conivente.

Reply

Coronel,infelizmente nunca houve um projeto de País,pois este país só anda na base da bagunça,e os politicos aprenderam a ganhar muito com corrupção,sem nada há temer,porquê e pra quê um país melhor,organizado,com,educação,Saúde e bastante progresso,se eles irão perder com isso,o povo não reclama o País na mão dos politicos,então assim será acredito que sempre,ou pelo menos ão estarei mais aqui para ver!!!

Reply

Cel,

O PSDB acabou. É um partido faz-de-contas.
Não tem mais nada a fazer pelo país.
E o senil THC sempre puxando-o-saco PTralha.

Reply

"Todas as ideias de campanha de Jose Serra foram copiadas depois que o luiz inacio se elegeu e as do alckimin idem , sempre que eles falavam que iam implantar alguma coisa positiva o pt copiava"
E qual o valor de o PSDB fazer projeto quando a imprensa está toda comprada pelo pt e acaba dizendo que o dito projeto seria do pt? Faça me o favor!!!!
Quer me xingar como fizeste com o anonimo 21:13? Pode xingar!!! Mas essa de fazer projeto!? É demais!!!
Lauro

Reply

Acho que não só o PSDB, mas tamb´[em ninguém está atacando a politica econômica do PT (Dilma/Mantega), pois já descobriu que por ai é o único jeito deles perederem poder. Deixa estourar e ai voltam como salvadores da pátria.

Reply

Esse cara não deveria dizer nada sobre o Brasil.

ão foi à toa que ganhou US$ 1.000.000,00 em prêmio recente nos EUA. A maldita REELEIÇÃO foi a pior coisa infiltrada na Constituição. O diabo está solto no Brasil, deitando e rolando.

Reply

Muito bem, Editor, Coronel.

Eu vou ensinar a solução para esse cara: A GUERRA CIVIL QUE OBRIGATORIAMENTE HAVERÁ AQUI. Deus vai botar moral aqui também, pode ter certeza.

Nenhuma dica econômica, juridica, nada: os estrangeiros interessados armarão os brasileiros interessados até os dentes. Só isso. Pode usar a dica daqui.

Reply

A foto da comida foi tirada depois da plástica? Credo!

Reply

"É claro que foi ao segundo anônimo das 21:13."

ah, não sei não, bixo...

tive que perguntar porque as vezes o Cel roda o coturno e sobra pra todo mundo...eheheh

Reply

"Anônimo disse...
Por isso que eu gosto deste blog!

O negócio aqui é CRITICAR, doa a quem doê-la.

Tchau, Xuxu! Boa aposentadoria em Pinda, depois das eleições de 2014.

30 DE NOVEMBRO DE 2012 22:55"

Que é isso, anônimo de ontem, 22:55. O picolé de chuchu não voltará para Pinda. Vai é pra Cachoeira Paulista, passar o resto de seus dias rezando na comunidade Canção Nova. E terá que rezar muito, e pedir perdão pelos inúmeros pecados cometidos no PSDB e em suas gestões à frente do governo paulista.

Reply

Concordo com o anônimo das 21:13 do dia 30.11, e acrescento que todos nós sabemos que o PT copia projetos e depois assumem a autoria, por que então o PSDB deveria dizer ou mostrar as soluções? O PT vive metendo o pau neles. O Brasil só cresceu porque nesse ponto o Lula foi inteligente e manteve os projetos do PSDB, porém, não se pode apenas copiar e manter, é preciso ter criatividade, pois as situações mudam dia a dia, veja o caso da Europa e USA, se não houver sapiência para enfrentar novos problemas, não anda. Prevejo, espero que eu esteja errada, um futuro meio incerto para nós, e se não houver pulso firme para tantas falcatruas e tantos escândalos, não sei não!

Reply

FHC veio no bojo de uma belíssima proposta econômica ( a que o Itamar bancou e implantou )que mudou o Brasil. As 3 candidaturas tucanas seguintes, nada apresentaram, e negaram 3 vezes a proposta do Itamar.
Espero que o próximo candidato tucano venha com propostas boas e tenha coragem de bancá-las.

Reply

Concordo e nao tiro nenhuma virgula sua, pois a MAIORIA HONESTA QUE TRABALHA E PAGA IMPOSTO ESTÁ OPRIMIDA, SEM DIREITOS , SEM GOVERNO e SUSTENTANDO POBRE PREGUIÇOSO!!!!!
Ruptura Institucional e guerra civil está a caminho e a passos largos!!! Basta só a economia afundar aí maioria reage e derruba essa merda de governo comunista-corrupto- PT!!!

Reply