Hoje STF fecha penas do Mensalão.

Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) devem concluir na sessão desta quarta-feira (28) - a 49ª do julgamento do mensalão - a definição das penas dos réus condenados no processo. Após a condenação de 25 dos 37 réus, o tribunal iniciou no fim de outubro a chamada dosimetria das penas. Dos 25, apenas 3 ainda não tiveram suas penas definidas: o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), o ex-presidente do PT João Paulo Cunha e o ex-tesoureiro do PTB Emerson Palmieri.
 
Na última sessão, na segunda-feira (26), o relator do processo e presidente do STF, Joaquim Barbosa, indicou Jefferson (PTB) pode ser beneficiado com uma pena menor por ter revelado o esquema. Ele foi considerado culpado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Em meio à discussão da pena para o ex-deputado e ex-presidente do PP Pedro Corrêa (PE), Barbosa disse que Jefferson confessou a participação no mensalão e que pretende discutir se isso representou um fator para diminuir a fixação da pena. (Folha Poder)
O ministro Joaquim Barbosa preside sessão do STF que julga o mensalão
"Com exceção do Roberto Jefferson, nenhum réu confessou. Todos admitiram o recebimento de somas milionárias, mas deram ao recebimento outra classificação [caixa dois]", disse. Após a conclusão da dosimetria, os ministros do STF ainda devem discutir outras questões pertinentes ao processo. Uma das questões é se o STF aceitará pedido do Ministério Público de prisão imediata dos condenados.Caso neguem o pedido, os réus condenados só passariam a cumprir as penas após o processo tramitar em julgado, ou seja, quando não há mais possibilidade de recursos.

14 comentários

Coronel,

Até agora não entendi por que o STF deu 40 anos para o M.V. e só 10 para o J.D..

O mentor não deveria pagar mais??

Todo o tumulto do Lewandowski deu o resultado esperado. Penas mais brandas para o PT!!!

JulioK


Reply

A pena aplicada ao Roberto Jeferson pelo Levandowski ao contrário dos outros deverá ser a máxima, pelo fato dele ter sido o denunciante do mensalão.

Reply

Prezados,constato que, somente em um governo do PT, com um Procurador Geral da República nomeado pelo PT e oito ministros do STF nomeados pelo PT, criminosos políticos, inclusive do PT começam a ser julgados e condenados.

Um avanço, não?


Reply

Desperdício de dinheiro do contribuinte com essa palhaçada...ministro "adevogado" de defesa, ministra sendo boazinha com safado...uma esculhambação.

49 sessões pagas com dinheiro público, a peso de ouro para dar essas peninhas de ME*D@ a esses vagabundos...

Nem algemados esses facínoras vão sair dos tribunais como é nos "istadus unidus". Lá, depois que o juiz bate o martelo... já era meu amigo, é tratar de lubrificar o fiofó.

Aqui em "banânia" é tudo muito mais brando. Contando com todas as reduções possíveis, vai dar em nada. Nem as "consultorias" de zé caroço serão afetadas...

Definitivamente no "brazil" o crime compensa.

Reply

O Jefferson tem que ter uma pena mais leve, se não fosse ele o Brasil ja estaria no fundo do poço.
O MULA transformou o país num grande BORDEl, como se nao batasse elegeu essa Marionete para nao deixar o BORDEl acabar.
Não temos oposição a imprensa é PeTralha, bandida, vendida.
10% do povo presta o resto é bandido!!!
Estamos a deriva!!!O que será de nós????????????????

Reply

Corona,
Veja a reportagem.
E diga-se, cai bem ao ser horripilante de Caetes.BARNABÉ
Claudio Humberto


O Palácio do Planalto teme que negócios na ilha Barnabé, no porto de Santos, estimados em R$ 1 bilhão, apareçam entre as atividades de Rosemary Noronha, ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, flagradas na operação Porto Seguro, da Policia Federal. O governo suspeita que o nome do ex-presidente Lula tenha sido usado por “Rose” para beneficiar grupos interessados nos negócios.


Exportações

Na ilha Barnabé está o maior terminal do mundo para exportação de produtos químicos, especialmente etanol.


Ilha-problema

Um ministro “dilmista” segredou ontem, preocupado: “O problema é ilha Barnabé”. Para ele, a bomba que pode explodir no colo de Lula.

Gagoo Ctba

Reply

So falta adorarem o Moluscus Fetido, com Ave Cezar! Ave Moluscus Ignoranticus.
Esse povinho de merda, merece e borracha e pau de arara mesmo.
Quando tirarem o couro e deram sopa para estes favelados vendidos por dois tostoes, sera tarde demais!
SOCORRO FFAAs, ouvi ontem de um simples campones proximo da montadora Renaut-Pr ao lhe perguntar o ue estava ocorrendo quando barbudinhos com microfones pediam apoio ao Ze Dirceu e ao sindicato dos metalurgicos de Curitiba.
A Mafia quadrilheira e seus sindicalistas, esta em toda parte.
Deus nos ajude!
Repito tambem:
Onde esta o Exercito de Caxias!
AD SUMMUS!

Reply


Que bom seria se todas essas penas fossem cumpridas de fato !

Reply

Tem que fechar é "as pernas da nação" para interromper este estupro continuado do PT!

Reply

O que precisa se entender
é que MV foi condenado por
um numero maior de crimes,
somando-se as penas de cada
crime chegou a 40 anos.
por isso a pena dele é maior.

Reply

Coronel, faço um esclarecimento importantíssimo. De tanto ouvir os ministros da corte, estou usando o jeito de falar deles, confira:

Sr. Presidente Coronel do blog, nobres colegas comentaristas.

Sr. Presidente, a questão de ordem apresentada da tribuna pelo eminente advogado do réu João Paulo Cunha já foi decidida por este plenária em sentada anterior. A questão agora sustentada também pelos eminentes ministros Marco Aurélio e Ricardo Lewandoswki não se sustenta por motivos simples.

Ao contrário do que diz o eminente ministro Marco Aurélio, não há situação nova. Os 11 ministros votaram em relação ao réu João Paulo Cunha! Os 11! 5 absolveram e 6 condenaram, portanto, formou-se maioria pelo juízo condenatório.

Com 6 votos pela condenação, sendo o colegiado composto por no máximo 11 ministros, não há que se falar agora na votação da dosimetria em absolvição do réu!

Há mais, senhor presidente!
Não há 5 ministros atualmente na corte que votaram pela condenação e 5 ministros que votaram pela absolvição! Há 5 ministros que condenaram e APENAS 4 ministros que absolveram! Sim, o min. Peluso votou pela absolvição e não está mais presente. Portanto, o ministro Marco Aurélio falta com a verdade ao dizer que há 5 ministros em cada lado.

Antes de terminar, reitero que a Corte já assentou que NÃO VOTAM NA DOSIMETRIA QUEM NÃO CONDENOU! Ou seja, poderia estar corte esperar a chegada de outro ministro para votarmos quanto a pena deste réu? NÃO!

Mais ninguém poderia votar pela condenação, já que se assim fosse possível, haveria 7 votos pela condenação e 5 pela absolvição! Mas a corte é formada por 11 MINISTROS, E NÃO 12!

Em assim sendo, não podemos nem esperar pela chegada de um novo ministro para concluir a dosimetria e muito menos subtrair de forma completamente ilegal, descabida e antirregimental o voto de condenação já proferido pelo eminente ministro Ayres Britto.

Assim, senhor presidente, indefiro a questão de ordem.

Reply

E quando vão pra cadeia?
NUNCA.

Reply

Ainda aposto ninguém nesta comédia vai sair com pena de regime fechado. Não vai acabar em pizza mas em macarronada.

Reply

Tudo surreal e hilariante. Como dizia o Ministro Marco Aurélio - Não ria Ministro Joaquim , que a coisa é muito séria.

Reply