Contra burguês, mate 16.

"Conseguimos unificar o movimento operário e o movimento camponês!" Em tom triunfal, a exclamação abriu o discurso do advogado Toninho Ferreira em ato contra a remoção da favela de Pinheirinho liderado pelo PSTU na última quinta-feira, em São José dos Campos (a 97 km de São Paulo). A disputa em torno da reintegração de posse está longe de produzir um final feliz para as cerca de 1.600 famílias despejadas. Mas os dirigentes do partido nanico já comemoram a projeção nacional conquistada com o confronto. Conhecido pelo bordão "Contra burguês, vote 16", o PSTU está por trás da resistência dos moradores à ação da PM, que deixou dezenas de feridos e pôs o governo de Geraldo Alckmin (PSDB) na mira das organizações de defesa dos direitos humanos. Depois do confronto, suas bandeiras vermelhas passaram a dominar a paisagem de todo ato público ou manifestação sobre o episódio.

Quando Pinheirinho ainda estava de pé, a sigla organizava os ocupantes e recolhia uma taxa de R$ 10 das famílias "que podiam pagar" -segundo seus dirigentes, a verba era usada para bancar a disputa judicial pelo terreno. Procurado por uma empresa especializada em regularização fundiária, o PSTU se opôs a discutir um acordo, que previa pagamentos de até R$ 100 mensais por lote. "Nosso papel é impulsionar a luta do povo, não entregá-lo para a especulação imobiliária", justifica o presiente nacional da sigla, Zé Maria. O veto travou a negociação e conduziu à guerra de liminares que culminaria no envio da polícia para expulsar os moradores à força. "A violência não foi da nossa parte. Se eu agisse com a mesma irresponsabilidade do governador, teria armado as pessoas para defender suas casas", diz o dirigente.

Apesar da expulsão das famílias, o PSTU considera o caso um modelo bem-sucedido da estratégia de "luta direta", instrumento ao qual o partido afirma dar mais valor que às disputas eleitorais. "Nossa prioridade não é disputar eleições. Não podemos depositar as nossas esperanças nisso para resolver os problemas do povo", diz Zé Maria. O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado foi fundado em 1994 a partir de uma ala à esquerda no PT. Apesar de desdenhar as eleições, sempre registrou candidatos, ser nunca ter conseguido eleger um vereador. 

Os quatro nomes mais associados aos protestos de Pinheirinho tiveram votações pífias nas últimas eleições:1) Valdir Martins, o Marrom, líder dos moradores. Teve 2.818 votos para deputado estadual em 2010; 2) Toninho Ferreira, advogado da ocupação. Obteve 3,47% dos votos para prefeito de São José, em 2008; 3) Luiz Carlos Prates, o Mancha, do Sindicato dos Metalúrgicos do município. Teve menos de 1% dos votos para governador em 2010; 4) José Maria de Almeida, o Zé Maria. Contabilizou 0,08% dos votos válidos na corrida presidencial de 2010. Nesta semana, Zé Maria vai ao Senado e tentará ser recebido no Palácio do Planalto para discutir o episódio. "Queremos fazer de Pinheirinho um exemplo a ser seguido em todo o país."(Folha de São Paulo)

11 comentários

e que eh o MST esta se esfarelando, esta faltando "sem-terra" para continuar o movimento...

ai agora esses dinossauros migraram para as cidades...

estão tentando trazer para as cidades a baderna que promoviam no campo...

sinceramente, esse partido eh minusculo, nanico, nao sei nem como conseguiu registro, levando em conta todas as exigências que foram feitas ao PSD para a sua regulamentação...

esses caras conseguiram aquelas milhares de assinaturas que exigiram do PSD para se registrar?

Reply

Na reforma eleitoral tem-se que acabar com essas excrescências.
E é preciso tambémbotar uma lei sobre terrorismo para funcionar.
O que esse pilantras fazem é terrorismo e terrorismo, Guantamano neles...

Reply

Sr Coronel:


O xuxu que governa São Paulo,chuchu com ch é para HOMENS,covardes é xuxu com x,poderia ter mato essa cobra se fosse HOMEM,teria ido a tv e explicado ação da PM,O FATURAMENTO QUE AS FAMÍLIAS PAGAVAM,AS MORTES QUE NÃO HOUVERAM E MOSTRARIA AO GOVERNO FEDERAL QUE AQUI TEM GOVERNO.
O sr,Coronel, foi dos poucos a cobrar essa atitude,atitude de pessoas intregras,honestas e acima de tudo responsáveis,e não tomar uma medida covarde do silêncio,colocando a PM em situação de desconforto.
Isso posto,São Paulo está nas mãos de um GRANDE COVARDE.
Saudações

Reply

Coronel,

demagogos, facínoras nojentos que não tem limites para seu ego insuflado e doentio.

Pobre povo ignorante...

Pobre Brasil atrasado e infantil espiritual.

Muita água ensanguentada e suja rolará sob a ponte do PT.

Aguardemos. Em Paz se possível.

Flor Lilás

Reply

Eu entendi mal a fala do distinto ou ele está mesmo dizendo que não acata as regras do sistema democrático?
Sendo mesmo assim, o partido do qual é dirigente não deveria ser proscrito?

Reply
Vinícius M. Couto mod

Como meu avô sempre dizia: "Esquerdistas são os piores animais que Deus criou; são piores que ratos!!!E como ratos devem ser tratados!!!!" Deixa eles virem. Se Guerra é o que eles querem vamos dar uma Guerra pra eles!!!!

Reply

E saber que o diminuto ninho de cascavéis vermelhas chamado PSTU nada mais é do que a verdadeira essência do petismo. É o espírito petista em estado puramente original que move os meliantes do dezesseis. E o pior é que não posso nem chamar os cabeças da serpente vermelha de imbecis, porque imbecis são de fato aqueles que sustentam uma porcaria primitiva destas, remunerando seus dirigentes e mais alguns PaTifes que falta nenhuma fariam à ordem do dia se nem existissem... ou se de repente sumissem como num passe de mágica! É o caso desse advogado PicareTa que assiste juridicamene a indecência-16 em São José dos Campos. Os imbecis que pagamos pesados impostos, é claro, mas especialmente a massa ruminante que se filia a merdas desse fedor e ainda paga para isso...

Reply

Esse Zé Maria é um exemplo fidedigno da comorbidade no transtorno obsessivo compulsivo. Traduzindo: ele tem ejaculação precoce seguida de orgasmos anais múltiplos quando participa de um caso igual ao do Pinheirinho. É a mesma reação do viciado em crak ao receber uma pedra doidona. Só de aventar a possibilidade de haver uma desocupação à força, determinada pela Justiça, o Zé Maria e sua gangue de loucos, todos enfurnados nesta bosta que é o PSTU, já ficam com o cu dando bote.
Mas, como a maior parte da população nunca elegeu um psicopata desses até mesmo para vereador, nós todos podemos dormir sossegado. Não passam de larvas peçonhentas que no momento em que encherem muito o nosso saco, a gente pisa nelas. Por enquanto, vamos nos divertir com o slogan dessas merdas: "contra burguês, vote 16" Kuá! Kuá! Kuá!

Reply

Interessante. Ele afirma que, se fosse irresponsável(se fosse!?), teria ARMADO a população do Pinheirinho.
É isso mesmo que eu li?
Adoraria saber quais armas, vindas de onde e sob a responsabilidade de quem se encontram essas armas que, porque ele quis, não chegaram lá.
Fanfarrão e boçal.

Reply

O PSTU é PT. Tem quem tenha dúvidas disso?
Se não fosse, não teria PT na sigla: "P" S "T" U.
Notaram?

Reply

Caso o PSTU não fosse PT teria na sigla, PSDU e não PSTU.
Aliás, PT de esquerda não existe. Nem de esquerda, nem de direita e nem de centro.
Se existisse seria PNENDNC do B.

Reply