Fascismo quase disfarçado.

Nos anos recentes, o ímpeto petista para cercear a liberdade de expressão e de impressa vem sendo contido por dois fatores: a resistência da opinião pública e a vigilância do Supremo Tribunal Federal. Poderia haver também alguma barreira congressual, mas essa parece cada vez mais neutralizada pela avassaladora maioria do Executivo. É um quadro preocupante, visto que o PT só tem recuado de seus propósitos quando enfrenta resistência feroz. Aconteceu no Programa Nacional de Direitos Humanos, na sua versão petista, o PNDH-3. Aconteceu também na última campanha eleitoral, quando a candidata oficial precisou assumir compromissos explícitos com a liberdade para evitar uma decisiva erosão de votos. 

Mas não nos enganemos. Qualquer compromisso do PT com a liberdade e a pluralidade de opinião e manifestação será sempre tático, utilitário, à espera da situação ideal de forças em que se torne finalmente desnecessário. Para o PT, não basta a liberdade de emitir a própria opinião, é preciso "regular" o direito alheio de oferecer uma ideia eventualmente contrária. O PT construiu e financia ao longo destes anos no governo toda uma rede para não apenas emitir a própria opinião e veicular a informação que considera adequada, mas para tentar atemorizar, constranger, coagir quem por algum motivo acha que deve pensar diferente. Basta o sujeito trafegar na contramão das versões oficiais para receber uma enxurrada de ataques, xingamentos e agressões à honra. 

Outro dia um prócer do petismo lamentou não haver, segundo ele, veículos governistas. Trata-se de um exagero, mas o ponto é útil para o debate. Ora, se o PT sente falta de uma imprensa governista, que crie uma capaz de estabelecer-se no mercado e concorrer. Mas a coisa não vai por aí. O que o PT deseja é transformar em governistas todos os veículos existentes, para anular a fiscalização e a crítica. O governo Dilma Rousseff deve ter batido neste primeiro ano o recorde mundial de velocidade de ministros caídos sob suspeita de corrupção. E parece ainda haver outros a caminho. As acusações foram veiculadas pela imprensa, na maioria, e a presidente considerou que eram graves o bastante, tanto que deixou os auxiliares envolvidos irem para casa. Mas, no universo paralelo petista, e mesmo na alma do governo, trata-se apenas de uma conspiração da imprensa. 

Pouco a pouco, o PT procura construir no seu campo a ideia de que uma imprensa livre é incompatível com a estabilidade política, com o desenvolvimento do país e a busca da justiça social. E certamente tentará usar a maioria congressual para atacar os princípios constitucionais que garantem a liberdade de crítica, de manifestação e o exercício do direito de informar e opinar. Na vizinha Argentina assistimos ao fechamento do cerco governamental em torno da imprensa. A última medida nesse sentido é a estatização do direito de produzir e importar papel para a atividade. O governo é quem vai decidir a quanto papel o veículo tem direito. É desnecessário estender-se sobre as consequências desse absurdo. 

O PT e seus aliados continentais têm tratado do tema de modo bastante claro, em todos os fóruns possíveis. Seria a luta contra o "imperialismo midiático", conceito que atribui toda crítica e contestação a interesses espúrios de potências estrangeiras associadas a "elites" locais. Um arcabouço mental que busca legitimar as pressões liberticidas. Um fascismo (mal)disfarçado.No cenário sul-americano, o Brasil vem por enquanto resistindo bastante bem a esses movimentos, na comparação com os vizinhos. Ajudam aqui a Constituição e a existência de uma sociedade civil forte e diversificada. Mas nenhuma fortaleza é inexpugnável. Especialmente quando a economia depende em grau excessivo do Estado, e portanto do governo.

Nenhuma liberdade se conquista sem luta, sabemos disso. Lutamos contra a ditadura, ombreados, inclusive, aos que só estavam conosco porque a ditadura não era deles. Mas essa liberdade que obtivemos precisa ser defendida a todo momento, num processo dinâmico, pois os ataques a ela também são permanentes.

Artigo de JOSÉ SERRA (deputado federal, senador, prefeito e governador de São Paulo, pelo PSDB), publicado hoje em O Globo.

26 comentários

O Brasil está caminhando, de modo gradual, mas irrestrito, para um ditadura de esquerda.

Esses que estão ai hoje, são os mesmos que lá atrás, com dinheiro recebido da URSS, China, Cuba e Coréia do Norte, se utilizando de todos os meios, inclusive roubos, sequestros e assassinatos, tentaram instalar uma ditadura.

Só não vê quem não quer!!

Reply

Grande Serra, sempre claro, preciso e contundente, sem mineirices, algo que tucanalhas (justiça boa começa em casa, né?) jamais aprenderão, por falta de caráter, coragem e estofo, enfim, de biografia.

Se há esperança para o Brasil, ela passa por pessoas como Serra e Kátia Abreu.

Reply

Desculpe Serra mas enquanto não escrever com todas as letras não adianta. Como "a presidente achou grave as denúncias e deixou os ministros irem para casa"?
Daqui a pouco vai escrever que ela também não sabia?


Mago

Reply

O Congresso caiu, faz tempo, via mensalão.

O Judiciário, via indicação nos altos escalões, vai desmoronar a qualquer hora.

Parte da imprensa já se vendeu.

É questão temporal e de oportunidade para que venhamos a ser uma Coréia do Norte.

Reply

É por artigos como esse que "alguns" estão tentando descontruir a sua biografia.

Reply

Finalmente alguém da oposição está metendo os pontos nos is
Parabéns Serra

Reply

Coronel,

O Serra tomou o lugar do FHCmaconha como pensador no PSDB.

Acredito que ele seja a melhor cabeça para assumir o PSDB antes que acabem com o partido.

Eu votei no PSDB desde o 1o. mandato do FHC (no tempo em que ele não defendia as drogas) e foi muito bom para o país, porém mesmo com o Serra não voto mais.

O PSDB é o último partido a esquerda que podesse confiar. O resto é o resto e esta ai o PT para provar!!

Espero que o Serra continue escrevendo e falando o que pensa para tentar tirar o país desse "otimismo ufanista" a la Galvão Bueno que vai nos destruir.

O Brasil esta na iminencia de perder outra década (em avanços democráticos e economicos).

O Lulla deu um impulso de auto-estima na população(não podemos negar isto), porém a um custo moral insuportável jogando o país próximo ao esgoto(vide Peluso e Levandowiski recebendo dinheiro duvidoso e barrando investigação).

Pensei que o pré-1964 nunca seria esquecido e os políticos lutariam para que a esculhambação não voltasse ao Brasil. Ocorre que sem ela, não dá para roubar!!

2012 vai ser pesado, muito pesado para o nosso Brasil sem um governo que pense o país, pois com a "Dna. Esporro" já estamos perdendo a paciência pela sua incompetencia.

JulioK

Reply

Periste o imbroglio da dívida de R$15 bi da Petrobras com a Receita Federal.

Ou seja, o maior sonegador é uma empresa pública.

Reply

BRASIL - se transformou numa zona abaixo do baixo meritrÍcio. por isso clamamos por S O C O R R O.

POLICIA FEDERAL: SOCORRO!
Constatando a total apatia das Forças Armadas frente ao descalabro ético em que se encontra o nosso país, venho apelar, ainda que seja uma licença poética, à Policia Federal para que prenda todo o PT por formação de quadrilha, tráfico de influência, desvio de verbas em detrimento da saúde, educação, fabricação de dossiês falsos etc;

Encerrar as atividades do STF, por postergação do processo do mensalão, cujo relatório somente foi entregue ao final do ano, pelo afrodescendente Joaquim Barbosa (indicação de Lula...),e que se dependesse de outro ministro, Ricardo Lewandowski, (outro indicado por Lula...) o maior caso de corrupção já ocorrido no Brasil, seria "apreciado" em 2013, o que significaria a prescrição de todos os delitos!

E o ministro Marco Aurélio Mello, que numa decisão imperial, tirou o poder do CNJ de investigar a conduta de juizes e consequentemente, numa tipica manobra corporativista, livrou a cara de seus pares?!

Dentro deste quadro dá para entender porque a juiza Ellen Gracie (indicação de Fernando Henrique Cardoso) aposentou-se, com toda a certeza para não participar desta decadência de um poder que deveria primar pela austeridade e isenção!

Policia Federal: algema neles, de preferência com as maõs para a frente!

E o parlamento, liberando o DRU, o que permitirá ao governo -leia-se PT-, dispor de mais de 64 bilhões sem ter que dar satisfação ao distinto público, isso em plena época eleitoral?

Socorro!!!

Carlos Vereza

Reply

Banco Central do Brasil acaba de divulgar que a previsão de inflação para 2012 ficará fora da meta... de novo!!!

Reply

"Nenhuma liberdade se conquista sem luta, sabemos disso. Lutamos contra a ditadura, ombreados, inclusive, aos que só estavam conosco porque a ditadura não era deles."

PERFEITO!!!

Reply

Que belo e inspirador discurso teria sido esse quando ele foi candidato à presidência! Mas ele preferiu elogiar o ex-presidente.

Reply

Concorrer? Mercado? É isso exatamente com o que eles querem acabar.
O artigo está muito bem escrito, e pelo que ele enseja, espero que você, José Serra (e seus pares), tenha acordado de vez quanto a intenção dos comunistas: implantar o comunismo! Não tem outra, ou vocês acham que eles querem fortalecer a Democracia?

Reply

Por que ele não disse isso na campanha?

Reply
Mensageiro do Apocalipse - SC mod

Sinto muito Serra...

Tarde demais.

Sua oportunidade veio e vc deixou passar não lutou como deveria por burrice ou leviandade, não importa.

Perdeu o meu respeito.

Agora meu voto pertence a Exma. Sra. Senadora Kátia Abreu.

Se essa senhora não se candidatar eu anulo meu voto.

Reply

Quando penso em quanto o país perdeu com a derrota do Serra, fico com o estômago embrulhado.É uma pena que a grande maioria tá nem aí.Todos direto pro matadouro.

Reply

artigo de nível, por mais que tenha ódio ao psdb, nunca me arrependi de votar nesse homem sério, honesto e íntegro que também tem seus erros

Reply

Cel.

Se o Sr. Serra acha tudo isto, segundo o artigo dele, por que se calou na campanha 2010 quando era candidato a presidência ???

O problema do Serra é sempre o timing! Ficar escrevendo agora, pouco adianta. É bom ele ficar esperto porque o partido PSDB JÁ ERA!!!!

Ou ele vai para o PSD, e recomeça uma vida política, ou então não terá mais chance pelo PSDB.



Chris/SP

Reply
Dois brasileiros mod

O pt é atrasado, corrupto e autoritário. O Brasil do pt está esfacelado, caótico, no chão. Reinventar o Brasil não é fácil, é tarefa para uma sociedade que ainda nem se esboça, muito menos dá sinais de força ou determinação em ser diferente dos governantes. Existe, isto sim, um acordo por debaixo dos panos, entre povo e políticos: ligar o f...-se, rumo à Copa de 2014, e vamu nessa, cumpanherada!

Reply
EURODESCENDENTEBRASILEIRO mod

Caro Coronel!
Sei que o espaço não é próprio, mas não encontrei outro meio. Estive pensando que talvez as bolsas de estudos sejam para Cuba e Coreia e, para as mulheres, no Irã. Depois que o pessoal estiver pós-graduado e voltar, não vai ter para ninguém. Bota tecnologia nisso.

Reply

Chega de FHC e de Traécio nem se fale. Quem realmente pode ser e é o baluarte na defesa das liberdades que nos restam é José Serra. Com ele em qualquer circunstância e e3m qualquer partido, seja o amorfo PSDB ou o novo PSD, se este assumir posições firmes e claras.

Reply

Mas eles continuam chamando a todos o que ousam criticar ou questionar de fascistas...

Reply

Gostei do artigo de José Serra. Não é puxação de saco, comecei a ler sem me importar em saber quem tinham escrito, só no fim li a autoria. Mas é assim que temos que pensar e agir de agora em diante: já estamos lutando contra uma ditadura de esquerda de fato, para preservar nossas liberdades fundamentais e o estado de direito.

Reply

Eis a fala de um Estadista que conhece o chão em que pisa. Pena que na campanha se submeteu aos punhos de renda do partido. Por isso é que perdeu. Deixou de ser Serra, para ser o psdb dos maricones. Não é à toa que o pt o escolheu para ser destruído. Delendum Serra! Amigos, já imaginaram uma chapa Serra/Katia Abreu. Ou, Serra/Eliana Calmon???
Puco importa o partido por que concorram. Eles estão acima dos partidos.

Reply

Eis a fala de um Estadista que conhece o chão em que pisa. Pena que na campanha se submeteu aos punhos de renda do partido. Por isso é que perdeu. Deixou de ser Serra, para ser o psdb dos maricones. Não é à toa que o pt o escolheu para ser destruído. Delendum Serra! Amigos, já imaginaram uma chapa Serra/Katia Abreu. Ou, Serra/Eliana Calmon???
Puco importa o partido por que concorram. Eles estão acima dos partidos.

Reply

è Serra,finalmente suas bolas desceram.espero que não tarde demais.seja homem,porra,o Brasil está precisando.feliz 2012 para todos nós!

Reply