Código Florestal: pesquisa do governo revela que o povo quer que estados e municípios decidam sobre meio ambiente.

Uma das principais mudanças que a Câmara fez no Código Florestal foi transferir para os governos estaduais o poder de legislar sobre as dimensões de Áreas de Preservação Permanente às margens de rios. Uma medida óbvia, pois cada estado, cada cidade, cada rio tem as suas peculiaridades. Dilma vetou e recolocou esta prerrogativa nas mãos do Governo Federal. Não há razão para achar que os estados serão mais flexíveis ou não terão capacidade de controle e fiscalização. Os estados possuem ministérios públicos estaduais, secretarias de meio ambiente, ongs que atuam regionalmente e uma sociedade civil atenta, em melhores condições para legislar sobre o riacho que passa no interior de Cacimbinhas, no interior do Paraná, evitando injustiças. Ponto.

A voz do povo é a voz de Deus. Hoje o Ministério do Meio Ambiente divulgou uma pesquisa sobre o que o brasileiro pensa sobre ecologia, preservação e sobre quem deve solucionar os problemas ambientais.  61% dos entrevistados respondeu que a respponsabilidade deve ser do Governo Estadual, seguido pela Prefeitura Municipal (54%) e, só depois, o Governo Federal (48%). A iniciativa pessoal figurou em quarto lugar (46%), precedido de comunidades locais (21%) e entidades ecológicas (14%). Vejam que as ONGS, mesmo com todo barulho e midiatização do tema, estão muito mal colocadas junto à população. Em 1992, o governo federal estava em primeiro, com 51% dos votos. — Este é o efeito da descentralização — avaliou Samyra Crespo, secretária da Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Meio Ambiente, que ainda comentou o índice das entidades ecológicas e comunidades locais. — Ainda é preocupante que a responsabilidade conferida a elas seja pequena e tenha crescido pouco ao longo dos anos.

Portanto, se faltava um argumento para os parlamentares lutarem pela sua tese, o povo está dizendo o que deve ser feito. O povo não é bobo.

2 comentários

O povo é meio bobo sim né Coronel?? Senão ñ teriamos Lullas Leles e Dillmas por aí....

Reply

não só sobre meio ambiente...

se esclarecida, a população dos estados iria gostar de decidir sobre muito mais!!!

principalmente sobre leis penais, onde cada estado poderia ter leis diferenciadas, como acontece nos EUA...

as federações sendo atreladas a União centralizadora acaba com os estados...

na hora de encher o cofre do governo federal os estados são obrigados a faze-lo, mas na hora de decidir sobre seu futuro, tem que pedir benção ao poder central...

Reply