Dá para acreditar em pesquisas no Brasil do PT?

Pesquisas de opinião são compradas por um lado e por outro no Brasil. Entidades como a CNI e a CNT organizam sondagens cujo único objetivo é bajular ou pressionar os governos. Em termos de eleições, a Vox Populi é braço estatístico do PT, errando sempre, mas oferecendo munição para elevar o moral da tropa cada vez menor de militantes. 

A esquerda trocou as estrelinhas no peito e as bandeirinhas nos carros por métodos mais sofisticados de mobilização, como a esgotosfera e as pesquisas de opinião. O Ibope é velho conhecido de velhos políticos que contam velhas histórias sobre o instituto que são de arrepiar. Datafolha, ligado a um grupo que possui uma gráfica com fortes interessses no Ministério da Educação também tem lá os seus desvios como, por exemplo, atrasar a divulgação de uma pesquisa que está pronta. Por que não publicou? Veio diferente do Ibope e da Vox Populi?

Não se trata de metodologia. Pesquisas sérias dão resultados corretos. É burrice contestar sondagens com expressões como " 1.200 pessoas, só? Nunca me entrevistaram!". Amostras corretamente calculadas dão resultados certeiros. Mas amostras podem ser manipuladas. Margens de erro de 2%, se jogadas para um lado, significam 4% a mais para determinado candidato. O problema é de honestidade ou não. De isenção ou não. 

Ontem saiu a nova pesquisa de popularidade do governo e os números foram estratosféricos. Dilma é aprovada por 77% dos brasileiros, mas 62% desaprovam a saúde. Pode? Agora, para completar, vemos um IBGE aparelhado, servindo a interesses do governo de plantão, que mascara número dos desemprego. Pelo menos é o que mostram os números do Dieese. Vejam notícia abaixo da Folha de São Paulo.

Ao contrário do que tradicionalmente ocorre no mercado de trabalho no segundo semestre, o desemprego cresceu em agosto, segundo taxa medida pelo Dieese em sete regiões metropolitanas.Passou de 10,7% em julho para 11,1% no mês passado. O que explica esse aumento é que em agosto foram criados menos postos de trabalho (35 mil) do que os necessários para atender as 135 mil pessoas que buscaram uma oportunidade. Com isso, o número de desempregados cresceu 100 mil.O total de desempregados estimado nas sete regiões (Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Distrito Federal) é de 2,5 milhões.

"A desaceleração da economia se refletiu fortemente no ritmo de criação de vagas. Os benefícios fiscais e os estímulos setoriais ainda não surtiram efeito no emprego", diz Lucia Garcia, coordenadora da Pesquisa de Emprego e Desemprego do Dieese. Enquanto, em agosto, foram 35 mil vagas abertas, em julho, foram criadas 119 mil. A tendência também já foi mostrada nos dados do Caged, do Ministério do Trabalho. "O cenário econômico de incertezas nos últimos três trimestres fez com que o emprego, principalmente o formal, perdesse o ritmo de crescimento", diz Rafael Bacciotti, da consultoria Tendências.

O levantamento do Dieese também aponta que, no setor privado, a contratação sem carteira assinada foi maior (2,2% em relação a julho) do que a com carteira (0,3%). Por setor, a construção civil foi responsável pelo fechamento de 58 mil vagas. "Estoques elevados, preços aquecidos e readequações nos programas de financiamento pressionam o setor a uma acomodação, que, por sua vez, se reflete no emprego", afirma Garcia. Os dados do Dieese divergem dos divulgados pelo IBGE (desemprego medido pelo instituto passou de 5,4% em julho para 5,3% em agosto) por razões metodológicas. Consideram regiões diferentes, além de o Dieese incluir em sua taxa total pessoas que buscam emprego, não acham e estão fora da população economicamente ativa.

20 comentários

Sr Coronel:


NINGUÉM FICA IMPUNE QUANDO UMA NAÇÃO ELEGE PRESIDENTE UM BOÇAL,ANALFABETO E CORRUPTO.

Saudações

Ps A esquerda no Brasil conta com apoio de delfim neto,paulo maluf, josé sarnei,renan calheiro,jader barbalho,tem coisas na vida que o dinheiro não compra.......
Os esquerdistas mataram a esquerda

Reply

Coronel,

Igualzinho a Argentina!

Governo começa a manipular as estatisticas para manter a MENTIRA em pé!!

Estão destruindo tudo o que contruimos, com muito sacrifício, para manter o poder e salvar o legado do Lulla.

Cadê o MPF??

JulioK

Reply

Cel

O brasileiro tem memória curta. Já dizia o filosofo Delubio e acredita em IBOPE e seus associados.

O primeiro caso de pesquisa manipulada divulgada pela mídia foi o caso Proconsul. Eleição do Brizola original e não os genéricos que estão vivendo do original.

Veja descrisão do caso Proconsult:

Caso Proconsult
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Caso Proconsult foi uma tentativa de fraude nas eleições de 1982 para impossibilitar a vitória de Leonel Brizola, candidato do Partido Democrático Trabalhista (PDT), ao governo do Rio de Janeiro. Consistia em um sistema informatizado de apuração dos votos, feito pela empresa Proconsult, associada a antigos colaboradores do regime militar. A mecânica da fraude consistia em transferir votos nulos ou em branco para que fossem contabilizados para Moreira Franco, candidato do PDS (antiga Arena). As regras da eleição de 1982, quando se votou para governador, senador, deputado federal, deputado estadual, prefeito e vereador impunham que todos os votos fossem em um mesmo partido. Portanto, estimava-se um alto índice de votos nulos. Os indícios de que os resultados seriam fraudados surgiram da apuração paralela contratada pelo PDT à empresa Sysin Sistemas e Serviços de Informática que divergiam completamente do resultado oficial. Outra fonte que obtinha resultados diferentes dos oficiais foi a Rádio Jornal do Brasil. Roberto Marinho foi acusado de participar no caso.

A fraude foi extensamente denunciada pelo Jornal do Brasil (principal concorrente de O Globo da família Marinho no Rio) e relatada posteriormente por Paulo Henrique Amorim, Maria Helena Passos[1][2]. e Eliakim Araújo. Devido à participação de Marinho no caso, a tentativa de fraude é analisada no documentário britânico Beyond Citizen Kane de 1993. A Rede Globo por sua vez, defende-se que nunca havia contratado a Proconsult e que se baseava a totalização do votos daquela eleição na totalização própria que o Jornal O Globo estava fazendo.[3]

Só tolinho acredita nas pesquisas. Principalmente com este governo PT e esta Justiça.

Átila

Reply

Coronel,

em nada é possível acreditar no Brasil do PT.
Tudo mentira,
tudo enganação,
tudo roubalheira,
tudo estilo do PT e de seu grande líder:
O MAIOR LADRÃO NA HISTÓRIA DESSE PAÏS!

Flor Lilás

Reply

só na minha familia que naum é muito grande 5 pessoa agora estão desempregados... 3 jovens na faixa de 20,23 e 36 anos mas sem faculdade 1 tem faculdade de administração mas ja esta com 47 anos e parece que naum esta conseguindo por isso apesar de ter super comunicativo e organizado.. outra tambem tem 46 anos tem faculdade ta fazendo mba tem ingles fluente mas de 6 cursos e nada de arrumar uma vaga ela esta tão deseperada porque o seguro desemprego dela vai acabar que esta aceitando ate salario de 800 reais porque é solteira e naum quer depender da familia .. ela anda revoltada porque fez um esforço danado pra estudar e agora naum consegue nem um misero emprego nem que seja de 800 reais na cidade que lula falava toda semana da descoberta de poço de pre sal santos litoral de sp a unica coisa que mudo aqui é o preço dos imoveis que derão um salto incrivel que esta fazendo muitas pessoas que trabalham e estudam em santos ter que ir morar quilometros distancia em cidades vizinhas porque naum estao mas aguentando pagar preço de aluguel ou compra um simples apt com o salario que ganham .. esse governo veem com papo mentiroso que existe emprego .. só se for no país imaginario deles

Reply

O IBOPE E OS FATOS!

OS NÚMEROS DO IBOPE EM 2004 E 2008 E AS URNAS

Na resta final das disputas, intensifica-se a guerra de números. Deixem que lembre aqui alguns fatos.

Na eleição para a Prefeitura em 2004, o Ibope divulgou uma pesquisa no dia 2 de outubro — véspera da disputa, que se deu no dia 3. Segundo o instituto, o tucano José Serra tinha 38% dos votos, e a petista Marta Suplicy, 40%¨. Abertas as urnas, o resultado foi este:
Serra – 44%
Marta – 36%

Ou por outra: os dois pontos à frente de Marta eram, na verdade, oito à frente de Serra: diferença contra o Ibope: 10 pontos percentuais.

Em 2008, também um dia antes da eleição, o Ibope apontou Marta com 38%, Gilberto Kassab (DEM) com 30% e Geraldo Alckmin (PSDB) com 19%. Computadas as urnas, o resultado foi este:

Kassab – 34%
Marta- 33%
Alckmin – 22%

O erro, por alguma disfunção metodológica a ser corrigida, parece ter especial prazer em dar votos ao PT e tirar de seus adversários.

Por Reinaldo Azevedo


HADDAD VOCÊ JÁ ERA!


Chris/SP

Reply

A Folha ainda não divulgou sua pesquisa? O próprio petista de quatro costados Kotscho (que nome, parece CÔcho, vasilha de comida para os porcos) publica em seu blog, ontem, que o Datafolha e o Ibope divergiam nos números do segundo lugar. Será que o Datafolha está dando "UM JEITINHO", torturando os seus números até que êles resolvam se ajustar aos do IBOPE? Não duvido nada! O caso do PROCONSULT lembrado por um leitor, os casos das eleições de 2004 e 2008, lembrados por Reinaldo Azevedo, não nos deixa esquecer o que êsses instituos de pesquisa são capazes de fazer para servir aos poderosos do dia, especialmente se são do PT e do DEUS LULLA. Cuidado, tucanos!

Reply

É mas uma pesquisa pode ser muito bem manipulada, se as entrevistas forem feitas em bolsões de determinado candidato ou partido e isto acontece muito. Ontem ao comentar a pesquisa do IBOPE vc dizia que ela era diferente dos Tracking diários e foi uma surpresa pois sem nenhum fato marcante o candidato do PT trocou de lugar com o candidato do PSDB. Estava prevista a divulgação da nova pesquisa do Datafolha. Números diferentes? Com certeza, não deu tempo de combinar entre eles. Agora Cel pesquisas tendenciosas na reta final influenciam e muito uma gama considerável de eleitores.

Reply

"BC: previsão de crescimento do PIB despenca para 1,6% em 2012"

sem contar a inflação...

e a violência...

e a saúde...

e o 1 milhão de casas de cuspe...

e as 6 mil creches de saliva...

dai a presidentA-gerentA-governantA tem 70% de aprovação...

essa mulé precisa ser estudada por uma junta de especialistas...

deve ser um caso único no mundo onde fracasso gerencial associado a imobilidade administrativa faz da individuA quase uma unanimidade positiva...

Reply



Oh Corona,com certeza estas pesquisas estão compradas.Alguém teria que ter colocado o pessoal da "informações" para demonstrar isto ao vivo e em côres.Todavia nossa oposição ainda acredita em cinderela.Na minha família e adjacentes amigos todos são Serra e não foram entrevistados.Ou será que as urnas já...,Ah você não quer que toquemos neste assunto..!!!.

Reply

Desde que o PT assumiu o governo sistematicamente tem havido manipulação dos dados, vide exemplo a seguir:
1.Índice de desemprego, dados do Dieese e o do IBGE não batem;
2.PIB, o IBGE alterou o cálculo do PIB a partir de 2007, aumentando o valor em 10%;
3.Dívida Publica passa dos R$2,5 trilhões, mas o ministério da fazenda também alterou a contabilização;
4.Classificação referente a distribuição de renda também foi alterada pelo IBGE;
5.Pesquisa de popularidade idem.

Logo, não seria estranho o governo também manipular as pesquisas de intenção de voto.
Afinal, na Argentina, Venezuela, Córeia do Norte etc é assim, por que aqui não seria diferente?


Reply

Pesquisas confirmam:

Haddad não vence em São Paulo...
mas nem que a Marta tussa!

Reply

Coronel, Elmano de Freitas, um incompetente que foi Secretário da Educação aqui de Fortaleza(greves e mais greves, sucateamento de escolas, etc)é o candidato da desastrosa Luizianne Lins, que DESTRUIU nossa cidade. Começou com 3% e estagnou até mês passado... "Milagrosamente", a cada pesquisa sobe de 5 a 6 pontos e não há, na nossa cidade, apoio ao candidato que corresponda a essa pesquisa. Nas três últimas eleições, o PT tinha apoio em massa, militantes nas ruas diariamente, bandeiraço em pontos tradicionais deles em vários bairros. Assim ganharam as duas últimas eleições. Hoje, não há nada disso, a prefeita é desaprovada por uma esmagadora parcela dos fortalezenses, também, milagrosamente, até entrarmos no período eleitoral, quando lá veio o ibope dizer que a maioria absoluta aprova o seu mandato... Esse será o ano da desmoralização completa dos institutos. Há, é claro uma considerável parcela de ignorantes que "pra não desperdiçar o voto", resolve votar em quem está na frente nas pesquisas. Se o povo soubesse votar, desde o começo já teria seu candidato, pelo histórico e currículo e não ficaria nesse vai e vem que muitos vivem.

Reply

E a quadrilha do PT, agora comandada pela PresiDANTA Dilma, esta solta e atuante. Lula Manguaça fazendo campanha, Martaxa Ministra Sexologo, relaxando e gosando, o Haddad nem sabe onde cantou o galo, o Merdaaandante dependurudo no esquema.
Roubaram bilhões. O senado ontem estava de envergonhar a Nação, queriam empurrar um Ministro no STF de qualquer jeito.
Quadrilha solta! Atuante, povo descrente.

Reply

Contrato ameaçador
Para firmarem o contrato de trabalho com o Ibope, disse, em relato, os pesquisadores precisam assinar um termo de sigilo ameaçador.
O documento declara que caso seja divulgado detalhes sobre o trabalho deles, repassada alguma cópia numerada do formulário para a imprensa ou ainda utilizada outra forma diferente ao Ibope, “os contratados receberiam justa causa, ficariam sem receber salário e sofreriam ‘outras consequências, pois a política é um jogo perigoso”.http://www.institutojoaogoulart.org.br/noticia.php?id=6722&back=
Detalhe estarrecedor, Ibope não recruta gente de NIVEL SUPERIOR(LEIA ESSE lINK)

Reply

Multa para quem não vota é de R$ 3,50
Valor que é menor que a passagem de ônibus é estímulo para quem não quer votar



O voto é obrigatório, mas o eleitor sempre usou de mecanismos para expressar a sua vontade como, simplesmente, deixar de comparecer no dia da eleição e se submeter às sanções previstas na lei. Ou optando pela abstenção ou o voto nulo, que podem ser traduzidas como formas de protesto contra a falta de opções entre o leque de candidatos, a descrença com a política e os políticos.

Para ter a situação regularizada ao final de cada eleição basta que o eleitor pague uma multa de R$ 3,50 no cartório eleitoral. Isso serve de estímulo para quem não pretendia mesmo votar, por vários motivos.

É ocaso do empresário F.R., 40 anos, que preferiu não ser identificado por medo de algum tipo de retaliação. É mais cômodo, segundo ele, pagar a multa, que é mais barata que uma passagem de ônibus, do que votar.

Reply

O problema está na outra ponta. Não é do instituto de pesquisa, tampouco do pesquisador. É do caráter macunaímico do pesquisado. 62% acham que o chicote do feitor é cortante, mas 77% acham que o feitor é bonzinho.

Reply

Eu não sei se tem mais pessoas nas mesmas condições ou é somente comigo que está acontecendo de estar com dificuldade de acessar seu blog?? No mínimo, preciso tentar umas quatro ou cinco vezes. E, aquilo que compartilho no meu facebook,ninguém consegue acessar clicando direto,pois vai para o blog com a seguinte mensagem:"esta matéria não existe neste blog". O que é isto? Sabotagem?
Alguém mais com este problema??

Reply

Coronel,

em relação ao comentário de não votar...
Lembrem que se nós, partidários do Bem não votarmos, aqueles do partido dos salafrários estarão votando e manterão a escória no poder!

Precisamos escolher alguém honesto e confiável, e que tenha chance de ganhar!
Nada simples. Mas não dá mais para continuar desse jeito!

FORA PT!
FORA CORRUPTOS!

Flor Lilás

Reply

CORONEL,

LEIA: http://www.ime.unicamp.br/~dias/falaciaPesquisaEleitoral.pdf

O sistema de quotas já seria errado por si só, imagine ao se manipular as casas escolhidas a dedo.

Reply