Mensalão: PT não quer Força de Segurança protegendo STF.

Agentes da Força Nacional de Segurança poderão atuar na vigilância do Supremo Tribunal Federal (STF) durante o julgamento do mensalão, marcado para começar em 2 de agosto. O pedido foi feito pelo presidente do STF, Carlos Ayres Britto, ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.  O ministro confirmou ontem, em nota, que colocou a Força à disposição do STF, mas lembrou que o Supremo pode acionar a Polícia Militar do Distrito Federal para essa missão.

O pessoal da Força de Segurança teria a incumbência de policiar a área externa do prédio do STF. A Praça dos Três poderes, em frente ao tribunal, é um espaço onde ocorrem manifestações em dias de votações polêmicas. O governo prefere que não sejam recrutados soldados da Força. Como o escândalo envolve o governo Lula, o uso desses agentes daria um caráter de acirramento e de clima de guerra entre opositores e governistas.  Os agentes atuariam para evitar confrontos entre manifestantes e também na defesa do prédio do Supremo. Cardozo se reuniu com Ayres Britto para discutir o assunto.

"Em conversa com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ayres Britto, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, colocou as forças de segurança à disposição para que atuem no julgamento da ação penal número 470 (mensalão) caso a Corte julgue necessário. Cabe ressaltar que, além das forças de segurança que podem ser disponibilizadas, o STF também pode mobilizar, caso julgue necessário, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal", diz a nota divulgada ontem pelo Ministério da Justiça. A portaria de 2008 que regulamentou a atuação da Força Nacional prevê que esses agentes devem ser empregados em apoio a órgãos de segurança federais e estaduais, mas não podem desempenhar atividades rotineiras da polícia.

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal informou que não recebeu qualquer pedido de reforço no policiamento por parte do STF. "Não houve até agora nenhuma solicitação do STF de reforço ou atuação diferenciada. A Polícia Militar conta com o 12 Batalhão, responsável pelo policiamento do Sistema Judiciário", informou a secretaria.

No STF, começaram os preparativos para o julgamento. Até réus, advogados e assistentes serão credenciados, além de jornalistas e outros profissionais que trabalharão nesses dias. Em função da limitação do espaço físico no plenário do tribunal, da necessidade de garantir a segurança interna e com a alegação de também possibilitar a ampla defesa dos réus, os advogados e as partes vão receber tratamento facilitado no acesso e acomodações. Serão reservados um assento para cada um dos 38 acusados e outros três para seus representantes legais. Apesar de prever cadeiras para os réus, dificilmente algum deles irá ao julgamento.

O Supremo pediu que os advogados cheguem ao plenário até as 13h50m. Todos terão que confirmar a presença até as 12h. A partir das 14h, as cadeiras vazias serão distribuídas para o público em geral, que será organizado numa fila por ordem de chegada.(O Globo)

19 comentários

Se fosse Presidente do STF, pela gravidade do fato e periculosidade dos 40 ladrões, assim chamada pelo Procurador Geral da República, do Chefão que “ninguém conhece”, mas está acima da lei, convocaria as FFAA, a única Instituição que confio nesse momento ou então a MOssad.

Reply

Cel, explique melhor essa situação. Porque é facultado aos réus comparecerem ao julgamento? É um julgamento criminal ou um show? É uma prerrogativa da justiça requisitar forças de segurança e, do governo cumprir a ordem!

Reply

Em portugês claro. Se o presidente do STF considera necessária uma segurança acima do normal para a proteção de seus ministros, é porque existe algum temor, justificado pelo comportamento agressivo dos partidários da maior organização criminosa do país, o que faria com que os juizes se sentissem intimidados. Cagliostro

Reply

COnduta certinha e mostra que o judiciario tem memoria dos fatos ocorridos que infelizmente a maioria da populaçao bovina brasileira se esquece!
Vide anos de atuaçao do grupo terrorista chileno MIR no Brasil( sequestro de Abilio Diniz em 92 e de Washingtton Olivetto em 2002)! As viuvas vermelhas saudosistas radicais estao vivas e a solta!
Gililiu/Go

Reply

Fosse possível.TODOS OS PETISTAS COMPROMETIDOS COM O "MENSALÃO",COLOCARIAM AS FARCs NESTA FUNÃO.Quem neste blog pensa o mesmo que eu?.O povo notadamente de Brasília tem que manifestar contra os "MENSALEIROS", principalmente agora,a partir do dia 2 de Agosto(desgosto para os corruptos).Petista Arrepêndido.

Reply

Tem que colocar tudo que é polícia pra dá segurança ao STF. Por muito menos o braço armado do PT, o MST, promoveu a maior quebradeira no Congresso NAcional, ocasião em que umas 600 pesssoas - pobres coitados recrutados pelo MST por um sanduba e uma tubaína - foram parar na papuda.

Reply

Em se tratando de Lula/PT, toda segurança ainda é pouca.
Esses calhordas podem ter um repente de brutalidade e fazer o que fez o doidão na apuração da escola vencedora no carnaval em SP.
Se entra um pau mandado do Lula/Dirceu/PT e destroi os documentos do mensalão na hora do julgamento, tornam a seção inviável, o julgamento adiado e quiçá conseguem a prescrição do processo.

Os togados que se cuidem mesmo, tudo pode acontecer.

Reply

Coronel,

concordo com todos os Coturneiros que escreveram até às 12:08.

Estamos lidando com bandidos de alto grau de periculosidade, ensandecidos pelo risco de perder o mando de sua máfia!

Eu colocaria tanques das FFAAs com certeza, em volta de todo o STF e homens das FFAAs DENTRO do tribunal, para serenidade dos juízes e tristeza absoluta da canalha, em especial de Dom Nullo - o capo di tutti capi.

Flor Lilás

Reply

Istoé - O Brasil não se equivocou ao afastar o Paraguai do Mercosul?

Antônio Patriota - Não há mais espaço para aventuras antidemocráticas na nossa região. (...)

----

Faltou falar do ilustre democrata Chavito e Fidel Castro, cuja Ilha Cubana tem a mais antiga ditadura da Américas.

Reply

Os vagabas do MST do Maranhão já quebraram a C^smara. Não desprezem a idéia que tentarão novamente.

Reply

opa, acabei de ler sobre uma possível volta da Arena comandada por uma estudante que se queixa de nao termos direita nessepaiz de esquerdistas mequetrefes e safados...

onde eh que eu assino?

Reply

Tem que ir a ROTA de São Paulo la pra fazer segurança dos Ministros, porque a Força Nacional tem dinheiro do PT nela as FFAA anda meio com medo, então a unica que não paga pau pra ninguém é a ROTA da PMESP.

Reply

Convoca logo o Exército, britinho, para proteger a PaTota, convoca também a Marinha, os Fuzileiros...que tal a FAB??

Reply

Com facínoras não se brinca e nem se contemporiza. Mais ainda, quando se trata de facínoras vermelhos. O presidente do STF tem, sim, que exigir todo o aparato de segurança necessário e psausível. Também sou favorável a que as Forças Armadas sejam convocadas para a tarefa. Afinal de contas, trata-se da guerra da civilização contra a barbárie petista. Exército, Marinha e Aeronátucia nos miliciaSnos vermelhos!!

Reply

Mantenham os caças da FAB no chão!

Reply

A que ponto chegamos. Para o stf julgar, tem que ter segurança!!! É essa a democracia tão propalada? Me inclua fora dela.

Reply

Flor Lilás 13:00

Você tem toda razão. As FFAA deveriam ficar também DENTRO DO TRIBUNAL. Vai que tentam criar desordem ou coisa pior. Li ontem notícia dizendo que Ayres Britto pediu segurança também para a rede de informática, telefone, luz, sei lá mais o quê. Os bandidos são perigosos.

Quero ver é se vão mandar alguém pra cadeia, já que sabem que são delinquentes, tá provado que sabem.

Mal posso esperar o dia 02/7.

Mariana

Reply

Unidades das FF.AA..Fiquem de prontidão.A bandidagem pode aprontar"Ordem de Marcha "teria mais sentido.

Reply

Quem protege o STF, simplesmente, são a Democracia e a Constituição.

Outros precisarão, também, de guardas penitenciários.
É a vida.

Reply