Isso não muda tudo na relação do Legislativo com o Executivo?

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) declarou a inconstitucionalidade da Lei 11.516/2007, que criou o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), mas deu um prazo de dois anos para que o Congresso Nacional edite nova lei para garantir a continuidade da autarquia. A decisão foi tomada no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4029, ajuizada na Corte pela Associação Nacional dos Servidores do Ibama. Até lá, o instituto segue funcionando. Os ministros entenderam que a tramitação da Medida Provisória 366/2007, que deu origem à Lei 11.516/2007, não respeitou a tramitação legislativa prevista na Constituição Federal.

Para a autora da ADI, a norma seria formalmente inconstitucional, uma vez que o ICMBio foi criado a partir de uma Medida Provisória do governo convertida na lei questionada, sem ter sido apreciada por uma comissão mista de deputados e senadores, como prevê a Constituição Federal em seu artigo 62, parágrafo 9º. A MP, diz a associação, foi convertida em lei com a emissão de parecer individual do relator, sem manifestação da comissão. Além disso, a matéria não possuiria as características de urgência e relevância a justificar a edição de medida provisória, ressalta a ação. Leia mais na página do STF.

7 comentários

O Aecinho não tava 'responsável' pelo projeto mudança de MP's q Marco Maia engavetou? Desistiu? Vai ficar por isso?
Olha aí o STF dando brecha.

Reply

ja passou da hora de enquadrar essas MPs do Executivo...

eh um instrumento que nao combina com a democracia...

ainda mais se usado de maneira abusiva, como tem sido comum nos ultimos anos...

Reply

Coronel, este é um desabafo de um colega que mora na Argentina.

Gostaria de usar o blog para divulgar um acontecimento de hoje de manhã aqui onde trabalho.

Hoje pela manhã, fomos surpreendidos com uma manifestação de forma hostil e criminosa em frente ao edifício que trabalho em Neuquén, capital da província de Neuquén, Argentina. Um grupo liderado (segundo informações coletadas) pelo sindicato UOCRA, manifestaram solicitando a contratação de 80% da mão de obra que será utilizada na construção de uma ferrovia que totaliza 360 km, a qual teve o projeto elaborado nos últimos 2 anos na cidade. O protesto iniciou-se com batuques, queima de pneus fechando ruas no entorno, em seguida partindo para agressões verbais (ouvia-se gritos “Morte aos brasileiros”), lançamento de ovos e pedras no edifício, e por fim pichações na fachada do edifício. O que me chamou a atenção foi o fato da policia local assistir tudo, sem nada poder (ou querer) fazer para que não chegasse a atitudes tão extremas ou pudesse prejudicar a integridade física de alguém. Absolutamente essa é a maneira mais irracional de reivindicar ou solicitar algo. As frases pinchadas demonstram com clareza o sentimento de xenofobia e o tipo de mentalidade de quem estava realizando o protesto.

As fotos do acontecimento:


Por fim, brasileiros, valorizem nosso país, nossa nação, nossa bandeira.

Abraço a todos!


https://picasaweb.google.com/116519157962875855204/ProstestoNeuquen?authkey=Gv1sRgCLmer4Suoo7mZw

Reply

Kassab saiu fortalecido! Não cedeu à chantagem do sindicato e ainda disse que futuramente caminhoneiros ficarão restrito ao período noturno.

Reply

Esse instituto de XIITAS...

Emprenham tudo e todos em nome da vagabundagem institucional basada na maxima de que "Para continuarem a nao fazer nada, e preciso fingir que se faz alguma coisa".
Traduzindo: A principio sao contra tudo e contra todos que os facam trabalhar.

O Brasil e seus filhos nao precisam desse verdadeiro cabide de empregos de vagabundos PTralhas e ECOchatos radicais, sem talento, sem conhecimento, a soldo de ONGs Internacionais e ainda mamando dinheiro publico.

Nem Eike Batista, com toda a sua dinheirama junto com Ze Dirceu puderam nada contra essa cambada.
SC teve que "ceder" ao espertalhao Sergio Cabral, 5000 empregos diretos que seriam criados em Biguacu, por causa de meia duzia de golfinhos incestuosos.

E a economia de Florianopolis e redondezas, continua em pleno SEC.XXI, ainda vivendo de pesca de tainha e da invasao de hordas de Argentinos mal educados no verao.

Reply

CNA quer criação de área de preservação permanente mundial

http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2012/03/08/agropecuaria-cna-quer-criacao-de-area-de-preservacao-permanente-mundial/

Reply

OFF

Cartilha para caudilhos.

http://www.jb.com.br/coisas-da-politica/noticias/2012/03/08/cartilha-pratica-para-caudilhos-populistas-latino-americanos/

Reply