José Dirceu era o chefe da quadrilha do Mensalão, afirma Joaquim Barbosa.

Ao começar ontem o capítulo final do julgamento do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal), o relator Joaquim Barbosa adiantou, em trechos de seu voto, que irá condenar o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu por formação de quadrilha, afirmando, inclusive, que ele teve uma posição de comando."Há nos autos diversos elementos de convicção, harmônicos entre si, de que José Dirceu comandava o núcleo político que, por sua vez, orientava o núcleo partidário, que agia em concurso com o núcleo financeiro", afirmou o ministro, sintetizando o modo de atuação do esquema.

Em outro trecho do voto, Barbosa diz que há fato nos autos "que reforça a atuação de José Dirceu na quadrilha". Depois de quase três meses de julgamento, 37 sessões e 25 condenações, o Supremo já estabeleceu que houve um grande esquema de desvio de recursos públicos com o objetivo de comprar apoio político no Congresso nos primeiros anos do governo Lula. 

Os núcleos apontados ontem no voto de Barbosa são formados pelos 13 réus liderados, segundo o Ministério Público, por José Dirceu (político), o empresário Marcos Valério (publicitário) e Kátia Rabello (financeiro). Esses réus começaram a ser julgados ontem sob acusação de formação de quadrilha. Dirceu era o ministro mais poderoso do ex-presidente, tendo sido o coordenador da vitoriosa campanha presidencial petista em 2002. Quando o Ministério Público denunciou o esquema, em 2006, Dirceu foi apontado como o "chefe da quadrilha", o que ele nega. 

O petista já foi condenado neste julgamento por corrupção ativa quando o STF entendeu que ele foi o principal responsável pela organização do esquema que distribuiu dinheiro a parlamentares que apoiaram o governo. Ontem, Barbosa interrompeu seu voto no início da noite, depois de dedicar boa parte do tempo citando argumentos do Ministério Público, além de depoimentos de testemunhas e outros réus. Nos momentos em que emitiu opinião, o relator disse que a existência do esquema "já passou da mera especulação para a concretude".

Barbosa também citou os encontros de Dirceu com os dirigentes do Banco Rural e BMG, intermediados por Marcos Valério, e ainda destacou a viagem feita pelo empresário a Portugal para reunião na Portugal Telecom. Lá, segundo depoimentos, eles foram em busca de recursos para o pagamento das dívidas do PT. Para Barbosa, essa viagem "reforça atuação de José Dirceu na quadrilha".

O relator argumentou ainda que vários réus, como Roberto Jefferson e o deputado Valdemar Costa Neto, disseram que os acordos com o PT só eram concretizados após José Dirceu ser ouvido. "O que esses diálogos e depoimentos mostram é o vínculo de hierarquia e subordinação existente entre o ex-chefe da Casa Civil e os demais integrantes do núcleo político, Delúbio Soares [ex-tesoureiro do PT] e José Genoino [ex-presidente]". 

Barbosa também citou trecho da acusação na qual afirma que Valério é um "profissional do crime" que já teria colocado em prática esquema semelhante em 98, na campanha do PSDB ao governo de Minas Gerais, quando Eduardo Azeredo era candidato a reeleição. O voto do relator será finalizado hoje. Na sequência é a vez do revisor, Ricardo Lewandowski. A expectativa dos ministros é o fim de todo o julgamento na semana que vem. Uma sessão extra foi marcada para a tarde de terça, quando o tribunal deve começar a discutir o tamanho das penas.(Folha de São Paulo)

10 comentários



"O voto do relator será finalizado hoje. Na sequência é a vez do revisor, Ricardo Lewandowski"

OBS. onde esta escrito REVISOR, eu entendo como PRIMEIRO MINISTRO DA DEFESA da bandidagem. Vejam bem, eu entendo assim, cada um que entenda como queiram.

Reply

Eu sempre vou votar no chefe. Não gosto de intermediários. Viva o Zé.

Reply

É mas hoje no 'Estadão' a Dora Kramer levanta um dado preocupante. De acordo com o artigo 84 da Constituição Federal, a presidente Dilma pode conceder indulto tanto ao José Dirceu como ao José Genoino caso eles sejam condenados a prisão. Alguém duvida que ela o fará?

Reply

Aqui, cai muito bem o texto escrito por Reinaldo Azevedo. Que alguns ministros, tomem muito cuidado no julgamento deste último capítulo do julgamento.


O EPÍLOGO DO JULGAMENTO DO MENSALÃO: CUIDADO, MINISTRAS E MINISTROS, PARA QUE QUADRILHEIROS NÃO FAÇAM FESTA JUNTO COM LAVADORES DE DINHEIRO! OU: ASSIM, NÃO, MARCO AURÉLIO, CARMEN LÚCIA, DIAS TOFFOLI E ROSA WEBER!!!


http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/o-epilogo-do-julgamento-do-mensalao-cuidado-ministras-e-ministros-para-que-quadrilheiros-nao-facam-festa-junto-com-lavadores-de-dinheiro-ou-assim-nao-marco-aurelio-carmen-lucia-dias-toffoli-e/


Chris/SP

Reply

DISCORDO O CHF ERA O MOLUSCO
http://o-mascate.blogspot.com.br/

Reply

Cel, raramente concordo com o Lula mas devo admitir que ele está certíssimo ao afirmar, numa entrevista ao La Nacion, que foi absolvido pelo povo. Por mais nojento que seja , devo admitir que o Lula tem razão. Roubou escolas e hospitais entre outras necessidades do povo mas esse mesmo povo, vitima do roubo, o absolveu. A democracia é o governo do povo, pelo povo e para o povo. Logo, o povo, certo ou errado, é o poder supremo. Democracia com voto universal pode ser pior do que a pior das ditaduras. Não há nada de errado em se exigir que direitos sejam conquistados. Se quero praticar a neurocirurgia, devo conquistar o direito de habilitar-me para tanto. Da mesma forma para pilotar um Boeing, construir um prédio, aplicar a lei, dirigir um carro, e assim por diante. No mesmo sentido, o direito de eleger deveria ser conquistado no mais duro dos vestibulares. E a razão é simples. Quantidade e qualidade raramente andam juntas. Ah, mas o Zé Ruela vai reclamar. Não vai não. O próprio torneiro mecânico que achou-se apto a dirigir o Brasil, ao ver-se às voltas com um câncer, não recorreu ao faxineiro do Alvorada. Procurou o melhor especialista que conseguiu pagar. Se o voto universal valesse alguma coisa as empresas privadas, formato de organização mais aperfeiçoado alcançado pela humanidade, já o teriam adotado. Já imaginaram, um popular auxiliar administrativo eleito para o cargo de diretor de desenvolvimento de produto numa firma de tecnologia de ponta? Quanto tempo durariam empresas sujeitas a um tal regime? Ah, mas o Brasil está vivo. Sim está, mas a que preço? A tributação igual a quase 50% do PIB e mais uma dívida pública de um trilhão exibem o custo da incompetência. O custo dos governos é inversamente proporcional à qualidade dos governantes. Menor a qualidade dos eleitos, maior o custo para os eleitores. A prova do que afirmo está na existência da chamada lei da ficha limpa. Que eleitor é esse que precisa de uma lei que o impeça de eleger o ladrão que irá roubá-lo? Enfim, o Lula está certo. A exemplo da figura do 007 que tinha autorização para matar, O Lula recebeu da maioria ignorante a autorização para roubar.

Reply

Coturneiro de 18 de outubro de 2012 08:11

nenhuma dúvida.
Mas daí essa casa chamada Brasil tem que cair!!!

Povo nas ruas e pedido de impeachment!

Não adianta a Dona Dilma dizer que "e da lei". E a moralidade fica onde?

Estará deliberadamente PROTEGENDO os "cumpanhero".

Flor Lilás

Reply

Se depender da "el loca DILMA " de modo semelhante à viúva negra da Argentina resolver decretar uma nova constituição e o rei CACHACEIRO I assumir o trono de banânia onde por um simples decreto pode alterar ao bel prazer a constituição, direitos adquiridos inexistirão, exceto os que o rei preservar e proclamar no SALÃO DO TRONO DO GRANDE ALAMBIQUE DE CACHAÇA DE SALINAS.
-ONDE ESTÃO AS FORÇAS ARMADAS??
Hospício já ao o BEBUM PSICOPATA.

Reply

Talvez o Levandowsk tenha razão, pois o PT é, na verdade, uma organização criminosa e ele sabe muito bem a natureza daquilo que integra.

Reply

Esta QUADRILHA do ZÉ DIRCEU.
Roubaram os seus ELEITORES.
PTRALHAS MENTIROSOS.
VIGARISTAS, SAFADOS.

Reply