PT ainda não completou a sua cota de incompetência na Educação.

O editorial abaixo, do Estadão, mostra o que qualquer brasileiro, com um pingo de experiência em educação, já preconizava: o insucesso do sistema de cotas inventado para fazer demagogia com dinheiro público. Os cotistas são mais limitados, não por culpa deles, mas por culpa de uma péssima gestão da Educação nos níveis fundamental e médio. Colocar um índio na faculdade e querer que ele tenha o mesmo aproveitamento de um branquelo que estudou em colégio particular e fez intercâmbio nos Estados Unidos não é política "afirmativa": é cinismo. Para tentar salvar o Programa Ciência sem Fronteiras, bingo! - o governo vai lançar o Programa Inglês sem Fronteiras. Mercadante descobriu que para estudar nos Estados Unidos é preciso ter proficiência em inglês. Mas tem mais. Também vai ter cota para estes programas. Leia abaixo.

Ao divulgar o decreto e a portaria que regulamentam a Lei de Cotas, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, acabou reconhecendo que a lei dará acesso às universidades públicas a estudantes que não estão preparados para cursá-las. Aprovada há dois meses pelo Congresso, a Lei de Cotas obriga as universidades e institutos técnicos de nível médio federais a reservarem 50% de vagas para alunos que tenham feito integralmente o ensino médio em escolas públicas.

A lei também estabelece subcotas por critérios de renda e de raça. No primeiro caso, metade das vagas reservadas a "cotistas" deverá ser preenchida por estudantes com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo (R$ 933). As universidades e institutos técnicos federais poderão exigir cópia da declaração do Imposto de Renda, extratos bancários e até nomear uma comissão encarregada de visitar o domicílio dos candidatos para verificar se vivem em famílias com baixa renda. O decreto cria ainda um Comitê de Acompanhamento das Reservas de Vagas nas Instituições Federais de Educação Superior e de Ensino Técnico, que terá, entre outras, a incumbência de fiscalizar o cumprimento da Lei de Cotas e propor "programas de apoio" a cotistas.

Já no caso das subcotas raciais não haverá qualquer tipo de controle, bastando aos candidatos declarar se são pretos, pardos ou indígenas. Pelo decreto, os candidatos pretos, pardos e indígenas disputarão as mesmas vagas. Caberá, contudo, às universidades federais a prerrogativa de separar as subcotas raciais das cotas para indígenas.

"Fomos o último país a abolir a escravatura nas Américas. A política de ações afirmativas busca corrigir essa dívida histórica. Temos de dar mais oportunidade àqueles que nunca tiveram, que são os pobres", disse o ministro da Educação, depois de anunciar que vem preparando um sistema de tutoria e cursos de nivelamento para cotistas. "Os alunos terão um tutor que os acompanhará, verá as deficiências, ajudará a reforçar o que é necessário", afirmou. Com isso, ele admitiu os problemas de aproveitamento e desempenho escolar que a Lei de Cotas introduzirá nas universidades e institutos técnicos federais. É como se reconhecesse que as universidades e institutos técnicos federais passarão a ter dois tipos de alunos - os de primeira classe, escolhidos pelo princípio do mérito, e os de segunda classe, beneficiados pelo sistema de cotas.

"A experiência demonstra que parte desses alunos precisa de acompanhamento, especialmente no início do curso. Temos de garantir que saiam em condições. Inclusive, vamos fazer uma política de assistência estudantil, para que os cotistas possam se formar e ter seu diploma", afirmou.

Contudo, mostrando como são tomadas as decisões do governo na área social, o ministro anunciou que o "modelo nacional de nivelamento e tutorias" não deverá estar pronto antes do próximo vestibular, quando o regime de cotas entra em vigor. Portanto, apesar da retórica oficial em favor de políticas afirmativas, o MEC não estava preparado para lidar com os problemas trazidos por uma lei que aumentará significativamente as responsabilidades, a burocracia e os gastos das universidades e institutos técnicos federais com atividades-meio.

A preocupação em agitar a bandeira das cotas às vésperas de uma eleição é tanta que, na mesma entrevista em que reconheceu que o governo ainda não tem um plano de nivelamento e tutoria para cotistas, Mercadante disse que está cogitando de usar o sistema de cotas também no programa Ciência sem Fronteiras, que dá bolsas de graduação e pós-graduação no exterior. Mas, segundo ele, essa iniciativa teria de ser precedida do ensino em massa de inglês e de outras línguas. "Se não tem proficiência em inglês, só posso mandar os alunos para Portugal", afirmou. O ministro alegou que o MEC está preparando o programa Inglês sem Fronteiras. Mas, como se tornou rotineiro na administração petista, ele deverá ser implantado depois do anúncio da extensão do regime de cotas para o Ciência sem Fronteiras.

28 comentários

A educação no Brasil foi arrasada com o PT.
E aguardem o que o PT vai fazer depois de fechada as eleições de domingo próximo.
O J.Dirceu vai por merda no ventilador.
Aguardem, para verem do que os comunistoides ladrões são capazes.
A quadrilha petista vai badernar.

Reply

Coronel,

mais um plano para terminar de vez com o Brasil!
Tudo caminha para acabar com as federais, com a competitividade de nossos jovens brilhantes, com o crescimento do país.
Estão semeando discórdia sob a desculpa de que
"Fomos o último país a abolir a escravatura nas Américas. A política de ações afirmativas busca corrigir essa dívida histórica"!

Os USA que foram violentos com a escravidão NUNCA tomaram tal atitude.

Outro absurdo:
"para que os cotistas possam se formar e ter seu diploma", diz o Mercadante-doutorado-biônico-comprado.
E por que entrariam na universidade se não para se formar e adquirir um diploma, hein, sr inéPTo?????

Meus amigos que trabalham em federais estão desesperados!

Se fosse eu, pediria certamente para ganhar mais!
Ter que aguentar alguém despreparado e transformar em médico???
Misericórdia Senhor!

E o sistema de tutoria então! Professores universitários virarão babás de crianças intelectuais.
Muito grave tudo isso.

Obviamente, as pessoas tem o direito de crescer.
MAS POR MÉRITO!

MELHORE O ENSINO BÁSICO Mercadante.
DNA DILMA - cumpra o que prometeu na sua campanha: VALORIZE OS PROFESSORES BRASILEIROS!

Ao contrário, agora na tal greve das federais que durou meses, Dna Dilma fechou negociações unilateralmente e parou de negociar com os professores!
Tenho amigos na UFRJ que contaram está tudo sucateado por lá.

Pobre Brasil!
Pobres de nós.
Até quando ficaremos calados???

FORA PT!

Flor Lilas

Reply

POR FAVOR ME EXPLIQUEM:
O PT ABOMINA OS EUA. ACHA QUE TUDO O QUE ELES FAZEM ESTA ERRADO.

O PT ADORA CUBA E FRANÇA. ACHA QUE TUDO O QUE ELES FAZEM ESTÁ CORRETO.
PORQUE ENSINAR INGLÊS E NÃO CASTELHANO OU FRANCÊS?

Reply

O PT gosta é de grana...e a grana está onde está o poder......O PT está se lixando para a diversidade...Ele apenas descobriu que os negro se tornaram maioria no país e estão empenhados em afagá-los com agrados...No meu modesto entender estão se lixando para as verdadeiras condições da população negra...querem é votos...para o poder...para a GRANA...objetivo final de todo comunista...GRANA SEM TER QUE RALAR......

Reply

Sou professor universitário há anos e já não aguento mais o baixissimo preparo dos alunos em todos os níveis: da graduação ao ´pós-doutorado. Ciência e inovação não se fazem com marketing, com cotas e decretos. São feitas por gente preparada, que sabe Matemática. Física, Quimica, Biologia, Inglês. Hoje os alunos formam-se em Engenharia sem saber usar uma calculadora básica (HP nem pensar) e sem saber fazer uma derivadinha simples. Mal sabem fazer medidas com uma....régua. Não sabem transformar litros para metros cubicos. Conheço "grandes pesquisadores" cujo CV Lattes é engordado com base em "artigos" feitos e publicados com muito dinheiro público. Conheço laboratórios que gastam muito dinheiro público e só servem para publicidade dos petralhas. Brasil: o país do marketing. Haja gênios goebellianos aí.

Reply

Cel

Atualmente a garotada não quer saber de Educação e sim de Novela, Bolsa Familia, Funk e Balada.

CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE

Átila

Reply


Mandar alunos para Portugal ? Aprender português ?
Minha nossa, vão quebrar este paìz...

Reply

Falando sério,gente,a mídia, os partidos,apostaram muito no "Lula ,o breve," na sangria lenta da esquerda.A verdade é que a mídia, Serra, FHC, são incompetêntes.Há sim,espaço para um partido conservador(no brasil)desde que não tenha medo de dizer:"Eu sou de direita".

Reply

universidade virou ensino básico!

quá-quá-quá...

tem gente que entrará para a universidade para que o seu "tutor" ensine a extrair raiz quadrada?

essa de tutores foi de lascar...

só na cabeça doente desses petistas de merda...

depois, sei la eu o que os índios tem a ver com a escravatura...

só na cabeça perturbada desse irrevogável ministro...

Reply

""Se não tem proficiência em inglês, só posso mandar os alunos para Portugal"

kkkkkkkk....

eis a potencia dos petralhas!

eh preciso mandar os alunos estudar em um pais atolado em problemas econômicos e a beira da falência e que, nem de longe, eh tido como referencia em educação quando comparado com seus companheiros europeus..

Reply

ensino em massa de inglês?

nóóóósssaa, os PSOListas e o Aldo Rebelo terão um colapso nervoso!

não vão mais poder proibir o uso do "50% off"...

Reply

É pra ganhar voto dos negros, pardos e mestiços, assim o PT se perpetua no poder, pois além das bolsas "qualquer coisa", agora o PT quer conquistar os jovens com as cotas.
Afinal, se fosse por questões de princípios, o PT teria imposto cotas pra candidatos à vereador, deputado e prefeitos, mas isso eles são contra, afinal, Marcos LuIa, que é branco, foi candidato a vereador em SBC teria dificuldade de se tornar candidato, caso existisse cotas dentro do partido.

Reply

Cel.

Fiquei só imaginando como este bando de ignorantes vai traduzir para o Inglês: Nóis pega os peixe!

Hahahahahahaha


Chris/SP



Reply

O Brasil está a passos largos para se tornar uma Venezuela, as vezes dá vontade de mudar desse país onde a ignorancia na hora do voto se sobressai... não dá para aceitar que um partido q seus lideres tenham sido condenados por corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha elejam seus candidatos, uma vergona. As trevas se aproximam não gostaria de ficar aqui para conferir.

Estevam/SP

Reply

e vão estudar o que em Portugal?

a inigualável medicina portuguesa?

as soberbas e robustas engenharias civil, elétrica e espacial lusitana?

ta mais com cara de bolsas-turismo pra gurizada curtir uma temporada na Europa...

igualmente os espertos que escolhem estudar ou aperfeiçoar inglês na Australia...

com os EUA aqui do lado, o Canada idem e a Inglaterra não tao longe, a rapaziada pede ao "papi" para bancar um incremento no inglês justamente no outro lado do mundo, onde ha praias e as noitadas são do balacobaco...

Reply

O sinistro é irrevogavelmente incompetente e não consegue nem formular uma frase simples: começa falando de escravatura e conclui com pobres, como se não os houvesse de todas as "raças".

Reply

Tem um jeito "bem brasileiro" de implodir essa palhaçada de cotas!

TODOS OS VESTIBULANDOS, NÃO INTERESSA A COR, DEVERIAM SE INSCREVER COMO SENDO PARDOS, ÍNDIOS OU NEGROS. POR QUE? ESTÁ PROVADO QUE A POPULAÇÃO BRASILEIRA TEM EM SEU DNA MAIS DE 80% DE GENS DE ÍNDIOS E NEGROS. ELES ESTÃO NA ORIGEM DA FORMAÇÃO DO NOSSO POVO QUE É MAJORITARIAMENTE 'MESTIÇA'!
O DNA DOS BRANCOS EUROPEUS ESTÁ RESTRITO A ALGUMAS REGIÕES OU ÁREAS DO BRASIL (SUL/SUDESTE).
SE O ESTUDANTE PODE APENAS DECLARAR A SUA COR, QUERO VER COMO É QUE ESSE governinho vigarista vai fazer para provar o contrário. Vai mandar fazer exame de DNA em TODOS os milhares de inscritos? NÃO! Porque NÃO existe estrutura para isso! Além do custo!

Reply

Meu caro coronel,
Sabe qual é a coisa mais interessante nos dias de hoje? É simples; tudo o que é publicado num jornal ou num blog, em sendo mentira logo em seguida outro vai e desmente. É por isso que atualmente os moralistas (que na verdade não possuem moral nenhuma) estão se acabando. Tudo aquilo que era pregado na mídia como verdadeiro, hoje sabemos ser falso. Entenda, nem você vai escapar se estiver sendo parcial. Afinal, quem põe a cara para bater, deve estar com as duas faxes limpas. Ou vai apanhar mesmo.

Reply

Eles tentam corrigir o erro de um péssimo nível básico escolar, por conta da incompetência do ministério da educação que há 50 anos deixou de se preocupar com conteúdo dos cursos com a eficácia do ensino, e agora forçam a barra para dar um diploma a um coitado que pouco aprendeu, foi pra frente por aprovação automática por progressão continuada, e isso é miopia pedagógica no ensino Assim, um chucro terá um canudo chamado diploma mas que não lhe acrecenta nada para as disputas no mercado de trabalho. Pelo contrário, essas cotas serão para o resto da vida um estígma, uma cicatriz, uma marca indelével, indestrutível que vai discriminar mais do que ajudar os que aceitaram essa muleta. Penso que a dedicação, o empenho, a garra é que levam à conquista plena e mercida, cotas jamais serão parâmetro, nunca vão igualar ninguem. Portanto esse paleativo não vai corrigir injustiças ou dificuldades de ninguem, o problema só vai piorar. Para corrigir é preciso o Estado dar ensino de qualidade, desde o primeiro anos de escola. Cotas confirmam a incompetência do Estado.

Reply

CORONEL,


Leia esse artigo publicado no mídia sem máscara, portal de extrema direita.


Dica: É sobre o kit-gay, PSDB, etc.


Perceba que para um conservador de verdade, não faz diferença nenhuma votar no PSDB ou no PT. Os tucanos seriam apenas um 'mal menor'.



http://3.bp.blogspot.com/_-VsOe-STkrk/SMfY6zdSzsI/AAAAAAAAAdg/vRsBN9v5Z8Q/S230/PT+no+Lixo.jpg

Reply

Coronel, boa tarde.
Conheco alunos que participam do Ciencia sem fronteira, programa do PT para conseguir mais votos,e esses alunos foram à Europa para estudar com uma "gorda" Bolsa de Estudos, paga com o nosso dinheiro.
Ocorre que esses alunos estao fazendo turismo com o nosso dinheiro e rindo da cara de quem ficou estudando e pagando sua viagem.

Reply
Carlos, o vira-lata mod

O governo não consegue melhorar o ensino fundamental nas escolas de ensino fundamental, e vai transferir o ensino fundamental para as universidades?
Esses tutores serão os petralhas desempregados ou o governo vai importar tutores de cuba?
Alunos que mal falam o portugues serão enviados aos EUA para se tornarem experts em inglês?

Reply


Estevam/SP

Não concordo que o Brasil possa se tornar uma Venezuela, os petralhas querem mesmo é transformá-lo numa Bolívia.

Reply

Depois ele vai descobrir quje para o ingles sem fronteiras funcionar vai ser necessário implantar o alfabetixação sem fronteiras...

Reply

Coronel,
quando essa corja deixar o poder, o Brasil levará muitos anos para reparar os desmandos que essa quadrilha deixará com herança. Infelizmente, com essa oposição medíocre que nos resta, fica muito difícil vislumbrar essa luz à curto prazo.

Reply

Flor Lilas 21 de outubro de 2012 09:48

Querida, sua indignação é a minha também. As universidades públicas estão sucateadas, é de doer. Meu marido é professor de graduação e pós, e tem que tirar do próprio bolso até o material que precisa para dar aulas e outras coisas que o Estado tem obrigação de dar, além de trabalhar muito para conseguir financiamento para projetos de pesquisa - e assim não ter que parar tudo.

A política do PT levou o nível do ensino para abaixo da crítica. Ao se formarem em DOUTORADO ou PÓS-DOUTORADO, tem muitos alunos que não conseguem tirar a nota mínima nos concursos para professor, é inacreditável. Não é muito difícil um concurso público nas universidades ter que ser aberto novamente, porque NINGUÉM passou. E vai piorar.

Mariana

Reply

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... isso me lembra o tempo que trabalhei no campus da UFAL em Arapiraca. Ouvi algo parecido de uma coordenadora de graduação. Mandei ela pastar!

Eheheheeheh... no meu curso, o aluno só passa de souber a matéria, se não souber, pouco importa se ele é branco, preto, amarelo ou verde marciano.

A qualidade do aluno que chega na universidade hoje é sofrível, principalmente em universidades menores. Imagine os médicos que saírão desses cotistas?

Aliás, na UF onde trabalho atualmente, uma aluna cotista ganhou na justiça o direito de ter seu material escolar de um curso da área de saúde comprado pela universidade. Aliás, outro dia conversando com uma aluna de enfermagem, fui informada que o material que os alunos usam no curso de odontologia, por exemplo, é comprado por eles mesmos.

Tutoria é uma forma discreta de implantar progressão continuada dentor das universidades. Aliás, ao contrário do que se vê em países como Coréia, o governo segue em passos rápidos para transformar o ensino de química, física e biologia em uma nova disciplina chamada de Ciências Naturais. Eheheheheh... pelo menos vai resolver o problema do professor: ao invés de fazer concurso para 3, só precisará de 1.

Juro que na primeira oportunidade que eu tiver, mudo de país. Se Haddad ganhar em SP, o que eu acho difícil, mas supondo que o paulistano decida descer a tal lamaçal, fica provado que o brasileiro não tem jeito mesmo.

Fica também provado que o brasileiro ao nascer, apanha na cabeça ao invés de no bumbum, daí a moleira não solidifica nunca. Eheheheheeheh

Reply

Já que nenhum conservador de verdade poe a cara pra apanhar de um politicamente hipocrita ou de um comunistinja de "boutique" ou de um "ecochato" digo o que a maioria de nos tem vomtade de fazer e nao tem coragem de dizer abertamente: " Já está passando de hora de pegarmos em armas e começar o justiçamento contra essa corja terrorista que se traveste de " comunista democrata, amigo do povo e do progresso"!!!!
Estamos de saco cheio de ver nossa patria sendo, aos poucos, sangrada e o que foi construido com muito sacrificio de todos os brasileiro( todos mesmo de ricos a pobres) sendo desconstriudo com a ajuda dessa midiazinha fuleira!!!
Estamos de saco cheio de ver " governantes" fazer continencia com chapeu alheio e beneficiar somente uma parcela da populaçao com um objetivo unico de gerar voto de cabresto evoluido!!!
Fico puto com gente covarde que renega quem é e sua origem com medinho de ser pre- julgado por um bando de corruptos, incompetentes que se dizem " amigos da democracia!!
BATA NO PEITO!!! GRITE ALTO: SOU RICO OU SOU CLASSE MEDIA !!! PAGO IMPOSTOS E GERO EMPREGOS PRO POVAO! QUERO GOVERNO QUE ME RESPEITE E QUE GOVERNE EM PÉ DE IGUALDADE PRA TODOS OS BRASILEIROS!!
CHEGA DE ESMOLAS!!!! IGUALDADE PRA TODOS BRASILEIROS!!!

Reply