Passem Aécio no bafômetro. Vejam o que ele escreveu hoje na Folha de São Paulo.

Coluna de Aécio Neves, nesta segunda, na Folha de São Paulo, intitulada "O silêncio do PT". Nunca antes na história deste país o senador mineiro escreveu algo assim. Um "uhú" pra ele. 

Já passa da hora de vermos a questão cubana além do limite da ótica ideológica. É visível o incômodo de setores, que se dizem democráticos, de reconhecer o autoritarismo do regime cubano, como se existissem duas Cubas: a real, que muitos preferem não enxergar, e a outra, da fantasia, que cada um constrói no seu imaginário como quer. Não podemos mais ver o país e o regime dinástico dos irmãos Castro como se a ilha fosse o último enclave da Guerra Fria. Precisamos, isso sim, mobilizar as melhores energias da nossa diplomacia e da comunidade internacional na direção da única realidade que, de fato, interessa: o povo cubano. 

São 11,2 milhões de pessoas submetidas ao cotidiano cruelmente caricato das cotas de alimentos, esse malfadado regime das cadernetas, a uma carência crônica, ao desabastecimento histórico, que desmentem, há muito, a fantasia do socialismo igualitário. Ao mal-estar econômico agrega-se o pior que uma sociedade pode vivenciar: a falta de horizonte para as novas gerações. A imensa maioria da população nasceu pós-Fidel e, portanto, desconhece o usufruto da palavra liberdade, o direito de ir e vir, de discutir, de recusar, de dissentir. "Me sinto como um refém sequestrado por alguém que não escuta nem dá explicações", diz a blogueira Yoani Sánchez, proibida pela 19ª vez de viajar a outros países. 

No entanto nem mesmo o isolamento forçado tem conseguido impedir que, pelas frestas da fortaleza do castrismo, infiltre-se a brisa que dá notícia aos cubanos da mais simples equação da vida política de uma nação: não há dignidade possível numa ditadura. Recordo o ainda nebuloso episódio do asilo-não-asilo aos boxeadores cubanos durante os Jogos Panamericanos do Rio, em 2007. Guillermo Rigondeaux e Erislandy Lara abandonaram a delegação, mas foram recambiados a Cuba pelo governo do PT. Lá os atletas sofreram retaliações. E pensar que o Brasil é tão pródigo em acolher até mesmo criminosos comuns 

Os silêncios e os temas evitados na viagem da presidente Dilma a Cuba agridem as consciências democráticas. O mal disfarçado flerte com regimes fechados e totalitários, como o de Cuba e o do Irã, entre outros, expõe publicamente a tentação autoritária que o PT tenta dissimular e que, no entanto, parece estar inscrito no DNA do partido. A ambiguidade explode em episódios como este. Quem no passado foi perseguida por defender ideias, deveria identificar-se com os perseguidos de hoje, e não sentir-se tão confortavelmente à vontade ao lado de dirigentes de um país onde não há resíduo de democracia há mais de meio século. Volto a Yoani: "Dilma foi a Cuba com a carteira aberta e os olhos fechados". Foi pouco.

33 comentários

UHUUU!!!!Será q ele deu conta sozinho ou precisou de um ghost writer?

Rakel Maia

Reply

Quem escreveu isso pra êle? É mesmo caso de bafômetro.

Reply

Será que ele ainda pode ser curado?
Bem, pelo menos desmascarou Estela, que diz ter lutado pela democracia no Brasil e vai beijar as mãos de ditadores assassinos em Cuba.

Reply

será que tá virando homem?

antes tarde do que nunca!

Reply

Sr Coronel:


Não é com discurso infantil que se vai provar ser oposição.
Fraquinho.
UMA VEZ TRAÍRA
SEMPRE TRAÍRA.....

Saudações

Ps O problema é a difamação feita pelos canalhas petralhas é a corrupção a violência o trafego de drogas,discutir hoje Cuba é infantilidade.

Reply

Caro Coronel (General)

Gostaria de saber a opinião dele sobre o brasil petralha, já que o que ele escreveu não tem o mínimo sabor de novidade; milhares de jornalistas e blogueiros disseram as mesmas coisas. A assessoria dele só usa o recorta-colar para escrever discursos?

Reply

Flechada certeira. E contundente.

Reply

uau!

o homem deve ter acordado invocado, como o velhaco daquela vez que telefonou pro Buxi...

Reply

Coronel,
se não passar no bafômetro que continue tomado todas. Só assim tem coragem para enfrentar a canalha.

Reply

Cel

Aécio deve ter visitado FHCannabis e fumado uns Baseados. O cara esta muito LOUUUCO.

Átila

Reply

O homem bebeu , e sem saber escreveu um bom texto . Pena que o Serra não teve a idéia antes , agora vamos ver se a semente germina , estou cansada de ver este nosso povo apalermado, a tudo assistindo calado de cabeça baixa

Reply

Hehe, fala aí, Coronel, se ele continuar bêbado assim, até você votaria nele.

Reply

MASCATE, o Traécio deve ter bebido algo diferente e que mexeu com seus instintos adormecidos, ou nem ele mesmo está aguentando mais em manter sua postura vergonhosa contra o próprio PSDB e a favor dos bandidos que estão no Poder, mas vamos com calma pois desse aí pode se esperar qualquer negócio.

Reply

pois eh, sera que precisou da "mardita" para recuperar a razao?

sera que eh o do tipo que so anda com a razao quando estao "turbinado"?

se for presidente, e seguir na linha desse texto, sugiro que o dinheiro dos impostos seja aplicado em grande quantidade na adega do Planalto...

pagarei com gosto...

não poderá faltar a "conselheira da razão" para o nosso prizidenti mineirim...

Reply

Um uhuu pra ele também, só que é preciso lembrá-lo que ele é Senador e pré-candidato a Presidente da República do Brasil, e não de Cuba. O Brasil de 190 milhões de habitantes, com problemas gravíssimos de saúde, educação, habitação, transporte público, violência, corrupção, justiça, inflação, aposentados à míngua, fora o resto.

Reply

Menos, muito menos. Precisamos ter oposição, e quando alguém diz belas verdades na fuça do pt começamos a criticar por motivos outros? Assim nunca derrotaremos os comunistas. Assim o que nos espera é o gulag.

Reply

literalmente bebeu, e não foi pouco ...

Reply

O que um desesperado por poder não faz!
E não fez mesmo, porque não escreveu isso aí.
Desespero de causa, recuperação da imagem.
Quem bebeu é quem está achando que ele bebeu!
Até FHC anda com ressentimentos, arrependimentos tardios...tá certo!
A-C-O-R-D-E-M!!!!

Reply

Uhuu e thau!!!!

Reply

A MARCA DO ZORRO!

Antes tarde do que nunca, parabéns Aécio, é isto aí coloque a boca no trombone que tenho certeza que muitos irão seguí-lo. Abaixo Fidel, abaixo PT, abaixo "Dirma", e acorde Brasil que tá na hora de por um basta nesta quadrilha vermelha. (Z)

Reply

Cel
Que coisa mais demodé, antiga mesmo falar de Cuba. Não li o texto, já que não tenho paciência de ler sobre um País tão atrasado.Cuba é o único país comunista do mundo. Pelo atraso que se vê em Havana, deflui-se que é o regime do crime e do atraso.
Não posso nem ver a cara da Youni, a blogueira. Não gosto de nada que venha daquele país, o último e fracassado país comunista da TERRA.
Esther

Reply

Ótimo senso de humor, Coronel! O texto do Aécio está até razoável, mas esperemos os próximos...

Reply

"Quem no passado foi perseguida por defender idéias deveria identificar-se com os perseguidos de hoje?
Não sentir-se tão confortavelmente à vontade ao lado de dirigentes de um país onde não há resíduo de democracia há mais de meio século?"
Aécio deveria ouvir Gabeira que teve a decência de afirmar que todos os ex-guerrilheiros brasileiros que dizem ter lutado pela democracia ..., queriam o regime comunista, o mesmo do ditador Fidel Castro que matou mais de 100 mil cubanos; o mesmo que matou mais de 100 milhões pelo mundo com a "promessa de igualdade".
Anne Applebaum vencedora do prêmio Pulitzer, no livro Gulak,a History escreve sobre a verdadeira máquina de matar. Sem medo de errar podemos dizer o Holocausto Comunista.
Aqui esses que queriam esse mesmo regime, essa máquina de extermínio e de barbárie ainda recebem indenizações, senhor Aécio.

Reply

O texto tem muito de verdade, mas o cheiro é de oportunismo. Quero ver quando ele tiver que falar verdades a respeito do que acontece aqui no Brasil, e principalmente quando for relacionado com o pt em Minas Gerais. Será que ele será tão contundente ou voltará a ser um gatinho que fica se roçando na perna dos aliados petistas? Não me convenceu. Continuo não votando nele, mas incentivo esta retomada de uma posição moral, e quem sabe no futuro ele vira homem.

Reply

Sem precisar de muitas contas, com mais 11,2 milhões de votos, em 2010, teria o PSDB e a chapa das oposições, vencido com larga vantagem a eleição presidencial.

É por isso, por ter vencido as eleições, que a presidente vai para Cuba, embora sem explicar muito qual o grande tema de importância para o País foi tratar na ilha com os ditadores de mais de meio século.

Ela tem mandato para ir e vir para onde bem entender. E também de ser criticada dependendo para onde vá e do que trata em nome do Brasil.

Enquanto isso, os chineses estudam a melhor maneira de prestar auxílio à Europa.
Primeiro, se via FMI, aumentando a influência da China no fundo internacional.
Segundo, se comprando empresas europeias e incorporando mais tecnologia de ponta.

Enquanto isso, a presidente e seu ministro da Fazenda, fazem discursos politicamente corretos sobre a crise internacional.
E louvam a emergência de uma economia que cresce abaixo da inflação anual.
O ministro da Fazenda, escolhido pela presidente, falou, certa vez, em articular o acrônimo "brics", para ajudar a Europa. O fez com ares de resolver, beirando o exagero, para não dizer a arrogância típicas do governo desde 2003.
Veículos de imprensa especializada internacionais, sequer disfarçaram a estupefata atitude niilista do ministro brasileiro.

Assim, o atual senador por MG poderia, por vezes, incorporar, em suas análises e discursos, abordar tais temas.

Eles são tão ou mais importantes do que a viagem da presidente a Cuba.

Reply

Comentando a Folha Coronel, isto não é jornal e sim papel sujo para fazer saquinhos de lixo para cozinha, agora que o PT e PSDB juntaram-se nesta guerra ao plástico, a folha ganhou a sua utilidade, ser saco para lixo.
O povo cubano é como canário criado em gaiola desde que nasce, apóia seus donos ou fica sem alpiste e água.
Para Dilma os boxeadores cubanos são hediondos bandidos que mereceriam a PENA DE MORTE IMEDIATA para não dar mau exemplo aos outros canários da criação dos Castro.
Na Rússia quando Gorbatchev abriu a gaiola soviética, os russos não queriam a PERESTROIKA E GLASNOST, porque a liberdade era um inimigo desconhecido e os vagabundos do país temiam perder a assistência social, tipo bolsa-família russa.
Aqui os mais hediondos bandidos vermelhos ( Césari Batisti ) por exemplo podem até ser canonizados por petralhas quando ele for para o diabo. assassinos vermelhos como o diabo são glorificados. Não duvido que o governo estatize a Igreja Católica Brasileira e o presidente da igreja canonize os bandidos que o presidente(a) quiser, pois os líderes supremos da seita são o(a) presidente do país, à semelhança da Igreja Anglicana do Reino Unido.

Reply

Coronel,

O senhor viu este link?
É do Aécio, mas talvez seja válido outro comentário seu...

http://www.youtube.com/watch?v=yQ7pMZGok-k

Será que isso ainda é a cachaça do Natal e fim de Ano? Não foi só o texto da Folha não. Agora com o Carnaval, vamos esperar...

Reply

Coronel!

http://www.youtube.com/watch?v=g5kiuxGzmpE

Sério, estou assustado. O que o Aecim usou? No fim deste vídeo ele afirma que a Dilma nem deve conhecer todos os seus ministros pessoalmente! O que é verdade, com certeza!

Reply

Traércio deve ter lido o Coturno Noturno pra escrever isso.. Quem sabe agora a oposição cria coragem para denunciar abrir a boca e denunciar as mazelas dos petralhas.

Reply

Volta e meia e o neto de Tancredo Neves,reencontra o caminho democrático nas suas mensagens.RGS

Reply

Quem escreveu isso pra êle? É mesmo caso de bafômetro. (2)

Reply

Coronel,

o texto está "bonzinho".

Mas é ridículo quando escreve:

"Quem no passado foi perseguida por defender ideias, deveria identificar-se com os perseguidos de hoje, e não sentir-se tão confortavelmente à vontade ao lado de dirigentes de um país onde não há resíduo de democracia há mais de meio século."

Ele só não diz que as ideias que ela defendia eram COMUNISTAS!!!

E fica se preocupando com cubanos!

E os brasileiros Senador Traécio??
Quando vai se preocupar com a barbárie instalada com as cheias?
Com brasileiros que depois de 1 ano não viram a cor do dinheiro que foi desviado??
Com o caos em Salvador?
Como nossas FFAAs desarmadas?
Com nossos policiais sub-pagos arriscando a vida diariamente?
Com a Cracolânida instalada no Brasil???
Com as fronterias abertas ao tráfico de drogas?
Com a ligação DIRETA PT-MST-FARC????
Com Ministros corruptos e impunes?
Com presidentAnta ligada à facínoras distribuindo nosso dinheiro suado?

Egóico boizinho-menino do Rio!
Que pelo ego inflado não apoiou José Serra e nos colocou nesse buraco abissal. Entregou o Brasil para o PT de mão beijada.
Sua hora também chegará, criatura sem consciência que vive à sombra do avô.

Enfim, tanto a dizer e tanto cansaço...
Chega. Cansei.

FORA TRAÉCIO.

Flor Lilás

Reply

Coronel,

um adendo para o Traécio:

de que adianta ser lindo e charmoso por fora e podre no comportamento e por dentro, exmo sr senador??

Flor Lilás

Reply