2012: sem força nas capitais, PT "peita" partidos da base.

Do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro, o PT não elegerá nenhum prefeito de capital. Porto Alegre reelege PDT ou emplaca PCdoB. Florianópolis reelege PMDB ou, remotamente, pode eleger PSD. Curitiba pode reeleger PSB, mas tudo indica que o prefeito será do PDT. São Paulo, se os tucanos acordarem, ficará com um candidato da aliança PSD-PSDB. Rio de Janeiro reelege PMDB disparado. E vai assim Brasil a fora. Por isso, a matéria abaixo da Folha de São Paulo é pura balela petista.

Ao mesmo tempo que espera a recuperação e a volta do ex-presidente Lula às articulações para montagem dos palanques municipais, o PT vai começar 2012 pressionando aliados a apoiar candidatos da legenda nas principais capitais. O aperto começa por São Paulo, onde a eleição do ministro Fernando Haddad é considerada prioritária. De acordo com o presidente do PT-SP, o deputado estadual Edinho Silva, o partido pensa que uma possível vitória na capital muda a correlação de forças em todo o Estado e é fundamental para a reeleição da Dilma em 2014. 

Em São Paulo, a pressão recairá principalmente sobre PC do B e PMDB, que lançaram Netinho de Paula e Gabriel Chalita, respectivamente. O PT também pretende cobrar uma posição do PSB, que, embora esteja nacionalmente na aliança de Dilma, fechou compromisso com o PSD do prefeito Gilberto Kassab de apoio mútuo em 2012. Para a cúpula do PT, o acordo com Kassab é a maior demonstração, até aqui, de que o presidente nacional do PSB, governador Eduardo Campos (PE), pensa seriamente em um projeto político descolado do PT em 2014. 

O PT espera também reforçar seu palanque em outras capitais consideradas fundamentais, como Goiânia e Fortaleza, que governa hoje e onde está perto de obter apoio dos aliados federais. O problema começa quando chega na hora da contrapartida. O PC do B já admite internamente apoiar Haddad, mas gostaria de contar com o PT em cidades como Aracaju -onde tem a prefeitura- e Porto Alegre, onde lançou a deputada Manuela D'Ávila. Na capital gaúcha, o PT já lançou seu candidato, Adão Villaverde, e em Sergipe, a despeito da aliança histórica entre os dois partidos, ensaia fazer o mesmo. 

É justamente nesse ponto que Lula -em tratamento contra tumor na laringe- pode atuar a partir de março, esperam alguns petistas. Antes do diagnóstico do câncer, no fim de outubro, o ex-presidente conseguiu convencer o PT a abrir mão da cabeça de chapa no Rio de Janeiro para apoiar a reeleição de Eduardo Paes (PMDB). A doença o surpreendeu antes de repetir a fórmula em outras capitais, como Porto Alegre. O PT já indicou o deputado estadual Adão Villaverde, mas Lula deve insistir em acordo pela reeleição de José Fortunati (PDT). 

Em Belo Horizonte, Lula pregava o apoio à reeleição do prefeito Márcio Lacerda (PSB), sem o PSDB na chapa. Os tucanos se anteciparam, e o PT agora enfrenta um motim do diretório mineiro contra a manutenção da aliança. O ex-presidente planeja apoiar o ex-tucano Gustavo Fruet (PDT) em Curitiba, também contra a vontade de parte da militância petista. Em Florianópólis (SC), a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) tenta costurar acordo com o PMDB do prefeito Dario Berger. A intenção é quebrar a aliança histórica do PMDB catarinense com forças de oposição ao PT, como o PSDB e o PSD.O presidente nacional da legenda, Rui Falcão (SP), estima em 14 as capitais nas quais o PT já tem candidatos próprios, mas admitiu problemas a serem resolvidos. 

Entre os casos críticos está Recife. Lá, o atual prefeito, João da Costa, e o antecessor, João Paulo, ambos do PT, se enfrentam numa guerra que se arrasta desde 2009. Com isso, aliados locais ameaçam voo próprio. O ministro Fernando Bezerra (Integração) e o senador Armando Monteiro (PTB) ensaiam se lançar na disputa. Principal aliado federal, o PMDB até agora não conta com nenhuma deferência especial do PT, além do Rio. O sinal inverso -PMDB apoiando candidatos do PT- também não ocorre.

10 comentários

Escudeiro da Verdade mod

Coronel,

O senhor esqueceu de incluir Vitória, capital do Espírito Santo, na lista.

O atual prefeito da cidade, João Coser, é petista. Mas, certamente, não fará seu sucessor.

João Coser está mais sujo do que poleiro de pombo.

Realizou desapropriações milionárias em Vitória, gerando prejuízos ao erário público e fazendo a alegria de seu seleto grupo.

Isso, sem contar com as obras superfaturadas na orla de Camburi (principal praia da capital) e do metro (duas vezes promessa de campanha) que sequer virou projeto no papel.

Como prefeito de Vitória, João Coser, foi um ótimo realizador de caixa para o partido do Mensalão e da Corruptocracia, o PT.

Reply

Tudo bem que é previsão, mas a colunista Sonia Racy do Estadão apresenta três previsões (um do Tarô, uma mãe de santo e um da astrologia) e as perguntas foram iguais a todos. Numa delas a colunista quer saber se o Lula continuaria atuante em 2012 e elegeria "suas crias". Os três foram unânimes em afirmar que com a saúde abalada ele terá uma participação política bem menor em 2012 e não vai conseguir eleger nenhum dos seus apaniguados. A conferir.

Reply

"É justamente nesse ponto que Lula -em tratamento contra tumor na laringe- pode atuar a partir de março, esperam alguns petistas"


Que os petralhas o aguardem sentados!!! Este velhaco, se Deus quiser e permitir, JAMAIS voltará à ativa. Estará mudo!!!


Chris/SP

Reply

Cel

É normal uma briga entre ladrões!

Átila

Reply

Mas, por que o PT iria preocupar-se em lançar candidaturas próprias em locais onde tem apoios de outras legendas?
Por exemplo, em Curitiba, haveria melhor candidato do que Fruet no PT? Tanto não, que já há notas sugerindo que o ex-presidente de 2003/2010, estaria propenso a apoiá-lo e não a uma candidatura petista. Caso Fruet filiasse-se ao DEM ou ao PPS, provavelmente enfrentaria um candidato petista apoiado pelo ex-presidente. Assim, ao invés de problemas, o PT está varrendo a área e colocando todo mundo sob suas asas. É disso que se trata.

Reply

Cel
Infelizmente p/ mim e outro leitor acima o Lula não ficará com a voz prejudicada. Outro dia ele falou do hospital e sua voz estava ótima, melhor que antes, infelizmente. Deduz-se que ele continuará a nos atormentar estrebuchando nos palanques Brasil afora.
Esther

Reply

"Curitiba pode reeleger PSB, mas tudo indica que o prefeito será do PDT."

Vá sonhando, Coronel.

Reply

É o seguinte coronel:

Porto Alegre.O PDT é alido do PT, assim como Mauela.
Qualquer um que ganhar,tanto faz.

RJ. Lula em 2008 foi a salvação do Eduardo,Por muito pouco Gabeira não ganha.

Curitiba, PT não vai lançar candidato , vai apoiar Gustavo Frueet. Beto Richa que está com uma das maiores popularidade como governador, vai por todo seu pretigio no atual prefeito.

SP. Lula vem com tudo pra eleger Haddad,Só quem pode derrotar Haddad é o propio PT.
Martha, Suplicy e os aliados da Martha.

Teve um cientista politico que disse que prefeito elege prefeito.
Nessa eleiçao vamos por a prova essas candidaturas, o candidato do PSB em Curitiba que tem a maquina a favor tanto do estado e prefeitura e Haddad em SP.
Um apoiado pelo governador, ou apoiado pelo por Lula.
Vamos ver o que dá. Não vai ser a mesma coisa pqe um já está no cargo, sendo assim o atual prefeito leva um vantagem.
Mas ambos vão jogar seus prestigios em cima dessas candidaturas.

Um palpite: S.Paulo se o fogo amigo espalhar Haddad não chege.

Curitiba, Gustavo Frueet leva.

Reply

Coronel,

se o Fruet se aliar ao PT não voto nele.
Anulo meu voto, mas não farei parte desse absurdo!

Flor Lilás

Reply

Você diz que "São Paulo, se os tucanos acordarem, ficará com uma aliança PSD-PSDB".
Gostaria de compartilhar seu otimismo, mas a realidade é outra. O candidato do Kassab (Afif?) poderá dar um certo trabalho, mas os tucanos vão entregar a prefeitura de São Paulo de mão beijada para o Lula. Bando de emplumadinhos amadores.E, sem nenhum bairrismo, se o Lula ganhar em São Paulo, será mais significativo do que a vitória em outras capitais.

Reply