Mensaleiro cuja mulher sacou R$ 50 mil para pagar TV a cabo é recebido pelo ministro do STF cuja "companheira" advogou para o companheiro José Dirceu.

Réu no processo do mensalão, o deputado João Paulo Cunha (PT-SP) bateu pessoalmente à porta do Supremo Tribunal Federal (STF). Pediu audiência a cinco ministros. Por enquanto, foi recebido por Dias Toffoli em seu gabinete na semana passada. O ministro confirmou o encontro, mas alegou que o parlamentar o procurou na condição de integrante da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Teria ido apenas para entregar o relatório final da comissão de juristas que estuda mudanças no Código Penal. Porém, João Paulo não relata a comissão, nem recebeu missão para representá-la no STF.
 
Perguntado se trataram do mensalão, Toffoli garantiu que não. Disse que o interlocutor sequer puxou o assunto. Questionado sobre o motivo do encontro, João Paulo reagiu como se o conteúdo da conversa não devesse ser divulgado. O GLOBO perguntou se fora tratar de algum projeto de lei, João Paulo Cunha respondeu com uma gargalhada: “Para esse assunto (o julgamento do mensalão), o GLOBO não me ouve. Sobre esse assunto eu não vou falar. Não tenho razão. Posso falar de outra coisa”, disse o deputado, após ser insistentemente questionado sobre o motivo da visita ao gabinete de Toffoli.

O parlamentar tem uma audiência marcada com o ministro Celso de Mello. A assessoria do ministro não divulgou quando será. Nesta terça-feira à tarde, a assessoria de João Paulo telefonou ao gabinete de Carlos Ayres Britto para pedir uma audiência. O ministro assumirá a presidência do tribunal na quinta-feira - e, espera-se, presidirá o julgamento do mensalão. Por falta de disponibilidade na agenda, o encontro não foi marcado. Mas não houve recusa em agendá-lo para adiante.

Recentemente, a assessoria do deputado também procurou o gabinete de Marco Aurélio Mello. A audiência não foi marcada por falta de horário disponível. O mesmo ocorreu no gabinete de Luiz Fux. As assessorias dos gabinetes informaram que o parlamentar não revelou o motivo do encontro. Questionados pelo GLOBO, os demais ministros ou suas respectivas assessorias negaram ter sido procurados pelo parlamentar para o mesmo fim.

Às vésperas do julgamento do mensalão, que deve ocorrer ainda neste semestre, ainda é uma incógnita a participação de Dias Toffoli na votação. Isso porque, entre seus colegas, paira a certeza que ele estaria impedido para julgar o caso. Há dois motivos. Um deles, porque à época do suposto mensalão, Toffoli era assessor jurídico na Casa Civil, subordinado do então ministro-chefe da pasta, José Dirceu, um dos 38 réus no processo. Toffoli e Dirceu eram amigos e costumavam frequentar as casas um do outro em eventos festivos.

O outro motivo é que a companheira de Toffoli, a advogada Roberta Rangel, atuava na defesa do ex-deputado Professor Luizinho, para quem fez sustentação oral no STF quando foi julgada a denúncia do Ministério Público contra os acusados, em agosto de 2007. À época, Roberta e Toffoli atuavam no mesmo escritório de advocacia. Hoje, Roberta não defende mais nenhum réu no processo. Mesmo diante dos fatos, Toffoli não declarou ainda se participará ou não do julgamento.(O Globo)

11 comentários

Coronel,
esta é a verdadeira "Grande Família".

Reply

O Ministro Toffoli é novo em idade e no STF. Espero que no julgamento dos mensaleiros, ele peça afastamento, sera compreendido.

Reply

SE O LADRAO DE GALINHAS PODESSE FALAR COM O JUIZ, OU PROMOTOR, ANTES DO JULGAMENTO, EVITARIAMOS MUITO DESPERDICIO DE TEMPO E DINHEIRO ...

Reply

Em que pais do mundo, bandido se encontra com juiz corrupto?

- BRASIL!!!

Reply

Simples meus amigos...

O MENSALEIRO está apenas comprando as sentenças do MENSALÃO se não estiver fazendo a entrega das malas de dinheiro.

Porra! isso já foi feito antes em malas, em cuecas, em aviões e está sendo feito agora, NA CARA DE TODO O MUNDO.

PTrlaha confia piamente na IMPUNIDADE do Brasil, tanto que vai ao STF (O OLIMPO DOS BANDIDOS TOGADOS) comprar sentenças e ainda marca audiência para isso!!!

E COM TODOS OS MINISTROS!!!!!!!!

Reply

Se para fazer o trabalho de "relatar o MENSALÃO" o ministro "levandowhisky" além do salário INDECENTEMENTE ALTO DO STF, ainda cobra R$1.000.000,00 (HUM MILHÃO DE DÓLARES)...

... palavras da boca do ministro, ele disse isso!!!!

O que esse MENSALEIRO safado estaria fazendo no STF marcando audiências com gente do naipe de um "marco aurelio", ou de um "quinzinho barbosa"?????

VERGONHOSO! bandios que serão julgados por bandidos togados recebendo o valor de suas sentenças...

Reply

Cel.

“Ele não tem esse direito”

Essa foi a fala do petista Luiz Marinho, prefeito de SBC, diante da hipótese de que Dias Toffoli, ministro do Supremo, possa se declarar suspeito para participar do julgamento do mensalão.

O safado está dando como favas contadas o voto do Ministro Toffoli.


Chris/SP

Reply

É nisso que dá ter bandido mensaleiro em Comissão do Congresso Nacional. Seja em qual comissão for, mas em se tratando de uma Comissão de Constituição e "Justiça", aí é muito escárnio. Será que os ministros não poderiam se recusar a recebê-lo, não poderiam se declarar impedidos?

Já que o bandido mensaleiro foi entregar relatório final da comissão de juristas, não podia ser outro a entregar? Essa não.

Até onde vai isso tudo?

Mariana

Reply

"...para quem fez sustentação oral..."

aahaha... ótima frase.

Reply

O Toffoli, que não passou em dois concursos para juiz, deve ser mesmo um bom sustentador oral, porque conseguiu chegar ao STF sem possuir qualquer mérito para isso.

Reply

Esse JPC é um nojento pegajoso. Como que um processado pode ser membro de comissão de contitução e justiça. Tem que ser muito canalha para oferecer um cargo desses a gente dessa laia e tem que ser muito cínico para aceitar.

Reply