Hoje pode ser condenado o primeiro corrupto ativo e peculatário da quadrilha do Mensalão do PT.

São pequenas as chances de o deputado João Paulo Cunha (PT-SP) ser absolvido pelo Supremo Tribunal Federal. Três ministros já anteciparam, reservadamente, que há provas suficientes para condená-lo pelos crimes de corrupção passiva e peculato e avaliaram que a maioria da Corte adotará esse entendimento.Os três se juntariam ao relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, que votou pela condenação do deputado, que também é candidato a prefeito em Osasco, na Grande São Paulo. No entanto, dois desses ministros que ainda não votaram se mostram reticentes com a acusação de que o deputado teria lavado dinheiro ao mandar a mulher sacar R$ 50 mil numa agência do Banco Rural. Conforme o Ministério Público, quando presidia a Câmara, João Paulo recebeu o dinheiro para garantir a contratação, pela Casa, da SMPB, empresa de Marcos Valério.

Barbosa argumenta, em seu voto, que o saque dos recursos não foi registrado em nome do deputado ou de sua mulher - que foi ao banco pegar o dinheiro. De acordo com as investigações, os saques eram registrados em nome da SMPB. Para o ministro, isso configuraria lavagem. Com base nesse argumento, Barbosa poderia condenar todos os 34 réus suspeitos de lavagem, avaliam os advogados que atuam no processo. Os saques feitos por parlamentares ou por seus assessores nas agências do Banco Rural não eram registrados no nome do sacador ou do beneficiário. Esse ponto do voto deve gerar debates. Um dos ministros afirmou que punir o deputado pela corrupção e por lavagem seria puni-lo duplamente por uma prática apenas. Portanto, deverá condená-lo pela corrupção, mas não por lavagem.

Outro ministro disse não ter identificado a tentativa de João Paulo de dissimular a origem do recurso. Se não tentou esconder a origem do dinheiro, o deputado não poderia ser condenado pelo crime de lavagem .
A Corte terá questões importantes a debater sobre o crime de lavagem. Por exemplo, decidir se o mero recebimento de recursos por um deputado que desconheça a origem criminosa do dinheiro configura lavagem. Outra dúvida é se a acusação precisa demonstrar o crime cometido antes da prática da lavagem de dinheiro. (Estadão)

12 comentários

Cel

Sou igual São Thomé. Só Acredito vendo, ouvindo e registrado nos anais da Justiça".

Átila

Reply

Que o Espírito Santo paire sobre as cabeças desse ministros do STF e dessa vez eles cumpram o dever de aplicar a Lei nesses petistas que há 10 anos tripudiam com os brasileiros honestos e saqueam descaradamente os cofres públicos. Assim, nunca mais um Lula corrupto ou um exemplar da mesma laia seja indevidamente eleito para um cargo público, e o Brasil volte a ser soberano e respeitado.

Reply

Coronel,
As denúncias do procurador do MPF, Manoel Pestana, são tão graves que merece um destaque de capa na Veja entitulado A REPÚBLICA DOS TUIUIÚS!
http://www.manoelpastana.com.br
O julgamento do Mensalão é uma FARSA!

Reply

não me surpreendo se os snrs. Ministros do STF absolverem todos os réus do mensalão. A corrupção e a tal lavagem de dinheiro já faz parte da vida do povo brasileiro. Já estamos acostumados a conviver com a roubalheira. Então porque condenar este coitadinhos?

Reply

Se for caçado e vai pra cadeia ótimo, se não for e irá continuar como nada tivesse acontecido, é melhor então parar com o "teatrinho das togas pretas".

Reply

Cel
O J Paulo escondeu sim a origem do dinheiro. Primeiro disse que a sua esposa foi pagar TV a cabo. Pego na mentira disse que foi o Delúbio que lhe mandou os 50 mil para pagar dívidas de campanha. O infeliz escondeu sim a origem do $ mentindo sobre ela.
Esther

Reply

Ele ainda vai ser eleito prefeito de Osasco e ganhar imunidade!!!
Garantida pelo toffoli, pelo lavandosky e pelo marco aurelio!!!

Reply

PT = Pimp Team. Partido da Cafetinagem. MTB vai tentar melar no STF e LALB vai tentar melar na OEA. Cafetinagem é crime. Pimp Team (PT) tentou transformar o Brasil no harém do mefistófelis, comprando a alma de alguns deslumbrados. Agora todos vão para a cadeia, até o coma andante mao.

Reply

coitado...

a mulé dele só foi pagar uma conta de tv a cabo de 50 mil e ele caiu de gaiato na historia...

como não eh possível acreditar nessa historia?

também nao sabe de nada, nao viu nada...

oh gente desconfiada...

Reply

para o Anônimo das 12:10

Moro em Osasco e posso garantir pelo que observo o Petralha João Paulo Cunha não será eleito prefeito.

No começo ele aparecia empatado com o primeiro, agora já ta em terceiro nas pesquisas (se bem que pesquisa depois de 2002 nao acredito em nenhuma).
Depois das notícias vinda do julgamento do mensalão, até petista histórico não vota nele. Só os petistas doente (resistente só no nordeste, no sul está em extinção)...apesar de campanha milionária.
Re

Reply

os crimes da cambada estão prescritos desde 2011. mesmo que juizes sentencie o que for nada acontecerá maisssssss.....são cambadas mesmo!

Reply

"Esse ponto do voto deve gerar debates. Um dos ministros afirmou que punir o deputado pela corrupção e por lavagem seria puni-lo duplamente por uma prática apenas. Portanto, deverá condená-lo pela corrupção, mas não por lavagem."

Humm?????? Ora, se um homem estupra e mata a vítima não são dois crimes não?! Os dois não se somam para a condenação do criminoso?

Então, se o indíviduo cometeu corrupção e ainda lavagem, ele tem que se julgado e condenado pelos dois crimes caso os altos assim o mostrem.

É cada uma que esses juízes do STF inventam!

Reply