O losango substitui a pirâmide.

Quase 80% das famílias brasileiras estão nas classes C e B, segundo vários estudos. Temos agora o losango social, substituindo a velha pirâmide social. Verdade ou mentira, esta é a maior justificativa para a popularidade de Dilma Rousseff. E o povo não quer saber quem foi que fez. O povo quer é mais.

Pela primeira vez a classe E, a base da pirâmide social, representa menos de 1% dos 49 milhões de domicílios existentes no País. Isso significa que o número de brasileiros em situação de pobreza extrema teve uma drástica redução nos últimos dez anos, conforme apontam duas pesquisas de consultorias que usaram metodologias distintas. Em números exatos: 404,9 mil ou 0,8% dos lares são hoje de classe E, segundo os cálculos do estudo IPC-Maps, feito pela IPC Marketing, consultoria especializada em avaliar o potencial de consumo. Em 1998, a classe E reunia 13% dos domicílios, indica o estudo baseado em dados do IBGE.

Marcos Pazzini, responsável pelo estudo, explica que os dados são atualizados segundo um modelo desenvolvido pela consultoria, que leva em conta a pesquisa do Ibope Mídia sobre a distribuição socioeconômica dos domicílios, projeções de crescimento da população e da economia, entre outros indicadores. Os lares são classificados segundo o Critério Brasil, da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa (Abep), que leva em conta a posse de bens e o nível de escolaridade do chefe da família.

O Instituto Data Popular, especializado em baixa renda, vai na mesma direção. Em 2001, a classe E era 10% da população (17,3 milhões) e, em 2011, tinha caído para 3,6% ou 7 milhões, segundo o estudo que divide a população pela renda mensal per capita - R$ 79 para a classe E. "Não dá para dizer que acabaram os pobres, mas diminuíram muito, e a condição social deles melhorou porque tiveram acesso a vários bens de consumo, o que antes era praticamente impossível", afirma Pazzini. 

Segundo o sócio diretor do Data Popular, Renato Meirelles, a tendência das pesquisas é a mesma: uma forte redução do contingente de pobres. "Em dez anos, foram 10 milhões de pessoas a menos na classe E", observa, ponderando que a divergência entre a ordem de grandeza dos resultados pode ser decorrente do fato de muitas pessoas da classe E não terem domicílio.As participações das classes E e D na estrutura social encolheram por causa da forte migração que houve entre 1998 e 2011. A fatia dos domicílios de classe D caiu quase pela metade no período, de 33,6% para 15,1%. Já os estratos C e B cresceram. Em 1998, 17,8% dos domicílios eram da classe B e, em 2011, representavam 30,6%.

Na classe C, o crescimento foi ainda mais significativo, de 31% em 1998 para 49,3% em 2011, aponta o IPC-Maps. Resultado: quase 80% dos lares brasileiros hoje já são de classe C ou B. "Não dá mais para falar em pirâmide social, com a baixa renda representando a maior parte da população. Agora a estratificação social é como um losango", diz Pazzini. Ele destaca que hoje o porcentual de domicílios mais pobres (0,8%) quase empata com o total de mais ricos (0,5%). (Do Estadão)

34 comentários

Sem dúvidas, o Brasil é o país dos pobres! Aumento estratosférico do salário-mínimo, achatamento do ganho dos aposentados ano a ano, geração de empregos ruins de até dois salários-mínimos. Daqui a pouco estaremos todos na classe C, exceto os privilegiados membros da nomenklatura nacional.

Reply

Mais uma façanha petralha.
Elles dão nó em pingo d'água.

Reply

O brasileiro realmente enriqueceu ou os modelos estão desatualizados?
Medir a classe social por bens de consumo como Geladeira e Rádio me parece um meio artificial de inchar a dita classe média.

Me surpreende por exemplo que o Datafolha tenha classe média dividida em três camadas e não tenha uma camada chamada pobre.

Extinguiram o pobre!

E antes que os pseudo socialistas venham babar ovos do apedeuta, os mesmos estudos mostram a tal evolução a partir de 1998, 4 anos após o início do Plano Real.

A evolução veio da estabilidade monetária e ganhos referentes a distribuição de renda, mas isso não reflete-se socialmente em ganhos culturais e sociais.

Reply

Defina classe A, B e C.
É verdade que muita gente subiu de vida (e o good feeling factor é o que dá popularidade para os petistas), mas essas estatísticas são claramente infladas.

Reply

!_GRÁFICO DE SIMPLES LEITURA QUE NADA PASSA PELOS GOVERNOS COVIL_( ELEIÇÃO_2002 ) E HEDIONDO_( ELEIÇÃO_2010 ) E SIM UMA HERDADE_BRASIL INICIADA NA DEMOCRACIA_MILITAR , SEGUIDA PELA DEMOCRACIA_CIVIL QUE LEGOU AO POVO BRASILEIRO ESTRUTURA DE ESTADO_PRODUTOR CULMINANDO NA VALORIÇÃO_FLUXO FINANCEIRO COM O PLANO_$$$_REAL_!

Reply

Coronel, como eles estupram os números pro lado deles, é óbvio, meu Deus!
Olhe ao redor, a miséria continua imperando por todo o Brasil.. Mas as ratazanas nazipetistas mentem, mentem, mentem no maior cinismo e não aparece ninguém para contestar. Vivemos, perigosamente, em uma "ditapastosa" que logo mais se solidificará e teremos uma ditadura à cubana. Vamos acordar! Vamos reagir! Vamos protestar! É muita mentira!!!

Reply

Cel
Depois de ver que, segundo o datafolha, a Dilma tem 59% de aprovação, desisto. A turma da alfafa tomou conta do Brasil. Como vc. disse, o que interessa ao povão é a economia, não importando a corrupção. Para mim e acho que para nós seus leitores isto não é suficiente.
Sinto muitíssimo os rumos que o País tomou.
Somos governados por uma PresidANTA "sem noção" eleita por um povo igualmente "sem noção", os comedores de alfafa.
Esther

Reply

A propaganda está feita.Datafolha cumpriu o contrato.Faltam agora as definições.Quais os parâmetros que definem as classes sociais?Qual a renda e consumo que dividem as classes A,B,C, D e E.Por favor não contrariem o censo do IBGE.Só se para o Datafolha o padrão de renda de um salário mínimo já define a classe D

Reply

No Brasil, uma pessoa que ganha 2 salários faz parte da classe média, apesar de quê, com essa fortuna ela não possa fazer as coisas que a real classe média possa fazer.

Demagogia pouca no desgoverno petralha é bobagem!

Reply

O chefe da família pode ter ensino médio completo ou nível superior e ser analfabeto funcional.


Faltou especificar as rendas de cada classe.

Reply

Muito interessante.
Deve ser por isso que, em termos de "desenvolvimento humano", a evolução seja tão baixa.
Será que quanto mais as pessoas evoluem em termos de renda, passam a ter menor qualidade de vida? Incrível.
Nas próximas análises poder-se-á ter uma circunferência? Um quadrado? Um retângulo? Curvas de evolução em "L"? Em "W"? Em "V"?
Ou será por isso que mantém, aqui, o italiano condenado por terrorismo na Itália e brecam haitianos que querem entrar no País?

Reply

Os critérios de estratificação têm nítidamente digitais petebas para elevar a régua das classes sociais. Gozação, é só simular o teste no site da FSP. Com 5mil por mes, 2 TVs e 2 banheiros o cumpanhêro vira classe média alta. Vão enganar os trouxas na pqp...

Reply

Em breve a pirâmide estará completamente invertida, afinal a esquerda comunista sempre iguala por baixo, distribuindo a miséria.

Isso, obviamente, se os dados não foram manipulados pelo GF,e noutra hipótese, se futuramente o quadro vermelho não for revertido.

Reply

CORONEL,

Classe média classificada em função do consumo de eletrodomésticos financiados a longo prazo com o comprometimento da renda futura,sem significativa melhoria na infraestrutura básica de saneamento, transporte,saúde,emprego com salário acima de 1 mínimo,sem segurança,com achatamento dos proventos dos aposentados,com moradias em favelas impávidamente irremovíveis? Só pode ser satisfação do povão em razão da proximidade do carnaval,e, da copa.O senhor pode me esclarecer melhor?

Reply

Um monte de pobre burro que se acha classe média e está entupido de dívidas. Me dê licença.
E a m... da oposição chorando por não ter um boquinha para mamar também. Precisamos de um grupo forte que mande bandidos para onde merecem ir, já!

Reply

"Seis em cada dez brasileiros pertencem à classe média, diz Datafolha"

curioso essepaiz...

6 em cada 10 serem de classe-media eh um numero e tanto para qualquer pais...

so que ao mesmo tempo aparecem cada vez mais miseráveis para serem colocados nos programas assistencialistas...

essa conta nao fecha...

Reply

Coronel, o losango parece ser apenas uma ilusão da inflação pois os números dos salários que definem cada classe não foram alterados, quem ganha até 300 reais por mês está na divisa entre classe D / E , 1500 reais já é classe C e 3000 classe B pois paga 27,5% de IR na fonte.
Se os números de salário de 1998 fossem corrigidos pela inflação, nós veríamos que pouco mudou, algumas profissões foram mais valorizadas e outros jogados às baratas, os 64,90 de salário mínimo do dia do Plano Real, corrigidos pela inflação real ( 800% ) pois o frango que custava um real hoje custa entre 8 e 10 reais, se fosse dez vezes (1000%) o salário mínimo seria R$ 649,00 em 1998 e os 622,00 da Dilma apenas repõe o mínimo àquele nível de FHC, O PT nada fez e Lula destruiu o salário mínimo de FHC e agora o governo + congresso conseguiram o nível do plano real.
Os porcões campeões empresários exportadores, choram para Dilma a redução de encargos ( baixar impostos, salários e subsidiar os porcões para exportar mais ).
NÃO DARÁ NENHUM RESULTADO POIS OS EMPRESÁRIOS SÃO INCAPAZES DE AUMENTAR A PRODUÇÃO, TÊM 90% DA CAPACIDADE INSTALADA UTILIZADA PARA A VENDA A CONSUMO INTERNO.
Eles que retirem dinheiro dos paraísos fiscais, peçam empréstimos se necessário PARA AUMENTAREM SUAS CAPACIDADES INSTALADAS EM 100% pois em 5 anos o consumo aumenta 30% e assim sobrará capacidade instalada para poder exportar e AO GOVERNO CABE PROVER BOAS FERROVIAS E BOAS HIDROVIAS E NAVIOS, FLUVIAIS E MARÍTIMOS. O custo Brasil decorre da má gestão governamental e até da iniciativa privada que não investe em navios para hidrovia ( navios com calado mais raso que possam ser utilizados em rios mais rasos ), portos de rio em maior número e comportas para vencer os desníveis das hidroelétricas, inclusive a de Itaipu, com duas comportas e também uma boa escada para os peixes.
Seria solução para os navios saírem no Rio da Prata, subirem o litoral ** a 300 milhas de Santos os navios fluviais embarcarem nos navios dos importadores, assim não paga tarifa de embarque, pois estará em águas internacionais.( de um navio a outro diretamente, o navio poderia ter uma grua para pegar os contêineres.

Reply

Coronel
Há muito tempo atrás o extinto BNH dividia os interessados em financiamentos imobiliários em 3 categorias;
Até 1 salário
1 a 3 salários
5 a 10 salários, essa considerada a classe média baixa.Agora no lulo-petismo, extinguiram os pobres por decreto e quem ganha 1 salário é classe D.Como instrumento de propaganda, devidamente acobertada pela Falha de São Paulo,funciona.A eleição de 2014 já começou e nem tivemos a de 2012.

Reply

Um casal, que comprou um apartamento de 33 metros quadrados, 2 quartos, 1 banheiro, um carro usado e velho, salário conjunto de R$ 2.500,00, mais de 10 anos para pagar, por exemplo, são classe média, hoje.

Já um casal com renda conjunta R$ 1.000,00, apto. de 40 metros quadrados, 2 quartos, 1 banheiro, sem carro, sendo o apto. obtido por programa social de Governo Estadual, por exemplo, em razão de remoção de áreas de risco, também é classe média, hoje.

Alguma coisa não está coerente nessa questão da ascensão social.

Nada contra as pessoas ascenderem e têm uma vida melhor, mas os dados têm de ser coerentes.

Reply

Dilma tem que demitir imediatamente o Presidente do IBGE.Os numeros do Datafalha são muito melhores para o governo, portanto o Diretor do Datafalha deve assumir já o IBGE.Já que é para enganar mesmo tanto faz quem estiver lá.

Reply

Já que a situação está assim tão boa, podiam começar a retirar a bolsa esmola em doses omeopaticas, um pouquinho por mes.

Aí sem bolsa esmola, teriamos realmente um retrato, da situação financeira do brasileiro.

A primeira, teria que ser a dos prêsos. Uma porque eles estão lá, para pagar por seus crimes, e não
merecem de forma alguma receber um tostão furado. Porque com toda certeza, a familia de suas vítimas não recebe salário nenhum.
Aí sem os 860 mensais,essa estátitistica mudaria rapidinho.


Izabel/SP

Reply

Coronel, só existem treis classes sociais:
Classe "A", que corresponde a 5% da população.
É Formada por Grandes empresários e Banqueiros.
Classe "B", que corresponde a 25% da população.
É formada por pequenos empresários, autonomos e assalariados que tem os descontos em folha de pagamento.
Classe "C", que corresponde a 70% da população.
Esta ""Classe" social, nada mais é que "Massa de Manobra".
A metade dos eleitores desta classe social é suficiente para eleger o presidente do Brasil.
Resumindo: quem pratica o assistencialismo ( bolsa família e outros benefícios), tem voto garantido.

Reply

Isso é engodo, manipulando as margens eu faço a figura que você quiser, acabo inclusive com os pobres e até mesmo com a classe média, faço todos ficarem ricos.

R$ 79,00 para pobreza extrema é praticamente o mesmo valor que se usava há 10 anos para medir pobreza extrema.

Manipulação barata da verdade.

Reply

Que grande jogada heim? Deram um título para a classe C: Classe Média. E agora está tudo resolvido.
Parece aquela loja chique que manda uma proposta dizendo que vc é pré-aprovado.
Leiam os comentários das pessoas que fizeram o teste da Folha, é de morrer de rir.

Mago

Reply

Cel, veja que ridículo. No link abaixo a Folha faz um teste para saber em que classe social você está, Alta, Média Alta, Média Intermediária, Média Baixa e uma tal de Excluídos.

Para o espanto de muitos (comentaristas) e o meu, batsa ter uma TV, um carro e ganhar mais de 5 mil que você será tachado de "ALTA". Se eu sou CLASSE ALTA e estou cheio de dívidas e pouca diversão, imagine quem está na dos excluídos. Deve comer bosta (eles e quem fez esta pesquisa). Senão, daí é fácil diminuir a linha da pobreza. Faça um convênio com as Casas Bahia (não pague) e seja feliz!

Confira no link:
http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/6101-desocupacao-da-favela-pinheirinho#foto-114536

Reply

Coronel,

Isto é inegável! O Brasil cresceu porque TODOS os países cresceram.

Nós, no governo Lulla, crescemos MENOS que a média MUNDIAL. Assim mesmo sobrou emprego e dinheiro para todos.

Pouco mérito do Lulla (um sortudo!!) e mais do momento mundial.

Essa bolha explodiu, a Dilma ainda esta aproveitando os últimos momentos.

Este ano (2012) será muito duro. Para termos uma idéia, foi só chover em MG, na 1a. quinzena de JAN, nossa balança comercial ficou Us$ 650 milhões NEGATIVA porque a VALE não embarcou minério de ferro para a China. Minério e soja são nossa salvação!!!

JulioK

Reply

A inflação paralizada em 1994 foi a causa que gerou o crescimento da produção e da riqueza , nada mais. O mesmo que criou o Real , tambem provocou o desastre socialista, criando a CPMF e a disparada da carga tributária , alem de implantar a reeleição , fatos que hoje ameaçam a estabilidade economica do Brasil.

Reply

Porque não se mostra, na estatística, quando começou de fato este processo? Com isso vamos nos remeter aos anos 93-94....por aí...mas o importante para a PTzada é o bordão: nos últimos 10 anos......nunca se mostra que quem de fato abriu as portas para a migração à classe média foi o Plano Real, foram as privatizações e a modernização do Estado....façanha que o PT não contribuiu em nada...

Reply

Analisem a mudança, durante o governo Lula e Dilma, de critérios na classificação das classes sociais e façam a mensuração atual pelos parâmetros iniciais e verão que a realidade é muito diferente da alardeada pelo lulo-petismo.

Reply

Então porque temos 14 milhões de famílias no Bolsa Família? Essas famílias tem 5 integrantes em média (2 pais e 3 filhos), perfazendo então 70 milhões de pesssoas.

Tem um negócio errado demais nessa propaganda.

Lembrem amigos que, quem tem renda de R$ 70,00 mensais(isso mesmo:
R$70,00 por mês!), não é considerado pobre no Brasil. São aqueles US$ 2,00 diários da ONU; conceito já antigo, pego pelo colarinho pelo PT.

Só que o povão sabe que o feijão custa R$ 4,00 ou R$ 5,00 o quilo. A carne subiu 30% em 2011; etc..

Reply

Coronel,Se nossa economia é 36 por cento informal, ou seja, 36 por cento da força de trabalho informal,e milhões de brasileiros recebem o salário fome de aposentadoria, e se cerca de 60 milhões de brasileiros dependem do bolsa fome( incluidos pai, m~~ae e filhos, o que deve perfazer 70 por cento da população, me explique de onde vieram essas milhões de pessoas que ascenderam à classe média no Brasil petralha? Vieram do Haiti, foi? E que crescimento foi esse dos governos petralhas? Cresceu como rabo de cavalo, né?

Reply

É isso, no Brasil cresceu mesmo foi a classe merda. Tá todo mundo encralacado com as Casas Bahia, com o empréstimo consignado, com as prestações do carro popular, com as prestações do consórcio da moto pop, com o empréstimo ao aposentado... Haja crescimento!!!!!!!!!!!!!!

Reply

Quiz: Faça o teste e descubra a que classe social você pertence


vcs precisam dar uma olhada na folhaonline e ver os comentarios á esta pesquisa. Definitivamente estamos na era do engana trouxas...e o pior é que tem gente que acredita , não os que estão comentando por lá.Estes estão emtendo o malho por considerarem uma pessoa com curso superior como rica.Pesquisa mauca , entende que ter estudado muito é garantia de estar ganhando muito dineiro. Fiz a pesquisa e estou no mesmo nivel do neymar..é mole ? Se eu parar de trabalhar , passo fome. Se o neymar não quiser jogar mais , tem dinheiro para viver bem o resto da vida, ele e o eike batista , mas a pesquisa nos colocou no mesmo nivel..será que aguem acredita mesmo nisso?

Reply

Que renda é essa? sustentável? acompanhada de qualificação profissional, ou é um aumento de renda sustentado pela classe média via transferências de renda e que portanto pode desaparecer na primeira crise fiscal mais parrudinha?
Em que se mede essa renda? Em dólares? com esse nosso câmbio distorcido. E que aumento de escolaridade é esse? Será que adianta mesmo ter doze anos de estudo hoje para saber menos que um garoto sabia na sexta série nos anos 60?
O que eu vejo na verdade é uma juventude das classes populares, e até mesmo da classe média, cada vez mais burra, mais analfabeta. O que vejo é um consumismo desenfreado alimentado pelo crédito fácil mais caro. Nada sustentável, nada que construa, tudo na base do vamos gastar tudo hoje, vamos gastar nosso futuro hoje. Vejo uma concentração de renda gigantesca, porque se de um lado é claro que diminuiu o espaço entre a classe média e os pobres, fica claro também que o empobrecimento da classe média urbana foi ainda maior que o suposto avanço dos integrantes das classes D e E. E os preço
s dos imóveis mostra o surgimento de uma nova classe de plutocratas, muitos desses que se enriqueceram absurdamente em negociatas com o governo, e plutocratas esses que se encontram á milhas de distância da classe média.
Na real, losando porcaria nenhuma. Temos mesmo é extratos, sem qualquer continuidade, sem chances de ascensão real.
O sujeito hoje da classe C pode até poder comprar o carro que não podia comprar, mas ele vive em uma sociedade em que embora o filho dele possa fazer uma faculdade, não irá jamais conseguir disputar os mais altos postos com os filhos da verdadeira elite atual, que agora estudam no exterior, tem conexões e viagens no currículo. A verdadeira ascensão social, a verdadeira possibilidade
Viramos sim uma plutocracia, das mais corruptas e nojentas que se pode imaginar.

Reply