Procurador da República vira cacique e incita indígenas a pedir mais dinheiro em Belo Monte.

Uma uma série de seis vídeos gravados em aldeias da etnia Xikrin, da Terra Indígena Trincheira Bacajá, no Pará, o procurador da República Felício Pontes orienta os índios a exigir mais dinheiro da Norte Energia, empresa responsável pela construção da usina de Belo Monte. Pontes é o procurador que mais combate o projeto. Ele participa das 13 ações contra Belo Monte que tramitam na Justiça paraense. O vídeo, captado e produzido pela jornalista Rebecca Sommer, foi gravado entre os dias 13 e 14 de outubro, numa das aldeias da terra indígena Tricheira Bacajá, no Xingu. 

O material chegou a ser disponibilizado por quatro dias (de 17 a 21 de novembro) no Youtube. A Folha apurou que o material foi sacado da web após pedido do Ministério Público Federal do Pará. O procurador admitiu à reportagem que pediu a retirada dos vídeos e alegou que o fez em razão de a jornalista não ter autorização para divulgação. Mesmo assim, disse que tinha conhecimento da produção do filme. A equipe de filmagem pernoitou na aldeia com o procurador. Pontes diz em vários trechos da gravação que a Terra Indígena deve "lutar contra a barragem", mas, caso não seja possível interromper a construção da usina, os indígenas devem se articular e exigir mais dinheiro para compensar impactos ambientais e minimizar os efeitos que o projeto terá sobre o modo de vida da etnia. 

12 comentários

Off-topic:

http://www1.folha.uol.com.br/poder/1015938-ciro-gomes-e-vaiado-em-evento-de-seu-proprio-partido.shtml

Reply

2 vídeos excelentes sobre o tema:

http://www.youtube.com/watch?v=gVC_Y9drhGo

e

http://www.youtube.com/watch?v=feG2ipL_pTg

Reply

Eu gostaria muito de saber se a usina de Belo Monte está sendo construída para fornecer energia elétrica para a Venezuela. OU como diz o tratado assinado por Lobão, visando : "interconexão entre os sistemas elétricos de ambos os países."


http://www2.mre.gov.br/dai/b_vene_123.htm

Reply

Cel

Aposto que dentro de alguns dias vamos saber que a familia do Procurador tem uma ONG e o governo Dilma/PT já colocou alguns $$$$ nosso lá.

Átila

Reply

Coronel,

quanto será que elle, o "procurador" pedirá de PROPINA para os índios????

Flor Lilás/PR

Reply

Vai sobrar dinheiro da obra para todo mundo, até aos índios.

Enquanto isso a Alemanha vai investir em energias alternativas, de biomassa e eólica, equivalente a 14 belo monte.

Reply

Bem,essa atitude tem nome:"Advocacia Administrativa",se o MPF do Para tomou ciencia do teor dos videos, pediu para tirar do youtube e não tomou providência nenhuma tem nome também :"Prevaricaricao" e "Condescendencia Criminosa" .
o MPF está ai a vigiar a tudo e a todos,o que é para toda a sociedade não vale na sua própria casa??
Tem algum Conselho ou corregedoria para cobrar o MPF do Pará e o ativista disfarcado?

Reply

o grande negocio nessepaiz eh fundar um grupo de qualquer coisa e sair a reivindicar grana publica ou de indenização por prejuízo em alguma obra tocada com dinheiro publico...

índios, quilombolas, gays, maconheiros, sem-teto, sem-terra e por ai vai...

ate pra mulheres que querem - sei la porque - ter o direito de colocar "os peito" pra fora em espaços públicos - e também privados! - para amamentar a cria se inventa um grupo de pressão...

tolos somos nos que ficamos nessa de "cidadão independente"...

criemos um grupo de coitados e vitimados por alguma coisa...

sempre haverá uma causa para se abrir o berreiro e receber uma grana, um direito a mais ou alguma vantagem extra que o cidadão comum dessepaiz não desfruta...

Reply

E CIRO GOMES CONTINUA COM A LÍNGUA SOLTA... O PROBLEMA É QUE ELE ACABA SEMPRE COMPRADO.

PT e PMDB se unem por fisiologia e roubalheira, diz Ciro Gomes:

“O que os coesiona? Fisiologia! Quando não, roubalheira”, afirma ex-ministro ao participar de evento do PSB.

Reply

Esse bosta desse "procurador" deveria "procurar" alguma coisa de util para fazer diferente de terrorismo e baderna.

Nao e para isso que o povo brasileiro o remunera tao regiamente.

Reply

Coronel,
isto demonstra o quanto todas as instituições estão dominadas pela corja. Pobre do Brasil. E pensar que nos é que pagamos os altos salários desses "funcionários públicos".

Reply

Coronel,

do jeito que a coisa vai,
preciso descobrir se eu tenho algum parentesco com os indios,
ou se posso criar uma ONG,
sabe como é,
cansei de jogar na mega sena e nunca ganhei nem o direito de fazer outro jogo, já que a grana sai por todos os orificios,
tb quero mamar...

Reply