Comissão da Verdade pode rever Lei da Anistia, diz advogada de Dilma.

A advogada Rosa Maria Cardoso da Cunha, 65, integrante da Comissão da Verdade, afirmou ontem que o órgão foi criado para investigar os crimes de agentes de Estado que atuaram na repressão aos opositores da ditadura militar (1964-1985). A declaração foi dada depois que outro integrante do grupo, o ex-ministro da Justiça José Carlos Dias, defendeu à Folha que também sejam apurados atos de pessoas que participaram da luta armada contra o regime.

Ex-defensora de presos políticos, entre eles a presidente Dilma Rousseff, Rosa disse ontem que a lei que criou a comissão tinha por objetivo rever a conduta do Estado no período. A interpretação exclui atos da guerrilha. "Pela lei, a comissão foi criada para trabalhar pensando nos problemas que o Estado brasileiro tem na sua constituição e na sua estrutura. O Estado está revendo sua conduta como Estado, dos seus agentes públicos", afirmou.  A lei que criou a comissão não delimita o alvo das apurações. Sua finalidade, diz o texto, é "examinar e esclarecer as graves violações de direitos humanos (...) a fim de efetivar o direito à memória e à verdade histórica e promover a reconciliação nacional". 

Rosa foi homenageada na EPPG (Escola de Políticas Públicas e Governo), no Rio, onde dá aulas desde 1995. Mais tarde, acrescentou que uma eventual investigação de delitos da esquerda armada ainda deve ser discutida. "Não sei ainda qual a opinião dos demais integrantes da comissão sobre a leitura da lei, mas não se entende que a comissão fará uma análise de todo o período. É preciso ter foco", defendeu. Na véspera, José Carlos Dias defendeu a investigação da repressão e da guerrilha. "Tudo isso vai ser analisado", afirmou o ex-ministro. 

Ontem, a advogada disse não considerar impossível que o país reveja a Lei da Anistia de 1979, que perdoou crimes da repressão e da guerrilha. O STF (Supremo Tribunal Federal) manteve a validade do texto em julgamento em 2010. "Já houve uma anistia, mas uma parte das vítimas quer outra interpretação dessa anistia para que possa existir processo, para que possam entrar no Judiciário reivindicando determinados direitos", afirmou Rosa. "Não estou dizendo que vai acontecer, mas isso mostra que, dependendo do contexto político, essas decisões são reavaliadas e são alteradas." 

Ela citou o caso da Espanha, onde o movimento dos indignados retomou o debate sobre a punição de crimes da ditadura de Francisco Franco (1939-1975). "A transição [espanhola] foi pactuada, se decidiu completamente não rever o passado, e agora o movimento dos indignados está retomando a discussão", afirmou. Rosa não chegou a ser presa nem torturada. "Não fui perseguida na época. Só fui detida com um conjunto de advogados por algumas horas por uma questão de intimidação, no começo dos anos 70, mas sem acusação."(Folha de São Paulo)

30 comentários

Essa baranga devia mesmo é estar sentada num banco de praça, tratando dos pombos.

Reply

Coronel,

Como 2+2=4!

Elles querem dar o golpe por todos os lados! Tipo fuga de água em represa, com o tempo e persistencia, ela rompe.

JulioK

Reply

Essa mulher sequer leu o texto da Lei. A Comissão da Verdade é uma fraude grotesca!

Reply

Como colocam, os militares que não tinham absolutamente nada melhor para fazer em suas casernas, sairam pelas ruas escolhendo pessoas aleatóriamente e perseguindo-as. Também cabe diser que foram os militares "disfarçados" que fizeram assaltos a bancos, explodiram bombas, assassinaram pessoas e finalmente colocaram as armas e as culpas de tais delitos nas mãos destas pessoas escolhidas aleatóriamente. Vejam só o que faz um militar que não absolutamente nada para fazer numa caserna. O curioso é que estas pessoas, as escolhidas aleatoriamente, hoje estão protagonizando os maiores atos de roubo aos cofres públicos, os maiores atos de bandalheiras contra a democracia. Mas os culpados, são os militares!

Reply

Coronel indignados estamos nós com essa corja de vagabundos

Reply

Opa, opa, opa, pérai!

A "começão" exclui atos da guerrilha?

Ah é? Quer dizer que é só para botar no dos militares? No loló dos marginais nada? Aliás, nada não porque eles já encheram os bolso nas burras da viuva.

Tá de brincadeira a Madame Satã né?

É uma daquelas brincadeiras malvadas dela né? Assim como colocar gilete no escorregador das criancinhas.

Vão se catar vagabundos enquanto nós trabalhávamos para construir o Brasil onde vocês vieram encher os bolsos, vocês enchiam o saco atacando e matando gente honesta.
A "começão da verdade" deveria mesmo ser criada eram para investigar o passado dessa corja que está delapidando o Brasil, isso sim.
Bando de ordinários

Reply
Mensageiro do Apocalipse mod

Como PTralha é SAFADO...

1- O período "comissão da verdade" não começava em 1946 ?????????

2- E só mesmo essa baranga PTralha para dar essa "interpretação" tendenciosa, imbecil, maluca, revanchista... LOUCA MESMO!!!

3- E nada demais ser homenageada na EPPG. Hoje no Brasil é tão fácil defender tese de "doutorado", principalmente na unicamPT, não é "dotô mercadante"? Até analfabeto ganha título de dotô distribuído por atacado...

Os Ptralhas conseguem até desconstruir até o significado dos títulos, antes motivo de admiração e respeito, hoje motivo de escárnio.

AH!!! então era tudo mentira mesmo....

Reply

Cel.

Está claro que com tal postura ela só quer revanchismo.

Ocorre que a D. Rosa só está nesta Comissão porque uma lei lhe conferiu tal papel. Esta mesma lei diz que a Comissão tem de respeitar a Lei da Anistia. Ponto!

Admira-me que seja advogada, posto que não sabe nem ler a lei.


Chris/SP

Reply

Tem muita gente que vai se sentir incomodada com isso. Quando falam em rever a lei da anistia não sei porque tanta gente treme na base. Teriam essas pessoas alguma culpa maior a esconder?

Reply

Pior do que ser um vagabundo comunista, é ter uma mentalidade vagabunda comunista.

Como eu tenho nojo desta gente.

Reply

Pior do que ser um vagabundo comunista, é ter uma mentalidade vagabunda comunista.

Como eu tenho nojo desta gente.

Reply

Coronel - Você disse uns dias atrás que a tia Dilmona tinha posto um bode na sala de FH. Depois das manifestações de P.C. Pinheiro e da Dra. Rosa, sem contar M.R. Kehl e o Dr. Dipp, o bode continua na sala do príncipe dos sociólogos?

Sds

Reply

E os militares vão ficar inertes? Salários congelados, armamnetos sucateados, afrontados por esta comessão da verdade? Sem nem um representante dos militares!? Ou não mataram ninguem os bandidos da clandestinidade? E o soldado Mario Kosel? Fica por isto mesmo?

Reply

É tudo jogada ensaiada, Bolsa de 70, comissão da verdade, etc... para esconder os problemas econômicos que nos esperam logo ali na frente. Aí a solução é culpar a ditadura, o FHC, o FMI, a mãe do Badanha e por aí vai.

Reply

E, no futuro, não muito distante, outro governo estará revendo a legislação para tratar dos esquerdopatas de hoje e suas idéias maravilhosas.

Reply

Coronel,

é para retroagir a lei?

Vamos acusar a presidentA Dilmá e sua canalha pela morte do soldado Kosel?
Vamos colocá-la na cadeia por sequestro?
Ou quem sabe por roubo?
Onde o dinheiro do cofre que elles assaltaram e que nunca as pessoas viram a cor?


Flor Lilás

Reply

Como que uma investigação unilateral vai trazer átonas verdades que ocorreram no passado? Querem esconder as atrocidades da esquerda por quê? Não tem cabimento investigar um lado e não investigou o outro. Não faz sentido. Então quer dizer que os militares e aqueles que estavam do lado dos militares não eram humanos? Suas famílias não tinham sentimentos? Não são iguais perante a Lei? São indignos de reivindicar seus direitos? Particularmente, se alguns idiotas querem rever a história, gostaria de ouvir as duas versões, para saber quem está certo ou errado! Ora, para fazer um julgamento tem que se ouvir os dois lados, portanto não faz sentido uma investigação unilateral. E, não tenha dúvida que haverá acusações.

Reply

As amigas da Dilma são da pezada...

Reply

Partindo da premissa da nobre senhora de que parte das vitimas querem uma leitura diferente para que as leis. Eu quero um monte de leituras diferentes para as leis mas apesar disso por ser legalista eu as respeito . Eu queria menos IR , um presidente alfabetizado e culto , uma aposentadoria maior , brevidade no atendimento medico publico ou um convenio com o Sirio Libanes , etc
Apesar dos meus "quereres" convivo com isso que esta ai
"As vitimas da revolução" devem ter ouvido de seus parentes mais velhos " Saiu na chuva é para se molhar" ou o engraçado " Macaco que muito pula quer chumbo """

Reply

Coronel,
Este pessoal da esquerdalha não perdoa e não esquece. Ainda vão nos infelicitar e "arrumar" uma outra REVOLUÇÃO, esta definitiva onde não sobrarão advogadas defensoras de um lado só e guerrilheiras para serem PRESIDENTA!

Reply

eu falei!

eles vão tentar, sim, rever a Lei da Anistia...

primeiro vão apurar os tais crimes, vão demonizar os acusados e bombardear a sociedade com propaganda sobre o assunto, mostrando o material que eles "apuraram"..

então, a sociedade já de saco cheio de tanta propaganda da "verdade", simplesmente amolecerá a vigilância e "crau!"...

os petistas junto com os comunistas de toga anulam a lei...

Reply

Várias declarações dos integrantes da Comi$$ão de Verdade indicam que só vão apurar os crimes cometidos por militares contra aquelas que "lutavam" contra a "ditadura".

Militares da reserva já começam a montar uma Comissão da Verdade paralela para rebater as acusações.

Reply

O que esperar de uma advogada de bandida? Um advogada que defende sequestrador, assaltante, ladrão? Uma advogada que defender pessoas que explodem pessoas? Essa é a comissão "isenta" que a Dilma quer que aceitemos? Pois eu NÃO ACEITO! Se essa comissão começar a agir como pensa esse mulher, será mais um desperdício de dinheiro público, coisa que o PT se especializou em fazer.

Reply

A anistia de 1979 já tem 33 anos, soa como se a Itália resolvesse processar os antigos imperadores romanos e os centuriões por crimes de guerra.
Jesus de Nazaré foi morto em Israel pelos romanos ( a liderança religiosa de Israel o condenou por blasfêmia e Roma por sedição e separatismo ).
Tentar obter reparações trilhonárias de euros ( E 1.000.000.000.00,00 ) às vítimas ( dá uns 700 euros para cada cristão) e quem prenderia os imperadores e os patrícios romanos.
TRINTA ANOS É TEMPO DE PRESCRIÇÃO DE TODOS OS CRIMES, menos PEDOFILIA quando praticada contra criancinha de 2 anos, a lei Joana Maranhão coloca o início da prescrição no dia que a vítima faz dezoito anos.
Teoricamente o prazo máximo seria de 30 anos ( 15 do tempo para fazer 18 anos e 15 da pena máxima de estupro de vulneráveis).
COMO CRIMES POLÍTICOS NÃO SÃO CRIME SEXUAL E a prescrição corre desde o dia do cometimento do crime, todos, incluso as bestas guerrilheiras já tiveram a prescrição dos crimes já garantidas. 99% DOS PRATICANTES DOS ATOS DE GUERRILHA E TORTURA ESTÃO NOS CEMITÉRIOS e de lá só Deus tem poder de retirar.
JEG, BESTA, são todos BEG (enchem o saco) pois beg é pronúncia de saco em inglês. Eu coloquei a palavra : bloguistas da esgotosfera petralha ( B.E.G.) ou BEG .

Reply

Coronel,
Sem dúvida nenhuma, o negócio é virar a mesa de vez e ACABAR COM ESSA 'COMISSÃO DA VERDADE', que é descaradamente mais um "ato de guerrilha" que os MARGINAIS que se safaram durante o governo militar, estão agora se valendo, para dar o troco em quem os impediu no passado de implantar a ditadura do proletaria.
Esses juizes togados estão marcando a maior toca em dar mole pra esses guerrilheiros enrrustidos. Com certeza em futuro próximo, essa corja também vai prensar na parede todos esses togados, que em vez de punir, estão, mais uma vez, dando chance aos criminosos de sempre.

Reply

Comunista usa a mentira como ferramenta estratégica.

1) Vão fazer a tal Comissào, depois fazem propaganda na Folha todos os dias sobre os "achados".

2) Arrumam umas ONGs picaretas para protestar as "injustiças".

3) O STF vendido declara a Lei da Anistia relativa.

4) Os velhinhos milicos são presos.

Reply

Neste momento o Suplicy está dando corda para a Comissão da Verdade e enaltecendo a entrevista de PauloSergio Pinheiro ,isto não vai acabar bem.

Reply

Essa minoria de guerrilheiros enrrustidos locupletados no governo estão querendo encurralar o Ministério da Guerra? Os militares deveriam revidar essa ousadia de 'comissão da verdade', mas não permanecer calados feito uns idiotas.
A meia duzia de guerrilheiros arruaceiros que morreu em confronto com o exercito é tão importante quanto o número de inocentes mortos nas mãos dos guerilheiros. Matar inocentes é tão grave quanto matar guerrilheiros, que aliás morreram porque desrespeitaram as autoridades constituidas na época, com pretensões comunistas. Essa comissão unilateral não pode ser aceita.
Alguem tem que acordar e cortar as asas da presiANTA e sua curriolinha de nerds revanchistas., antes que eles consigam concretizar essa petulância de desenterrar a história e incriminar militares e esconder os próprios crimes.
Vamos lá milicos, MÃOS À OBRA! Sua honra está em jogo.

Reply

eu quero mais que esses torturados, mortos, exilados,desaparecidos vãopros quintos dos infernos,perderam a guerra e pronto.
essa comissão é puro revanchismo, vingança de quem perdeu.
mas quem viveu,como eu, toda a juventude dentro o regime militar, (mas que saudade) podem falar que quiserem, nós conhecemos a verdade, e isso não muda.

Reply

Salve.
"Entrar no Judiciário reinvindicando determinados direitos"... já se disse tudo. Dinheiro haja!
E falando nos indignados de araque espanhóis, apenas mais um veículo de propaganda esquerdista contra os conservadores do Partido Popular, a prima-dona da companhia, o juíz-militante Baltazar Garzón, levou um pé-na-bunda da Justiça Espanhola, por escutas ilegais.

Reply