Do palanque para a prisão: cai Cunha, o primeiro petista mensaleiro.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, encerrou a primeira parte do julgamento do mensalão aplicando nova condenação ao deputado João Paulo Cunha (PT-SP), que horas depois anunciou a seu grupo político a desistência de concorrer à Prefeitura de Osasco. A nova punição no caso do mensalão -o petista agora está condenado por três crimes- aumenta as chances de ele ter de cumprir parte da pena em regime fechado.

Britto proferiu o sexto voto para condenar o petista por lavagem de dinheiro e também o considerou culpado por corrupção passiva e peculato, crimes em relação aos quais já havia maioria na corte para a condenação. As punições aplicadas ao petista se referem a desvio de dinheiro da Câmara dos Deputados, quando ele presidiu a Casa (2003-2005). Segundo a acusação, João Paulo recebeu R$ 50 mil do empresário Marcos Valério Fernandes Souza para, em troca, o beneficiar em contrato com a Câmara. Sua pena poderá ficar acima de oito anos e começaria a ser cumprida na prisão, em regime inicialmente fechado.

Cunha informou ao PT a decisão de retirar sua candidatura em reunião na noite de ontem no Sindicato dos Bancários de Osasco. O vice de sua chapa, Jorge Lapas, assumirá a candidatura. Segundo participantes, João Paulo chorou na reunião com os correligionários. Do lado de fora foi possível ouvir o prefeito de Osasco, Emidio de Souza (PT), dizer que a hora é de "enxugar as lágrimas" e seguir em frente. João Paulo não falou com a imprensa. Na saída do encontro, militantes do PT empurraram e agrediram jornalistas e fotógrafos. Mais tarde, Emidio se desculpou, em nome do PT, pelo ocorrido.

No voto sobre João Paulo, o presidente do Supremo também condenou o ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, Marcos Valério e ex-sócios. Também contra esses já havia maioria para a punição. "[O processo] não deixa dúvidas de que as posições funcionais de João Paulo Cunha e Henrique Pizzolato foram decisivamente utilizadas para beneficiar as empresas de Marcos Valério." Falta ainda o voto de Rosa Weber no caso de lavagem de dinheiro contra João Paulo, mas o placar está em 6 a 4. O tamanho das penas só será definido no fim do julgamento no STF.(Folha de São Paulo)

11 comentários

Seria bom o ministro Cardozo botar no orçamento de sua pasta a construção de presídios para abrigar a cachorrada que poderá ser enjaulada nos próximos anos...

Reply

Nessa hora eu passei em frente ao Sindicado e, realmente, era uma choradeira de dar dó´. Era um tal de buáááááááááá, snif snif snif snif,buááaáaaaáaáá´´aáá´´´´´´´[

Reply

Coronel,

Use a força do seu blog: ELIANA CALMON PARA MINISTRA DO STF.

É importante um movimento entre os blogueiros do bem para fazer com que Eliana Calmon ocupe a vaga de Cezar Peluso. Sem esse movimento a vaga será ocupada por outro petralha incompetente como Toffoli.

Reply

Tchê, marechal, mas e vão botar mesmo aquelas argolinhas de aço no pulso desses malandros, enfiar num camburão e levar para um presídio, igual fazem com os ladrões de galinha ou vai ser só um faz de conta?

Reply

O governo petista, além de ter se metido no maior processo corruto da história, ainda criou lei para livrar a cara dos mensaleiros, nomeou juízes para fazer da lei um seu Diário Oficial pessoal.
Que a nação se cuide, porque se bobear, o país se transformará numa espécie de Coréia do Norte, com eleições na qual o eleitor irá receber cédulas já marcadas.

Reply

A Ministra Eliana Calmon não pode ser nomeada por causa da idade (ela já tem 65 anos), o limite máximo para indicação.

Reply

Cel
O João Paulo que vá chorar no xilindró. A certeza desse delinquente da impunidade o fez se candidatar a prefeitura de Osasco. Ele escarnecia direto de nossa cara, inclusive fazendo parte da Comissão de Constituição e Justiça. Já passou da hora de dar um basta nesse delinquente corrupto e em todos os petralhas.
Esther

Reply

O mensaleiro vai vestir uniforme de preso, igual irmãos metralhas.
-
http://2.bp.blogspot.com/-RA8CmPOlfpU/T8X1Gw4bl1I/AAAAAAAANsg/ap6t1hBcGBs/s220/Petra.png

Reply

Pelo andar da Carroagem, esses Ministros(Juizes) do STF, mesmo com os dois Bandeirinhas da Sofistikada Organização Criminozzia(PToffoliu & LewandoWisky) no pé, parecem unjídos a fazer "justiça". Diante disso, vale lembrar o envolvimento de gente do naipe de Girberto Carwalho, ZéDirceu e Edruardo Greeenhalgh nos "crimes" de corruPTação com Celsu Daniel e Toninho do {P/T} e Palloffiu. É notório um dos Bandeirinhas não pode declarar-se IMPEDIDO pra não ser Aççassinado pela Kuadrilha do Dirceu, e se Dirceu for conenado, vamos ter (8)oito aççassinatos como acorreram no entorno da "sombra" de CersuDaniel, ou (8)oito aççassinatos como acorreram em função da casa do Palloffi ?

!!!ONTEM O {P/T} DE OSASCO ATACOU A IMPRENSA!!!

Reply

E os R$ 50 mil, acrescidos de juros e correção monetária, não vai devolver???

Reply

Rui Falcão acha que PT ganha em Osasco mesmo sem João Paulo ,e o povo de Osasco o que pensa???
?

Reply