Não criem ilusões pensando que os prefeitos de oposição, eleitos neste domingo e no primeiro turno, serão baluartes em defesa dos seus partidos e da sua ideologia. Dependentes dos vereadores para aprovar qualquer projeto, dos governadores para obras, de deputados e senadores para emendas, de ministros para liberação de convênios, do Palácio do Planalto para transferência de recursos, irão mergulhar no microcosmo dos seus municípios. Tão cedo não ouviremos falar de ACM Neto, eleito em Salvador, que fará de tudo para manter as melhores relações com o governo federal. O mesmo ocorrerá com Arthur Neto, em Manaus. Serão os novos Kassabonetes, podem anotar. Prefeito é uma posição duríssima, com o eleitor morando ao lado, o Ministério Público de plantão para sujar a ficha do pobre mandatário e o Tribunal de Contas pronto para tornar os seus bens indisponíveis. Oposição se faz no Parlamento. Executivo tem mais é que mostrar serviço ou não renova o mandato.
41 comentários
Prefeitos eleitos por partidos de oposição devem manter estreita vigilância visando comparar o fluxo de recursos - recursos que são de todos os eleitores - para prefeituras eleitas pelas legendas apoiadas pelo governo e pelas legendas de oposição para denunciar a ameaça feita na campanha de que governos locais de oposição não recebem recursos da União ou do próprio estado.
ReplyQue eu saiba, Kassab apoia a Dilma. Virgilio e Neto, nao.
ReplyE que ainda bota fé ?
ReplyEstão todos 'governistas"
Virou questão de vida ou morte na política.
O Alckmin pode adiar o enterro do PSDB até 2018.
Não se trata de criar ilusões. Claro que existem todos estes problemas, mas a própria SP deu exemplo de que é possível governar sem a ajuda descomunal federal.
ReplyAlém disso, essa também é uma via de mão dupla. Se o governo fechar as portas para as prefeituras "não amigas" e os prefeitos forem espertos, basta vir a público divulgar que o governo está agindo com revanchismo.
Os prefeitos já estão eleitos... jpa Dillma...
Putz, o pior é que é tudo verdade. Mas como dizia o Machado de Assis, é melhor cair das nuvens do que do terceiro andar.
ReplyClaro.Foi por isso que não quis prefeito.
ReplyQuero mesmo é ser presidente dessa res publica. Não é assim?
Enquanto o INGENUÌNO fica com cara de louco o ZÈ GUERRILHA faz cara de mártir...
ReplyÉ uma raça rara...
http://www1.folha.uol.com.br/poder/1176751-militantes-do-pt-agridem-jornalistas-durante-votacao-de-genoino-em-sp.shtml
O problema coronel, é a concentração de recursos no governo federal, o que leva governadores e prefeitos a terem que mendigar recursos em Brasília.
ReplySe isso não for mudado, teremos sempre, independente de partido, um imperador em Brasília que distribui os recursos de acordo com o beija mão.
Nossa federação não existe, é uma ficção que não está dando certo.
Se bem que, seguindo esta mesma lógica, Alckimin não tem o que temer em 2014 já que prefeito não importa.
Replycertíssimo...
Replye acho que 2014 sera um ano desanimador...
ate la Dilma ira inundar a prefeitura de Haddad com grana das grossas...
vão distribuir grana as pencas em todo tipo de bolsas...
Haddad muito provavelmente se reelegera, a boneca búlgara idem e o Palácio dos Bandeirantes terá enormes chances de ser entregue a algum petista...
pra reverter esse quadro catastrófico só começando a fazer politica desde ontem, e olhe la...
Uma boa dose de realismo, Coronel, agradeço.
ReplySe prefeitura desse cargo de presidente/governador o PMDB não sairia do poder e os tucanos não seriam tão ruins de serviço.
Petrobras cumpanhera afundando cada vez mais.
ReplyE para desilusão do Coronel, Serra já começa a pensar em candidatar-se à Presidência.
ReplyE o navio João Cândido continua com seus problemas.
ReplyCoronel
ReplyNão devemos nos iludir também com a tal renovação do PSDB, o PSDB quer ocupar o mesmo espaço do PT, a centro esquerda. Enquanto não surgir no Brasil uma alternativa para ocupar o espaço conservador de forma clara, sem enrolação, estaremos órfãos. Veja a declaração de FHC de que Serra não deveria tocar no assunto do Kit gay para não sair da eleição com a pecha de conservador. O que esperar de um partido desses, por mim pode se fundir com o PT.
Cel, me desculpe, sei que seu blog eh independente e tal, mas acredito que antes de tudo, nao eh um lugar que nutre simpatia alguma pelos petistas e por isso acho que chegou a hora de entrarmos no projeto Aecio 2014...
Replyja pensei exaustivamente sobre o assunto e nao consegui enxergar outra possibilidade de fazer frente ao PeTê em 2014...
nao votaria nele em situação normal, mas acho que com a perda da prefeitura de SP o cenário ficou dramático demais...
em 2014 eles terao grandes chances, como ja disse, de renovar a prefeitura, ganhar o governo do estado e continuar no governo federal...
ja imaginastes um cenário desses?
acho que chegou a hora de unirmos forças em torno de Aécio ou do Campos, sei la eu, fora um milagre gigantesco que aconteça no meio do caminho, como aparecer uma liderança oposicionista que surpreenda...
eh preciso definir um candidato para a oposição desde ja e irmos todos juntos, como fazem os petistas, gostando ou não dos postes escolhidos pelo Lula...
nao haverá outra saída...
ou nos juntamos ou eles irão nos engolir...
QUE BOM ,ENTÃO TENHO ESPERANÇA DE VER MALDDAD FORA JUNTO COM A VVE COMUNISTA E O LADRÃO DO MALUF.
ReplySEM SOMBRA DE DUVIDAS ! OPOSIÇÃO É MISSÃO DE DEPUTADOS E SENADORES , É DE OLHO NELLES QUE PRECISAREMOS ESTAR QUANDO FORMOS ÁS URNAS EM 2014. NÃO ADIANTA ELEGER PREFEITO OU GOVERNADOR DE OPOSIÇÃO , É PRECISO ELEGER DEPUTADOS E SENADORES COMPROMISSADOS EM FAZER OPOSIÇÃO. APROVEITANDO : Como anda o noticiario sobre a onda de violencia em Sampa. Não ví nada no Jornal hoje , vamos ver se tem alguma coisa nos jornais da noite.mAs eu acho que a "paz" chegou a São Paulo...
ReplyPensando assim, deu-me a impressão de que estamos morando em Cuba, meu Deus Coronel. O mundo vai acabar agora, antes a oposição também não ocupava prefeituras? Não entendi esse discurso pessimista! Repasses de verbas por parte do Governo Federal é constitucional!
ReplyMuitas prefeituras fazem muito mais com recursos próprio do que o próprio Governo Federal, exemplo é o emPAC que não sai do papel, porque? Então falar em dificuldade não soa muito bem e, fica parecendo que é a primeira vez que a oposição comanda prefeituras no Brasil, ou é torcida contra, Coronel?
ReplyPois é, enquanto isso;Em clima de velório, Augusto Nunes, Reinaldo Azevedo e Marco Antônio Villa comentaram a derrota de José Serra em São Paulo no site de Veja; indignação com as pesquisas deu o tom. Agora,o culpado pelo Serra ter perdido as eleições, pasmem: É O IBOPE.
ReplyResumindo:KKKKKKKKKKKKKKKK
O kit do Serra não é muito diferente do Haddad, é apenas mais sutil, na verdade é um precursor, assim como o mensalão de Minas foi precursor do mensalão do PT, inclusive com a participação do Marcos Valério, Banco BMG e Rural. Esta é a prova inconteste, pois o PSDB não tratou de nenhum assunto polêmico, por que será?, e tem gente que acredita no PSDB. O PSDB é irmão gêmeo do PT. Um irmão mais discreto, só isso.
Replyviu o comentario do Setti sobre a vitoria do Haddad?
Replydisse que Lula ganhou porque arranjou um candidato com "ar tucano" para adoçar os beiços da classe-media paulistana...
nem isso mais sobrou para o PSDB...
depois do PeTê roubar todas as bandeiras e os projetos realizados pelos tucanos, agora lhe roubou também a imagem...
quero só ver como o PSDB ira resolver isso...
De qualquer forma, a eleição do Neto na Bahia é a grande esperança de que ele encabece e forme finalmente uma oposição forte no Brasil ao terrorismo desses esquerdistas que assolam a nossa Sociedade. Eles são minorias e sabem muito bem disto, ou seja, não vai ser preciso de muito para o Neto se tornar a maior liderança que há muito não temos no Brasil.
ReplyGeneral Corona, acabo de receber esta mensagem no Facebook:
Reply"BRASIL ...
JOSÉ DIRCEU, JOSÉ GENUÍNO, DELÚBIO
SOARES E JOÃO PAULO CUNHA ESTÃO COM EXÍLIO
CONCEDIDO NA VENEZUELA.
O EMBAIXADOR DA VENEZUELA JÁ ESTA PRONTO PARA
EXECUTAR A ORDEM DE HUGO CHAVES.
A DEFESA DOS RÉUS DO PT VAI ACUSAR O STF DE
JULGAMENTO POLÍTICO E VAI RECORRER A
ÓRGÃOS INTERNACIONAIS
DA SENTENÇA.
ISTO CRIA UMA JUSTIFICATIVA PARA A
CONCESSÃO DO EXÍLIO .
A NOTICIA É QUENTE E PRECISA SER DIVULGADA."
Stefano
Os crimes em SP vão parar imediatamente !!
Dirceu já deu ordem aos quadrilheiros e capangas ( Leia-se PCC ).
Era só ver quem acompanhava êle e o Genuíno.
ACM Neto e Arthur não se rendera ao pt, aposto. Matheus BA
Replyestou de saco cheio dos textos do RA!
Replyagora esta indignado dizendo ser indecoroso por parte do Rui Falcao anunciar uma alianca com o traira do Kassab...
indecoroso?
o cara ainda espera decoro dos petistas?
quando partiremos para a pratica e deixaremos de ficar so nessas teorias bonitas que ele escreve?
vamos apoiar Aecio, vamos nos unir em torno de um nome desde já ou seremos dizimados!
Kassab ja enfiou o PSD dentro do governo!
o que fara a senadora Katia?
vai contestar ou se abster ficando na sua bolha particular como os "ixpertos" que deixaram de votar e que poderiam ter mudado o rumo da eleição?
Hahahahaha atrasou dois anos e ainda não funciona direito.Desperdício de dinheiro público que o pobre mal informado sequer fica sabendo pois a mídia só fala de futebol.
ReplyVejam até onde vai a desfaçatez e a falta de caráter do Sr. Kassab.
ReplyCONFORME AFIRMEI NO DEBATE DE ONTEM (VER VÍDEO), PRESIDENTE DO PT JÁ ANUNCIA ALIANÇA DURADOURA COM… KASSAB!!!
(...)
É indecoroso que Rui Falcão, o que batia, e Kassab, o que apanhava, apareçam no dia seguinte de mãos dadas, fazendo planos para o futuro, decidindo como eles continuarão no poder, a despeito do que diziam para os eleitores até o dia anterior. Fica parecendo que se tratava de uma combinação, em que um entrava com o soco, e o outro, com a cara. A recompensa viria depois.
(...)
Podem anotar aí: cessam as críticas de Fernando Haddad à gestão Kassab. A cada vez que anunciar um novo e miraculoso programa para a cidade, o “outro” que será permanentemente atacado será o PSDB, o governo estadual.
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/conforme-afirmei-no-debate-de-ontem-ver-video-abaixo-presidente-do-pt-ja-anuncia-alianca-duradoura-com-kassab/
Leiam o post completo do RA.
Chris/SP
pessimismo pouco é bobagem nesse blog, estamos nos desesperando antes do tempo, em 2010 dilma quase perdeu, com a abstençoes brancos e nulos se fez pouco mais de 35%, o brasil disse nao ao pt, o paulista disse sim,em um ano vao ver como as coisas vao piorar.em 2014 tudo vai depender das alianças vamos ver pra onde vai o PSB, O PSD e ate mesmo o PMDB, se o PSB sair como vice...ate mesmo Jose serra pode disputar a presidencia,pq nao:? ate o morto do lula foi derrotado 5 vezes e era motivo de chacota... deem tempo ao tempo
ReplyApenas o estado e o município de São Paulo conferem ao governante a faculdade de exercer oposição ao governo federal. É triste, mas é assim mesmo. Por oposição, refiro-me à existência de um projeto político contrário ao do partido que exerce o governo, no caso, federal. Os demais estados e municípios podem, no máximo, coordenar esforçcos, proposta do Coronel aos governadores eleitos do PSDB e do DEM em 2010. Mas eles perderam o bonde e nós, a esperança. Portanto, assiste razão, mais uma vez, ao Coronel. O terceiro orçamento da república passou às mãos de quem já administrava o primeiro. O segundo ainda está com o PSDB. Mas quem vai dizer a FHC que a renovação tem de começar justamente por ele mesmo?
ReplyEstampado na Fóia de Sum Paulo, oposição leva melhor no MATA MATA do 2 turno.Haddad foi agradecer a Dona Dilma, pela estrategica que levou o poste a ser prefeito de São Paulo.Acho que nem Haddad esta acreditando na vitória! isso foi coisa de quadrilha.
ReplyCoronel,
Replycomo sempre, mostrando aos seus leitores a realidade da divisão dos poderes. O prefeito é um refém dos moradores e dos vereadores. Além de tudo, foi muito bem lembrado o ministério público, incluindo os procuradores tipo o coitadinho do "fusquinha" a aporrinhar qualquer ação que contrarie as ONGs e Associações de todos os gêneros.
ReplyEu vejo assim General, Arthur Virgílio vai caprichar e talvez, sair para governador em 2014, depois Senador em 2018, caso vá para o senado, ai sim, acredito que ele voltará a pegar pesado com os petralhas.
Até lá, caldo de galinha e prevenção.
Isso vale para todos.
Caro anônimo das 14:21,
ReplyGostaria que você nos desse uma pequena definição do que seria um "partido conservador". Falo não no sentido de ser esquerda ou direita, mas no sentido programático e econômico. Quanto ao conservadorismo na questão dos costumes, acredito que seja de menor relevância para o todo.
Companheiro ,antes de me podar lembre-se:O que seria do vermelho se 'todos" gostassem apenas do vermelho,a vida seria um porre,né não? O socialismo ainda é o melhor caminho para um BRASIL maior.Já derrotas (da direita,é claro)são apenas consequencias de partidos mal preparados.
ReplyEu li todos os posts e vou fazer um resumo aqui.
ReplyMas antes disso,recomendo que vejam o que disse Zé Anibal ontem no canal livre.
----------------X-----------------
1) Lula não quis Marta que tinha 30% de intenções de votos, pqe sabia que a rejeião dela ira pesar mais.
2)Num segundo turno entre Marta e Serra,Serra ganharia e, Lula ante-viu isso.
3)Serra não deveria ser candidato exatamente pela rejeição.
4) Não acho que a campanha do Serra tenha sido feita mal feita, não.
5) Só acho que até pra bater , tem que saber bater para não espancar.
Serra as vezes espancava.
6) O caso do Haddad com as parcerias.parece que as pessoas não etenderam muito bem o que era.
7)Mensalão não teve o resultado que se esperava, na campanha em São Paulo, talvez pqe os outros candidatos não usaram.
8)Não há como negar que Haddad teve uma ajuda da imprensa de SP, que desde de o começo sempre mostrou a preferência com Haddad.
PSDB tem que renovar, não tem jeito.
Tem ai o Bruno Covas, tem a juventude do PSDB, quem sabe de lá sai alguém que possa fazer frente
se tem muita gente achando o blog pessimista, eu ja acho que tem muita gente se iludindo achando que o bolivarianismo ainda não bateu a sua porta...
Replyja vivem debaixo do tacape do sistema e não se deram conta...
essa foi a terceira eleição importante perdida para os petistas...
os colegas não cansam de perder?
eu já cansei...
quero coisas praticas e medidas objetivas para apear essa cambada do poder...
cansei de me contentar em "quase vencer"...
a realidade eh seria sim, Haddad foi eleito e vao tratar de implodir o governo Alckmin por dentro...
sera dois anos duríssimos para o Alckmin...
eles sabem muito bem como se faz...
aí anônimo das 18:59, vamos socializar os seus bens?
Replynão? então tá,o socialismos só é bom com o dinheiro alheio.
esquerda, a desgraça da humanidade.
Ao anonimo das 14:36
ReplyAecio Neves never, nunca
Ele entregou Minas ao PT em três eleições seguidas, entre ele e Dilma voto nulo, entre ele e Dilma, que Dilma fique mais 4 anos, quem sabe em 18 aparece alguém.