PT afana o PIB do aumento de 9,1 milhões de aposentados.

A Força Sindical reagiu às declarações da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e defendeu um aumento real em 2012 para aposentados e pensionistas do INSS que ganham acima de um salário mínimo. O presidente da central, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), defende um reajuste de 11,7%. Na última sexta-feira, Miriam afirmou que os aposentados terão a reposição da inflação. "Nos parece que, dadas as condições do País, é o suficiente neste momento", disse a ministra.

Em nota, a Força Sindical afirma que o aumento real dos benefícios é uma forma de distribuição de renda no País, que beneficiaria 9,1 milhões de aposentados e pensionistas. "A insensatez social da ministra deixa indignados os milhões de aposentados e pensionistas que dedicaram grande parte de suas vidas à construção deste País", critica. A entidade lembra que a declaração da ministra é feita no momento em que entidades representativas dos aposentados estão dialogando com parlamentares da Comissão Mista do Orçamento no Congresso para garantir um reajuste real em 2012. "A nefasta declaração da ministra do planejamento não colabora com o processo e embute um triste viés autoritário que visa desestimular uma negociação democrática", afirma a nota.

Os deputados Paulinho e Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) já apresentaram emenda ao Orçamento de 2012 estabelecendo um reajuste de 11,7% para os aposentados que ganham valores acima do salário mínimo. A nota informa que a Força Sindical se reunirá amanhã com o presidente da Comissão Mista do Orçamento, senador Vital Rêgo, e com o relator do Orçamento, deputado Arlindo Chinaglia, para discutir a possibilidade de aumento real. Os aposentados que ganham acima de um salário mínimo querem que o reajuste dos benefícios seja de 11,7% em 2012, com base na mesma fórmula que garante a reposição real do salário mínimo. As entidades que representam os aposentados pedem que o reajuste desses benefícios considere a inflação de 2011 (pelo INPC) acrescido do crescimento da economia (Produto Interno Bruto - PIB) em 2010. (Do Estadão)

12 comentários

" "Nos parece que, dadas as condições do País, é o suficiente neste momento"

como, cumpanheira?

as condições do pais então são tao ruins assim?

aonde esta o Brasil Maravilha do cartório?

não acredito que o velhaco nos mentiu durante todos esses anos..

pensei que fossemos uma potencia com um sistema de saúde beirando a perfeição...

Lula, vai pro SUS!

Reply

Cadê a isonomia ?

É necessária, primordial a manutenção da equivalência com o salário minímo, caso contrário, quanto mais velho, quanto mais tempo de aposentadoria tiver, quanto maior necessidade de recursos para os cuidados com a saúde, mais próximo de receber um SM de benefício apesar de ter contribuído pelo Teto máximo durante todo seu período de labor.

Pela equivalência do benefício com o salário minimo no ato da aposentadoria e siga-se assim.

Fui aposentado pelo teto máximo e o meu benefício cresce igual rabo de cavalo, cada vez menor o meu poder aquisitivo, NÂO anseio que chegue à um salário minimo, que é o plano desses comunas filhos de uma mãe.

Reply

A situação do país está ruim? E onde eles arrumam dinheiro pra construir estádios, pagar bolsa família pra vagabundos??? Aposentei com 4,50 salários mínimos e hoje recebo pouco mais de 2.

Reply

Cel,

Os governos manipulam as correções das aposentadorias e também as correções do FGTS. Muitos BILHÕES foram desviados do INSS e do FGTS em todos os governos. O que dizer dos 3% de correção ANUAL do FGTS ? Por quê temos que aturar uma administração assim ?

Afinal, quando estaremos dispostos a fazer valer a nossa vontade e não a de governinhos corruptos e incompetentes ?

"País rico é país sem pobreza" ...

Parabéns Dinamarca, parabéns Suíça, parabéns Suécia, parabéns...

Índio Tonto/SP

Reply

Dentro de alguns anos, a continuar essa política de arrocho aos aposentados que ainda estão acima do salário mínimo, toda a classe estará ganhando o mesmo. Ou seja, uma igualdade tipicamente comunista. Cagliostro

Reply

Engraçado, a cumpanherada está deitando, rolando e fazendo a festa com dinheiro público e quando chega a hora do SM e aumento dos aposentados, não tem dinheiro, esse país é um lixo mesmo.
Mas para distribuir dinheiro até para os coitados dos presidiários ai tem.
Cambada de canalhas, nessa hora eu fico puto com os militares por não terem feito o trabalho completo.

Reply

Com os +/- 12% de aumento obrigatório do salário mínimo, o governo trabalha com objetivo de produzir uma inflação equivalente.

Reply

"O senhor pretende deixar o Ministério do Trabalho?
LUPI: Estou no vespeiro. Vou nesta luta até o fim. Descarto totalmente a renúncia. Morro, mas não jogo a toalha. Alguns nascem para se acovardar. Outros, para lutar. É o meu caso. Topo a luta. Vou até o fim."

Xiiiii... Coronel, e lá vem aquela manjada cantoria de sempre...

Daqui não saio!
Daqui ninguém me tira!
Daqui não saio!
Daqui ninguém me tira!
Onde é que eu vou roubar?
A senhora tem paciência de esperar!
'Inda' mais com tantas ONGs,
Onde é que vou roubar?!...

Sei que a senhora
Tem razão pra querer
O cargo me tirar,
Mas aonde eu vou roubar?!
No mundo ninguém
Perde por esperar,
Mas já dizem por aí
Que o Lula vai voltar!

Reply

Coronel, devemos ficar esperto com esses tucanos.

O Paulinho da Força está andando muito perto com os Tucanos, criticando cada vez mais o governo Federal e trocando beijinhos com os Bicudos.

Isso pode dar namoro, mas eu não sei o que dá o Cruzamento de Tucano com Rato, coisa boa que não deve ser.

Esses tucanos são muito ingênuos, o Rato é sempre o primeiro a pular de um barco afundando, mas também é um traíra.

Vai saber o que o Alckmin tá arranjando, só não contem com o apoio de gente que tenta ser coerente.

Reply

De acordo com a situação do Brasil?? não entendi.

O governo sempre defendeu que o Brasil, está indo explendorosamente BEM.
A economia nunca esteve tão boa.
A saúde beirando a perfeição.
A educação ocorre nem nenhum problema.
Isso sem dizer que os pobres agora podem tomar iogurte, e ir ao Mac Donalds.
Bilhões jogados fora com essa malfadada copa.
A economia, é só na hora de dar aumento aos aposentados??
Bem feito, para esses velhos, que insistem em ficar VIVOS.

Quem era miriam belchior, antes de namorar Celso Daniel???


Izabel/SP

Reply

Esses safados estão ferrando os aposentados que ganham acima do mínimo e transferindo renda para gente que nunca trabalhou, para ONGs vigaristas, etc... Só voto em candidato a presidente que se comprometer a reparar essa sacanagem que está sendo feita com quem contribui a vida inteira.

Reply

Esses safados estão ferrando os aposentados que ganham acima do mínimo e transferindo renda para gente que nunca trabalhou, para ONGs vigaristas, etc... Só voto em candidato a presidente que se comprometer a reparar essa sacanagem que está sendo feita com quem contribui a vida inteira.

Reply