Pânico do PT com a delação premiada de Marcos Valério é confissão de culpa.

Se o PT não tem nada a temer, se não cometeu nenhum crime a mais do que as dezenas já comprovadas, por que esta preocupação oficial e institucional com uma possível e desejável delação premiada de Marcos Valério? O que mais o PT pode ter feito no Mensalão que o faz reagir de forma tão assustada e tão esbaforida em relação a um novo depoimento do seu braço financeiro no Mensalão? Existirão mais assinaturas? Mais esquemas subterrâneos que ainda não vieram à tona? A matéria abaixo é da Folha de São Paulo.

A cúpula do PT procurou ontem desqualificar o novo depoimento que o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, condenado pelo Supremo Tribunal Federal por sua atuação como operador do mensalão, teria prestado à Procuradoria-Geral da República sobre o esquema. Saindo em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, alvo principal de um novo pedido de investigação de partidos de oposição, os petistas disseram que Valério está tentando se livrar da pena imposta pelo STF e por isso não merece credibilidade. 

Ontem, o jornal "O Estado de S. Paulo" informou que Valério prestou novo depoimento ao Ministério Público em setembro. Os detalhes são mantidos em sigilo, mas, segundo o jornal, o empresário citou Lula e o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci. O presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, disse duvidar que Valério tenha algo a acrescentar ao que já foi dito no julgamento do mensalão e ironizou o novo depoimento: "Se eu fosse condenado a 40 anos de prisão também estaria me mexendo". 

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, foi na mesma linha. "Não temos nada a temer", afirmou, num intervalo da reunião que a Executiva Nacional do partido fez ontem. "Tudo o que ele poderia ter falado falou no processo." Apontado como o operador do mensalão, Valério foi condenado pelo STF por corrupção ativa, peculato, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Suas penas somam mais de 40 anos de prisão, mas ainda poderão ser revistas pelo STF. 

Segundo "O Estado de S. Paulo", o empresário mencionou no depoimento outras remessas de recursos do mensalão ao exterior além das que foram feitas para o publicitário Duda Mendonça, que trabalhou na campanha de Lula em 2002 e foi absolvido. De acordo com a reportagem, Valério também disse no depoimento que foi ameaçado de morte e mencionou o assassinato do prefeito petista de Santo André, Celso Daniel, morto em 2002. 

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou por meio de sua assessoria de imprensa que não se pronunciará sobre o assunto. O advogado de Marcos Valério, Marcelo Leonardo, disse não ter "nada a declarar". Valério enviou em setembro um fax ao Supremo dizendo-se disposto a depor novamente e pedindo proteção das autoridades, alegando que corre risco de vida.

Ministros do STF disseram à Folha que Valério quer entrar no programa federal de proteção a testemunhas para garantir tratamento especial na cadeia ou ser enviado a um lugar não identificado, evitando assim a prisão. Ontem, o DEM e o PSDB recuaram da decisão de pedir ao Ministério Público Federal a abertura de inquérito para apurar se Lula participou do esquema do mensalão após serem informados do novo depoimento de Marcos Valério. O PPS afirma que vai entrar com o pedido, mesmo sem o apoio do DEM e PSDB. "Isso é problema deles, nós vamos protocolar a ação na terça-feira", disse o presidente do PPS, Roberto Freire (SP). 

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), considerou "lamentável" a tentativa de vincular Lula ao mensalão: "Depois do julgamento, depois de todas as análises feitas, de todas as investigações feitas, eu diria que não cabe mais nenhum tipo de ilação sobre esse tema". O líder do PT na Câmara, deputado Jilmar Tatto (SP), disse que Valério "é uma pessoa desqualificada". O PT decidiu adiar a publicação de um manifesto com críticas aos ministros do STF para depois que forem definidas as penas dos 25 condenados. O julgamento será retomado na quarta-feira.

15 comentários

Jilmar Tatto (SP), disse que Valério "é uma pessoa desqualificada". Eu pergunto, e ele, apoiando o crime organizado lá no seu reduto em Santo Amaro, é qualificado? A batata desse pilantra está assando!

Reply

Coronel, essa foi boa: se não cometeu nenhum crime a mais. O PT é um partido revolucionário, eles querem nos impor o garrote. Metodicamente, passo a passo chegarão lá. Se lutam contra a democracia, querem o quê? A ditadura! E nossas leis permitem que um partido político, em plena democracia, lute contra ele. A nós cabe somente, nos defender. É uma loucura. Veja o caso do tal controle da mídia, aos poucos vão chegando lá. E tudo dentro das leis, que torcem a seu favor.

Reply

Coronel,

Tanto é assim, que escalaram o PMDB para lançar o Lulla em SP-2014.

Tentam mostrar que o Lulla ainda tem poder. Nas urnas, o Lulla já esta morto. Só sobrevive como vampiro, pois ainda domina os zumbis da CUT.

JulioK

Reply

Esse barbudo aí da foto, de "zóio" arregalado e inchado da pinga... esse é o "cara!" Esse é o bandidão-chefe! Esse é o crápula mais perigoso que anda solto por aí. Mas aguarde, seu FDT!!! A tua vez vai chegar.

Reply

Como prelúdio: atentem para esta manchete do rastejante jornal eletrônico do Terra: "Antes da ajuda do governo federal, quatro são assassinados em São Paulo"... Nojenta, odiosa e indecente esta serventia sabuja que boa parte da imprensa (Organizações Globo, inclusive)está prestando ao petismo governante. Alguma dúvida sobre a campanha de 2014 já ter começado, com vistas a tentar tomar dos tucanos o governo paulista? E os tucanos que se aligeirem, porque a seguir assim dançam também em seu principal reduto estadual! Quanto ao cagaço da petezada, "Çebento" à frente, ele decorre da percepção de que o cerco já começa a se fechar, principalmente agora depois do que a Veja tornou a veicular sobre a inquietude do carequinha de Belo Horizonte. Deve ter o diabo que ainda pode ser revelado sobre os dias tenebrosos do mensalão. O que conhecemos hoje deve ser trocadinho perto do que os trastes vermelhos efetivamente desviaram de dinheiro público, para seu projeto bolivariano de poder. O complexo financeiro Banco do Brasil-Visanet deve ter sido pilhado em coisa de cem vezes mais do que até agora se divulgou. Portanto, fala, Marcos Valério! Continue a dar com a língua nos dentes, de verdade, e não só em recadinhos sutis!

Reply

Bom dia estimado Coronel e amados coturneiros

Tem muita gente que não consegue mais dormir, a esposa do Marcos Valério tentou o suicídio duas vezes.
A abertura de um novo processo atingirá em cheio o chefe-mór da quadrilha.
Até os ministros do STF que julgaram o caso com romantismo estão apavorados.
Os holofotes serão focados também no caso Celso Daniel e outros personagens até então passaram desapercebidos.
No auge do escândalo do mensalão, alguém gritou lá fundo "Vamos dar uma grana para o Ratinho falar bem do PT e do lula".
Sendo amigo pessoal do ratão, até o velho rato do circo dos horrores deve estar com o "reto" nas mãos.

Grande abraço a todos

Sorocaba - São Paulo

Reply

Aguardem que a próxima luta promete uma finalização emocionante....de um lado Rui "não temos nada a temer" Falcão contra o desafiante Marcos não tenho mais nada a perder Valério.

E morrendo de medo de ser trazido à força para o ringue está o apedeuta... aquele que só é forte quando escondido na esgotofera e que se desmonta ao menor sinal de vaias...

Reply

VAI FALA LOGO MARCOS VALÉRIO, O BRASIL SABE DAS AMEAÇAS QUE O PT FAZ PARA TEUS FAMILIARES, ELLES SÃO ASSIM MESMO , UMA MÁFIA, CUJA UNICA ocupaçõa É A BANDIDAGEM, ELLES ESTES COM MEDO DOS TEUS SEGREDOS, ELLES SABEM QUE VOCE SABE DEMAIS, ESSES BANDIDOS DE SANTO ANDRÉ DEVEM LOGO IREM PARA A CADEIA PELO BEM DO BRASIL, OU ESTE PAIS VAI VIRAR UMA MERDA NAS MÃOS DO PT E DO PCCC, QUE JÁ ANDAM DE MÃOS DADAS EM SÃO PAULO.

Reply

Isso foi o que deu de votar no Lula-PT - foi ao cartorio e passou a procuração pro diabo agir em seu nome e pessoa.
Doravante, nem pensar em votar nesse povo do PT!

Reply

Quer dizer que agora o deputado Jilmar Tatto acha que Valério "é uma pessoa desqualificada". Nos bons tempos do Mensallão, o Valério entrava e saía dos gabinetes do PT como quem vai na casa da sogra. O que aconteceu para que o probo deputado Tatto tenha alterado o seu conceito sobre o Valério?

Reply

Conheço os métods destes vigaristas que dominam o cenário brasileiro. Fazem e desfazem reputações para tentar calar testemunhas de suas falcatruas.
Mas o pior, o pior mesmo, é ver que contam com a proteção de alguns, estes sim desqualificados que usam instituições republicanas para proteger bandidos amigos.

Reply

Manda o Pernambuco falar. Vamos ver se ele é bom mesmo. Vagabundo na hora que chega a Polícia fica calado. Fala Garanhunz. Diz que você é homem decente. Bate-pau não vale dar entrevista.

Reply

Ver o medo o teror nos olhos dessa mulla é melhor que ter um orgasmo!

Reply

que foto linda deste bandido, elle está todo cagado, e borrado de merda, o HOMI tão corajoso ficou quietinho, que linda foto deste ALIBABA CAGADO, ele é overdadeiro terror de Guarunhus , todo borrado.

Reply

Quem não deve , NÂO TREME !!!!!!!!!!

Reply