Alguém lembra de, durante as eleições, a Folha de São Paulo ter uma só linha de elogio à gestão Kassab? E alguém viu Serra falando do Plano "SP 2040" em contraponto ao Arco do Futuro de Haddad? Qual motivo? Má fé? Miopia mercadológica? Tudo isso e mais um pouco? Para quem não é de São Paulo e acompanhou a campanha, tendo em vista os seus desdobramentos nacionais, é inexplicável que o projeto não tenha sido eixo central da estratégia tucana. Leiam, abaixo, o editorial do jornal paulistano.
A São Paulo dos sonhos
O lançamento pelo prefeito Gilberto Kassab do plano "SP 2040 - A Cidade
que Queremos" é uma demonstração de que vai se formando um consenso
sobre as diretrizes a serem seguidas para transformar São Paulo numa
metrópole mais equilibrada, eficiente e humana. O projeto começou a ser realizado há dois anos, sob a coordenação do
secretário municipal Miguel Bucalem (Desenvolvimento Urbano).
Abrangeu,
entre outros colaboradores, 40 especialistas da USP, 81 técnicos da
prefeitura e sete consultores internacionais. Em 365 páginas, conclui
que uma nova São Paulo pode estar pronta em 2040. Entre as metas, o tempo médio de viagens a trabalho deve cair dos atuais
49 minutos para 30 e a participação dos meios coletivos nos
deslocamentos motorizados deve passar de 55% para 70%. Na habitação, seriam reduzidos a zero os 23% de domicílios que hoje
fazem parte de favelas. A despoluição de rios e córregos chegaria a
100%. Todos teriam área verde a 15 minutos de caminhada de suas
residências. A oferta de emprego seria mais bem distribuída, e a cidade
consolidaria sua posição na economia global como polo de serviços,
finanças, eventos, informação, pesquisa e conhecimento.
"SP 2040" tem potencial para se tornar mais que um exercício de
futurologia a ser engavetado e esquecido. Todos os objetivos foram
orçados, e os responsáveis pelos recursos, mapeados. Essa futura São
Paulo custaria R$ 314 bilhões ao longo de 28 anos -e quase metade disso
seria para a expansão já em curso, pelo governo do Estado, da rede de
trens e metrô.
De um modo geral, o estudo é compatível com os princípios do Arco do
Futuro, plano do prefeito eleito, Fernando Haddad (PT), para o
desenvolvimento da cidade. Ambos também se coadunam com o atual plano
diretor, cujos princípios básicos serão provavelmente mantidos na nova
versão a ser debatida na Câmara Municipal.
O que nenhum dos documentos oferece é a garantia de que serão postos em
prática. A maior deficiência do planejamento urbano, em São Paulo e
noutras problemáticas metrópoles nacionais, está nas soluções de
continuidade, na tendência a sempre rever e pouco executar. Não basta que os objetivos sejam corretos e tenham seus custos estimados. É preciso arregaçar as mangas e fazer.
19 comentários
no papel eh tudo muito bonito...
Replyeh um Brasil sempre vistoso, eficiente e poderoso...
já quando chega a realidade, ai eh a desgraceira de sempre...
Coronel.está aí o PAC que não nos deixa mentir, nem a transposição do velho Chico, onde a idéia dos petralhas era acabar com a sêde dos sertanejos, mas eles estão acabando é com a vida deles, como parte do programa acabar com a miséria.
Reply
ReplySP-2040? Estão é de gozação, eles não,fazem nem a lição do dia e se metem a fazer futurologia a longo prazo.
É só ver a situação do Metrô que se arrasta a passos de cagado, cade a famosa linha 5 que vai da Luz à Vila Sonia? Vai virar obra "De século" e não "Do século".
Vejam a situação da violência, morar em São paulo virou aventura, agora deram de parar ônibus e carros nas estradas e fazer arrastão.
E ainda tenho que ler uma aberração como SP-2040;
Vamos resolver os problemas de hoje primeiro.
É tudo timing político. Simples assim. Agora, a piada é inevitável... quem percebeu, guarde, prá contar na hora certa. rsrsrs
ReplyMesmo que Serra tivesse comentado sobre este maravilhoso projeto SP-2040, ainda assim perderia a eleição. Kassab sempre esteve presente na derrota do Serra, pois muito antes ele já estava de mãos dadas com os petralhas.
ReplyEste projeto pode a salvação da lavoura para São Paulo (não consegui abrir o link), mas quem garante que vai sair do papel?, que vão arregaçar as mangas??? Aliás, os projetos tão propalados pela Mde. Satan em 2010, a maioria não saiu nem sairá do papel. Foram puro estelionato eleitoral, e o povo caiu como um pato. Ex: casas, creches, quadras esportivas, UPA's...
É bom falar de projetos novos em eleições quando os mesmos já estão em andamento, sua execução pode ser vista e sentida pelos cidadãos.
Posso estar equivocada, mas é o que penso. Só consigo realizar o que vejo, o que é real.
Chris/SP
OFF
ReplyMORTOS SEM NOTÍCIA. OU: VOCÊ QUER INFORMAÇÃO OU TERRORISMO?
(...)
Impressão X realidade
A política de segurança pública de São Paulo está sendo fuzilada sem chance de defesa, com requintes de covardia técnica, intelectual e política. Houve, sim, um recrudescimento da criminalidade no estado, o que requer uma intervenção especial do poder público. Mas daí a caracterizar a situação como perda do controle vai a diferença que distingue a verdade da mentira. O alarde não busca corrigir erros e vícios. Ao contrário. Ele ignora e esmaga as virtudes de uma gestão que, nos últimos dez anos, merece mais elogios do que críticas.
(...)
A vida humana é assunto sério e não pode ficar entregue a chicanas político-partidárias e ao terrorismo. Usar a criminalidade urbana como parte de um projeto político para tomar o Palácio de Inverno — no caso, o dos Bandeirantes — não é decente e merece o repúdio dos paulistas e de todos os brasileiros de bem.
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/mortos-sem-noticia-ou-voce-quer-informacao-ou-terrorismo/
Ótimo texto de RA, publicado na Veja desta semana!
Chris/SP
Coronel,
Replysua frase ainda ecoa comentando a eleição do Haddad: "ruim para São Paulo e bom para o Brasil". Perfeito.
Por falar e m criminalidade urbana, a que o Coronel atribui a escalada de violência em Santa Catarina? E por que Santa Catarina, um Estado aparentemente inóquo a esse tipo de desvario do banditismo nacional?
ReplyLilyane
duas coisas vão enterrar a República:
Reply1) Midias ( tv radio jornais e revistas)
2) a miséria intelectual brasileira
porque politicos jah estão lá faz horas.
Pô, que tristeza! Em 2.040, a maioria que frequenta o blog já estará nas calendas. Alguém parou e fez as contas? Não vamos pode gozar estas delícias.
ReplyPara o anônimo das 7:31 - cai fora de Sampa, meu! O que é que V. está fazendo neste inferno que V. descreve?
Sds
Um plano elaborado por "40 especialistas da USP, 81 técnicos da prefeitura e 7 consultores internacionais" só pode estar fadado ao mais vergonhoso fracasso. Fora a dinheirama que vai ser desviada para as cuecas petistas.
ReplyO que falta no Brasil é ter um curso intensivo com os EUA, Canadá, Inglaterra, França, Alemanha, Japão, Coréia do Sul e outra nações de primeiro mundo para saber como ser um país desenvolvido, civilizado, mais ordeiro e onde ao menos as reformas necessárias sejam feitas, sejam mantidas e deixe o povo em paz para viver.
ReplyO PCS Primeiro comando de S.Catarina é um "franqueado do PCC, eu vi nas televisões que o PCC está tornando-se uma estrutura internacional, muito semelhante à Alquaeda, a franquia de Bin Laden, os PC ( franquias do PC soviético ou do chinês ).
ReplySão metástases que crescem como o câncer na AMÉRICA LATRINA INTEIRINHA e não duvido que o PCC se una às FARC e as domine pois os narcoterroristas deixaram de lado a política e quando o "tratado de paz na Colômbia for assinado", uma anistia, desarmamento e o núcleo político tornar-se um PT colombiano e os que viam nas FARC apenas uma fachada para traficar, FILIAR-SE-ÃO ao PCC colombiano , filial do PCC paulista e vassalo. O OBJETIVO DO PCC (máximo) é a união de todas as máfias latinas e desorganizar todos os governos, têm muito dinheiro e podem ganhar países onde legalizam o dinheiro e compram armas, seria o caso da Venezuela e Nicarágua.
Com o PCC - ZETAS - FARC fortes, os terroristas teriam poder para com mísseis, à semelhança do Hamas de Gaza enfrentar os americanos e as máfias americanas atrapalharam os marineres, será uma guerra muito irregular e prolongada por todo o continente americano, do Canadá à Argentina e Chile, os governos vão ter que gastar muita bala para vencer o QUARTO REICH do tráfico e será uma "guerra do fim do mundo" com o tráfico perdendo e com muita fragmentação e guerra entre máfias.
-
São Paulo tem que "tomar maciça quimioterapia policial" e muitos inocentes vão morrer junto, de modo semelhante à cura do câncer, morrem células normais junto com o tumor.
O que Sampa precisa dá pra ver em feriadões: redução drástica de moradores. Fica um céu! Tá, ok, 'quase' um céu... Sem drogados e bandidos ficaria nota mil.
ReplyDevem é desestimular a vinda para a capital e entorno e estimular saída.
Devem construir vilas pelo Brasil e perto delas opções de emprego, renda e educação de qualidade. Dando prioridade de moradia a quem quisesse sair de Sampa.
Bota no PAC/SP que sai feito salsicha, embutido roliço só não se sabe do que é feito.
ReplyJosias está dizendo que serra disse que o culpado pela derrota dele é Kassab.
ReplyCoitado do Kassab, apanhou o tempo todo dos candidatos adversários do Serra, agora apanha do Serra.
Eu já vi algumas vezes a critarura se virar contra o criador.
Agora o criador, se virar contra a criatura é a primeira vez.
Deve ser o sinal dos tempos, né??????
Puxa! E num é que SunPaulo já está melhorando?A Falha de SP está vendo SP com outros olhos...e o menino malufinho nem começou,imagine quando ele estiver se instalado a maravilha que vai ser.
ReplyPCC tá alegre com Haddad...http://blogdopaulinho.wordpress.com/2012/11/18/pcc-festeja-o-retorno-da-tattolandia-em-sao-paulo/
ReplyTUDO PROPAGANDA
ReplyNão vão fazer NADA1 Vão é desviar toda essa dinheirama e enfiar no bolso!
QUE SE FAÇAM CAMPANHAS PARA QUEM NAÕ ESTIVER SATISFEITO EM SP SE MUDAR...
NÃO AGUENTO OS NÃO PAULISTANOS RECLAMAREM O TEMPO TODO COMO SE SP FOSSE O PIOR LUGAR DO MUNDO MAS, NÃO ABREM MÃO DA EDUCAÇÃO, MORADIA, SAÚDE E EMPREGO DAQUI