12 provas amedrontam o chefe da sofisticada organização criminosa do Mensalão.

O relator da CPI dos Correios (2005-2006), deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR), foi à tribuna da Câmara nesta quarta-feira (13) para enumerar o que chamou de "a dúzia de provas" da participação do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu (PT-SP), no esquema do mensalão. A CPI relatada por Serraglio investigou o esquema entre 2005 e 2006 e sugeriu o indiciamento de Dirceu, dentre outros parlamentares. 

Serraglio disse estar "farto da alegação de que o mensalão é fantasia". A gota d'água, segundo ele, foi um artigo assinado pelo produtor de cinema Luiz Carlos Barreto, publicado ontem na *Folha", sob o "Por qué no lo matan?", que faz a defesa de Dirceu. "Certamente me amofina essa cantilena repetida de que o 'mensalão' fora uma farsa, como se a investigação não se realizou por parlamentares dos mais diversos matizes político-partidários", discursou o deputado. "Ainda agora assistimos José Dirceu concitando os jovens a se manifestarem diante de sua inocência", discursou o deputado. 

O deputado listou os seguintes indícios coletados tanto pela CPI quanto pelo processo do mensalão, que poderá ser levado a julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal) no segundo semestre deste ano: 

1) à época em que Dirceu era ministro, "nada ocorria sem o beneplácito do super-ministro, como era chamado na imprensa e nos corredores do poder"; 

2) Roberto Jefferson, líder do PTB, "confessa que tratou por mais de dez vezes do mensalão com Dirceu";

3) o publicitário mineiro Marcos Valério Fernandes de Souza "afirmou que ouviu de Delúbio [Soares, ex-tesoureiro nacional do PT e da campanha presidencial de Lula em 2010], que Dirceu deu 'aval' aos empréstimos bancários que alimentaram o mensalão;

4) a mulher de Valério "assentou que Dirceu se reuniu com o presidente do Banco Rural no Hotel Ouro Minas para acertar os empréstimos do banco";

5) Valério "arrumou emprego para a ex-mulher de Dirceu no [banco] BMG em São Paulo";

6) um sócio do publicitário se "tornou 'comprador' do apartamento da ex-mulher de Dirceu em São Paulo";

7) Valério "afirma que foi quem ajustou a audiência havida entre os diretores do BMG e o ministro Dirceu"; 

8) segundo Valério, "Silvio Pereira [ex-secretário nacional do PT] lhe disse que José Dirceu sabia dos empréstimos junto aos bancos"; 

9) a presidente do Banco Rural "declarou que Valério era um 'facilitador' das tratativas com o governo" e "disse mais, que 'Dirceu foi a única pessoa do governo com quem ela falou" sobre o interesse do Rural relativo à aquisição de parte do Banco Mercantil de Pernambuco;

10) o ex-deputado Jefferson "afirmou que, por orientação de Dirceu, houve encontro no Banco Espírito Santo, em Portugal, à busca de R$ 24 milhões"; 

11) o ex-tesoureiro do PTB, "Emerson Palmieri relata que todas as tratativas eram ratificadas, ao final, por Dirceu; 

12) a ex-secretária de Valério na agência de publicada em Belo Horizonte (MG), Karina Somaggio, "testemunhou que Valério mantinha contatos diretos com José Dirceu". 

Serraglio disse que a CPI ajudou a "abrir o caminho" para a eleição de Dilma Rousseff, em 2010, como sucessora de Lula, ao enfraquecer Dirceu, nome natural dentro do PT, antes do escândalo, para uma eventual candidatura à Presidência. "De fato, na época, parecia que estávamos sob sistema parlamentarista. José Dirceu, ambiciosa super-ministro, capitão do time, primeiro-ministro, inteligente e mefistofelicamente, confinava o migrante de Garanhuns [Lula] à sua dimensão sindical, tutelando-o, como se lho devesse ser o sucessor mais do que natural, inexorável, razão por que já atapetava a caminhada, fazendo-se onipresente e onisciente nas grandes decisões nacionais". 

O ex-relator disse que a "CPI dos Correios não se converterá em pizza. Nosso Judiciário não tem vocação para isso".Durante o discurso de Serraglio, os deputados da base aliada não apareceram para apartes --apenas dois parlamentares se manifestarem, em apoio a Serraglio.(Folha Poder)

8 comentários

Sr Coronel:

O Parana e seu povo tem um POLÍTICO COM CARÁTER E PRINCÍPIOS.
Parabéns povo do Parana,parabéns sr Serraglio.
Saudações

Ps A atitude do deputado custa caro a ele.

Reply

Tai o que eu sempre disse, Zé Caroço tinha a certeza que seria o próximo presidente do Brasil, foi para isso que ele trabalhou anos e anos, desde os tempos nebulosos de Santo André, logo, na minha opinião, caso ele seja condenado e perca os direitos políticos ele não deixará barato e, naturalmente sobrará para o maior beneficiado de toda bandalheira, o velhaco nefasto.
Então senhores do STF pau no Zé Caroço. Para limpeza do Brasil.

Reply

Coronel
O fato do imbecil-mor mensaleiro ter oferecido blindagem na CPMI do Cachoeira ao ministro Gilmar em troca de melar o julgamento do mensalão não seria motivo suficiente para barrar a participação de petistas nesta CPMI que se mostra totalmente manipulada pelo partido.

Reply

Lamentavel Lula foi reeleito depois de toda robalheira!! Deveria ter sido preso !!!! O povo nao sei o que pensa, nao entendo. PSDB fracssou, com a faca e o queijo na mao!! Lula deveria ter mesmo destino de Collor, que roubou muito menos ou quase nada!!!!

Reply

Luiz Carlos Barreto era aquele cineasta drogado que era amigo da Leila Diniz?

Reply

Sorry, Coronel,
desconsidere meu comentário anterior, o cineasta doidão era o LC Lacerda.

Reply

O cineasta dev ser amigo do "homem do lixo", que também adora "militar" por causas perdidas no seu tempo vago.

Em um país sério, onde a justiça de fato funciona, Zé das Hóstias teria vergonha de por a cara na rua, que dirá na TV.

Quanto a chamar estudantes para defendê-lo, até pode acontecer, afinal a UNE, que não deu as caras em apoio a greve das univerisdades federais, tem que gastar os 30 milhões que recebeu do PT em alguma coisa né não?

Carro de som, bandeiras, banners, etc para promover a inocência daquele que violou até mesmo a casa de Deus.

Reply

Esse cineasta de araque, porque só faz filmes com nosso dinheiro( o PT dá), é um demagogo em defesa de um terrorista e delinquente que se apossou da CASA da Moeda e emitia dinheiro frio que passavam nos Bancos para serem lavados, os empréstimos é só para burro acreditar, até hoje o Banquinho Ruralito não cobrou nem um tostão do PT, pois o dinheiro não era dele, e sim da CASA da MOEDA, cheiranho a tinta ,novinho em folhas ,em pacotes , malas e cuecas
engana que eu gosto , trouxas dos brasileiros da nova classe média de R$249,00 à 1.019,00 esse povo é burrinho mesmo , eta classe média surrada essa da Dilmentira.

Reply