Os ministros do STF querem acelerar o julgamento do mensalão e definir até o dia 25 todos os condenados e as penas que terão de cumprir. Relator do processo, o ministro Joaquim Barbosa viaja dia 27, véspera das eleições municipais, para Dusseldorf (Alemanha), onde se submeterá a tratamento de saúde. Só deverá retornar ao Brasil em 3 de novembro. Por isso, ministros afirmam que o caso precisa estar encerrado até lá. Para essa arrancada final, o tribunal deve repetir a celeridade demonstrada no julgamento do publicitário Duda Mendonça, iniciado e concluído no mesmo dia. Nas próximas sessões ocorreriam os últimos julgamentos. Na semana que vem, os ministros se concentrariam no cálculo das penas. Três sessões seriam reservadas para solucionar pendência
A conclusão do julgamento dará nova munição às campanhas de adversários do PT pelo País, que já têm explorado, por exemplo, a condenação do ex-ministro José Dirceu e dos ex-dirigentes do partido José Genoino e Delúbio Soares. Até lá, além de julgar se houve a formação de uma quadrilha para cometer os crimes denunciados pelo Ministério Público, a definição das penas indicará quais réus terão de cumprir pena em regime fechado ou em semiaberto.
Para conseguir esse "sprint final", o tribunal deve repetir nas próximas sessões a celeridade vista no julgamento do publicitário Duda Mendonça, o ex-marqueteiro de Lula absolvido dos crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Foi a primeira vez que o tribunal conseguiu iniciar e concluir o julgamento de uma fatia do processo no mesmo dia.
Nesta quarta-feira, 17, conforme a expectativa do relator, o tribunal deve encerrar o julgamento dos ex-deputados petistas Professor Luizinho – já absolvido pela maioria –, João Magno e Paulo Rocha e do ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto. Os quatro são acusados de lavagem de dinheiro por terem recebido recursos do esquema. O encerramento desse item depende dos votos dos ministros Gilmar Mendes, Celso de Mello e Carlos Ayres Britto.
Em seguida, o relator do processo deve começar a ler seu voto sobre a acusação de que Dirceu e outros 12 réus do processo formaram uma quadrilha destinada à prática de todos os crimes que tornaram viáveis, segundo o Supremo, o esquema de compra de apoio político no Congresso durante o primeiro mandato do governo Lula. Barbosa adiantou que o voto relativo a essa fatia tem cerca de cem páginas.
Revisor do processo, o ministro Ricardo Lewandowski adiantou que seu voto será breve. Isso deixaria tempo para os oito ministros remanescentes concluírem, ainda na quinta-feira, o julgamento da acusação de formação de quadrilha.
Na próxima semana, os ministros se concentrariam apenas no cálculo das penas. Três sessões seriam reservadas para solucionar alguns impasses, como julgamentos que terminaram empatados – até agora, é o caso de quatro réus –, definir as penas e decidir sobre a imediata prisão dos condenados. A fim de evitar numerosas divergências, alguns ministros defendem reservadamente uma negociação prévia das penas. Caso contrário, o julgamento poderia ter diversas propostas de penas para cada um dos réus.
Encerrado o julgamento, o caso do mensalão entra em nova fase. Para que as penas comecem a ser cumpridas, conforme entendimento da maioria dos ministros, é preciso que o acórdão do julgamento seja publicado e que todos os recursos sejam julgados. A publicação do acórdão pode demorar meses. Depois disso, abre-se prazo para que os advogados e o Ministério Público entrem com recurso. Até o fim do julgamento desses recursos, conforme entendimento pacífico da Corte, os réus não podem ser presos. (Estadão)
13 comentários
Adorei a foto!! Prendam antes que eles fujam!!
ReplyXADREZ PARA A PETRALHADA CORRUPTA E LEVEM O CHEFE JUNTO TAMBÉM
so saber que o ZD tem o carimbo de condenado, na testa, fico todo feliz
ReplyGenoino ainda não devolveu a comenda?
ReplyCondenados pelo STF podem manter a honraria?
Que lindo! Esse uniforme caiu como uma luva pra eles. Perfeito! Aliás, o bando todo bem que poderia adotá-lo, principalmente, o pinguço barbudo.
ReplySe apesar de tudo isso que acaba de ser comprovado sobre a bandidagem petista, ainda assim, o povo votar no Haddad, é melhor recorremos à Organização Mundial de Saúde para sanear o Brasil, que além dos ratos do governo, o País está infestado de ratos eleitores. A leptospirose é doença grave e a Nação brasileira poderá estar ameçada de extinção.
ReplyHaddad é foco de alta periculosidade de contágio, deve ser combatido ferreamente pelos paulistanos, além de ser completamente despreparado para o cargo, mentiroso, faz parte do contexto da SOC. As promessas que ele faz na campanha e diz que inovará, o Serra já relizou todas faz tempo!
FORA HADDAD!
FORA PT!
FORA DILMA!
FORA LULA!
Coronel, tô aguardando o 5TF chancelar o NeuvSímbolo do PT:
Reply{P#}PTralha, onde o "T" se confunde com o "cruzado" das Grades..
Eeeepaaa! A TV Justiça foi empastelada pelos petralhas? Não vão deixar que vejamos a sessão de hoje?
ReplyDe que adianta condená-los se vão ser tudo secretário do Maldhadad em SP. Vai ser o kit mensaleiro. SP vai virar um super-cabidão. Vão meter no seco, sem ky sem nada no povo de SP. Custa explicar isso no horário eleitoral Coronel?
ReplyVAI MESMO MINISTRO JOAQUIM BARBOSA SE TRATAR NA ALEMANHÃ, AQUI CORRE O RISCO DE LEVAR UMA "INJEÇÃO DA MEIA NOITE"!
ReplyA etapa vai ter celeridade porque a PIZZA de alguns foi assada e pode no máximo empatar ( absolvição ).
ReplyA dosimetria das penas simplesmente vai dar zero ano dos que absolveram e não utilizar na média, utilizar média com exclusão dos juízes que fogem da "margem de tolerância" estatística.
Zé-Caroço pode ter pena de 15 anos na soma e sair com 3 anos da cadeia para cumprir outros 3 em condicional, perde os direitos políticos por 8 anos a partir da data da condenação e não poderá ser o substituto da Dima. Genoíno pode ser deputado federal depois da pena e o Prof. Luizinho não perde seus direitos políticos pela absolvição.
QUANDO SE TRATA TUMORES CANCEROSOS, MUITAS CÉLULAS SAUDÁVEIS próximas são atingidas pelo tratamento.
A próxima geração no PSDB é a do Bruno Covas e outros jovens da política paulista e brasileira.
Talvez apenas em 2020 o PT não mais terá petralhas, apenas ratinhos comuns como os outros partidos e a democracia chegue de verdade com a municipalização dos pleitos locais e temas nacionais sejam restritos a campanhas de presidente do país.
Legenda da maravilhosa charge:
ReplyAi... zum, zum, zum, zum, zum...
Tá faltando um!!!!
Huumm !! Qualquer semelhança é mera coincidência …
Reply1) A topada com o mindinho do pé esquerdo ;
2) O “meio” bicho encontrado na goiaba mordida ;
3) A mosca que caiu na deliciosa sopa ;
4) Aquela pancada com o cotovelo na quina da mesa ;
5) O primo bêbado abusado que chega na festa infantil ;
6) O furúnculo no meio das pernas ;
7) A gota d’água pingando a madrugada inteira ;
8) O pneu furado na estrada, na madrugada chuvosa ;
9) O vizinho de mesa, mastigando com a boca aberta ;
10)Aquele da “mão branca” na subida de elevador lotado ;
11)Aquele que fala bem de perto soltando perdigotos ;
12)O ovo podre quebrado na frigideira cheia de bacon frito;
13) E, em homenagem ao número, o ministro petista tentando defender os petistas mensaleiros condenados, contrariando a verdade, o bom senso, a tudo e a todos !!!
Voeeii…
Coronel,
Replytão lindinhos os 3 nesse modelito.
Não acham que lhes cai como uma luva?
Flor Lilás