Acabou o mito Lula.

Vai se desfazendo rapidamente a imagem que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva construiu de si mesmo no poder, e que parecia indestrutível. As dificuldades eleitorais que os candidatos por ele impostos ao seu partido enfrentam em várias capitais são uma demonstração de que, menos de dois anos depois de deixar o poder com índice inédito de popularidade, pouca valia tem seu apoio. A isso se soma a substituição gradual, por sua sucessora Dilma Rousseff - também produto de sua escolha pessoal -, de práticas e políticas que marcaram seu governo. Concretamente, o fracasso da gestão Lula está explícito no abandono, paralisia, atraso e dificuldades de execução de seus principais planos, anunciados como a marca de seu governo. Eles vão, de fato, moldando a marca de seu governo - a do fracasso.

Trata-se - como mostrou reportagem do jornal Valor (24/9) - de um fracasso exemplar, articulado, minucioso, que quase nada deixa de positivo dos grandes projetos de Lula na região em que nasceu e onde ele e sua sucessora obtiveram suas mais estrondosas vitórias eleitorais - o Nordeste. As deficiências desses projetos eram conhecidas. O que a reportagem acrescenta é que, frutos do apetite político-eleitoral do ex-presidente e da sistemática incompetência gerencial de seu governo, essas deficiências são comuns aos vários projetos.

Ferrovias, rodovias, obras de infraestrutura em geral, transposição do Rio São Francisco, refinarias, tudo foi anunciado com grande estardalhaço, com resultados eleitorais espetaculares para o governo, mas com pouco, quase nenhum proveito para o País até agora. Como se fossem partes de uma ação cuidadosamente planejada, essas obras têm atraso médio semelhante, enfrentam problemas parecidos e, todas, geram custos adicionais astronômicos para os contribuintes.

Os grandes empreendimentos do governo Lula para o Nordeste somam investimentos de mais de R$ 110 bilhões. Excluídos os projetos cuja complexidade impede a fixação de novo prazo de conclusão, eles têm atraso médio de três anos e meio. Isso equivale a sete oitavos de um mandato presidencial. Obras que Lula prometeu inaugurar talvez não sejam concluídas nem na gestão Dilma. Veja-se o caso das refinarias anunciadas para a região, a Premium I (no Maranhão) e a Premium II (no Ceará), que devem custar quase R$ 60 bilhões. A do Maranhão, cujas obras foram "oficialmente" iniciadas em janeiro de 2010, deveria estar pronta em 2013, mas agora está classificada como "em avaliação" pela Petrobrás, ou seja, já não é nem mesmo certo que ela será construída. A do Ceará, lançada em dezembro de 2010, deveria estar pronta em 2014, mas foi adiada.

A refinaria que está em obras, a de Abreu e Lima, em Pernambuco, transformou-se num poço de problemas e atrasos. Resultado de um acordo que Lula fez com o venezuelano Hugo Chávez, a refinaria deveria ser construída em parceria pela Petrobrás e a estatal venezuelana PDVSA, mas esta, até o momento, não aplicou nenhum centavo. O custo previsto atualmente para a obra equivale a cinco vezes o orçamento original.

Na área de infraestrutura, estão atrasadas as duas ferrovias em construção no Nordeste, a Nova Transnordestina, com 1.728 quilômetros, e a Oeste-Leste, que se estende de Ilhéus, no litoral da Bahia, até Figueirópolis, no Tocantins. A primeira, que teve substituída a empreiteira, tem um trecho paralisado no Ceará e enfrentou problemas com o atraso na liberação de recursos, mas seu andamento, assim mesmo, é considerado "adequado" nos balanços periódicos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do qual faz parte. Pode-se imaginar a situação da segunda, considerada "preocupante" pelos gestores do PAC.

A transposição do São Francisco, cujos problemas têm sido apontados com frequência pelo Estado, faz parte desse conjunto. O que ele exibe é uma sucessão de projetos incompletos, contratos mal elaborados, descuido da questão ambiental, fiscalização inadequada. O resultado não poderia ser diferente: atrasos, paralisação de obras por órgãos ambientais, aumento de custos. É parte da herança deixada pelo governo Lula. (Editorial do Estadão intitulado "Fracasso Articulado")

32 comentários

lulla vá tomar no SUS! mod

Roubo e Desperdício de dinheiro público.

Marca dos governos PTralhas!

Isso é só o início!

Jamais o número de Ministérios de um país sério poderia ser TRIPLICADO só para acomodar correligionários (FHC entregou a presidencia com 13)...

Ninguém pode ser indicado para uma função só por que apoiou um candidato em campanha...

Muito menos se não tem a menos idéia do que fazer...

Menos ainda ser árbitro imparcial das grandes questões nacionais, apenas como prêmio por ter sido "adevogado" de um candidato ou pior... apenas por sua mulher ser amiga de uma "galega" muda...

Boa coisa não vai dar.

Reply

com altos índices de popularidade?se é que houve, se os institutos de pesquisas comprados não inflaram os percentuais .

Reply

Coronel,
como é bom ver o velhaco ainda vivo presenciar a queda de um mito falso, fabricado pela imprensa comprada e de joelho. O PT, esse partido de cafajestes, arrogante, prepotente, incompetente e canalha, perder em todas as capitais do País com exceção de Goiânia. A eleição e reeleição do velhaco e da sua "cria" sempre foi no segundo turno, só ganhando por o candidato opositor não ter tomado uma postura de altivez, sem medo, mostrando para a população a real face dessa corja que é a mentira, enganação e incompetência, além da roubalheira.
O PT nunca ganhou eleição, o outro partido é que perdeu. Perdeu por entrar no jogo dessa canalha e ter medo de falar a verdade. Esta eleição é o melhor presente que os brasileiros honestos e decentes estão recebendo. Graças a deus e alguns jornalistas e ministros do STF, os brasileiros que sempre combateram essa gangue, estamos vendo o País voltar a normalidade. A luta foi árdua, que o diga nosso Coronel, mais valeu todo nosso esforço.

Reply

Coronel,
Ninguém falou do apagão nas cidades do nordeste do último sábado(22/09), isto depois que a presidente mentirosa usou a mídia semana passada para dizer que ela fez pesados investimentos em 2003 quando estava a frente do setor elétrico no governo lula.

Reply


Tomara que a desconstrução siga em frente. Não dá mais para ter essa figura em destaque no Brasil.

Lilyane

Reply

ParTido DiLadrão,
DiLadrão, DiLadrão:
Ali tem ZéPilantra,
Delúbio e Mensalão..

ParTido DiLadrão,
DiLadrão, DiLadrão:
De Dia é Caixa-II,
De Noite é Mensalão..

O Apeduta Nosso,
Exímio Engana Tolo,
Tivesse Estudado,
Seria um Hitler Novo..

LuLLa estava na moda:
A todos ilidiu,
Roubou e Não foi Bartato,
O Futuro do Brasil..
(Ronaldo Seglis)

Reply

Dizer que a Datafolha manipula suas pesquisas é de um absurdo total, pois não temos provas de que isto aconteça. Agora estabelecer antes uma meta (resultado) e ir atrás adaptando e adequando as áreas e quantidades de pessoas que serão entrevistadas isto é absolutamente real. Quando abriu a série de pesquisa em São Paulo o instituto captou que mais de 50% dos eleitores iriam votar no candidato indicado pelo Lula. Temos que admitir que foi uma posição corajosa do instituto, pois este número era 20 pp maior que a média histórica do PT na Capital. Com o tempo este índice foi caindo, caindo até cair na real que é de 15%. Gente rei morto, rei posto. Já está provado faz tempo que nenhum ex-ocupante de cargo majoritário consegue transferir votos para seu candidato, na mesma proporção da popularidade que tinha.

Reply

Acaba um mito e surge outro (Dilma).

Reply

Coronel,

Notou que a Dilma esta ressuscitando o "governo Lulla"?

Esta recuperando velhas atitudes do Lulla na política externa(Irã), na relação com o Legislativo(aprov. flash do Teori) e no Judiciário(respondendo ao Barbosa)!

Para mim, esta guinada esta sendo orquestrada para tentar salvar a biografia do velhaco.

O Lulla&PT não estão nem um pouco preocupados com o BRASIL, somente com o PODER no país!!

Começou a "última batalha" da GUERRA DOS 30 ANOS!!!

JulioK

Reply

Delúbio diz que encara a cadeia em nome da causa. E que vai manter o silêncio! Ah, então há o que revelar, né?


Delúbio Soares anda dizendo “a interlocutores”, informa Andreza Matais, na Folha, que encara a eventual prisão como uma “missão partidária”. E nega que suas relações com José Dirceu estejam abaladas. “Missão partidária”? Faz sentido. Sua mulher, Mônica Valente, é membro do Diretório Nacional do partido, e ele próprio é uma memória ambulante.

Eis aí: Delúbio é um quadro, naquele antigo formato dos militantes de esquerda que tinham de estar preparados para tudo. Embora o ex-tesoureiro do PT não seja um formulador, um pensador, um intelectual revolucionário, certamente foi treinado — ou lhe incutiram a ideia — para ficar em silêncio em nome da causa.

E também isto ele deixa saber a seus interlocutores: não vai abrir o bico. Querendo ou não, passa uma mensagem: tem o que falar. E, se falar, manda muita gente graúda pelos ares. Ele sabe, no entanto, que seu silêncio vale mais. E que sua loquacidade por ser perigosa.

Por Reinaldo Azevedo

Este aguenta o porrete de bico calado!


Chris/SP

Reply

Esse grito de guerra define, com toltal exatidão, como os brasileiros veem hoje ao ex-presidente-sindicalista.

Lula Cagão,
Você é o pai do Mensalão!!!!!

Reply
Mensageiro do Apocalipse mod

lulla é um parasita fragilíssimo...

... dissolve-se facilmente ao ser confrontado com a verdade.

Reply

Tomara que o mito se desmorone mesmo em todo país. Quem sabe aquela grande porção de brasileiros que não sabe votar e é facilmente enganada por esses demagogos gananciosos e manipuladores aprenda a ter uma visão mais crítica da realidade.
Ver o mito Lula se desfazer é um prazer que não tem preço.
Espero mesmo que isso se concretize, porque não podemos ser ingênuos: o molusco ainda tem fôlego e seguidores e não vai cair sem muito espernear.

Reply

Lula como presidente,inaugurava até estaca de amarrar jegue no Nordeste,e buraco em inicio de obra no Norte(Belém,Pa),hoje o povo,e até petistas ((conheço)dizem está de saco cheio com a sua imagem na Tv,já lhes causa asco.
O cara se recusa a desencarnar de entre os mortais,se tornou um carma par nós.Chega!

Reply

Cel. não vai ser tão fácil extirpar este partido maligno e seu chefe do cenário político brasileiro.
Caiu a máscara, mas ainda eles estão de pé.Muita oração e muita fé no STF.

meire*

Reply

A grande lembrança que ficou da era lula foi o aumento desenfreado da corrupção. E o Brasil decente quase foi pro brejo...

Reply

Cele!!Bomdia!!
Na minha opinião acho o seguinte:
Se o Serra quisesse mesmo ganhar essas eleições,já teria ganho

Detalhe SP envia bilhões para o PT,o estado 500 milhões por dia, cidade 380 milhões,quando precisa fazer metro pega empréstimo ou com o BNDES, BIRD, ambos estão na mão dos americanos,só de divida e juros o GUIDO pagou ano passado 708 bilhões, esse ano vai pagar 655 bilhões,o Brasil não investe em educação, saude,segurança, devido essa taxa SELIC atrelada ao DIVIDA PIB, enquanto isso SP, tanto estado como capital têem dívida impagável,ou seja, o Brasil é totalmente aliado ao FMI e aos americanos, e Lula e Dilma negam isso.Enquanto o Serra vive do passado que tds já sabem, genéricos bla bla bla....É isso que sobe sua rejeição, ele não esclarece os fatos para os paulista e paulistanos.Com tudo isso SP é a cidade do Brasil com melhor orçamento, só ficou atraz dos Rio Grande do Sul,a Inspeção Veicular economizou 160 milhões aos cofres públicos,evitou 600 mortes,isso ninguém fala,parece que Serra já esta com aminese!!Eu voto nele,mas estou achando ele muito retrógado,ultrapassado..Já falei com ele sobre isso no Twitter rsrssrs

Reply

O Cara virou Zumbi.

Graças a Deus, o inferno é aqui.

O povo está vendo a real face do Cara.

Reply
a mão que embala o berço mod

O deus sol pé de barro, cabeça de pinico e boca de latrina está vendo no couro que uma mentira não dura para sempre.
O único projeto petralha é locupletar-se e permanecer no poder, o resto é a mentira de pilhas de projetos nas prateleiras do velhaco 9dedos e asseclas.
Petralha não consegue ver um horizonte distante no máximo á porteira, pois não é bípede.

Reply
Paulistano Estressado mod


Encontrei no livro de biologia a classificação dessa criatura bizarra:
Reino - Politicalia
Filo - Esquerdopata
Classe - Petista
Ordem - Corrupta
Família - Populistae
Gênero - Apedheuta
Espécie - saphadensis
sub espécie
ou raça - nonadáctilo

Vulgarmente conhecido por "lula".
Trata-se de um ser não confiável,de hábitos nefastos e que causa danos às outras espécies.Melhor seria se fosse extinto.

Reply

"Ninguem pode enganar todo mundo on tempo todo"

Ate este povinho a toa como o nosso, tem alguma consciencia.

Eu cheguei a pensar que o CACHACEIRO nunca seria desmascarado.

Reply

deixem ele enfiar o pé na jaca!

deixem ele se enfiar na lama ate o pescoço...

paremos de dar conselhos sobre o que esse imprestável deve ou não fazer, como fez o Villa em um artigo...

quero mais eh ver ele em cima de um palanque falando cada vez mais merda...

quero ver esse boçal se auto-destruindo...

eh bom ver um sujeito que mora em uma baita cobertura ficar empoleirado em palanques pelo pais afora falando a plateias de gente que ganha 25 reais para ali estar...

Reply

Eis um bom tema para os tucanos. Sob o titulo "parem de se deixar enganar com mentiras", uma comparação entre o discurso e a realidade em cada item de anuncio, promessa ou inauguração de pedra fundamental. Agora o que precisa mesmo ser inaugurado é o discernimento do brasuca.

Reply

Esse editorial é prova da conspiração da imprensa, do golpe contra o ex-presidente (golpe contra ex é mais uma jabuticaba). Assim não dá. É preciso controlar a imprensa.

Reply

Enfim uma boa notícia sobre o lula!

Reply

Que o Luiz Inacio da Silva desncarne em paz. Prejudicou muito o Brasil, instituiu a Corrupção Bilionária.

Reply

"Um corno bebado, em queda livre"
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Reply

Para Paulistano Estressado de 25 de setembro de 2012 11:02

Gostei de sua classificação biológica. Como muitos animais foram extintos, este não será diferente.

Reply

Musiquinha , em ritmo de "Xoxa Menesgheu" pra Zé caroço:

Lu, lu, lu-Lá,Lá,Lá;
O mensalao vai te desmontá;
Lu,Lu,Lu-Lá,Lá,Lá;
Nem o cancer de laringe vai te salvá!!

Gililiu

Reply

"Lula culpa forças conservadoras por barriga de Ronaldo
The i-piauí Herald
SÃO DIRCEU - Em comício realizado na churrascaria Fogo de Chão, Lula desmascarou uma conspiração da elite gastronômico-burguesa para inflar o ex-jogador Ronaldo Fenômeno."As forças conservadoras nunca aceitaram que um menino pobre pudesse representar nosso país numa Copa do Mundo", disse o ex-presidente em exercício. "Ronaldo passou dificuldades na infância, em Bento Ribeiro, numa época marcada pela ausência do Bolsa Família", explicou. "Nunca antes neste país um líder fenomenal foi tão injustiçado, talvez só eu mesmo. Só falta o Pig inventar agora que o Ronaldo é dentuço, fuma, gosta de balada e enche a lata de cerveja". "Ronaldo teve que engolir a ira da imprensa golpista", discursou Lula." Hehehe, mandou beleza The i-piauí Herald!

Reply

Abreu e lima daria mais lucro ao BR se fosse simplesmente paralisada.

Só pra infornar, temos quase 13 milhões de Lullas no BR... digo analfabetos, sendo que a redução deste número foi de apenas (e o governo deve comemoria) 1% em TRÊS ANOS!

Adivinha onde está o maior índices de analfas, com quase 17% da população que não sabe escrever corrupto?

http://www.endividado.com.br/noticia_ler-33824,.html

Reply

Desnudo.

Depois de uma vida inteira,
Desnudo diante da verdade,
Continuas aquele bronco
Submetido a tua vaidade!

Mas o tempo, ímpio, mostrou,
Que nunca fostes “o cara”
Tens agora o que mereces
Por teres sido um malacara!

Mas pior, além do castigo,
é esse tempo, que, cruel,
cobra, sem piedade, o que
disseminaste de mal e fel!...

Delmar Fontoura.

Reply