PDT rouba (literalmente) para si o título de "partido mais corrupto do Brasil".

Metade da bancada do partido no Congresso concorda que o PDT é corrupto, mas permanece na legenda. A outro metade assume que é corrupta e acha que isso não faz a mínima diferença, basta amar a Dilma, a presidente carente. 

O ministro Carlos Lupi (Trabalho) conta com apoio de metade da bancada do PDT na Câmara e no Senado para permanecer no governo. Ele está envolvido em suspeitas de irregularidades em convênios da pasta com entidades ligadas ao partido. A Folha perguntou a deputados e senadores do PDT se eles eram favoráveis à saída do ministro do cargo. Dos 31 parlamentares, 15 (48,4%) defendem que Lupi permaneça no governo federal. Outros 9 avaliam que o ministro não tem sustentação política para permanecer no cargo e que o desgaste pode atingir o partido. Três dizem que é a presidente Dilma Rousseff que tem que decidir. Quatro não responderam. 

As acusações contra Lupi resultaram num racha no partido. Em sua defesa, pedetistas argumentam que os casos não o envolvem diretamente e que ele deve resistir até concluir a sua defesa. "As acusações são contra o ministério. A história do Lupi não combina com essas acusações", disse a deputada Sueli Vidigal (ES). Do outro lado, o argumento é que o ministro não tem condições políticas para continuar. "Politicamente não temos condições de exercer esse ministério", disse o senador Pedro Taques (MT). Até o atual presidente do partido, o deputado André Figueiredo (RJ), acredita ser melhor para Lupi que ele se defenda fora do cargo.Enfático ao cobrar investigações na pasta, o deputado Miro Teixeira (RJ) é um dos que joga para a presidente a responsabilidade sobre a permanência do colega. Ele questiona o sistema de aliança e diz que seria importante Dilma se posicionar para mostrar o que espera de seus aliados.

A consulta aos pedetistas aponta ainda que uma eventual saída de Lupi não deve provocar o desembarque do PDT da base aliada. O afastamento dele pode deixar o partido sem representação na Esplanada, uma vez que petistas já trabalham pelo posto. Entre os ouvidos pela Folha, 19 (61,3%) afirmam que vão continuar ao lado da presidente no Congresso. "Ajudamos a eleger a presidente, ganhamos juntos a eleição. Esse governo também é nosso e devemos permanecer [na base]", disse o deputado Salvador Zimbaldi (SP). O senador Cristovam Buarque (DF) e os deputados Felix Mendonça Júnior (BA) e Reguffe (DF) defendem que o PDT assuma independência, votando de acordo com suas ideologias. Em meio à crise, a maioria do PDT (38,71%) avalia que o partido não deveria ter mais ministérios. Alguns dizem que a discussão sobre mais espaço no governo não pode ser feita antes de definição no Ministério do Trabalho.(Da Folha de São Paulo)

5 comentários

Carlos, o vira-lata mod

Coronel, não é "a presidente carente",
o correto é ( segundo os gênios da educação petralha ) "a presidenta carenta".

Reply

Ops... Depois do PT é claro.

Reply

LUPI = lobos (tradução do italiano).

Reply

"O partido mais governista do Brasil é o PSB. Presente em 23 Estados, é base de 19 governadores. Isso dá 86% de adesismo. Logo atrás, com 82%, está o PSD, base em 18 dos 22 Estados onde atua. O PDT pode ser considerado o partido mais manso do país. Faz oposição apenas no Amapá. Só não é mais governista que o PSB e o PSD porque se declara neutro em quatro Assembleias."
http://revistaepoca.globo.com/ideias/noticia/2011/11/hay-gobierno-soy-favor.html

Reply

CORONEL,
Vou discordar de vc.O PDT não rouba o título de "maior partido político corrupto do Brasil". ELE SE OUTORGA ESSE TÍTULO.A falta de decoro desse governo chegou às raias do inconcebível.Nixon foi apeado da Presidência dos EEUU por ter mentido.Aqui um ministro(entre os seis já demitidos pelas denúncias) mente publicamente,se mantém no cargo,e, ainda se diz "prestigiado".

Reply