Uma parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) não saiu da estaca zero este ano. Levantamento feito pelo Estado a partir de dados coletados pela Associação Contas Abertas no Sistema de Administração Financeira (Siafi), do governo federal, mostra que 191 obras e programas, no valor total de R$ 2,6 bilhões, não tiveram nem um centavo empenhado até o dia 6 de dezembro. Isso significa que não foi assinado contrato com prestador de serviço para executá-los, ou seja, eles dificilmente sairão do papel em 2011.
Esse é o caso, por exemplo, dos R$ 350 milhões disponíveis este ano para a implantação de postos da polícia comunitária em todo o País. Ou dos R$ 8,5 milhões constantes do Orçamento para a construção da eclusa de Tucuruí (PA). A paralisia atinge ainda a construção de terminais fluviais, perímetros de irrigação no Nordeste e obras de saneamento nas bacias do São Francisco. A própria administração do PAC foi vítima do empenho zero. Estão disponíveis no Orçamento R$ 2,3 milhões para 'gestão e coordenação do PAC', mas o dinheiro ficou parado.
Em alguns casos, a parada se dá pelas dificuldades enfrentadas pelo Executivo para avançar com seus planos. O trem de alta velocidade (TAV) ligando Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, foi a leilão em julho deste ano mas não apareceram interessados. Isso obrigou o governo a rever toda a modelagem da licitação e ainda não se sabe quando o trem será novamente leiloado. Assim, os R$ 284,6 milhões que havia no Orçamento para estudos técnicos, apoio à implantação e participação da União no capital da concessionária do trem-bala não foram empenhados.
As obras a cargo do Transportes sofreram atrasos por causa do escândalo de desvio de verbas, que levou a uma revisão de todas as licitações em andamento. Nada foi feito em obras grandes, como a adequação de um trecho rodoviário em Pelotas (RS), com R$ 127,5 milhões, e o anel rodoviário de Belo Horizonte, com R$ 100 milhões. Técnicos da área econômica afirmam, porém, que problemas gerenciais não são a melhor explicação para o fraco desempenho do PAC. A principal causa seria o ajuste fiscal que o governo decidiu promover este ano. Embora em tese haja dinheiro disponível no Orçamento para eles, na prática as verbas não são liberadas. No total, o PAC conta este ano com R$ 40,4 bilhões. (Do Estadão)
Esse é o caso, por exemplo, dos R$ 350 milhões disponíveis este ano para a implantação de postos da polícia comunitária em todo o País. Ou dos R$ 8,5 milhões constantes do Orçamento para a construção da eclusa de Tucuruí (PA). A paralisia atinge ainda a construção de terminais fluviais, perímetros de irrigação no Nordeste e obras de saneamento nas bacias do São Francisco. A própria administração do PAC foi vítima do empenho zero. Estão disponíveis no Orçamento R$ 2,3 milhões para 'gestão e coordenação do PAC', mas o dinheiro ficou parado.
Em alguns casos, a parada se dá pelas dificuldades enfrentadas pelo Executivo para avançar com seus planos. O trem de alta velocidade (TAV) ligando Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, foi a leilão em julho deste ano mas não apareceram interessados. Isso obrigou o governo a rever toda a modelagem da licitação e ainda não se sabe quando o trem será novamente leiloado. Assim, os R$ 284,6 milhões que havia no Orçamento para estudos técnicos, apoio à implantação e participação da União no capital da concessionária do trem-bala não foram empenhados.
As obras a cargo do Transportes sofreram atrasos por causa do escândalo de desvio de verbas, que levou a uma revisão de todas as licitações em andamento. Nada foi feito em obras grandes, como a adequação de um trecho rodoviário em Pelotas (RS), com R$ 127,5 milhões, e o anel rodoviário de Belo Horizonte, com R$ 100 milhões. Técnicos da área econômica afirmam, porém, que problemas gerenciais não são a melhor explicação para o fraco desempenho do PAC. A principal causa seria o ajuste fiscal que o governo decidiu promover este ano. Embora em tese haja dinheiro disponível no Orçamento para eles, na prática as verbas não são liberadas. No total, o PAC conta este ano com R$ 40,4 bilhões. (Do Estadão)
10 comentários
Prezado Sr. Cel:
ReplyCom a devida vênia:
Trem-Bola.
Necessidades não faltam, aliás, sobram: estradas, portos, aeroportos, ferrovias, escolas, hospitais, UPAs, é a terra da "fartura", "farta" tudo.
ReplyDia desses estava ouvindo na CBN sobre a segunda ponte no rio Paraná entre o Paraná e o Paraguai, o cara do DNIT responsável pela obra disse que a ponte é uma obra difícil e o projeto está sendo executado.
A obra foi um acordo assinado pelo então presidente Collor em 1992, vai fazer 20 aninhos e o "projeto" ainda não está pronto, KKKKKKKKKk é o país da piada pronta, Juscelino quando presidente 1955/60, no tempo em que quase todo trecho da estrada ainda era mata virgem, chamou uma empreiteira e mandou fazer a ponte, isso tudo (necessidade, projeto e execução) em 5 anos, e agora os caras estão sentados em cima do projeto da segunda ponte à 20 anos, tem nego se aposentando só no projeto.
Vai projetar mal assim na na casa do capeta.
A incompetência, somada à roubalheira ferram com o Brasil, e o pior é que a cada dia aumenta mais.
uma simples canalização de rio em nova friburgo está totalmente parada há quase um ano ou mais...
ReplyCoronel,
Replyno papel cabe tudo. Ontem, na TV local, rede globo é claro, uma das chamadas dizia: prefeitura de Olinda assina convênio que "pode" resolver problema de saneamento básico. É um desaforo. Pode resolver? Ou resolve ou seria "vai resolver parte...". Esta é a nossa imprensa.
PAC é a mesma enganação do Orçamento Participativo. Se elegem e depois esquecem das promessas. E o pior é que o povão aceita.
ReplyToda esta estrutura política tem que mudar.
http://capitalismo-social.blogspot.com/
Paiz da fantasia e da mentira.A Unica verdade é a desgraçada corrupção.Povinho besta.
ReplyNo caso do trem-bala, é melhor para o Brasil que não saia do papel mesmo...
ReplySou Paulista e pergunto a todos os Paulistas: A quem interessa a construção desse trem bala ?
ReplyNão aceito respostas tipo: ao pt, aos corruptos, etc. Quero saber se interessa ao povo. Tenho certeza que não.
Coronel, quando o povão irá acordar e sair pelas ruas desse imenso Brasil clamando fervorosamente:
ReplyIMPEACHMENT JÁ!!!!!!
A Gorda é de uma incompetência absoluta!!!
IMPEACHMENT JÁ!!!!!!
A ladrona da Dilma, PT e aliados mentindo em rede nacional, que as obras do PAcô estão quase concluidas.
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