FHC diz que corrupção é herança maldita de Lula e que oposição deve ajudar Dilma. É isso mesmo que você está lendo.

FHC, que também deixou como legado a reeleição, o fator previdenciário e que trabalhou para que não houvesse impeachment de Lula no Mensalão, agora defende Dilma e diz que PSDB e aliados podem ajudar o governo e impedir que a democracia seja ameaçada. José Dirceu, que é o FHC do lado de lá, acha o contrário, que tudo que aí está é um "golpe das elites"apoiado "pelo império midiático". Adivinha quem vai ganhar a próxima eleição: o grande estadista FHC ou o velhaco do José Dirceu?

O maior desafio político da presidente Dilma Rousseff será desmontar o sistema de corrupção e de fisiologismo criado ao longo do segundo mandato do ex-presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva. A tarefa será essencial para garantir a governabilidade e preservar a democracia brasileira de danos maiores, advertiu o tucano Fernando Henrique Cardoso, presidente do Brasil entre 1995 e 2002. A grande interrogação, afirmou Fernando Henrique, está na real capacidade de Dilma Rousseff executar esse desmonte.

"Espero que a presidente Dilma consiga avançar mais. Mas, para isso, ela terá de alterar as bases de sustentação do governo", afirmou FHC ao Estado ontem em Washington, onde participou da conferência Acabando com a Guerra Mundial contra as Drogas, organizado pelo Cato Institute. "Se ela pode? Esse é o grande ponto de interrogação."

Conforme explicou o ex-presidente, esse desmonte passa pelo fim da "obsessão" gerada no segundo mandato de Lula de ampliar a base aliada do governo no Congresso Nacional, a partir de concessões de "certos pedaços do Estado" ou do "acesso a recursos" públicos por diferentes setores partidários. Fernando Henrique disse não entender a razão dessa necessidade tão premente no governo de Lula e lembrou ter o seu governo conseguido aprovar reformas constitucionais no Congresso sem valer-se de tal artifício.

FHC tentou poupar a presidente ao falar com o Estado. Em especial, de um naco de responsabilidade pela montagem desse sistema de corrupção e clientelismo no segundo mandato de Lula, que hoje mina o seu próprio governo. Para ele, Dilma Rousseff herdou esse modelo, tem sido "sensível" às manifestações da opinião pública sobre os seguidos escândalos nos ministérios e enfrenta a incerteza sobre como e em quanto tempo se dará a recuperação do ex-presidente Lula.

Desde a posse da presidente Dilma, em 1.º de janeiro, denúncias de corrupção provocaram a queda de cinco de seus ministros. Três foram herdados de Lula, e um deles foi indicado pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB). Envolvido em denúncias capazes de lhe custar o cargo, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT), também fez parte do governo de Lula. PMDB e PDT são dois fortes pilares de apoio à administração de Dilma."Eu precisava de dois terços dos votos e fazia reformas na Constituição. Agora, o governo não precisa ter 400 deputados e 60 senadores o apoiando", constatou o ex-presidente tucano. "Está faltando mais visão do que o governo pode. Se a presidente Dilma entender que ela pode mais, que ela não precisa de tanto (apoio no Congresso), quem sabe seja possível (desmontar esse sistema)."

O presidente argumentou não ser possível aceitar a corrupção e o clientelismo como males que "sempre existiram" na política do País. Dado o sistema de fisiologismo montado nos últimos anos, a governabilidade está posta em risco e a própria democracia brasileira pode ser prejudicada. A mudança dessa situação, para ele, não depende apenas do governo, mas também da oposição. Porém, FHC não explicou como o PSDB e seus aliados poderiam contribuir. "Ou se aproveita a oportunidade agora para tentar alterar esse sistema ou podemos caminhar por muito tempo sob essa regra do jogo, que seguramente não é favorável à democracia, como aconteceu com vários países", completou.

64 comentários

então para defendermos a democracia temos que apoiar a búlgara descontrolada???

não ha ninguém no partido dele que possa tomar o poder para defender a democracia?

ele não vislumbra uma chegada dos tucanos ao poder para que possa se restabelecer os parâmetros democráticos destruídos ao longo dos 8 anos do velhaco?

e esse eh o "puxador de votos" do partido?

esse homem precisa fazer analise...

ou faz politica ou sociologia de merda, os dois juntos só faz eh afundar o próprio partido...

os tucanos tem que dar um bico nesse cara, apaga-lo de todo e qualquer programa de televisão e tipo de propaganda do partido...

não ha um único governista que possa prejudicar tanto os tucanos quanto esse senhor...

socoorrroo!!!!

Reply

Ninguém podia imaginar que fazer a piãozada parar de jogar fora os panfletos distribuídos por FH nos portões das fábricas ia custar tão caro...

Essa polarização PT-PSDB ainda acaba empatando o futuro do país.

Reply

Por essas e outras a gente pensa logo na Rádio Disney e suas implicações filiais...
Mas não adianta assoprar.
Entre gagá e bandido meu coração balança.

Reply

FHC é inteligente. Percebeu que a radicalização política isola ainda mais a oposição. Tomara que o PSDB consiga afastar os malucos iguais aos editores deste blog. É a única salvação possível para a oposição.

Reply

FHC esqueceu que Dilma é Lula lá de novo?

Reply

Falta uma análise partido a partido, região a região prá saber se há estratégia de Lulla p/efetivar mudança de eixo de poder na base aliada.

http://twitter.com/#!/SharpRandom/status/129605177090129920

FHC vê as coisas tão de cima que não se importa com as consequências no chão duro do voto em seu partido ao fazer do seu estadismo algo tão incompreensível prá quem ainda tem que ganhar eleições para vencer... rsrsrs.

FH sabe perfeitamente que o passo seguinte desse imbróglio no sistema político já está sendo estudado há tempos pelo PT visando 2012.

Ou alguém ainda acha que a dobradinha PT-imprensa é assim tão "desleal" quanto fazem o grande público pensar.

FH faria mais sentido desfiliado do PSDB.

Reply

Sr Coronel:


O sr fhc já passou dos limites,quando falo de psdbista, da um sono uma preguiça e uma vontade de versejar:

UMA VEZ TRAÍRA
SEMPRE TRAÍRA
TRAÍRA SEMPRE
HEI DE SER
SEJA NA TERRA
SEJA NO AR
SEJA NO MAR
TRAÍRA ATÉ MORRER

Saudações

Ps A força do pt está em relação direta com a covardia do psdb

Reply

Anônimo 07:02

Os fatos que suscitam a oposição são escabrosos.

Como falar em radicalização ?!

Radicalizar, seria brandir a Constituição apontando o artigo 85.

E até hoje, ninguém ousou ao menos indicar haverem limites sucessivamente abusados e dilatados na marra por uma deturpação monstruosa do regime de governo e da moralidade dos eleitos pelo povo que não se dão ao respeito.

Menos, colega... bem menos.

Reply

Médicos formados em Cuba

...

A permissão - uma forma disfarçada de assegurar o exercício profissional a quem ainda não está habilitado por órgãos profissionais e governamentais - é só um lado do problema. O outro é saber de onde sairá o dinheiro para financiar os cursos preparatórios e pagar a ajuda de custo. Até agora, o governo não esclareceu de onde virão os recursos, limitando-se a afirmar que os médicos formados em Cuba estão sendo tratados com preconceito ideológico.
O problema, contudo, não é ideológico - é ético. "Não entendo a lógica de mobilizar uma grande estrutura pública para um grupo pequeno de brasileiros. O que mais surpreende é a ajuda de custo. Por que esses alunos merecem esse privilégio?" - indaga o vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital. Enquanto o governo continua bajulando a ditadura cubana, as entidades médicas se preocupam com os problemas que profissionais despreparados podem causar para a saúde dos seus pacientes e com o tratamento discriminatório dado pelo governo a quem se forma em medicina no Brasil e é obrigado a enfrentar exames duríssimos para conseguir residência ou estágio.

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,medicos-formados-em-cuba-,799027,0.htm

Reply

07:02 tem petralha infiltrado, fazendo aquele discurso manso e seboso, tentando sabotar os ideais do blog...

os tucanos já perderam três eleições se fazendo de amiguinhos dos petistas, fazendo oposição sueca...

como o RA sempre diz, se não deu certo antes, os tucanos acham que aumentar a dose do medicamento trara resultados diferentes...

peco aqui desculpas ao Serra e ao seu marqueteiro por ter criticado a ausência de FHC nos programas eleitorais na eleição passada...

fizeram outras cagadas, mas nesse caso, eles estavam certos....

Reply

Por qué no te callas THC?

Por qué no te callas THC?

Por qué no te callas THC?

Por qué no te callas THC?

Reply

Coronel, despache o petralha das 07:02.

Esse FHC tem alguma ligação com o projeto de ditadura ferrenha dos petralhas. O PT deve ter prometido a ele que irá liberar a maconha e, depois, a cocaína e orack.

O FHC pensa que todos os brasileiros são burros. Ora, os petralhas comandam e incentivam a roubalheira porque esse é um dos pilares de sua estratégia para instalar um Partído Único e acabar com a liberdade. Compraram o apoio dos pobres por uma merreca; compraram uma boa parte da imprensa; usaram a Igreja Católica no início para elegerem os seus filiados e depois a descartaram; instalaram a companheirada nos cargos governamentais e colocaram os comandos em postos-chaves nas estatais; estão dominando o STF e o STJ mediante a indicação de militantes petralhas; aliaram-se aos ditadores sanguinários mundiais para fustigarem os EUA e tentarem armar um arco de proteção. Ora, só que se esqueceram de Deus. Uma parte do povo e da imprensa ainda está lúcida e disposta a enfrentar o demônio.
E este blog é um dos exemplos de nossa resistência.

Reply

Coroné,esse Vovô, perdeu de vez o sentido e o bom censo, deve está esquecido que o mulla e a terrorista aplica a sua gestão de dois mandatos a herança maldita do Brasil, vá se recolher Vovô, que já não sabes mais o que diz, grande abraço .

Reply

Parece que D Dilma não participou diretamente da formação dessa universidade de malfeitos, ela não herdou, assumiu sua parte na latifundio.

Reply

Coronel,

nunca pensei que diria isto:

FHC - por que não te callas?

Flor Lilás/PR

Reply

Coronel,

PETRALHA às 7:02 chamando o Sr de maluco.

RACUMIN rapidinho nelle!

Flor Lilás/PR

Reply

Minha frase é outra:
"A corrupção é herança maldita do Lula e devemos vigiar a Dilma."

Reply

Bom dia Coronel

Eu já postei algumas vezes que o FHCannabis está apaixonado pela Madame Satâ, é incrível as patacoadas que ele tem feito.
Será que ele espera que ela se afaste dos petralhas?
Ou será que ele está com saudade do velhaco e quer a volta do cretino para ser enxovalhado diariamente?
Vai ver que o FHC é como mulher de malandro, gosta de apanhar.

Reply

Coronel,

o FHC fumou "um", tomou uma "pí(Lulla)" azulzinha e agora quer dar uma bimbada na Dilma!!!

Esse PSDB é surrealista!!!

Nunca mais voto nesses loucos!!!

JulioK

Reply

Cel, tem ratazana petralha às 7:02hs. Fogo nele!!

Reply

FHC merece um cancer no cérebro, que já está danificado pela erva maldita. Vai catar coquinho, FHC!!

Reply

Coronel,
este é o verdadeiro PSDB. Vindo do FHC, o principal articulador para eleger o velhaco na sua primeira eleição, não me surpreendo.

Reply

Me perdoe Coronel!! Para mim, FHC deixou de ser estadista faz muito tempo e passou a "GAGÁ". O maior inimigo do Brasil, delapidando os impostos dia após dia e ele dizendo que tem que ajudar????? Sabe de uma coisa? É melhor dar atenção a um cachorro cagando doque para esse tipo de relacionamento. Que merda de gente que somos, ora. Não venha me dizer que a delapidação que hoje é feita está só nos ministériios dos aliados. Por isso eu voto VEJA em 2014. Essa é oposição verdadeira aos ladrões.

Reply

Coronel delete o maluco das 07:02.

Reply

Estou achando melhor - e jamais pensei que diria isso um dia - FHC calar a boca! Se ele quer ser refém do pt, be my guest. Eu quero essa corja no inferno! O anônimo das 7,02 já é cria de fhc e dilma roussef.

Reply

Coronel
FHC não quereria dizer que as oposições ajudariam o governo fazendo seu papel de oposição, denunciando e vigiando?
Impressionante como as falas de FHC são vistas sob o prisma do desmerecimento.
Um homem com suas qualidades e serviços prestados ao País deveria ser um pouco mais respeitado.
M. Rosa - S.Paulo-SP

Reply

O Psdb, que tanto fez pelo Brasil no passado, perdeu o rumo de vez,....
E com uma oposição meia boca, continua dando veneno a cobra,.....
Depois não reclamem,.....

Reply

Esse adepto da maconha já nem sabe mais o que fala. Tornou-se um fanfarrão igual ao seu discípulo lulla.

Reply

Eu li o post e entendi. FHC tem razão, alguma coisa precisa ser feita o mais rápido possival. A oposição está cumprindo o seu papel, denunciando os casos e exigindo providencias.

A presidANTA está num beco sem saida, presa, amarrada e nas mãos da bandidagem. Ela também é do ramo, mas agora tem que seguir seu caminho, a bandidagem esta mandando nela, e a base de sustentação do seu governo esta fazendo exigencias demais.

Se a oposição apoia-la alguma coisa boa poderá acontecer (poderá).

O povo já esta tomando conhecimento dos desmandos da bandidagem, e as marchas contra a corrupção são uma demonstração da insatisfação. Por hora são alguns gatos pingados, mas num futuro proximo o bicho vai pegar.

Reply

Sharp Random 08:04

O anônimo 7:02 deve achar radical exigir o cumprimento da Constituição, só pode ser. Vamos lembrar o Art. 85, incisos II e V::

"Art. 85. Da Responsabilidade do Presidente da República

São crimes [CRIMES] de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentem contra a Constituição Federal e, especialmente, contra:

II - o livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, do Ministério Público e dos Poderes constitucionais das unidades da Federação;"
APARELHAR O ESTADO É O QUÊ?

V - a probidade na administração;
SUSTENTAR INOCÊNCIA DE BANDIDOS DA ALTA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA,INCLUSIVE LAMENTANDO A "SAÍDA" DELES É O QUÊ?

Reply

O FHC que ajudou na eleição de um Luis inácio Lula e trabalhou contra sua responsabilização no mensalão é este aí. E não o que se pensava, que pena.

Reply

Oh Corona,acho que vou fumar um baseadinho misto pra me deixar igual ao FHC,THC,STF(Superior Tribunal de Falsários).TOTALMENTE irresponsável,assim como é este desGOVERNO corruPTo.!!!.fonseca.

Reply

FHC está gagá. Quem falou que o PT quer "desmontar" alguma coisa? Quanto mais a máquina de corrupção e fisiologismo. Isso está no dna do PT. Só acaba com o fim desse partido mafioso.

Reply

Complicou.Quanta falta faz D.Ruth,para mante-lo calado.O momento é de western.O bandido só sai a bala.Saca e atira Dilma.

Reply

o gaga bajula a bulgara descontrolada agora achando que eh uma mulher civilizada e de ideais republicanos...

espere ate chegar as eleições para prefeito...

essa descontrolada estará colérica (pois foi essa a escola de palanque dela, a do velhaco colérico e tresloucado) em cima dos palanques berrando feito um cabrito e dizendo horrores sobre os tucanos e o próprio FgagaC...

eh esperar para conferir...

Reply

Mas o que FHC diz tem um certo sentido. O mito Lula paralisou o país. A lei virou letra morta, a corrupção virou lei. Dilma tem algum mérito POR NÃO SER LULA.

Reply

Há a tempos, uma teoria absurda neste país, que diz o seguinte: não podemos abalar as estruturas democráticas. Resumo da ópera: não prenda nem acabe com a corrupção.
FHC merece respeito?
Desde quando, o pai do Lula, merece respeito?
O sujeito, travestido de gente, que , muito provavelmente, fez mais mal do que bem ao país.
Qual a razão para a passar a mão na cabeça deste infeliz?
Deveria estar era sendo processado, criador e criatura(FHC e Lula), a neta idem(Dilma). Se não pelos erros , no mínmo por omissão.

Reply

M. Rosa 9,43
FHC é um intelectual, um estudioso, um homem com vasto vocabulário. Se ele quisesse dizer o que você supõe que ele pudesse querer dizer ele o teria dito. Mas não disse. Infelizmente. E respeito pedimos nós, inclusive de FHC.

Reply

Coronel, o anônimo das 9,10 extrapolou. Não somos assim. Assim são os petralhas.

Reply

O 7:02 é da turma dos palpites furados, santa maluquice, até quando sobreviveremos aos delírios!

Reply

Nunca gostei do FHC porque acho que ele pavimentou a estrada para o PT. Com essa agora, começo a detestá-lo. O acho um boçal irresponsável.

Reply

F HAGA GA C deveria ficar em casa lendo livros e cuidando dos netinhos...plagiando o Romario:Calado é um poeta.

Reply

F HGA GA C.. e ponto.

Reply

Há nitidaqmente um vácuo nas relações p0olíticas do Brasil.Só tem gente da esquerda, retroógrada e raivosa, ois eles soó sobrevivem através da existência do ódio generalizado.O velho "dividir para reinar". Falta um bom partido de direita, ou de algo diferente desses conceitos antiguados e demodê.A grande maiuoria dos brasileiros é ordeiro e honesto e já está com a paciência esgotada. AQí é que mora o perigo para o sociólogo. Fui do PSDB,mas caí fora.

Reply

Há nitidaqmente um vácuo nas relações p0olíticas do Brasil.Só tem gente da esquerda, retroógrada e raivosa, ois eles soó sobrevivem através da existência do ódio generalizado.O velho "dividir para reinar". Falta um bom partido de direita, ou de algo diferente desses conceitos antiguados e demodê.A grande maiuoria dos brasileiros é ordeiro e honesto e já está com a paciência esgotada. AQí é que mora o perigo para o sociólogo. Fui do PSDB,mas caí fora.

Reply

>>

O maior desafio político da presidente Dilma Rousseff será desmontar o sistema de corrupção e de fisiologismo criado ao longo do segundo mandato do ex-presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva.

A ex-terrorista NÃO vai desmontar o sistema de corrupção montado pelo Apedeuta, simplesmente porque este é um plano montado, e está em pleno funcionamento, para proporcionar poder eterno ao PT.

A corrupção irá existir enquanto o PT estiver no poder e o PT terá poder enquanto houver corrupção.

<<

Reply

e agora saiu notinha dizendo que tem pesquisa mostrando que a búlgara esta em ascensão "no que se refere" a aprovação do seu governo...

eh mole?

o ultimo a sair puxe a descarga dessa merda...

Reply

Coronel,
apoiar a representante maior dessa corja agora passou a ser inteligente e honesto. N minha terra oposição é oposição e velhaco é velhaco. FHC fez o Plano REAL e é honesto não faz mais que sua obrigação. Apoiar bandidos e velhacos, não.

Reply

FHC está desmemoriado, precisa comer fósforo. Não se lembra que a presidenta participou ATIVAMENTE do governo do CARA, inlusive nas trapaças e tramóias. FHC, porque nãote calas.

Reply

Querem o quê? Que FHC lidere um movimento de impeachment de Dilma para termos o PMDB de Temer e Sarney no comando?
FHC tem humor refinado e o que ele disse tem fundamento. Simplesmente não escancarou torcida pelo sucesso de Dilma e sim, pelo país. A ironia fica por conta da corda que ele dá ao enforcado.

Reply

iiiiiiiii... o vovozinho pirou de vez?

Reply

Sr fhc.(minuscula mesmo ele está merecendo faz tempo), o que o faz agir de modo tão ridículo??

Será que o sr. está com problema
de memória, e esqueceu que essa mulher faz parte desse governo, a 8 anos??o sr. podia se abster, desse tipo de comentário .O sr. acabou esquecendo, até de respeitar a memória da grande mulher que foi sua esposa, DONA RUTH CARDOSO.


Izabel/SP

Reply

Pressionado por partidos de esquerda e movimentos sociais,o governo continua procurando uma forma de facilitar o reconhecimento de diplomas expedidos por faculdades estrangeiras e,principalmente
permitir o exercício profissional no país de médicos brasileiros e
naõ brasileiros formados em Cuba.


www.estadão.com.br


Izabel/SP


Izabel/SP

Reply

Anonimo das 7.02

Malucos somos todos nós!!

Já PETRALHA...


Izabel/SP

Reply

A MARCA DO ZORRO!

O homem digno envelheçe, o idiota, falso, mentiroso, duas caras, o á favor das drogas (maconha) apodrece. Já era pra ter caído esta jaca podre e se espatifado no chão.(Z)

Reply

A demência é uma doença. Infelizmente quando alcança o ser humano, é hora deste calçar os chinelos e se recolher. Há quem não se aperceba disso e insiste.

Reply

hum...meu comentário não foi publicado. What's happening?

Reply

Cel

Internem FHCannabis em uma clinica de recuperação!

O CARA esta LOUCO!

Átila

Reply

Sabem porque o PT chegou ao poder? Porque contava com a simpatia de FHC!

Sabem porque não saiu o impeachment do Lula cachaceiro e chefe de quadrilha? Porque o FHC fez intenso lobby a favor do picareta!

É isso aí!

Reply

O que FHC não disse é que Dilma está aí há nove longos anos e, sabe de tudo, sim senhor. Primeiro o PT cria todo essa estrutura de corrupção e, depois nós é que teremos de ter complacência com elles? É isso FHC? Fala sério! O que essa cambada que aí está precisa é de tomar vergonha na cara, serem presos e irem pra cadeia, que é lugar de corrupto.

Reply

Dispensamos humor refinado, ironia, corda para enforcados e afins.

Reply

Dilma tem sua parcela de culpa no governo Lula do mesmo jeito que FHC teve no governo do Itamar Franco do PMDB que enterrou o país na hiperinflação ( herança do babalorixá e cangaceiro José Sarney e o pai da hiperinflação de 85% ao mês de 1994 interrompida pelo "primeiro ministro virtual" de Itamar Franco, o senador que lutou por 25 anos contra a lei do divórcio (senador Nelson Carneiro) aprovada ele a utilizou por mais de uma vez. Hipócrita e mentor do traecismo, PMDB é petralha também.

Reply

Mas que "desubicado"!

Reply

FHC tenta fazer uma análise neutra, de fora, sobre as soluções do Brasil.
É muita altivez, pois ele serve como vidraça eterna para o PT.
AS TRES últimas eleições foram perdidas pela exploração política Petista de seus mandatos.

Fica difícil tentar defender FHC com idéias delirantes e contraditórias como a Cannabis, Pró-Dilma e pró-socialismo.

Reply