Atraso em obra do PAC é "regra do jogo".

Comentário: ao que parece, mentir sobre os números do PAC também é parte da estratégia do governo petista. Uma das obras apresentadas como 99% pronta no último balanço apareceu, ontem, com 87% da execução.

Atraso em obras "é regra do jogo", disse a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, em apresentação de balanço do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A ministra é a responsável pelo programa carro-chefe do governo em termos de obras públicas. Entre 2010 e 2012, o PAC cumpriu 40% dos gastos programados até 2014 e tem grandes projetos, como refinarias, ferrovias, canais de irrigação e estradas, com mais de dois anos de atraso.

A declaração da ministra ocorreu poucos dias depois de o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) também ter tratado com franqueza um tema de sua responsabilidade, as prisões. Cardozo chamou carceragens brasileiras de medievais e disse que preferia morrer a cumprir uma pena longa em algumas prisões. A frase de Belchior foi dita quando explicava o critério de classificação das obras do PAC no balanço. Um grupo de obras consideradas mais importantes para o governo recebe no balanço carimbos de "adequado" (verde), "em atenção" (amarelo) ou "preocupante" (vermelho).

Todas as vezes em que essas obras monitoradas atrasam, o governo reajusta o prazo delas nos balanços, alongando a previsão de encerramento. Quando faz a mudança, ele também muda a classificação, colocando-a, muitas vezes, como adequada. "Os quadros 'atenção' e 'preocupante', para nós, significam o risco que essa obra tem para ter continuidade necessária. Se eu colocar cada dia de atraso, tudo teria que ser vermelho", disse.

"Então atraso é da regra do jogo, e, como você [repórter] mesmo salientou, a gente discutiu isso aqui no último balanço e o tamanho dele tem se verificado proporcionalmente ao período previsto de obra. Então, o que colocamos é a criticidade." 

Caso emblemático das mudanças é o trem-bala. Os balanços do PAC 1 apontavam que a licitação seria concluída em 2010. A concorrência não tem sequer edital -a previsão é que seja publicado no dia 26- e o governo mantém o sinal de adequado na obra. O mesmo ocorre com as refinarias da Petrobras em Pernambuco e no Rio. Ambas estavam com previsão de conclusão em 2010. A refinaria no Nordeste tem 64% de execução, e a do Rio, 41%. Mas esses números nem podem ser considerados firmes. No caso da Ferrovia Norte-Sul, o trecho entre Uruaçu e Anápolis (GO) aparecia no balanço do PAC anterior com 99% de conclusão. No atual balanço, aparece com 87%.(Folha de São Paulo)

10 comentários

Atraso em obras é "regra do jogo"...

Se as palavras fazem sentido, significa que obras atrasadas são propositais, para se roubar mais! Ficam mais dispendiosas de propósito.

PAC = Programa de Aceleração da Corrupção!


Chris/SP

Reply

Coronel,
pelo menos a antinha reconheceu que são incompetentes.

Reply

Miriam Belchior cometeu um engano quando diz "Então, o que colocamos é a criticidade."
Acho que o correto seria CRETINOCIDADE

Reply

Então quer dizer que se colocar cada dia de atraso tudo era pra aparecer em vermelho? Assim é muito fácil. Governo incompetente! O Exercito concluiu as obras do aeroporto de guarulhos antes do prazo e com um custo menor. A unica desculpa para esses atrasos é incompetência!

Reply

Será que isto também faz parte da "regra do jogo"???

PREVISÃO DE CUSTOS EM 50 DIAS, UNIÃO ELEVA EM 400% O GASTO COM SEGURANÇA PARA COPA

http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2012/11/20/em-50-dias-governo-aumenta-em-500-previsao-de-gasto-com-seguranca-de-eventos-da-copa.htm

É isto que dá alterar a lei e o acompanhamento do TCU. Quem vai pagar a conta???? Claro, os otários dos contribuintes!!!


Chris/SP

Reply

PORQUE A DELTA DO LULA CONTINUA A RECEBER DINHEIRO DO PAC PAC PAC 2, DA DILMA ROUSSEFE TERRORISTA, SERÁ A DELTA UM NOVO ESQUEMA DO LULA PARA SURRUPIAR DINHEIRO FÁCIL DOS COFRES DA CASA DA MOEDA( A VERDADE É A SEGUINTE, O DINHEIRO PARA OS CORRUPTOS SAI DIRETAMENTE DA CASA DA MOEDA, E VAI ESQUENTAR NAS LAVANDERIAS DA DELTA CONSTRUÇÕES).

Incentivada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e criada há mais de seis meses com o apoio dos partidos da base aliada, a Comissão Parlamentar de Inquérito deverá poupar a Delta Construções, empreiteira cujos diretores estavam ligados ao esquema de fraudes em licitações do contraventor Carlos Augusto Ramos. Também devem ser indiciados o prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), e o deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO).

Reply

Cel
É impressionante a incompetência deste governo. As obras não saem do papel e as que saem são como a "transposição do rio S. Francisco...caríssimas, não ficam prontas, o dinheiro não chega, já que para nos bolsos e nas cuecas dos petralhas e cias. Esther.

Reply

Anunciado em 2011, projeto do MEC não entregou nenhum tablet

Reply

A "mão-grande", sim é que é regra principal dos comunistas!!!

Reply

Sinceramente, o Brasil deveria expulsar esses brasileiros do setor de infraestrutura e chamar os Japoneses, Sul Coreanos, Alemães, Franceses, Ingleses, profissionais dos EUA, Canadá e outros mais para ensinar a esse povo primitivo como se faz grandes obras reduzindo custos e entregando antes do prazo.

O Brasil tem uma CULTURA ATRASADA, aqui DISCIPLINA, ORDEM, EFICIÊNCIA, COMPETÊNCIA é crime! Brasileiro é um povo FOLGADO, não gosta! Quem gosta é os povos dos países citados, por isso são primeiro mundo.

O Brasil nunca será primeiro mundo enquanto não tivermos uma profunda mudança CULTURAL.

Reply