Marcos Valério: 40 anos de pena, no mínimo 7 anos em regime fechado.

Condenado por formação de quadrilha, corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro e evasão de divisas no Supremo Tribunal Federal (STF), o operador do mensalão, Marcos Valério, ficará preso em regime fechado por pelo menos seis anos e oito meses. Nesta quarta-feira, Valério foi sentenciado a um total de 40 anos e um mês de reclusão e ao pagamento de uma multa de R$ 2,783 milhões.

A redução do tempo de prisão para um sexto da pena estabelecida só se aplicará, no entanto, se Valério tiver bom comportamento na cadeia e reparar o dano causado ao Erário. As duas condições foram lembradas nesta quarta-feira pelo ministro Celso de Mello. A 41ª sessão do julgamento do mensalão também foi marcada pela divergência entre os ministros Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandoski. O primeiro magistrado, relator do processo, optou por iniciar a progressão de pena de Valério acima do mínimo legal e foi criticado pelo revisor.

Especialistas consultados pelo GLOBO acreditam que o plenário do STF continuará dividido. Há ministros que apoiam a rigidez de Barbosa, e outros que se alinham com Lewandoski. — Na primeira parte do dosimetria, é praxe começar com a pena mínima. Mas Barbosa, ao proferir sua decisão sobre Valério, deu peso a culpabilidade, motivação do crime, circunstâncias e consequências, entendendo a conjuntura geral da organização criminosa e de sua permissividade — explica Carolina Haber, professora de Direito Penal da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Para o professor André Mendes, também da FGV, o ponto mais crítico da sessão desta quarta-feira aconteceu ao fim da dosimetria das penas para os crimes de peculato e corrupção ativa. Ao adotar um aumento de dois terços na condenação de Valério por conta do cenário de crime continuado (e não o mínimo de um sexto, defendido por Lewandowski), Barbosa mostrou-se severo e deu indícios de que adotará o mesmo critério com outros réus, entre eles o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu.— Barbosa foi rigoroso. Mostrou que, para ele, não houve só mera corrupção, mas uma estrutura contínua de poder — disse Mendes. (O Globo)

12 comentários

estourou tudo no careca!!!

pelas penas e pelos crimes imputados ao elemento, me parece que era o homem mais poderoso da republica, hein?

fez todo o esquema de comprar votos de políticos sem o conhecimento dos dois coronés do petismo, Lula Lelé e o Dirça...

ate no BB o homem entrava como se fosse o dono...

acredite se quiser!

abre essa maldita boca, careca!

game over!

Reply

Pena máxima prá esses bandidos.

Reply


E O CHEFÃO MAIOR, AQUELE QUEM DE FATO FOI O MAIOR BENEFICIADO ?
O MAIOR BENEFICIADO COM TODA ESSA PODRIDÃO, TA POR AI POUSANDO UMA DE BOM MOÇO COMO SE NADA DISSO TIVESSE ACONTECIDO EM SEU GOVERNO CORRUPTO !!! Quando , o verdadeiro beneficiado com toda essa podridão, vai ser denucniado, julgado e condenado? Quando ?
Quando aquele quem comandou a comrpa de votos(Apoio Politico) para se manter e se reeleger na presidencia será de fato resposabilizado por seus atos nicivos a essa nação.
Quando ?
QUANDO LULA SERÁ DESMASCARADO ?

Zé Dirceu ? Não, o verdadeiro CHEFÃO do mensalão, quem de fato foi o maior beneficiado com a compra de apoio politico para se manter no poder e para se reeleger , foi O Lulão .
Esse sim o Maior beneficiado com toda essa podridão nociva ao Brasil e benéfica para eles os mensaleiros do Lulão.
Lula sim, o verdadeiro chefão do mensalão conforme denuncia de um dos integrantes da Quadrilha era quem de fato + se favoreceu, foi o maior beneficiado se mantendo no poder e ficando milionário além de fazer outros da família milionário também .
E digo +, Lula ficouNão bem + milionário do que já é, porque as compras do Caças franceses super faturados não deu certo .

E AI MARCOS VALÉRIO , VAI OU NÃO CUMPRIR A PALAVRA ?
Segundo Marcos Valério, caso ele fosse condenado, ele revelaria a justiça com provas que Lula sabia de tudo e foi um dos principais articulares do Mensalão na compra de votos para se manter no poder . E ai marquinhos, vai ou nao cumprir a palavra denunciado quem de fato é o verdadeiro chefe de toda essa podrdão?
Vai ou não cumprir a palavra ?
Fui................

Reply

>>

Infelizmente, Valério não tem nada que possa colocar o chefe da quadrilha na cadeia. Se tivesse, o Apedeuta já estaria no banco dos réus. Como disse o PGR: trata-se de uma "sofisticada organização criminosa". Estrategicamente, o andar de baixo era isolado não sabia absolutamente nada do que acontecia no andar de cima.

<<

Reply

Coronel,

Quando chegar a vez do Zé Dirceu, o Lewandowski e seu "cupincha" não apitarão!!

Vai ser o "bicho"!!!!

JulioK

Ps.: Minhas duas próx. alegrias políticas: Zé Dirceu em cana e Aécio como vice do Eduardo campos!!! Vou rir muito!!!!

Reply

Vai Marcos Valério! Demonstra que vc tem bom comportamento ... Fala tudo, fala!

Reply

Cel

Só quero meu dinheiro de volta com Juros, Correção Monetária e Multas. Iguais a Receita cobra de todos os cidadão em falta com o fisco.

Átila

Reply

Realmente, o Valerio parecia dono do BB e tinha livre acesso também ao Banco Central. Mas, o plano não foi dele, não. O plano deve ter saído da mente do Zé Dirceu, que apresentou para o Lula, que o aprovou. Lula sabia de tudo, com certeza, mas não tinha competência para bolar um plano destes. O Valério veio depois. Porisso, tem mais é que abrir o bico pois a esta altura nada tem a perder.


Chris/SP

Reply

Coronel, ontem o Reinaldo Azevedo COMEU MOSCA ao afirmar que a maior pena que se pode impor são trinta anos, eu repliquei corrigindo em comentário e outros também, eu disse que um criminoso NÃO TEM LIMITE PARA SER CONDENADO, se Adolf Hitler fosse julgado no Brasil ele teria pena de vários bilhões de anos de prisão mas cumpriria TRINTA ANOS, o máximo que o estado TEM DIREITO DE PUNIR, quando chega a trinta anos e um dia o alvará de soltura TEM QUE SER CUMPRIDO PELA DIREÇÃO DO PRESÍDIO e o estado brasileiro e subnacionais PERDEM O DIREITO DE PUNIR. Se fizer novos crimes depois o Estado PODE PUNIR pois a constituição veda o cumprimento de MAIS DE TRINTA ANOS ININTERRUPTAMENTE, se o bandido fugir e ficar uma semana em livre, o diretor do presídio informa data da fuga e retorno do recapturado.
Se é alguém condenado a pena muito alta, os trinta anos serão depois da recaptura do bandido.
Exemplo: UM MALACO CONDENADO A MIL anos de cadeia, fica 20 anos preso e foge, quando for preso volta à prisão para mais 30 anos, cumpre 50 porque OS 30 ANOS SÃO INTERROMPIDOS COM A FUGA DO CONDENADO e o Estado readquire o direito de punir e o prazo é zerado, cumprirá 50 e sai velhinho ( 75 anos aproximadamente para viver com descendentes, pois mulher e outros terão abandonado ou morrido ) e sem família vai para os albergues "evitar morar na rua" e receber seu SALÁRIO MÍNIMO de sua aposentadoria como idoso.

Reply

LULLA NA CADEIA JAH. ABRE A BOCA CARECA, VOMITA LOGO A MERDA QUE ESTÁ TE ENGASGANDO!

Reply

A rev. Veja publicou em histórica reportagem que a esposa de M. Valériojá tinha tentado o suicídio por tres vezes e estaria disposta a entregar a imprensa uma fita,que está guardada em um banco,caso o marido fosse condenado.
Acredito,que por amor a família que tem passado por este sofrimento que é ver seu chefe condenado a regime fechado,e como publicou em artigo no seu blog o Noblat,ter sofrido violências físicas na prisão, que traz a Valério verdadeiro horror ao carcere,espero que a dona Renilda prove que é uma mulher de fibra.

Reply

Uaaahh... nada como um dia depois do outro...

Reply