TSE: por conta das contas-sujas, 20.000 podem ser impedidos de concorrer.

Em um fim de semana com convenções partidárias que formalizarão alianças e a escolha dos candidatos, os políticos vivem um clima de incerteza, diante da demora do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em decidir sobre uma questão crucial para as eleições municipais de outubro: a Corte ainda não deu a palavra final sobre a validade, este ano, da regra que autoriza a candidatura só de quem teve contas de eleições passadas aprovadas pela Justiça Eleitoral.

Em fevereiro, por 4 votos a 3, o TSE decidiu que seria preciso apresentar as contas de campanha e tê-las aprovadas como garantia para se candidatar nas eleições seguintes. Portanto, para registrar a candidatura este ano, o candidato precisa ter tido a contabilidade avalizada pela Justiça Eleitoral. Segundo uma estimativa preliminar da própria Justiça Eleitoral, cerca de 20 mil políticos em todo o país estariam nessa condição, com contas de campanha rejeitadas.

Além do fato de a norma não ter sido aprovada um ano antes das eleições, a tendência do TSE de revogar a regra se sustenta ainda na mudanças na composição da Corte. Desde a polêmica decisão, o então presidente, Ricardo Lewandowski, deixou o TSE. Foi substituído pelo ministro Dias Toffoli. Lewandowski defendeu a exigência das contas aprovadas como condição de candidatura. A expectativa é que Toffoli, que fez carreira como advogado do PT no TSE, tenha posição contrária.

Marcelo Ribeiro também deixou o TSE desde a decisão. Ele votou contra a nova regra. Por enquanto, quem está em seu lugar é o ministro substituto Henrique Neves — que, especula-se, também defende a regra antiga, mais favorável aos partidos. Os partidos aguardam uma decisão do TSE para breve: — O TSE deve decidir antes de 5 de julho, o prazo de registro, com certeza. Isso deve ser na semana que vem — disse o advogado do DEM, Admar Gonzaga. (Informações de O Globo)

4 comentários

Cel

Os Fichas Sujas vão recorrer ao STF e aí os Senhores de Notório Saber Jurídico alisarão de acordo com suas vaidade$$$$$.

Átila

Reply

Coronel,

DU-VI-DE-O-DÓ!

Apenas um exemplo: Martaxa e suas contas da prefeitura foram perdoadíssimas e a asquerosa ficou livre por aí e foi acabar no senado com sua arrogância e petulância características.

Livre, lève, botocada e solta

Flor Lilás.

Reply

Se a maioria for do PT, não VAI DAR EM NADA. Se não for do PT, a maioria vai ser impedida de concorrer.

Reply

Coronel, a máfia petralha inverterá o significado de ficha-limpa e suja em mudança na constituição.
Os ficha-suja serão aqueles que não tenham sequer uma multa de trânsito e não tenham desviado cascalho do erário público, são os trouxas.
** FICHA LIMPA = políticos com muita experiência na arte de ajuda entre amigos, usando dinheiro público ou de terceiros, mentir na cara quando vai subir a gasolina ou mudar o câmbio. Quando o Mantega disse que NÃO HÁ ESTUDOS, NEM PENSA EM AUMENTAR A GASOLINA OU ALTERAR O CÂMBIO (LEIS OU FIXAR TAXA), vá o mais rápido possível encher até o talo o tanque de gasolina e guarde uns 300 litros em casa, se o mesmo disser que NÃO EXISTE QUALQUER TIPO DE CONJECTURA ESTRUTURANTE E NEM ESTUDO PARA AUMENTAR O DÓLAR, vá correndo e compre opções de venda de dólares no mês que vem a 30% acima da taxa vigente no dia e compre os dólares no mesmo dia para não perder, assim é ganhar 30% no mole, comprar US$ 200 mil e no mesmo dia comprar uma opção de venda de dólares a 2,60 no próximo vencimento de opções, se está em 2 vai gastar 400 mil e no mês seguinte vai receber 520 mil reais se a opção for exercida ou pegar a multa da outra ponta se o dólar subir menos e outro comprou a opção e sempre será lucro pois o dólar está com a pessoa, se baixasse para 1,75 valeria a pena entregar os dólares e comprar outros dólares ou opção na alta das bolsas em 6 meses de 30%. Subindo é ganhar dinheiro, subir mais de 30% o lado comprador ganha e o risco é grande se a bolsa dobrar bem no dia do vencimento da opção, daí é melhor pagar a multa e não exercer a opção de venda das ações do índice bovespa ( o seguro com o dinheiro das multas paga o lado vencedor).

Reply