O Brasil encerrou 2011 com um dos crescimentos mais baixos entre os emergentes. O país é o quinto que menos cresceu, em um grupo de 24 analisados, estima a consultoria britânica EIU (Economist Intelligence Unit). E deve repetir, em 2012, uma expansão ainda moderada. Analistas projetam que o ano que começa será de recuperação, porém modesta e frágil. Traduzindo em números, o país deve crescer pouco mais de 3%, em média, nos dois primeiros anos do governo Dilma Rousseff.
O balanço é pior do que os celebrados 4,5% médios do segundo mandato do presidente Lula (2007-2010).Embora a crise externa seja uma das causas da desaceleração, analistas dizem que os motores domésticos do crescimento começam a dar sinais de fadiga. O enfraquecimento do setor fabril, por exemplo, é um problema de difícil conserto. A EIU estima que o crescimento da indústria do país caiu de 10% em 2010 para 0,8% no ano passado.(Informações da Folha de São Paulo)
Em 2011, o setor industrial teve o segundo pior desempenho entre 24 nações emergentes. Segundo a EIU, o Brasil só superou a Tailândia, afetada por graves enchentes. Fatores como a valorização do real (que barateia os produtos importados), tributação pesada e deficiência de infraestrutura têm feito a indústria perder terreno para concorrentes externos. "As dificuldades do setor são um problema estrutural preocupante", afirma Robert Wood, analista sênior da EIU.
A expansão do crédito, que incentivou o consumo nos últimos anos, tem perdido fôlego. É uma tendência de difícil reversão no curto prazo porque o endividamento das famílias tem crescido, diz Luiz Carlos Mendonça de Barros, da Quest Investimentos. Analistas ressaltam ainda que o Brasil tem fragilidades estruturais que limitam a capacidade de crescimento. Aurélio Bicalho, economista do Itaú Unibanco, cita a baixa capacidade de investimento do governo, que tem o orçamento muito amarrado com gastos previdenciários: "Esse é o grande diferencial dos países asiáticos. O investimento elevado aumenta a capacidade de produção e permite crescer a taxas maiores sem gerar inflação alta."
O quadro no Brasil é o oposto. O baixo nível de investimento ao longo dos anos criou empecilhos -como na infraestrutura- que impõe um teto baixo à capacidade de crescer sem gerar inflação. A expansão de 7,5% de 2010, por exemplo, pressionou muito os preços e forçou o governo a tomar medidas para frear o crescimento. Segundo Wood, a necessidade dessa freada ajuda a explicar porque o Brasil foi um dos países emergentes com menor expansão em 2011. A piora da crise nos países desenvolvidos tende a agravar o cenário. Um dos canais de contágio já percebidos é a redução da confiança de empresários e consumidores, que acabam cortando gastos. Uma menor demanda pelos produtos exportados pelo Brasil e uma queda no fluxo de investimentos externos também devem limitar a retomada econômica em 2012.
6 comentários
E vai piorar!
ReplyCoronel,
ReplyÉ isso ai Coronel e a população já sentiu, só não quer acreditar!!
Concordo com o Anonimo das 08:54!!
JulioK
Ai K^7......
Reply... Nem bem começou o ano e o candinho (vacarezza) já está me enchendo o saco no celular para responder a mais essa...
Pô, voces não respeitam nem esse pobre mortal que passou a noite na esbórnia em Jurerê internacional rasgando notas de R$20,00 (dinheiro público lógico) na tentativa de impressionar alguma repórter chapa-branca...
Mas vamos lá e me desculpem PTralhada, por que estou com uma ressaca de matar, afora uma incômoda ardência no orifício retro-furicular. Acho que neguinho andou lewandowhisky falsificado, o que não é de se estranhar...
Então...como vocês querem crescimento se AMPLIAMOS nossa "base eleitoral" aumentando o valor do "BOLSA FAMÍGLIA"?
...como vocês querem crescimento se temos que comprar toda a "OPOSIÇÃO"? Esses caras custam caro!!! Vcs sabem o preço de um "aécinho?
...como vocês querem crescimento se
temos de manter azeitada toda uma máquina pública aparelhada com PTralhas incompetentes em 39 ministérios? Pô isso não é de graça!!!
...como vocês querem crescimento se temos de pagar, e pagar caro por cada sentença, cada pedido de vistas, cada procrastinação do judiciário? no STF então nem se fala!!! Vocês tem idéia de quanto está custando prescrever o MENSALÃO???
...como vocês querem crescimento se temos que pagar (NO MÍNIMO) 25% de termos aditivos nas licitações DIRECIONADAS para as empreiteiras cumpanhêras de sempre, fora o SUPERFATURAMENTO que sempre ocorre...
Fora isso tudo, e os cartões corporativos, mordomias, hotéis, "DIÁRIAS", pensões de jornalistas teúdas, as "diretorias" do SENADO que nunca acabaram...
Não é fácil desviar dinheiro público, mas vou parar por aqui por aqui e tentar dormir mais um pouco por que estou sentindo uma puta dor...
...ah sim na cabeça também.
Bom Ano para vc ..
ReplyIrã iniciou teste nuclear no dia de hoje.
Cadê o grande Lula que falava que o enriquecimento de uranio era para fins pacíficos ?
Será que alguém vai cobrar mais esta bola fora do homem?
Abs
O PT não se importa com o Brasil. O PT só quer saber de manter o poder e assim como um parasita sugar o sangue do povo. O PT é uma erva daninha.
ReplyCom o PT e PMDB no poder o povo vai se... Não é o que pensaram! Vai ter que comer m... Mais uma vez se enganaram, vai ter que... Deixa pra lá. Coronel, feliz 2012 e muito combate.
Reply