Dilma manda Mantega mandar. Será que ele consegue?

A crise no Banco do Brasil levou o governo a concluir que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, precisa ter mais controle sobre a direção do banco e da Previ, fundo de pensão da instituição. A avaliação feita nos últimos dias é que os presidente do BB, Aldemir Bendine, e da Previ, Ricardo Flores, se acharam "maiores do que os cargos", a ponto de acreditarem que um poderia derrubar o outro e reinar sozinho no controle do maior banco do país e do maior fundo de pensão da América Latina. 

Na Previ, o fim dos mandatos de três membros do Conselho Deliberativo, órgão máximo da entidade, e de três diretores poderá abrir caminho para colocar pessoas identificadas como de confiança do ministro.
Prevista para o final de maio, a troca está sendo cuidadosamente analisada pela área econômica. O presidente do conselho, o vice de Gestão de Pessoas do BB, Robson Rocha, é um dos que estão com mandato acabando. 

Filiado ao PT, é considerado "independente" por colegas, já que faz parte da equipe de Bendine, mas ficou insatisfeito com a demissão de pessoas da sua área no mês passado. Rocha, porém, pode ser um importante intermediário no trato profissional com Flores, uma vez que Bendine e pelo menos três vice-presidentes atuais se recusam a falar com o presidente da Previ. No BB, acredita-se que um "cala-boca" geral, repassado direto a Bendine num encontro com Mantega no início da semana, já foi o suficiente. 

Ontem, Mantega negou que a presidente Dilma Rousseff tenha pedido demissões por conta das disputas, mas admitiu que o governo quer que a crise acabe logo. "Essa crise é uma crise de fofocas, porque de fato as duas instituições estão funcionando muito bem. Isso é o que é importante para o governo." Mantega orientou a equipe a rebater tentativas de atribuir ao BB a culpa pelo suposto vazamento de dados bancários do ex-vice-presidente do banco Allan Toledo.

Nesta semana, a Folha revelou que ele recebeu quase R$ 1 milhão em sua conta, em movimentações atípicas. O ex-executivo afirma que o dinheiro se refere à venda da casa de uma amiga de sua família, de quem é procurador. Em nota, o BB afirmou que "até o momento, não foi identificado qualquer fato que evidencie acesso indevido a informações ou quebra de sigilo bancário".(Folha Poder)

4 comentários

Enquanto isto a Anta vermelha está na Comessão da Verdade, fatos da década de 60/70, enquanto a roubalheira esta presente, ela está ai determinando punir militares da reserva(que já estão punidos pelo valor do soldo).
E o escandalo da CASA DA MOEDA, tudo abafado? Todo mundo politico da banda podre de Brasilia está envolvido?
Alguem via a Eurenice Guerra, o Palocci, por aí?
E a GovernANTA mononeurônica achando que esta enganando a todo mundo.

Reply

Coronel,

O Mantega é "mandado" como todo bom PT!!

Os PTs são ruins em mandar, vide a m.. que se tornou o serviço público na era Lulla, mesmo inchado de CCs.

JulioK

Reply

Coronel,

Trabalhei a vida toda no mercado financeiro.
Finanças e Política, água e óleo são iguais; não se misturam.
Aparelhar o BB e a CEF é condená-los ao mais baixo nível de gestão imaginável dada à inexistência de quadros competentes nos partidos do governo relativamente ao mercado financeiro. Conquanto os quadros de carreira das duas instituições sejam competentes nada podem fazer diante da incompetência da alta administração.

Quanto ao Guido Manteiga, vou resumir: é um bosta. Devia rasgar o diploma de economista e ir vender legumes na feira.
A única coisa boa que fez foi a filha... Gatíssima !

Reply

O mantega?
Coitadinho... É um banana!!!!!

Reply