O PSDB, na sua maioria, sempre considerou o PFL e depois o DEM como uma espécie de partido subalterno, com a função de cuidar daquela coisa horrorosa chamada direita. Nunca respeitou o partido. Nem agora, depois que Aécio Neves comandou a implosão do aliado, o DEM é respeitado, tendo que buscar no PMDB o seu porto seguro. Todas as alianças com o PFL, desde os tempos de FHC, foram à base da insistência, como se o PSDB não precisasse desta coisa mal cheirosa chamada direita, pois o que desejam é poder conviver com a esquerda perfumada do PT e do PPS, com quem os tucanos têm muito maior afinidade.
O que está acontecendo, novamente, é que querem o novo PSD no papel do velho PFL e do acabado DEM. Querem o partido do Kassab como aquele parceiro de sempre, de segunda classe, subalterno, rendido, fazendo o servicinho sujo, ali, à direita. É por isso que os tucanos estão escandalizados com esta posição de Kassab em relação ao PT. Com o fato dele se declarar de centro e, com isso, poder fazer política de alianças. No fundo, o que eles pensam é, ó, o PSD tem que ser direita. Ó, quem cuidará da direita raivosa para nós? O agora aliado Maluf? Mas agora o Maluf também é esquerda, é Dilma. Pensem nisso. A verdade é que o PSDB sempre tratou o PFL, o DEM, o PSD e a direita com nojo. Com asco. Engolindo atravessado. Com Jorge Bornhausen nunca conseguiram que a direita dobrasse os joelhos. Com Gilberto Kassab, ao que tudo indica, vão quebrar a cara de novo, porque ele é capaz de se aliar ao PT para não depender da histórica "boa vontade" do PSDB com os conservadores, com os liberais. O resumo é: o Kassab vai mentir que é esquerda, o PSDB vai ter que arranjar outro parceiro para o papel que os tucanos consideram de segunda classe: o de interlocutor com a direita.
20 comentários
Vocês do PSDB tem nojo da direita? Como vocês são cegos... pois é exatamente a única que poderá evitar a sua MORTE!!!
ReplyParabens Coronel. A charada é essa mesmo. PT e PSDB juntos, afinal são iguais. PMDB e DEM/PSB/PFL ou o que restou juntos também. O único partido que vai tirar o PT de circulação vai ser o PMDB. É só ele deixar de ser capacho do PT que tudo se ajeita. O problema no fundo era ou é o Lula, que todos consideram imbativel. Pode até ser pois conseguiu eleger até um posto sem luz própria.
ReplyE o pior que é isto, sim, caro Coronel. Mesmo tendo feito um governo, graças ao PFL, bem mais à direita do que pretendia, e por isto tão bem sucedido, Fernando Henrique Cardoso e outros figurões tucanos nunca abandonaram a roupagem esquerdiota do PSDB. Fizeram algumas privatizações (deveriam ter feito muito mais!) e seguiram a ortodoxia econômica própria do mundo civilizado... e o mundo civilizado está muito mais à direita do que o próprio ex-PFL estava e sugeria. Já me indignei ao ler comentários dando o PSDB e o PT como farinha do mesmo saco. Hoje, não me indigno mais e tenho consciência que FHC ter feito um governo bem mais à direita do pensamento criador do PSDB, pode nem ter sido coisa de vontade própria, e sim das circunstâncias daquele momento aliadas à firmeza de Jorge Bornhausen, Marco Maciel, José Jorge e até o próprio Agripino Maia da época.
ReplyPSDB e PT,são farinhas do mesmo saco.FHC,José Serra,Aloisio Nunes,Lula,Dilma,José Dirceu et caterva,todos iguais em incompetência e corrupção....
ReplyBom título, coronel.
ReplyA direita não tem saída. O Brasil vive a anos sob uma ditadura da esquerda, ainda que disfarçada pelo manto da democracia. Não adianta querer que surja um partido de direita, pois com mais da metade da população recebendo algum tipo de esmola do governo, fica impossível se sustentar sem o apoio do PSDB-PT.
Muitos desses "tucanos" que criticam e chamam os programas sociais do PT de "esmola", deveriam se lembrar que a maioria deles foram criados durante o governo FHC.
Não é tão difícil deduzir que no fundo o PSDB morre de inveja do PT, pois este se apropriou do projeto populista dos tucanos que, caso o Serra não tivesse perdido em 2002, iria governar o Brasil para o resto da vida como o PT quer ficar agora. Só alguém muito ingênuo para imaginar que o PSDB se eleito vai acabar com toda essa mamata e privatizar as estatais dos companheiros que sobraram. O povo , mal acostumando, arrancaria o partido de lá.
Coronel,
Replymais uma análise perfeita do PSDB. Reforça minha convicção quando digo que o culpado pela eleição do velhaco foi o FHC.
mas se isso acontecer sera culpa do próprio PSD...
Replyquem quer virar gente grande não pode se sujeitar a ser capacho...
mesmo que o preço a pagar seja muito alto no primeiro momento...
quebrar paradigmas eh para poucos, coisa pra quem tem coragem e acredita no que diz e faz...
espero que o PSD seja assim...
Não existe essa coisa de direita raivosa. Mas existe uma direita, liberal e conservadora, como bem disse Coronel, enraivecida. E também tem o seguinte: quem se mancomunar com o pt não tem meu voto.
ReplyVou tentar colar aqui as "transparências" da palestra de autoria do Gen Sérgio Augusto de Avellar Coutinho, recentemente falecido, intitulada A Revolução Invisível. Leiam, especialmente, a última. Grato. Marco
ReplyP.S. Não estou conseguindo! Vou enviar por e-mail!
Qual é a novidade ?
ReplyCoronel, a esquerda, assim como a direita tem suas três vertentes que movem a política.
Reply1- O extremismo criminoso:
Na esquerda temos o 'comunismo' via Stálin ou stalinismo e variantes como Pol Pot, Mao Tse Tung, a Famiglia Castro de Cuba.
2- Regimes socialistas amigos do modelo de ditadura de Getúlio Vargas.
Lulo-petralhismo do PT , Peronismo na Argentina (ligado a sindicatos), é sui generis tendo correntes de todo o espectro político e é o único partido da Argentina, embora legalmente podem haver outros mas ninguém vota em candidatos de fora do partido. São 5 a 10 sublegendas.
O Chavismo é um modelo entre os dois anteriores que via eleições quer ser o único partido do país, é insustentável a estatização com indenização feita por Chávez, não criminosa como a URSS e China.
3-Modelos socialistas moderados, de sonhadores em melhor igualdade social com aumentos de impostos e as bolsas tipo família.
Dilma Rousseff é o modelo deste novo petismo não radical, getulismo típico ( dos anos 50 ) quando GV foi eleito democraticamente 4 anos após sua derrubada em 1945.
-----------------------------------
Modelos de direita:
1-Regimes criminosos e até racistas
a) Nazismo e fascismo europeu
Ditadura religiosa iraniana, desde 1979 implantada no Irã, alia-se aos inimigos da democracia e possuem no país diversas correntes políticas diferentes, exceto a religião que impera no país, o modelo do ditador Armadinejad tenderá a evoluir para modelo tipo franquista, hoje são racistas mas não exterminam no país pessoas de raça diferentes, são racistas para judeus israelenses.
-
Modelos inicialmente criminosos e que a decadência o "domesticou".
-
a) Franquismo da Espanha, regime religioso e monarquista espanhol que odiava a república, nunca foi racista nem expansionista(guerras).
Salazarismo de Portugal, versão mais branda do franquismo, modelo militarista de manutenção colonial, origem religiosa e anti-comunista.
Os regimes nunca se aliaram ao eixo e isto os livrou da segunda guerra.
c) Direita patrimonialista - modos de governo de força que privilegiam os militares, a classe alta e empresários, combate o comunismo até com proscrição do partido.
Ex - Pinochet ( Chile ) e no Brasil os governos militares, diferem da direita por serem amigos da estatização, no governo Médici até 70% do PIB era propriedade estatal.
--------------------------------
Por isto é melhor não colocar todos os gatos no mesmo saco, pois o PPS é inimigo dos petralhas e aliado de José Serra, o presidente do partido pediu votos em Serra na campanha de 2010 e não sonha com ditadura.
E o PT tratará Kassab com respeito?
ReplySe Kassab quer arriscar, tudo bem, o pescoço é dele. Meu palpite é que ele dança.
bpistelli disse...
ReplyModelos de direita:
..."desde 1979 implantada no Irã, alia-se aos inimigos da democracia"...
Se alia-se aos inimigos da Democracia então é de esquerda e não de direita, meu amigo...
PT cheiroso? Só sinto o cheiro de mato queimado por ali...
ReplyPois, então, que o PSD assuma que é liberal como sugere o excelente e claro artigo da Senadora Katia Abreu, "A Orfandade da Classe Média".
ReplyE o PSDB reforce seus ideais social-democratas, parlamentarismo, voto distrital.
Assim, todo mundo definido, fica mais fácil.
Esperteza demais é conversar com cavalo.
Anônimo parece petralha,escrevi ,de direita para dizer o termo DIREITA CRIMINOSA. ( regimes criminosos )
ReplyEu relacionei o regime iraniano como de direita criminosa, ao lado do nazismo e fascismo, regimes racistas, O IRÃ QUER DESTRUIR ISRAEL e o povo judeu, igual ao Hitler.
EU DISSE QUE A EVOLUÇÃO NATURAL DO REGIME LEVARIA A UM REGIME DE DIREITA COMUM OU UM DEMOCRATA-RELIGIOSO, isto talvez para o ano de 2050.
Os extremos criminosos de direita e esquerda são antidemoocráticos, o Füher Adolf Hitler era militante do partido comunista alemão e expulso por ser racista e nacionalista, os comunistas são criminosos internacionalistas e querem um estado BIG BROTHER mundial, tipo o previsto no livro 1984.
ReplyO Tratamento que o PT dá aos Liberais e Conservadores é muito pior do que o dado pelo PSDB, por isso um verdadeiro Liberal-Conservador jamais deve fazer aliança com a corja do PT.
ReplySe for bem observado, o PT cresce mais do "centro" para a "direita". E não para a "esquerda".
ReplyPor isso, o dono do partido não estranha aliança com o PSD.
O 24 Kassab quer aliança para ser o vice-prefeito de alguém, até da Luiza se tiver título e entrar no PSD, ele já foi eleito duas vezes e a vice ele pode ser prefeito depois em caso de impedimento do titular, se o partido tiver maioria, passado um ano Kassab pede ao prefeito para renunciar e ser secretário de estado, o picolé de pinga ( Alkimin ) pode acomodar o "inimigo(a) do Kassab" e voltar a ser o prefeito da Capital e apto a duas novas eleições na cabeça da chapa.
Reply24 na cabeça e 15 como vice depois em 2016, o PMDB é um partido chuchu que se adapta a todos os outros partidos, é como um polvo que abraça a todos, "lulas e polvos são moluscos" e zoologicamente primos.