FHC sonha com Lula para unir PSDB com PT. Nem precisa Freud explicar.


Para acessar a entrevista de FHC para a The Economist, vá até o eAgora.org,br, clicando aqui. A matéria, além de longa, é reveladora. Abaixo, um pedaço:

The Economist: Você tem uma relação muito interessante com a presidente. Vocês dois parecem ter criado um novo relacionamento entre ex-presidente e presidente.

Cardoso: Porque Lula perdeu a oportunidade de fazer isso. Eu tinha uma relação pessoal antiga com Lula. Fomos muito próximos. Ele passou férias na minha casa de praia com sua família. Mas não tivemos relação institucional, porque essa foi a decisão do PT. Mas isso foi por causa da política eleitoral. Dilma é diferente. Ela não tem ligação pessoal comigo, é um relacionamento muito mais superficial do que foi com Lula. Talvez ela ainda não se veja – pelo menos até agora – como candidata, de modo que ela não encara outras pessoas como inimigos. Não sei, mas ela tem sido sempre muito correta comigo. Por coincidência, tive um sonho na noita passada, em que nós – Lula e eu – propunhamos juntos um consenso nacional. [risos] É tão óbvio que o Brasil precisa se concentrar em algumas coisas fundamentais. Que fazer com a energia? Que fazer com a educação? Como criar melhores oportunidades para nossa infraestrutura, com o governo e o setor privado trabalhando juntos? Como chegar a um consenso sobre o meio ambiente? É tão óbvio. Essas não são questões partidárias, mas nacionais.

The Economist: Consensos nacional tende a acontecer em tempos de crise…
Cardoso: É por isso que não acontece. Por outro lado, há uma espécie de acordo não-explícito. Quando Lula assumiu a presidência o mundo acreditou que ele destruiria tudo o que eu tinha feito. E ele não destruiu – sem ser explícito. Quando eu vivi no Chile [durante o período da ditadura militar no Brasil] os democratas-cristão e socialistas eram adversários, os socialistas muito mais à esquerda e os democratas-cristãos muito mais conservadores. Depois eles convergiram para criar uma força unida, a Concertación. Nós não fizemos assim. Mas na prática estamos fazendo a mesma coisa, em alguma medida. O discurso eleitoral é diferente, claro, porque você tem que sinalizar que é diferente. Mas na prática não é – o que dificulta a oposição.

The Economist: Sobre o tema da oposição, vou dizer francamente que achei a campanha do PSDB para presidente em 2010 muito fraca. O partido vai ser mais combativo e 2014 e apresentar um candidato em torno do qual possa se unir? Ele tem uma estratégia clara? Ou vai apenas brigar internamente e rachar?
Cardoso: Na última campanha o PSDB teve equívocos enormes. No começo o favorito era nosso candidato ]José Serra], disparado. E em vez de organizar alianças – porque é mais fácil criar alianças quando se está por cima, porque os partidos querem estar junto com o vencedor, como eu disse antes – nós não fizemos isso. Nosso candidato ficou isolado, até internamente.

The Economist: Ficou isolado ou isolou-se? Ele afastou os outros?
Cardoso: Sim. E isso foi muito ruim. E apesar disso, Dilma foi para o segundo turno. E Serra teve 44%.

The Economist: Só 44% contra alguém que nunca tinha sido cogitada para presidente antes…
Cardoso: Com Lula por trás. Seja como for, o que estou tentando dizer é que seria possível ganhar. Foi falha nossa.

The Economist: Com o mesmo candidato?
Cardoso: Bem… talvez não.

The Economist: Como o PSDB vai se unir ao redor de um candidato?
Cardoso: Tem que buscar a unidade interna. Eu diria que agora o PSDB está mais consciente da necessidade de se unir. Não é simples, porque o senso de coesão baseada em valores é menos forte que no passado. É mais uma questão de personalidades agora. E o mesmo se aplica ao outro lado. A última campanha deles foi nada, zero; as questões reais nunca foram levantadas. Foi um simulacro de campanha, com marqueteiros desempenhando o papel de atores principais, em vez de serem submetidos a alguma liderança.
Agora há vários pontos de interrogação. Qual será o papel de Lula? Eu diria que ninguém sabe, nem ele mesmo. Por causa da sua saúde [Lula tem câncer na garganta, com um bom prognóstico], mas não só por isso. Diria que normalmente Lula tentaria concorrer: ee é um animal muito competitivo, um animal político. E provavelmente a presidente Dilma não tem respaldo interno [em seu partido e nos parceiros de coalizão]. Se ele também tiver a mesma aspiração – não tenho certeza – será difícil para ela. Uma coisa é concorrer com Lula, outra é concorrer com outra pessoa, mesmo a presidente Dilma.
No caso do PSDB, o ex-governador Serra desempenha o papel de Lula: ele tem fibra, gosta de competir. Não sei até que ponto ele estará mais convencido que não é a vez dele, para dar espaço a outros.

The Economist: Quem seria o candidato óbvio?
Cardoso: Aécio Neves.

The Economist: Aécio pode ganhar?
Cardoso: Aécio é de uma cultura política brasileira mais tradicional, mais capaz de estabelecer alianças. Ele tem apoio em Minas Gerais [seu estado]. São Paulo não é assim, sempre se divide, é muito grande. As coisas vão ficar mais claras depois das eleições municipais [em outubro de 2012]. Provavelmente vamos ver uma forte luta interna no PSDB, entre Serra e Aécio.

61 comentários

meodeosdocéo!!!!!!

impressionante como esse sujeito não leva o pais a serio...

parece uma criança...

enquanto tentamos reverter os efeitos que o petismo causou ao PSDB por anos e anos de mentira, esse senhor encontra animo para contar piadinhas...

eu desisto!

Reply

Parodiando o Romário: o FHC, calado, é um poeta...

Reply

Coronel

ele ta mesmo gagá!!!

acho que temos que reviver aquele grito anto dos petralhas para a nossa sobrevivência

FORA FHC !!!!!

kkkkkk

Reply

Cel.

Agora, toda vez que FHC, abre a boca, saem essas pérolas...

Que decepção !!!!

Continuo indo com Serra, para Presidente !!!

AÉCIO, NEVER !!


Chris/SP

Reply

Sr Coronel:


Quando afirmei que esse sujeito é um frouxo,um covarde os meus amigos viraram o nariz.
Está ai um M... pensante,seria o elo perdido por Darwin entre o verme e a M...
Adivinhe o mote moral desse troço,
TRAIÇÃO
UMA VEZ TRAÍRA

Saudações

Reply

FHC: "Aécio é de uma cultura política brasileira mais tradicional, mais capaz de estabelecer alianças. Ele tem apoio em Minas Gerais [seu estado]. São Paulo não é assim, sempre se divide, é muito grande"

Que alianças? A única esperança dos Aécista é uma improvável aliança com o PSB do Eduardo Campos.
O nordeste não vota em outro candidato enquanto o Lula estiver vivo. Pode ser, pode ser, que com o apoio dos governadores do PSB o Aécio consiga se infiltrar no nordeste.

Hoje mesmo o Lula se encontrou com o Eduardo Campos.
O PSB só vai ser vice do Aécio se os tucanos deixarem os socialistas abocanharem boa parte das prefeituras em 2012, governos em 2014 , ministérios e cargos. Vai sair muito mais caro do que o PMDB está sendo para o PT.

Reply

Coronel,

Depois da minissérie Brado Retumbante da Globo e desta declaração de Fernando Henrique "PT" Cardoso "da Silva" fica claro que o próximo ditador do Brasil já foi escolhido : Traécio Silveira dos Reis Neves.

Reply

Se os blogueiros progressistas lulo-dilmistas (como Altamiro Borges, Zé Carlos, Alexandre Figueiredo e outros) mandarem FHC à merda, vou achar bem feito. E farei coro.

Reply

Estou com vergonha de ter votado no FHC! Ele está jogando sua biografia no lixo! E essa palhaçada de legalizar as drogas só serviria para colocar os narcotraficantes e narcoterroristas do mundo inteiro na legalidade! Francamente! O Brasil está perdido e bem fudido!

Reply

viram que o PT e o governo federal nao perdem uma oportunidade sequer agora de atacar SP e o governo paulista?

da cracolândia ao Pinheirinho, sem esquecer das chuvas...

tudo eh motivo para esses abobados falarem alguma coisa contra...

e enquanto um dos únicos redutos do PSDB eh atacado descaradamente pelo bando de hienas, o que faz o presidente de honra do partido?

sonha com Lula!!!!

sonha com "O Chefe" de toda a turma...

eh dose de aturar...

Reply

Esta até Reinaldo Azevedo e Augusto Nunes têm de admitir: não é a declaração de um democrata. É a de quem pensa em resolver os problemas na base da conciliação pelo alto. Querem algo de mais antigo e... antidemocrático? Talvez Augusto Nunes ainda perceba a declaração de um estadista, de quem pensa o país para além de suas clivagens internas. Infelizmente, é a manifestação sincera de quem nega à cidadania o confronto de ideias, projetos e valores. Em homenagem a essas lideranças, diga-se: venceram, venceram-nos. Sim, amigos, a depender desses senhores, jamais viveremos numa ordem democrática que contemple, de pleno direito, situação e oposição, direita e esquerda.

PS: por que José Serra é objeto de tanto ódio por parte de FHC?

Reply

PSDB já era!!!

Reply

coronel,
peço que use a popularidade do seu ótimo blog e dê uma força ao site implicante, colocando um link para os ótimos textos do gravatai destruindo a sujeira encadernada do amaury.é uma série de 3 capítulos sobre a farsa do livro. vamos preservar o único grande político que nos resta na oposição, josé serra!no próximo capítulo da série dissecando a estupidez do marido da marli,o site implicante nos brindará com a participação de aecinho no trabalho do amaury.
abraço

Reply

Coronel,

Isto é o resultado de décadas "puxando fumo"!!

JulioK

Reply

Eu já comentei aqui mais de uma vez, FHC está com Alzheimer, esqueceu que o velhaco o jogou aos porcos, esqueceu que foi acusado de tudo que é crime.
Ele só pode estar sendo vitima do "alemão", ninguém pode ter sangue de barata a ponto de perdoar tudo o que o velhaco e sua trupe de corrupto fez ao FHCannabis.

Reply

Tenho um palpite de como foi o sonho, mas não dá pra falar essa hora.

fhc parece ser mais boca-de-veludo-de-lula do que eu pensava.

ih......

Reply

Mas Coronel, FHC já havia fechado acordo com Lula na década de 70, ou 80. Não estás lembrado do Pacto de Princeton?

Reply

No meu manual de moral e cívica o nome disso é canalhice oportunista.

No meu manual de psiquiatria o nome é personalidade bipolar.

No manual de sociologia maconhística o nome deve ser estadista...

Fico com os dois primeiros ¬¬

Como diria um conhecido meu, até o câncer evolui, mas FHC continua o socialista fabiano, fumador de orégano, querendo ser esquerda desde que sua vida financeira seja burguesa e ele possa curtir exílio político em Paris porque em lugar pobre, fedorento, decadente como Cuba, nem pensar.

¬¬

Vou acompanhar os comentários até ver aquele...aquele, sabe? da que acha o Fumagacê um must de fino, educado, inteligente, estrategista político, enfim, um estadista, e os que são contra ou desconfiam dele, aqui, são grosseiros e burros, lembra?
Ainda alguém vai achar uma radiografia da região sacra do FHC com a mão( ou a boca) da celerada segurando o saco do cara que ainda pensa ser o universitário 'rebelde' que não passava em exames da escola militar, que o pai general achava que não daria grande coisa e foi ser contra o regime militar pra afrontar a figura paterna e só.

Freud explica, até porque dos efeitos de certas 'carreiras' em mentes poucos equilibradas ele entendia bem, já que era do clube usando a desculpa do 'experimento'.

¬¬

Reply

Coronel

visito diariamente o seu Blog e de alguns outros que tem a mesma linha de pensamento e concordo que praticamente a totalidade de suas ideias e queria deixar os meus parabéns.

gostaria que desse algumas informações de como está a comissão da "verdade" criada pelos petralhas...

e gostaria que o sr. desse uma olhada nesse video do Bolsonaro que falo como um verdadeiro Brasileiro...e ao fundo se escuta as ironias de alguns idiotas do covil de cobras que é a câmara.

segue o post:
http://www.youtube.com/watch?v=2weuBCZVQc8

continue assim...

Dionisio/GO

Reply

Bem lá pelos anos 90, até entrar na Universidade, esse lula me enganou. Agora, depois de velho, FHC me enganou, e eu defendo esse babaca até hoje, até hoje mesmo. Bem acho que babaca sou eu!

Reply

Coronel,
e ainda tem comentaristas aqui no blog que fica raivoso quando afirmamos que o FHC foi quem colocou essa gangue no poder. Aécio Silvério Neves, nunca. Vai ser a petralhada no poder por mais 12 anos. São Paulo, pelo jeito, vai entra no butim da quadrilha.

Reply

Coronel,

que meiga essa foto.
O amor é lindo!
"...passou férias na minha casa de praia com a família"

É possível imaginar Dna Rute Cardoso conversando com o Nullo e a Muda-da-Silva??
NUNCA!

Flor Lilás

Reply

Do post abaixo:

"Só faltou o PT manifestar a sua solidariedade aos traficantes da cracolândia do Pinheirinho. Faltou?"

--

"Só faltou o PSDB manifestar a sua solidariedade aos aloprados do PT. Faltou?"

Reply

Coronel, aprendi uma receita boa para descarregar o stress que uma noticia desta causa:
Dirija-se até a porta, ou janela do apartamento, coloque as mãos nos quadris, respire fundo e diga:
'AGORA FUDEU".
Depois é só se acostumar com a idéia da perpetuação do poder na mão dos petralhas, graças aos traidores do PSDB.

Reply

O problema do FHC é que, ao contrário do Lula, ele esqueceu que é o líder máximo do partido.

Aí o cara ao invés de defender os interesses do partido, fica falando como um sociólogo que não tem nada a ver com a história e fica imaginando o que seria ideal para o país (o PT e o PSDB juntos trabalhando pelo desenvolvimento da nação).

Reply

No fundo, PSDB e PT tem origens semelhantes, não são muito diferentes, pensam de uma forma parecida o país. Vão acabar juntos em breve,bem, e aí, serão muitos anos de esquerda no poder.

Reply

Agora caiu a ficha: Esse véio pirou de vez. É caduquice aguda.

Reply

tô na área
Alguém ainda não sabe que a criação de "oposição"igual é manobra CO-MU-NIS-TAAAAAAAAAAA!!!!
O morto Mario Covas destoava desta turma um cadinho e Serra nada difere salvo a incapacidade de colocar alguém no paredão.
O nordestino de família coronealista está se aproximando e teremos um Sarney Cearense...tsc,tsc,tsc.

fui..

Reply

Coronel, sempre esteve tudo combinado. O PT ganhou o poder para fazer o trabalho "sujo" que o PSDB não tinha a coragem e nem o apoio popular para fazer - a implantação da ditadura comunista.
O Serra atrapalha os planos, e sempre foi boicotado, pois ainda tem uma ilusão utópica de um país um pouco melhor.

Reply

Que entrevista patética!

Reply

Cel

FHC anda cheirando 10 latas de cola por dia, e pior, come a lata junto.

Santo Deus, alguém tem que calar esse traste, antes que o Brasil seja destruído de uma vez.

Não tolero mais ver três letras na imprensa>>>. fhc!!!!

Reply

CEl,

FHC tem os seus méritos e já teve seus momentos de poder e de glória. Agora, pode sonhar o quanto quiser, já não me convence mais, estou com os dois pés atrás em relação ao partido dele, o PSDB.

A entrevista de FHC ao The Economist é realmente longa com algumas perguntas interessantes: Agora o Brasil tem duas classes médias ? Dentro do governo está todo mundo, dos comunistas à direita... O que faz a oposição num sistema como este?

A colocação da entrevistadora de que "A Constituição foi escrita apenas em 1988 dá o que pensar, então anteriormente não tínhamos Constituição ??????

Índio Tonto/SP

Reply

É de vomitar por dias a fio.



sem mais comentários

Reply

Mas tchê marechal, isso aí não é uma espécie de despedida para alguma viagem sem volta?

Reply

Cel
Perdi toda e qualquer esperança do País sair das mãos do PT.
Tem um vídeo de 2009 no AN, ele o reapresentou hj, onde é entrevistada uma empregada doméstica baiana que mora em SPaulo.
Ela disse que faz tudo que o Lula mandar, votando em quem ele mandar, porque confia muito nele, principalmente por ele ser pobre e anarfa e que isso não lhe fez falta.
Considerando que ela é beneficiária do bolsa família assim como milhares de pessoas, perdi de vez a esperança de ganharmos as eleições aqui em S. Paulo. Estou achando até que o Terror dos Estudantes ganhará.
Não espero mais nada de bom, mas, tudo de ruim com xs anos de PT.
Esther

Reply

Não tem mais jeito mesmo. Cansei mesmo.

Mago

Reply

CORONEL, começo a concordar com aqueles que sempre tiveram uma pulga atras da orelha quanto ao FHC ao qual sempre defendi, mas infelizmente suas últimas entrevistas e declarações que dispensam maiores comentários, estão fazendo eu mudar minhas convicções.
E convoco a todos que votaram no José Serra e também aqueles que votaram em branco ou nulo para que se mantenham fiéis ao mesmo, pois está mais que evidente ser ele a única opção e alternativa de oposição deste País que pode mudar tudo isso e em 2014 ser eleito Presidente, mesmo com tantos traidores conspirando contra ele, a começar pelo Aécio Neves.

Reply

Ele disse que Minas une e SP desune. Ta errado ? Acho que avertou pelo menos essa. Temos que fazer essa reflexao.

Reply

O homem ficou "gagá" mesmo. Será que foi acometido de esclerose cerebral? Está jogando toda sua biografia na latrina.

Reply

Não dá para entender FHC - o Príncipe dos Sociólogos.

Essa postura envergonha!

Comecei a ter nojo em 2005.

Reply

Não dá para entender FHC - o Príncipe dos Sociólogos.

Essa postura envergonha!

Comecei a ter nojo em 2005.

Reply

FgagáC fumou e tragou. E que coisa mais basbaque essa de colocar a biografia e a imensa vaiadade pessoal acima de tudo.

Deve ser muito triste terminar a carreira política, depois de ser presidente da República, como conselheiro sem príncipe para aconselhar!

E daqui a pouco FgagáC vai querer não só a união com os petralhas, vai querer também o lugar de dona Marisa Letícia ao lado de Lulla. Sonhando com ele já está.

Coisa escrota, vade retro!

Reply

"Eu tinha uma relação pessoal e antiga com Lula."(FHC)

Faltou dizer: salvei Lula do impeachment. Está no livro:

"O CHEFE", de Ivo Patarra

www.escandalodomensalao.com.br

Reply

Afinal, o Serra errou ou acertou ao esconder o FHC durante as duas campanhas presidenciais das quais participou?

Reply

Não consigo entender. FHC trata com ternurinhas aquele que sempre o esculachou.

A contribuição de Fernando Henrique ao Brasil já foi dada. Hoje em dia, não sai coisa boa daquela douta cabeça. Infelizmente.

Reply

Confesso que leio esse tipo de coisa com tristeza. Eu não consigo entender esse senhor fazer parte do PSDB ainda. Vista logo a camisa do PT! Saia abraçado com o Lula, Sarney e Collor....vocês mudarão o mundo. Que coisa ridícula! Tristeza geral.
Aecio Neves é o diabo em pessoa. Eu não voto nesse elemento nunca. Acredito que perdemos as eleições de 2014.......entrega logo tudo para o PT........
Definitivamente a idade esta fazendo mal para o FHC!

Reply

Alckmin diz que irá avaliar se houve abuso em reintegração no Pinheirinho

santodeos!!!!

mas fazem tudo, tudo, tudo, tudo, tudo, tudo, tudo ERRADO!!!

eh impressionante como esses tucanos fazem beteiras atras de besteiras...

me espanta muito que estejam no governo de SP durante todo esse tempo...

nao tem que averiguar "abusos"...

tem eh que RESPONDER as merdas ditas pelo Carvalho!!!!

porra, tem eh que RESPONDER!

RES-PON-DER!!!

Reply

Junção do velhaco com o velho gagá, só se for para continuar dividindo o butim. Em 2002 FHC entregou o Brasil para Lula e o PT. Será que agora está querendo de volta para dar ao Traécio? Deus definitivamente não é brasileiro.

Reply

ate hoje o único relacionamento que vi de Bush com Obama foi institucional, em algumas cerimonias e pronto...

nenhum sonha com o outro...

ou se sonha, não diz!, que eh o mais importante...

esse senhor eh de fazer chorar!

sera que não sobrou nem um pouquinho de razão e bom senso dentro daquele ego gigante cultivado por esse senhor?

sera que ele não percebe o quão prejudicial para a oposição são as suas declarações ?

fico imaginando o que pensa um senador combativo como Alvaro Dias, que não perde oportunidade de bater nos petralhas...

o que pensa o senador quando lê uma entrevista cheia de merdas como essa?

que animo tem o senador para continuar a fazer o bom trabalho oposicionista que faz no Senado?

sinceramente, fosse eu um politico oposicionista iria ao Congresso apenas para bater ponto e receber a grana...

quando o mais importante - só porque ja foi presidente - representante do suposto maior partido de oposição faz isso ai, sonha com Lula, não ha mais nada a se fazer...

Reply

L A M E N T Á V E L !!!!!!!!!!!!!

Reply

PETISTAS PODERIAM TER ATUADO PARA IMPEDIR DESOCUPAÇÃO DO PINHEIRINHO, MAS A ATRAÇÃO PELO SANGUE DOS POBRES NÃO DEIXOU. VEJA COMO

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/petistas-poderiam-ter-atuado-para-impedir-desocupacao-do-pinheirinho-mas-a-atracao-pelo-sangue-dos-pobres-nao-deixou-veja-como/


Chris/sp

Reply

Acho que esse negócio do FHC sonhar com Lula deve ser efeito da Cannabis. Só pode.

Reply
Observadordepirata mod

FHC ficou eufórico com a vitória do Lulla à presidência. Ele, ao contrário do PT, acredita em alternância de poder. Dizem que no caso do mensalão, onde havia todos os motivos para o impeachment do Lulla, FHC trabalhou muito nos bastidores para que isso não acontecesse. Foi um verdadeiro advogado de defesa. Alguém se lembra de algum comentário do FHC sobre o mensalão? FHC nunca deixou de ser um esquerdista, suavizado com a alcunha de social-democrata.

Reply
Observadordepirata mod

Eu sempre digo: política e ação entre amigos no Brasil. E nessa equação o eleitor entra sempre com o traseiro.

Reply

Não dá para avaliar quem é o maior PILANTRA.

Reply

Cel,
Esse safado nunca deixou de ser comunista estamos nessa merda graças a esse que se intiutla estudioso. Quantos canalhas termos que aquentar nesse Brasil de corruptos.

Reply

Olha, é de discordar da avaliação. As críticas são extremamente válidas. E elas só são possível, pelo fato de FHC ter sido claro no que disse. E ele não disse que apóia Lula, Aécio ou seja quem for.

Essa questão interna do PSDB é política e a política deverá resolvê-la. Nessa perspectiva é que deve ser avaliado o que falou FHC.

Reply

Anônimo-23 de janeiro de 2012 20:43.

Com sua permissão, FHC não defende o "liberou geral". Ele aborda o problema das drogas dentro de uma visão de um grupo de lideranças, "The Elders", que enfoca o problema do ponto de vista da criação de estruturas que procurem tirar da situação a figura do tráfico.
Só assim, pensam em formas possíveis de descriminar.
Eles entendem que só a repressão falhou no combate ao tráfico e não criou as condições necessárias para o tratamento de dependentes, ou viciados.
Não trata-se de defender traficantes ou de liberar drogas sem critérios.

Grato.

Reply

É preciso ficar claro que críticas são válidas a qualquer político ou a qualquer homem público.
Porém, é preciso que a verdade seja respeitada, para não dar azos a manobras de desconstrução.
Todos lembram-se que Serra, durante campanha de 201, deu uma palestra no Clube do Oficias das Forças Armadas.
Imediatamente, a rede dos adversários passou divulgar que ele tinha ido lá "pedir golpe" contra a candidata do governo.
Foi a mais deslavada mentira.

O mesmo ocorreu quando ele foi agredido por um rolo pesado de fita, atirado de longe e com força.
Neste caso, a rede dos adversários divulgou que tinha sido "bolinha de papel".
Portanto, cuidados para não endossar erros e mentiras.

Reply

Nossa, parece que os caras vão se beijar! Vai ver já estão há muito tempo...

Reply

Namoro, amizade ou ficagem?????

Reply