Comentário: Sim, é muito bom saber como vota um senador em processos de cassação de um colega corrupto. Mas cuidado! Um grupo de senadores, entre os quais Pedro Taques (PDT), passa 24 horas por dia buscando oportunidades para provar a sua ética e a sua honestidade. Este, e alguns outros, lembram muito Demóstenes Torres (DEM), em vias de cassação. Abaixo, notícia da Folha de São Paulo.
Pressionado por senadores, José Sarney (PMDB-AP) deve pôr em votação
na próxima semana as PECs (propostas de emenda constitucional) que
acabam com o voto secreto nos processos de cassação de mandato. As
propostas determinam que nesses casos o voto será aberto, o que
permitirá saber quem votou pela absolvição do colega. Se for aprovada pelo Senado, a mudança precisará do aval da Câmara para
valer no processo contra o senador Demóstenes Torres (GO). Ou seja: o
julgamento do ex-líder do DEM só será feito por votação aberta se os
deputados acelerarem a análise das propostas.
Antes da eventual cassação de Demóstenes ir a voto secreto em plenário,
ele precisa ser cassado no Conselho de Ética do Senado, onde responde
processo por quebra de decoro por suas relações com o empresário
Carlinhos Cachoeira. Desde a semana passada, um grupo de senadores pressiona Sarney para
colocar as PECs em votação. Ontem, eles pediram ao presidente do Senado
para incluir a matéria na pauta. O grupo também vinha se revezando em
discursos diários no plenário para pressioná-lo a pautar o tema. A mais antiga das PECs tramita no Senado desde 2006. O tema ganhou força
em 2007, em meio ao processo de cassação do senador Renan Calheiros
(PMDB-AL), mas foi engavetado. Renan foi absolvido em votação secreta
pelos colegas depois de ter o pedido de cassação aprovado pelo Conselho
de Ética do Senado.
6 comentários
Pior e igual a Demostenes tem vários, inclusive o Calheiros e o Sarney.
ReplyMesmo sendo cassadoo Demostenes a corrupção CONTINUARÁ. Isto aí é cortar o rabo, sem esmagar a cabeça que é a quadrilha comandada pelo LUIZ DA SILVA, DILMA, JOSE DIRCEU.
Alguem viu a Eurenice Guerra por ai e
o Palocci
Tem sempre os exageros que parecem propositais.
ReplyFica parecendo que a Ética e a Moral nasceu com o senador investigado e que vão acabar, ambas, com o julgamento e possível cassação do senador.
Qualquer pessoa que haja com Ética e Moral, agora, é estigmatizado: "...viu o que aconteceu co o Demóstenes? Quem diria..." e coisa que o valha.
Oras, o que lele falou, denunciou era verdade ou mentira? Na grande e imensa maioria, tinha nexos o que ele dizia. Tanto que era muito repeitado até por adversários no Congresso.
Agora, com processo de punição, pelo que tenha cometido, não significa que ninguém mais pode falar em Ética, Moral, Honestidade etc.
Isso é um absurdo. Que ninguém tenha medo de alardear seus princípios por medo de patrulha.
A pergunta que não quer calar:porque quando foi a vez de renan calheiros, e do próprio sarney e outros que não me lembro foi voto secreto, no senado? era de interesse do lullarápio? e os mesmos, mesmo com a indignação de toda a população, pois os mesmos tinham que ser cassados! são bandidos iguais, ou pior que demóstenes e agora com demóstenes será voto aberto?VEJAM POVO BRASILEIRO E ANALFABETOS, COMO SOMOS ENGANADOS! O ESTADO DO MARANHÃO EM QUE OS DONOS SÃO OS SARNEIS, É UM DOS ESTADOS MAIS POBRES E O POVO NÃO TEM DIREITO A NADA, E ALAGOAS ENTÃO, QUE É O ESTADO DOS RENANS ENTÃO QUE TRAGÉDIA! ACORDA POVO EM QUANTO AINDA DA TEMPO!
ReplyCoronel, uma mudança na constituição só seria eficaz para CASOS FUTUROS, pois o D.Torres tem direito adquirido às normas anteriores, os crimes foram antes da mudança e O PROCESSO PARA A CASSAÇÃO NA COMISSÃO DE ÉTICA já está correndo e Demóstenes garante normas de antes de mudar a constituição,
ReplyTalvez sirva para M.Pirillo em Goiás e outros senadores acusados e ainda não processados, tem petralha pesado que pode ser cassado pelo mesmo motivo do senador goiano(DF).
cel,
ReplyComo diz o ditado, "nada como um dia após o outro". Será mais um tiro no pè de muita gente que faz parte deste lamaçal. ahahahahahahahah ... soh quero ver se aprovam.
Infelizmente isso ocorre. Sempre tem alguém querendo lucrar com a desgraça alheia e ultimamente deve ter muita gente querendo mostrar que é ético como Demostenes um dia supostamente foi.
ReplyO fato é que o fim do voto secreto vai ajudar demais na contenção da impunidade desses políticos. Se o STF não os condena, que a opinião pública tenha o poder, via voto conhecido, de defenestrar estes senhores, sob de os que neles votarem perderem seus mandatos a posteriori.