O PSDB quer sair de Higienópolis para Heliópolis. Leia abaixo e saiba como.

A matéria abaixo ilustra a declaração de FHC no dia de ontem: " o futuro do PSDB é mais incerto do que o euro". 

"Nós ficamos muito elitizados. Perdemos a dona Maria. Temos dificuldade para chegar no povo". O comentário do presidente estadual do PSDB de São Paulo, deputado Pedro Tobias, é ouvido com atenção pelos participantes de um curso de formação política do PSDB, na capital paulista. Na plateia, candidatos às eleições de 2012, dirigentes partidários e militantes balançam a cabeça em sinal de concordância. "Somos órfãos do meio sindical. Lá, somos vistos como inimigos. Precisamos nos aproximar", diz Tobias. E como diminuir a distância em relação ao eleitorado? O dirigente sugere: "Tem que falar do mutirão de catarata, de próstata. Isso interessa a ela [dona Maria]".

Reunidos na noite de segunda-feira no diretório paulista, um grupo de 30 tucanos debate os rumos do PSDB e as eleições de 2012. O líder da bancada na Câmara, deputado Duarte Nogueira, fala sobre "a maior dificuldade" dos tucanos: a comunicação. "Nós somos péssimos", comenta. Nogueira cita uma pesquisa recente do partido sobre a percepção do eleitorado. Dos entrevistados, 40% ligaram o PSDB à Lei de Responsabilidade Fiscal, bandeira do partido. "Mas outros 40% acham que foi o PT que fez a lei", diz. "Não é tarefa fácil, mas temos de fazer uma ação de convencimento. Vamos arregaçar as mangas e agir como animadores".

Aos tucanos, Nogueira lembra do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como um "grande animador". "Ele é dez vezes melhor que o Silvio Santos, fala o que as pessoas querem ouvir. Lula tem um patrimônio que é enorme. Não adianta bater em ferro frio. É preciso ter humildade", afirma. O deputado diz que poucas pessoas sabem o que é a social-democracia e cita dados da pesquisa: 70% dos entrevistados sabem que PT é Partido dos Trabalhadores, mas só 20% sabem o que significa PSDB. "Mas se falar o que é social-democracia, 50% se identificam. Temos que fazer um ajuste fino na comunicação".

Nogueira, que é cotado para disputar a Prefeitura de Ribeirão Preto (SP), dá uma dica. "Quando fizer eventos, não esqueçam de chamar a liderança local, a enfermeira, o cobrador de ônibus, o líder comunitário. Às vezes eles têm a ensinar muito mais do que a gente acha. Tem que ter humildade, falar a língua do povo e fazer com que o PSDB não atraia só os intelectualizados", diz. Pedro Tobias interrompe: "Tem que atrair a dona Maria!"

Na sequência de Nogueira, o presidente da seção paulista do Instituto Teotônio Vilela, deputado Mendes Thame, explica o motivo da reunião daquela noite: divulgar o curso de formação política do PSDB que vai preparar os tucanos para 2012. A formação será obrigatória a todos que disputarem as eleições, inclusive para cargos de direção na sigla. Entre os temas estão a ética na política, a proposta social-democrata e o que é a forma tucana de governar.

Thame logo compara o curso dos tucanos às palestras de formação política dos petistas. "O PT, no começo, tinha um bom curso de formação. Eles ficavam uma semana no [instituto] Cajamar e depois azucrinavam a cabeça da gente com coisas corretas, como o Orçamento Participativo", comenta. Thame diz que o PSDB não tem condição de fazer uma espécie de "faculdade" para os militantes, mas defende a formação política.Na plateia, homens na faixa dos 50 anos enchem a sala do diretório tucano. Apenas uma mulher acompanha a reunião, mas vai embora antes do fim do encontro.

Um dos responsáveis pelo curso de formação dos tucanos, o prefeito de Campo Limpo Paulista, Armando Hashimoto, retomou a discussão sobre a dificuldade de comunicação do partido. "Existe uma dissintonia entre o que a gente pensa e qual é a necessidade [do povo]", diz. "O PSDB, o DEM e o PSD têm o mesmo vício de origem porque são partidos que não vieram da militância. Vieram do cacique para a militância. Militância de verdade não tem. Vai em Ribeirão Preto e pergunta quem é militante do [governador Geraldo] Alckmin? Você não acha. Tem militante da liderança local, mas é completamente diferente do PT". O prefeito explica: "Eles [os petistas] têm cara de pau de defender o mensalão. Nós tivemos a obscenidade de esconder FHC [Fernando Henrique Cardoso] na campanha eleitoral, de não defender a privatização".

Na palestra, Hashimoto é o responsável por analisar a relação dos candidatos do PSDB com os meios eletrônicos. Ao discursar, o tucano reclama do embate gerado dentro do PSDB sobre a propaganda do partido na televisão. "Todo mundo que quer aparecer não é candidato agora, em 2012, mas sim em 2014. Quem vai ser candidato não aparece. É diferente dos partidos pequenos, que usam o programa de televisão para apresentar os candidatos municipais", diz, sem citar nomes. Em setembro, o senador Aloysio Nunes Ferreira reclamou que a sigla teria excluído ele e o ex-governador José Serra do programa.

Aos militantes, o prefeito compara o discurso do partido com o do PT. "Temos boa vontade, boas ideias, mas não temos o poder de adesão que tem o PT. Não temos a facilidade de ler as pessoas". O grupo assiste a um vídeo de Fernando Henrique Cardoso. O ex-presidente reforça que o partido tem de estar "muito junto do eleitorado". Aos tucanos, FHC recomenda: "Fale diretamente o que pensa. Não precisa de muito slogan. Fale com espontaneidade." 

Durante o encontro, tucanos demonstraram preocupação com outro tema, além da comunicação: a divisão do partido entre os grupos do governador paulista Geraldo Alckmin e do ex-governador José Serra. Em um rápido debate, um militante relatou que estava aflito com a "dicotomia no PSDB". "O Serra é mais próximo do Kassab do que é do Alckmin? O PSDB é do Alckmin ou do Serra? A gente sente essa divisão, nos perguntam o que está acontecendo, mas a gente não sabe responder. Precisamos de uma posição firme do partido", diz. "Nem os deputados sabem o que está acontecendo", comenta outro militante. O líder da bancada, ao discursar, prega a união partidária e diz que não se pode "ciscar para fora". "Temos nossas diferenças internas como qualquer partido, mas é na somatória do pensamento de todos que converge a nossa força. Não adianta ciscar para fora. A galinha quando quer alimentar o pintinho cisca para dentro. Temos que superar as diferenças", diz Nogueira. ( Do Valor Econômico)

23 comentários

Desse jeito, o PSDB vai se mudar é para o esquecimento!

Reply

Gosto muito do Dep. Duarte Nogueira, mas DISCORDO TOTALMENTE dos elogios que ele fez ao Mentiroso-Mor:
Lula tem uma voz desagradável e uma aparência ensebada, repugnante. Sempre teve.
E SEMPRE foi motivo de PIADA
até ser conduzido à presidência pelas mãos e métodos malignos do Zé Dirceu.

O resto é gastar vela com mau defunto.

Reply

ai Pedro Tobias...

assina logo a tua ficha de filiação do PT...

o que tu queres eh fazer parte do petismo, nada mais que isso...

não vão ganhar os votos das Marias e ainda vão perder os votos dos "Bornhausen" - que eh o parâmetro de elitismo para os petralhas...

Reply

"Não temos a facilidade de ler as pessoas"."

ceuuuuusss!!!!

diosmio, nao acredito que li isso!!!

o que tem de complicado em "ler as pessoas"????

todos aqui, analistas politicos amadores, sabemos como "ler as pessoas" e o sujeito que ganha a vida pra isso alega que tem dificuldade de fazer o obvio...

vamos demonstrar como "ler as pessoas"...

o pais inteiro criticou o velhaco pelo uso do Sirio-Libanes no tratamento do seu câncer...

e o que fizeram os dois expoentes do partido, FHC e Traecius?

"leram" exatamente o oposto do que a sociedade estava querendo!!!!!!

nem os petistas colocaram a cara pra fora da janela pra defender o velhaco...

mas os dois aparecidos tucanos, metidos a independentes e civilizados, foram la e mostraram todo o seu analfabetismo politico, "lendo" exatamente o sinal contrario que a sociedade emitia...

o resultado?

não ganharam a simpatia - muito menos os votos - dos petralhas e ainda irritaram quem tinha alguma simpatia pelo tucanato...

Reply

Coronel,
é com tristeza que leio este seu post. Ao mesmo tempo também de alegria pois ficou escancarado o que é o PSDB de hoje, principalmente para aqueles que ainda tinham dúvidas sobre os que fazem este partido que foi tão importante para o país. Essas toupeiras não analisam porque o PSDB é eleito e reeleito na Capital e no Estado. Essas toupeiras não analisam que o paulista sabe escolher quem melhor para administrá-lo. Essas toupeiras não entendem que para ganhar eleição não basta ser do partido, tem de ser conhecido como bom administrador, sério e honesto. Essas toupeiras são ..., são verdadeiras toupeiras.

Reply

Huahuahua!!!

Nunca é tarde para se fazer um mea-culpa. O grau de desprezo que o PSDB chegou por parte do povão (e até por parte da classe-média) em sua maior parte, foi a consequência do comportamento do próprio FHC que, durante 8 longos anos não teve sequer a hombridade de se defender dos ataques, das mentiras e da ira produzidas a diario pelo ex-presidente!!!

Reply

Anônimo das 08:33, perfeita a sua colocação!

Reply

Oh vida! Sobraram só idiotas no psdb! Que tal todos pedirem para filiar-se ao pt? Se se comportarem, capaz até de o pt os deixar ficar com uma porcentagem do butim. Enqanto isso, a d. Maria, o seu Pedro, o seu Zé, eu e mais uns 44 milhões de pessoas (aposto que hoje são mais) continuamos procurando um partido cujos políticos sejam honestos, competentes, corajosos e tenham espírito público.

Reply

Tucanos são petistas azuis! Prontofalei.

Reply

Coronel,

o PSDB está mais perdido que cachorro em dia de mudança.

Só depois que o PT manipulou 90% da população que os tucanos perceberam isso.

Dá até vontade de torcer contra agora.

Reply

Eles estão totalmente perdidos, como sempre estiveram. Na verdade eles sabem que os 44 milhões de votos que tiveram não foi do PSDB e sim do Serra. Agora querem destruir o José Serra, porque ele ficou maior que o PSDB.

Reply

MIMETIZAR O PT NÃO É UM BOM CAMINHO.

Acho que o PSDB cada vez tende mais ao erro.
Mimetizar ações e falas do PT pode não ser a melhor opção, para ser delicado.
Demagogos podem enganar, por algum tempo, mas as pessoas precisam é ouvir as coisas como elas são.
Na educação e no trato com os outros falar apenas o que os outros querem ouvir pode conduzir a um beco sem saída.
A Europa está na caca em que está devido à demagogia da esquerda e ao fato de fazerem apenas o que as pessoas acham que querem. Ninguém pensou em dizer aos cidadãos: "isso você não pode, porque não há recursos".
O momento econômico é bom, razoável para o Brasil, e isso pode mudar com a crise internacional. E não preparamos o povo para ter maior poupança, só há exemplos de gastança descontrolada e, o pior, sem qualquer punição para os responsáveis (irresponsáveis).
Gutenberg

Reply

O psdb?...,é a zelite do corruPTo.!!!.fonseca.

Reply

Existe alguma diferença entre o Moluscão e o Gaddafi!!!
Lembra do menino do MEP

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc2711200908.htm


"Câncer vai fazer Lula se tornar o padre Cícero", diz articulista do Estadão.

Autor do livro O que sei de Lula, o editorialista do Jornal da Tarde e articulista do Estadão, José Nêumanne Pinto, revela que fará uma segunda edição da obra, originalmente lançada em agosto deste ano. O motivo é a doença enfrentada pelo ex-presidente da República. "O câncer vai fazer Lula se tornar o padre Cícero”, disse ao participar do evento “Liberdade de Imprensa X Politicamente Correto, realizado nesta última segunda-feira, 28, em São Paulo.
...
A história do dedo
Aberta ao público para perguntas, a apresentação de Nêumanne não escapou à polêmica sobre a perda do mindinho da mão esquerda de Lula. “É a mesma história das outras contadas pelo Lula: ele sempre é o herói e sempre tem um filho da p... para atrapalhar”, explicou. Segundo o jornalista, Lula lhe contou a versão do acidente somente dez anos depois do ocorrido.

O ex-presidente estaria trabalhando no torno quando um colega bêbado chegou e prensou seu dedo; que ficou trabalhando porque o patrão não o deixou ir ao médico; que depois do expediente foi levado por alguns amigos para o pronto-socorro, mas que o médico amputou o dedo por comodismo. “Aí, eu pergunto: quem era esse bêbado? Quem era o patrão? Quem eram esses amigos? Quem era o médico?”, indagou, respondendo em seguida: “Ninguém sabe!”


http://portal.comunique-se.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=67160&Itemid=20

Reply

enquanto isso...

"Olimpíada foi prenúncio de crise grega, dizem analistas"
BBC

Reply

Os tucanos estão mais perdidos do que cego em tiroteio. E o resultado da auto-análise é simplesmente patético.

Um adágio, que é o senso comum que deu certo, diz que Deus não escolhe os preparados mas prepara os escolhidos.

E para ser escolhido importa ter caráter, defender valores, ao contrário de apelar ao marketing como recurso demagógico.

Está tudo por um fio. O pt sem mensalullão desmorona, os tucanos sem São Paulo acabam.

Reply

Péssima a analise acima sobre o PSDB e PT. Confundem pessoas com partidos.
O Luiz da Silva(Lula é nome inventado) é um bebado, sem cultura, mentiroo e ridiculo. Fala para classes sociais compradas, as famosas militancias reunerads do PT.Ganhou com a Dilma Poste ex Guerrilheira, com o aparelhamento do Estado e o dinheiro publico desvido aos milhões. Mesmo assim o Serra fez 44 milhões de votos, com uma pregação de qualidade, mas faltou grana e sobrou gana.
O Luiz da Silva e a Diuuuma so empolgam, MILITANCIA REMUNERADA.
FHC este só prejudica, chô, chô.
O Serra tem de sair de perto dele, se quizer ser eleito para algum cargo. As bandeiras tem de ser: Desenvolvimento sem corrupção.

Reply

De todo modo, se forem procurar falar com a Dona Mariali e seu Quinhozinho, vão ouvir deles que querem é fazer um cruzeiro pelas ilhas gregas, entendem?

Ou acham que o pessoal está querendo ouvir falar em pobreza, raça, cor, preconceito, cota?

Querem mais é poder comprar um carro novo, uma nova casa, um apartamento de três quartos com varanda gourmet perto do metrô, aplicar no mercado financeiro, usar empréstimo consignado...

FHC tem razão. O pessoal não está só não ouvindo. Estão sem enxergar absolutamente nada.

Se ficarem olhando para o PT, ficarão onde estão. O PT já não faz nada do que estão elogiando faz muito tempo. Faziam antes pelo fato de não terem mais nada no que pensar a não ser nisso. Achavam-se perseguidos, discriminados, pobres. Isso acabou há muito tempo. O PT hoje é um partido de classe média alta para cima.

O PSDB precisa ouvir o que diz FHC. Realmente é mais fácil falar do destino do euro do que de política partidária e de social-democracia.

Na época o PT chegou lá por que falou em raiva, em maldade. Que rico era ruim, era mau. Hoje esse discurso não pega mais. Está acabando o encanto.

Reply

O pessoal de classe mais baixa que não pode sequer imaginar comparar qualquer coisa, querem é morar perto de tudo, invadir um local e pedir legalização de habitação.

E não venham falar de preconceito, porque é isso que ocorre.

São pessoas que não têm educação formal para almejar qualquer outra coisa no mercado de trabalho e nem no mercado de moradia.

Eles ainda vêm para os Estados onde há um mínimo de garantia social, como São Paulo. Ao serem deslocados de áreas de risco, recebem aluguel social de R$ 300,00 por seis meses ou mais. Recebem assistência médica. São cadastrados em programas sociais da Prefeitura e do Estado. Só que forma para lá sem nada, só tinham a passagem de vinda. E de repente, têm casa, aluguel social, assistência médica, moram em locais onde as autoridades colocam condução, luz, água, esgoto, escola, creche, posto médico. Claro que não é nenhuma Suécia o que recebem, mas para quem vivia numa verdadeira Somália...

Então, os políticos precisam parar de ter medo de falar isso. E para de ter medo de atuar para dar cabo disso. Quem está financiando tudo isso é uma classe média média, média alta e alta.

Esse mito é precisa ser desfeito e não ficar tentando inventar discursos para pobres.

Reply

Em suma, não inventem de falar que Dona Maria é pobre...

Reply

O Brasil se vê mais uma vez na história ultrapassado por nações mais sérias que buscaram fazer o certo. Há quarenta anos, atrás, a Coréia do Sul era um país pobre atrasado, mas que tem hoje uma renda per capita invejável, várias marcas próprias de veículos, os melhores estaleiros do mundo, internet de altíssima velocidade e outras conquistas com as quais mal podemos nos desfrutar a sonhar.

Reply

Caro anonimo das 11:31
O meu pai tem um amigo metalurgico que trabalhou na mesma empresa do Lula. O Lula perdeu o dedo de proposito pra se encostar e viver das atividades sindicais. E tem mais, disse que o cara era malandro, pe-de-cana e mulherengo. Surpreso?

Reply

O gagá do FHC está certo, porque é ele próprio que está esculhambando o PSDB.

Reply