Um tanto desanimado, FHC aconselha oposição a fazer o que ele nunca fez.

Nas duas últimas semanas apareceram alguns artigos na mídia que ressaltam o silêncio das oposições como um risco para a democracia. É inegável que está havendo uma "despolitização" da sociedade não só no Brasil, mas em geral. O "triunfo do mercado" levou às cordas as colorações políticas. Parece que tudo se deve medir pelo crescimento do PIB. Nos países bem-afortunados, ainda que cheios de "malfeitos", não há voz que ressoe contra os governos. Nos que caem em desgraça sem terem feito a "lição de casa" - sem terem gerado um "superávit primário" -, aí sim, os governos em exercício pagam o preço. Caem porque são vistos como incapazes de assegurar o bom pagamento aos mercados. Não importa ser de coloração mais progressista ou mais conservadora. Caem sem que tenha havido um debate político-ideológico que mostre suas fraquezas eventuais, mas porque o rancor das massas gerado pelo mal-estar econômico-financeiro se abate sobre os líderes do momento. 

O Brasil esteve até agora ao abrigo da tempestade que desabou sobre os mercados dos Estados Unidos e da Europa. Por mais que nossos governos errem, os decibéis das vozes oposicionistas são insuficientes para comover as multidões. Pior ainda quando essas vozes estão roucas ou preferem sussurrar. Como entramos em céu de brigadeiro a partir de 2004, tanto pela virtude do que fizemos na década anterior como pelos acertos posteriores e graças à ajuda dos chineses, fazer oposição tornou-se um ato de contrição.

Mas que importa? Também era assim no período do milagre dos anos 1970, durante o regime militar. A oposição nada podia esperar, a não ser censura, cadeia ou tortura. Não obstante, não calou. Colheu derrotas eleitorais e políticas, resistiu até que, noutra conjuntura, venceu. Hoje a situação é infinitamente mais fácil e confortável. Só que falta, o que antes sobrava, a chama de um ideal: queríamos reabrir o sistema político. Hoje o que queremos? Ganhar as eleições? Mas para quê?

Eis o enigma. Não faltam candidatos. Ainda recentemente, em conversa analítica que fiz com uma jornalista da The Economist, ressaltei que há vários, e não só no PSDB. Neste o mais conhecido e denso, José Serra, amadurecido por êxitos e derrotas, não conseguiu deixar clara em 2010 sua mensagem, embora tenha obtido 44% dos votos. O isolamento em que sua campanha ficou, dadas as dissonâncias internas do PSDB e as dificuldades para fazer alianças políticas, impediu a vitória. Se o candidato tivesse expressado com mais força as suas convicções, mesmo desconsiderando o que as pesquisas de opinião indicavam ser a demanda do eleitorado, poderia ter sensibilizado as massas.

Quem sabe por este caminho se decifre o enigma: falar à sociedade, com força e veemência, tudo o que se sente, inclusive a indignação pela corrupção, pela incompetência administrativa e, sobretudo, pelo escândalo de uma sociedade que se faz mais rica com um governo que distribui muito pouco, faz propaganda do que não concretizou inteiramente e coloca no altar os "vencedores", mesmo quando estes ganham à custa do dinheiro do povo, que paga impostos cada vez mais regressivos.

Outro, mais óbvio provável candidato, graças à posição eleitoral dominante em seu Estado e ao seu estilo de fazer política, Aécio Neves, está em fase de teste: transmitirá uma mensagem que salte os muros do Congresso e chegue às ruas? Encarnará a mudança com a energia necessária e o desprendimento que é o motor da ousadia, arriscando-se a dizer verdades inconvenientes, e aparentemente custosas eleitoralmente, para que o povo sinta que existe "outro lado" e confie nele para abrir perspectivas melhores?

Refiro-me aos dois por serem os mais cogitados no momento. Não são os nomes que importam agora, mas a disposição de correr riscos e de sair da armadilha da briga partidário-eleitoral para entrar na grande cena da opinião pública e - façamos a distinção - da opinião popular. É evidente que o governo, qualquer governo, leva vantagens, principalmente desde que o lulopetismo instalou a regra de que tudo vale para manter o poder: clientelismo, propaganda abusiva, uso continuado da máquina pública, etc. Entretanto, também no regime militar o governo levava vantagens. Mas nós lutávamos não para ganhar no dia seguinte, mas para criar um horizonte de alternativas.

A elucidação do enigma requer perseverança e coragem. Eu ganhei duas eleições no primeiro turno contra Lula porque tinha uma mensagem: a da estabilização da economia com o Real e o início da distribuição de rendas. Mesmo sem propagandear, a pobreza deixou de atingir mais de 15 milhões de pessoas com a estabilização dos preços e a política de aumentos reais do salário mínimo, que começou em 1994. Não foi fácil ganhar os apoios para pôr em ação o Plano Real, precisei brigar muito. Lula ganhou porque pregou, no início no deserto, ser ele o portador da mensagem que levaria a um mundo melhor. Perseverou, rodou o Brasil, abandonou a tribuna parlamentar e, no começo, desprezou a mídia. Mostrou-se audacioso, desprendido e generoso. Se sinceramente ou não, é outra questão: a Carta aos Brasileiros está à disposição dos historiadores para que julguem. Mas o povo acreditou.

É esta a verdadeira questão da oposição, e deveria ser a preocupação dos pré-candidatos: mergulhar nos problemas do povo, falar de modo simples o que sentem e o que se pode fazer. Sem meias palavras e sem insultos. Sem falácia, com muita convicção. Politizar a cena pública para assegurar a democracia. Dizer quem é bom, ou melhor, o que é bom e o que é mau. Mas dizer nas universidades, nas organizações populares, nas associações profissionais, nas pequenas e médias cidades. Preparar nelas a mensagem - o discurso - para mais tarde falar com credibilidade na grande cena nacional.

Quem o fizer terá chances de ser o candidato da oposição e, eventualmente, ganhar as eleições. Isso independe de manobras de cúpula, simpatias e interesses menores. Não se pense que nossa realidade será sempre o que hoje parece ser: uma sociedade conformada, legendas eleitorais disputando mordomias no dá-cá-toma-lá entre governo e congressistas e a voz do governo a tonitruar como um trovão divino, a que todos se curvam prestimosos. É só mudar a conjuntura e a cena muda, se a oposição apresentar alternativas. Mesmo que não mude, nada deve alterar nossos valores e convicções. Continuemos com eles, pois "água mole em pedra dura tanto bate até que fura".  

Artigo publicado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em vários jornais do país, neste domingo.

40 comentários

Enquanto isso, após o gesto amigável do Kassab, militontos e imbecis completos como o José de Abreu insinuam ou espalham insinuações que o governo de SP e a prefeitura da cidade de SP estão tacando fogo em favelas. É claro, não fazem acusações diretas, porque são um bando de covardes e bundões.

Reply

FgagáC está que nem biruta de aeroporto. E como demonstrou há pouco Marco Antonio Villa, FgagáC como analista é um completo desastre histórico, desde sua defesa desastrada em integrar o governo collor, rechaçada por Covas, até combater o impeachment de lulla para que este continuasse sangrando até as eleições, o que deu no que deu e todos amargamos.

Tem que concluir logo o museu da democracia na Cracolândia para alojar FgagáC.

Reply

A Baaaaahia dos PeTralhas está competindo com a Síria em númeors de mortos!!!!


A noite de ontem e a madrugada de hoje voltaram a registrar, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, altos índices de homicídios pela região metropolitana da capital. No total, houve mais 22 assassinatos, dos quais 14 em Salvador. Apenas no bairro de Valéria, três homens foram vítimas de uma chacina.

Com os novos registros, chegam a 80 os homicídios em Salvador e região metropolitana, 54 apenas na capital, desde terça-feira, quando teve início a paralisação parcial da PM na Bahia. A capital registrou, no ano passado, média de 4,2 homicídios por dia, segundo dados da SSP. Na região metropolitana, a média foi de 6,1.

Do Estadao on line.

Reply

Nem acreditei quando li este post sobre o artigo de FHC , politico que sempre admirei e que sempre teve meu voto . Só que acho realmente que a oposição está morta por causa dessa tolerância nogenta que a sociedade tem pelo petismo , quadrilha que aparelhou o estado Brasileiro .Hoje vi uma foto da guerrilheira dilma na página da veja na internet que me deu arrepio e medo dessa mulher louca.

Reply

Cel.

Se FHC não fez, é porque não precisou. Sua mensagem na época era mais do que suficiente depois de tantos desastres econômicos (plano cruzado, plano verão, plano bresser, etc.): estabilização econômica com o Real e distribuição de renda.

Gostei do artigo...mas fazer efeito para os tucanos, já é outra questão.

Digam o que quiser do Serra, ainda sou sua eleitora!!!!


Chris/SP

Reply

o "pobrema" eh que agora tudo ficou mais dificil...

ficaram olhando a paisagem pela janela desde a primeira eleição do velhaco, todos ali, embasbacados pelo primeiro operário cascateiro prizidenti do paix...

deixaram o monstrengo inclusive ressuscitar de uma morte dada como certa - o mensalão...

agora que tudo esta 10x mais difícil do que antes, vem FHC com esse papo de fazer oposição...

alias, eu esperava mais de um intelectual...

o que vai nesse texto, eh o que nos, pobres mortais e mal alfabetizados, ESTAMOS FALANDO - e FAZENDO!!! - ha tempos!!!!!!

Reply

"falar de modo simples o que sentem e o que se pode fazer."

da um tempo, FHC...

ja nos basta um cascateiro analfabeto na politica...

eh impressionante como nessepaiz tudo tem que ser nivelado por baixo, sempre "simpres e humirde"...

eita cafonice!

Reply

Realmente, a "despolitização" da sociedade só interessa aos neoliberalistas tipo FHC e cia.

O mercado ainda não triunfou. O sonho dele é que todos os países do mundo se tornem "chineses" para praticarem a exploração trabalhista , impostos nulos ou reduzidos, etc.

É preciso haver uma "repolitização" da sociedade, em especial da juventude.
Caso contrário ficamos à mercê de interesses burguesistas.

Reply

Sr coronel:


É triste ver um homem, no fim da vida,com realizações grandiosas,mudando de opinião a cada semana e a bajular os poderosos do momento.

Saudações

Reply

Serra já deu o que tinha que dar. Aécio queimou a largada. Oposição, se quiser ganhar, tem que descobrir outro nome.

Rakel Maia

Reply

O pior é que nessa entrevista FHC de certa forma validou estes canalhas. FHC apoiou a canalha para deixar bem claro que ele não é solução, mas a origem do problema.
Refrão de Samuel em consonância com http://www.nivaldocordeiro.net/:
FHC Kerenski – aquele que chorou de orgulho quando o operário Lula foi eleito, é a personalidade mais importante do Brasil na segunda metade do século XX, não pelo bem que fez, mas pelo mal que praticou. Ele cometeu o terrível erro de avaliação de todos os que abraçaram a social-democracia, de achar que chegam ao poder, cavalgando na mentira igualitarista, e nele conseguirão manter-se. Ora, eles sempre serviram e servirão de abre-alas da revolução. Nas suas pegadas sempre virão os “verdadeiros” socialistas.

Reply

Sim, concordo com FHC neste ponto: Serra não ganhou a eleição passada por não discursar às massas, não soube sensibilizá-las.

Para o povão, a oratória do Serra é monótona e enfadonha. E quais eram os adversários do candidato? Marina e Dilma; duas antas. Uma não fala coisa com coisa; a outra não sabe nem ao menos falar com correção linguística, isso quando o tico e teco funcionam.

Serra deveria e deve ir à galera.

Reply

Creio que dentre tantas coisas que FHC escreveu, esse artigo foi o mais lúcido e coerente dos últimos anos.
Ele está cheio de razão.
O povo só quer mesmo é saber do que funciona. Cadê o maldito discurso da direita? Fiar apenas esbravejando feito o desvairado do Reinaldo Azevedo e chamar os petistas de petralhas nada resolva. Precisamos colocar o cérebro para trabalhar e mostrar ao Brasil que nós da oposição temos mais do que dois neurônios.
E não adianta chorar porque tudo o que está acontecendo é fruto da competência do molusco, que todos acreditávamos que ia fracassar logo no primeiro ano de governo.
Repito: TEMOS QUE MOSTRAR COMPETÊNCIA.!!!! Ninguém aguenta mais discursos idelógicos e anti-comunistas. Nem os norte-americanos.

Reply

Anônimo 12:15

Falar "simples" porque a maioria deste povo é ignorante, semi analfabeto, e só pensa com a barriga. A oposição tem de falar a língua deles ! Mas, claro, melhor que o dilmês!


Chris/SP

Reply

Coronel,
depois de tantas lambanças vem agora querer mostrar serviço. Depois de entregar o governo ao velhaco, ajudar a derrotar o Serra, elogiar a Anta II aquela que difamou sua falecida e decente esposa, vem posar de bonzinho. Adeus FHC. Esse gaga esquece que nunca houve ideologia. A esquerda comunista pregava comida, casa, saúde, educação e emprego para todos com distribuição de renda. A direita o mercado, com o esforço do indivíduo e seu mérito para conseguir um lugar melhor na sociedade. Sempre a economia sendo o pivor da política.

Reply

Sei que poderei levar pau, mas, para mim, quem deveria ser candidato da opsição é alguém tipo o Gal. Heleno, homem que tem passado e não vai ficar de mesuras com essa esquerdalha que está no poder. O Brasil precisa de um homem reto, íntegro, para acabar com essa sacanagem que virou o país.

Reply

Enquete
Na parte secreta da conversa em Havana, qual destes conselhos Dilma Rousseff ouviu de Fidel Castro?

Instituir o mandato presidencial de 50 anos (30,0%, 398 Votos)

Casar com Hugo Chávez (21,0%, 274 Votos)

Invadir os Estados Unidos (17,0%, 231 Votos)

Prender todos os oposicionistas (17,0%, 225 Votos)

Trocar o terninho por um modelito Adidas (5,0%, 73 Votos)

Exportar Lula para a Venezuela (5,0%, 68 Votos)

Deportar Fernando Henrique Cardoso (3,0%, 41 Votos)

Confinar José Sarney no Amapá (2,0%, 20 Votos)

Total de votos: 1.330

Reply

Concordo com o anônimo das 12:37 em parte: "falar e esbravejar como o desvairado do Reinaldo Azevedo e chamar os petistas de petralhas" é a sua função, de jornalista. Agir é função dos políticos que estão no poder, tais como o Picolé de Chuchu, Traécio Silvério das Neves, Antônio Anestesia. Nós, o povo, podemos votar e cobrar dos nossos representantes a atitude que almejamos.

Reply

A oposição precisará maioria de 66% dos deputados e senadores para poder prometer a INCONSTITUCIONALIDADE das sub-habitações ( cortiços / favelas ) e governo com dez ministros apenas e 300 deputados e 52 senadores, o DF não mais teria senadores e PEC que tiver empate em 26 votos que seja alterada e votada novamente na sessão seguinte, no caso não precisaria do segundo turno, à câmara em turno único poderia ser também uma forma de desempate de 26 a 26 por exemplo, isto tornaria mais rápido alterar a constituição.
PRESIDENTE NÃO TERIA DIREITO A VETO das PEC nem o STF declarar as PEC inconstitucionais.
O ex THC (ops... FHC) parece ter acordado de um bode de cannabis e colocou o dedo na ferida do PSDB e se pedisse a dissolução da legenda e liberdade aos filiados e eleitos escolher outro partido, 80% iriam ao PDT/PT e 20% ao DEM.
O PSD parece ter sido abortado, com início promissor tornou-se DEM 2 .

Reply

Mais da Bahia...

HOMICÍDIOS CHEGAM A 78 NA REGIÃO DE SALVADOR DURANTE GREVE DA PM

Dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia apontam que já chega a 78 o número de homicídios na região metropolitana de Salvador, durante a greve da PM, iniciada na noite da última terça-feira (31). Apenas entre a madrugada e a manhã de hoje, já foram registrados oito mortes desse tipo.

O dia mais violento até o momento foi a última sexta (3) quando 32 pessoas foram mortas. Segundo a secretaria, ocorreram também sete homicídios na região na quarta-feira (1º), 14 na quinta (2) e mais 17 no sábado(4).

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1044239-homicidios-chegam-a-78-na-regiao-de-salvador-durante-greve-da-pm.shtml

Povo da Bahia, continuem a votar nesta corja, e logo, logo vocês estarão igual ou pior que a Síria !


Chris/SP

Reply

Off topic

PELO MUNDO, BRASILEIROS PROTESTAM CONTRA A DESOCUPAÇÃO DO PINHEIRINHO

Dezenas de pessoas, sendo a grande maioria brasileira, protestaram neste sábado (04/02) contra a ação de desocupação da comunidade do Pinheirinho, em São José dos Campos, realizada no último mês de janeiro. As manifestações aconteceram na França, na Argentina e no Chile.

Com cartazes e bandeiras do Brasil, os manifestantes em Paris se concentraram em frente à embaixada brasileira. O grupo de cerca de 50 pessoas desafiou o frio da capital francesa e chamou a atenção para a ação que desalojou cerca de 6 mil pessoas que moravam na área de mais de um milhão de metros quadrados em São José dos Campos.

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/19667/pelo+mundo+brasileiros+protestam+contra+a+desocupacao+do+pinheirinho.shtml

Que pena, esses brasileiros estão muito mal informados. Pertunto-me qual será o protesto deles com relação à Bahia?
Deveriam é protestar conta este desgoverno, isto sim !!!


Chris/SP

Reply

"Rakel Maia
5 de fevereiro de 2012 12:32"

Desculpe discordar, mas a oposição para ganhar precisa em primeiro lugar dizer à que veio. Ter discurso, o mesmo, para todos candidatos. Aceito o discurso, o nome vem ao natural. Alguém sempre se sobressai aos demais.
O discurso do PT é a mentira, fácil, repetida todos os dias, até que se torna verdade para os incautos e desligados, que acreditam em propaganda de horário eleitoral.

http://capitalismo-social.blogspot.com/

Reply

Da coluna do Ricardo Setti na Veja.

“O Fernando Henrique falou o que o partido pensa. O nosso candidato é o Aécio Neves.”
Sérgio Guerra, presidente do PSDB.

Esse Sérgio Guerra é um vendido mesmo.
Se vendeu para o traecismo.

Reply

A diferença entre o assessor de marketing e o político é que o primeiro diz: "É preciso falar ao povo o que o povo quer ouvir", enquanto o político, o estadista, DIZ O QUE O POVO QUER OUVIR. Fernando Henrique virou assessor de marketing do PSDB. Por que ele não diz logo o que o povo quer ouvir, não anuncia os temas que o PSDB deveria explorar na campanha? Por que não fala sobre a insegurança em que a ideologia "progressista" mergulhou o País, ao questionar o direito de propriedade, apresentar todo bandido como um "excluído" e todo policial como um torturador corrupto? Por que ele não fala na degradação moral que a ideologia "progressista" promoveu ao apresentar todo pobre como um "coitadinho", vítima de exploradores malvados, e transformar a política de taxar os "ricos" (leia-se: todo mundo) e distribuir quotas e bolsas para os pobres na verdadeira "política industrial" brasileira? Por que ele não discute, enfim, as deformações morais, sociais e políticas que a ideologia "progressista" gerou desde, pelo menos, a promulgação da Constituição de 1988, que só "assegura" direitos, mas não estabelece os deveres dos cidadãos brasileiros, tratados todos como bebês que o Estado deve amamentar e proteger? A lista demanda muito mais que um post de comentário. E Fernando Henrique Cardoso não vai se referir a nenhum desses problemas porque ele sabe que "tudo isso que aí está" não é responsabilidade exclusiva do PT, mas vem lá de trás, do "progressista" PSDB, dirigido pelos "iluminados" que todos conhecem, FHC à frente. Por isso, como um qualificadíssimo assessor de marketing (parece que, como diz um amigo meu, ele tem um HBO em Harvard...), vai continuar mandando o PSDB "falar o que povo quer ouvir", o que mais ou menos equivale a aplaudir o pôr-do-sol... Grande bos...que.

Reply

PT Nunca mais !

Chega de PT !

Vamos fazer OPOSIÇÃO !!!

Foram 44 milhões de brasileiros
que votaram em SERRA para que fizesse
OPOSIÇÃO ! De Verdade !

Reply

O PT tem os cofres publicos com trilhões, tem a Petrobrás dominada, tem Furnas,tem Itaipu, tem a Casa da Moeda e sobretudo NÃO TEM ESCRUPÙLOS, roubam mesmo.
O discurso do PT é a grana, a demagogia, imbativel.

Reply

Escrevam o que eu digo: Se o Aécio não ganhar em 2014 (e não vai ganhar), PSDB virá com Luciano Huck em 2018.
Nenhum político conseguirá derrubar Lula ou Dilma. Teremos que apelar para o populismo também.

Reply

CORONEL,
Não há outra definição para o artigo de FHC:lúcido e coerente.Lamentavelmente fora de tempo.Não há oposição política de direita ao governo petralha porque é justamente o que estão fazendo.Vivemos a era da soberania do mercado, único sistema capaz de proporcionar riqueza e , de distribuir riqueza e/ou a ilusão da riqueza.A imensa massa ignara brasileira está feliz com o seu "poder de consumo" aumentada, mesmo às custas do comprometimento de sua incerta "renda futura", alimentada pela propaganda governista da riqueza do pré-sal que vai tornar o Brasil o rei do petróleo mundial.O que h á de podre e muito nesse governo sópoderá ser combatido com muito trabalho na educução e consciência de nossa juventude,mais para isso é preciso pelo menos uma geração, além de combater desde ontem a orientação ideológica do sistema educacional que se implanta como uma erva daninha nas escolas deste país.

Reply

esse vermelinho progressista das 12:19 parece que vive no seculo passado. reparem no linguajar, são todos iguais com o mesmo papo de burguesia, elite etc...
o mané, ninguém escraviza mais que a esquerdalha socialista/comunista.
a elite e a burguesia sempre estiveram e estarão com quem estiver no poder, e isso é que conta. o resto e conversa fiada da esquediota que quer ¨outro mundo possivél ¨.

Reply

Vendo o peixe como recebi.

Acabo de sair de um encontro político na minha cidade com um (alto) secretário do governo do Estado de SP e disse ele que Serra cedeu e será candidato, sim, a prefeito de São Paulo.

Estaria tudo certo: seria mantida a aliança com o PSD do Kassab, seria incorporado à coligação o PSB de Márcio França/Eduardo Campos, e a candidatura Serra seria anunciada já nos próximos dias.

A ver.

Reply

às pessoas que se referem ao povo como massa de ignorantes que não sabe o que querem, mando o link de um vídeo chamado de "Nada a declarar".

Reply

http://www.youtube.com/watch?v=H34mLyobstc

Reply

Ele sempre dá uma estocada no Serra...

Reply

FH vai ser a estrela do remake da série "Perdidos no Espaço"?

Não se sabe se no papel do sabonete dr. Smith ou robozinho que mexe os bracinhos e só faz mimimi, mimimi, perigo!perigo!

Tirem a bateria deles, pls.

Reply

Anônimo - 5 de fevereiro de 2012 17:31, esse tipo de papo parece mais desesperança e propaganda da situação atual.
É o tipo de mensagem dos apoiadores do governo: politicamente correta, desesperada, sem alternativas.
Que coisa é essa de "crise temática", "os pobres e desesperados se manifestam sozinhos"?
Isso não existe.
Exceto no universo politicamente correto que os apoiadores do governo incutem nas pessoas.
Pelo jeito, está dando certo.
Está na fossa? Vai se tratar, se curar. Fazer vídeo desse tipo e divulgar? Para quê e quem?
Sem essa.

Reply

Esse pilantra que pôs o PT no poder.

Reply

"José Serra, amadurecido por êxitos e derrotas, não conseguiu deixar clara em 2010 sua mensagem, embora tenha obtido 44% dos votos. O isolamento em que sua campanha ficou, dadas as dissonâncias internas do PSDB e as dificuldades para fazer alianças políticas, impediu a vitória. Se o candidato tivesse expressado com mais força as suas convicções, mesmo desconsiderando o que as pesquisas de opinião indicavam ser a demanda do eleitorado, poderia ter sensibilizado as massas."

Jura que só agora ele percebeu isso??? Serra e Alckmin ficaram isolados em suas candidaturas graças àqueles petralhas infiltrados, raposas em pele de carneiros, que tanto desserviço fizeram ao partido com suas pretensões a presidente. E não pelas pessoas, mas pelo poder, pelo cargo que o avô jamais chegou a ocupar.

Sim, alguém tem que vir a público, dar a cara a bater e até mesmo perder candidatura, se for o caso, mas não deixar de gritar, de liderar a informação da verdade. Perder indignado com o estado ético e moral em que o brasileiro foi jogado é melhor do que perder caladinho.

E o brasileiro que se vendeu pela estabilidade econômica mostra apenas o seu caráter. Moral e ética podem ser jogadas no lixo desde que haja dinheiro no bolso.

Reply

Um tanto quanto tardio, não é mesmo? Cagliostro

Reply

Pô, que chororô, FH! Agora é tarde... e você, no fundo sabia que os comunistas estavam vindo com tudo. Por que então deixou o embaixador da foice e do martelo se tornar um semi-deus neste país de desmiolados?

Reply

Pô, que chororô, FH! Agora é tarde... e você, no fundo sabia que os comunistas estavam vindo com tudo. Por que então deixou o embaixador da foice e do martelo se tornar um semi-deus neste país de desmiolados?

Reply