DEM poupa Demóstenes e não vai pedir seu mandato.

Isolado e sem apoio da cúpula do DEM, o senador Demóstenes Torres (GO), investigado por suas relações com o empresário do jogo Carlinhos Cachoeira, decidiu ontem deixar o partido. Em carta encaminhada ao comando da sigla, o senador disse que sofreu um "prejulgamento público" pelo DEM, o que o levou a pedir para se afastar dos seus quadros. Demóstenes negou que tenha cometido "reiterado desvio do programa partidário", argumento usado para abrir anteontem seu processo de expulsão. Com o pedido de desfiliação espontânea, o rito de expulsão fica automaticamente suspenso. 

Demóstenes é investigado pela Procuradoria-Geral da República por favores a Cachoeira, preso pela Polícia Federal sob acusação de chefiar esquema de jogos ilegais. A defesa do senador anunciou que vai recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) para pedir a anulação das provas, porque Demóstenes, que tem foro privilegiado, foi investigado sem autorização. Inicialmente, Demóstenes não cogitava a saída voluntária do partido, com medo de perder o mandato na Justiça Eleitoral por infidelidade partidária. Mudou de ideia para evitar desgastar-se ainda mais com a expulsão. 

Como o senador mantém a disposição de não renunciar ao mandato, a discussão sobre a sua permanência poderia continuar a expô-lo por pelo menos mais uma semana. Ao mesmo tempo, para impedir a perda de mandato por infidelidade, Demóstenes subiu o tom na carta de saída para ter como argumento na Justiça que sofreu "perseguição política" no partido -logo, foi forçado a sair.  Apesar da manobra, o DEM não está disposto a brigar pela vaga de Demóstenes. "Não há razão para isso, não existe evidência de infidelidade", disse o presidente da sigla, José Agripino (DEM-RN). O líder do DEM na Câmara, deputado ACM Neto (BA), disse que o caso Demóstenes é um "assunto superado" dentro do partido. 

O PT ofereceu ontem o senador Wellington Dias (PI) para presidir o Conselho de Ética do Senado, numa tentativa de acelerar o processo contra Demóstenes. O cargo de presidente está vago desde o ano passado, quando o senador João Alberto (PMDB-MA) se licenciou do Senado. Caberá ao novo presidente do conselho, a ser eleito no dia 10, decidir se aceita a representação do PSOL contra Demóstenes por quebra de decoro.(Folha de São Paulo)

12 comentários

Voçê viu a Ideli por aí?

Reply

"Não existe evidência de infidelidade"

O careca é um petralha infiltrado no DEM e o chefão dos demos diz que o sócio do Cachoeira não é infiel? Isso só pode ser cascata!

Esse Agripino não me engana. Aí tem.

Reply

Cel

Todos estão com o rabo preso!

Se gritar pega ladrão são tão cara de pau que nenhum corre e ainda diz que o grito foi ilegal!

É pra isso que se serve Foro Privilegiado!

CADA POVO TEM O GOVERNO E A JUSTIÇA QUE MERECE!

TODOS NÓS SOMOS OS CULPADOS!

Átila

Reply

Anonimo das 4 de abril de 2012 07:13

Companheiro, a Ideli foi dar um passeio de lancha, e quem sabe, pescar uns peixinhos.

O Crivela será chamado para dar explicações. (sobre o que, eu não sei).

Reply

Mas Demostenes terá "clima" para continuar atuando no Senado?

Tenho minhas dúvidas.

Reply

Deóstenes Torres é um modelo de brasileiro.

Reply

Deveria marcar posição desfiliando o senador.
Ter um ritual democrático, tudo bem. Porém, precisa dar ideia de cumprir com o que é justo.
E o senador deveria ter desfiliado-se e renunciado.

Reply

Digo, um dos modelos de brasileiro, da maioria dos brasileiros: do brasileiro corrupto. Hehe

Reply

Esse Demóstenes é muito burro mesmo! Será que ele não sabe que a KGB do governo petista está gravando até o ronco da oposição?

Reply

E o Aécio Never em brancas nuvens, desde segunda-feira, dia 2, sorvendo uma taça de champagne em plena Paris. Ô vidão! O resto que pegue fogo!

Reply

Quer infidelidade maior do que ir contra o que prega o partido?????

Reply

"Anônimo 4 de abril de 2012 20:32 disse...
Esse Demóstenes é muito burro mesmo! Será que ele não sabe que a KGB do governo petista está gravando até o ronco da oposição?"

Perfeito! A essência da coisa é essa: nova modalidade de fazer dossiês...

Reply