Eles rivalizaram publicamente e foram os protagonistas do maior escândalo da década, o mensalão. Mas agora compartilham ideias semelhantes sobre os rumos da política nacional, especialmente sobre qual o significado da dobradinha entre o PSD, recém-fundado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e o PSB, liderado pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Poucos dias depois de seu desafeto, o ex-deputado federal e ex-presidente do PT José Dirceu, criticar a formação de alianças entre as duas siglas, o também ex-deputado e presidente do PTB, Roberto Jefferson, declarou, pelo Twitter, que a parceria entre Campos e Kassab tem como principal alvo minar a hegemonia petista no cenário nacional.
Jefferson afirmou que o PT vai "reconhecer logo" que errou ao viabilizar a criação do PSD. O presidente do PTB lembrou que a legenda, formada por dissidentes do DEM, não encontrou resistência do governo federal e ainda recebeu gestos claros de apoio dos petistas. Como exemplos, Jefferson citou a liberação de alianças com a sigla de Kassab em 2012, decidida no último congresso do PT, e a abertura de espaços importantes, como na Bahia, onde o governador Jaques Wagner permitiu que seu vice, Otto Alencar, organizasse um dos diretórios estaduais mais fortes do PSD.
No entanto, como o parceiro preferencial de Kassab é o PSB, o partido do prefeito fortalecerá o projeto do governador Eduardo Campos de disputar a Presidência, defendeu o petebista. "É consenso hoje que o governador Eduardo Campos prepara-se para voo solo", comentou Jefferson, que rompeu com o governo federal ao denunciar o escândalo do mensalão em 2005. Roberto Jefferson apontou como sinal desse projeto político em curso a possível formação de um bloco de deputados federais entre PSB e PSD para rivalizar com PT e PMDB como a maior bancada da Câmara.
"Na melhor das hipóteses, [Campos] age para minar a aliança PT-PMDB, se colocando como nome pra ocupar a vice na chapa da [presidente] Dilma [Rousseff] à reeleição", disse, embora o governador diga publicamente que não pretende concorrer a nenhum dos cargos em 2014. Segundo Jefferson, os petistas estimularam a formação do novo partido devido a um "ódio cego" contra o PSDB, que perdeu força com a desestruturação de seu principal aliado, o DEM. "É nisso que dá a obsessão de derrotar o PSDB, principalmente em SP. Nesta armação, o tiro pode sair pela culatra", afirmou.
Na semana passada, José Dirceu, grande antagonista de Jefferson no escândalo do mensalão, fizera comentários que seguiram a mesma linha. Primeiro, em seu blog; e depois em reunião do comando nacional do PT. Nas duas ocasiões, Dirceu criticou a aliança Kassab-Campos, que já começou a se concretizar com a união dos dez vereadores do PSD com os três do PSB, na Câmara da capital paulista. O bloco dos 13 formará a maior bancada na Casa, ultrapassando a do PT, que tem 11. Para Dirceu, o partido de Kassab serve a um projeto político não petista e reforça uma espécie de tríplice aliança, que já tem nos outros vértices a parceria entre o PSB e os tucanos. É o caso da comunhão já em andamento em vários Estados, como Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Alagoas e São Paulo, onde o presidente regional do PSB, Márcio França, é secretário estadual de Turismo no governo de Geraldo Alckmin.(Do Valor Econômico)
15 comentários
Coronel, O PSDB do xuxu, do traecio que só enchergam o umbigo foram comidos pelas beiradas, SE NÃO FIZERAM UMA ALIANÇA EM SÃO PAULO vão morrer na praia?
ReplyMATARAM O PSDB e DEMOCRATAS
acorda BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!!!
Coronel
ReplyO "coitado" do Zé Dirceu está se sentindo traido com estas alianças.
Está é sentindo o poder se esvair pelos dedos.
Ou vai chamar "aqueles" amigos que resolveram os problemas com os correlegionários de SBC e Campinas?
Para eles, qualquer coisa: chama o Dodi...
Sofre canalha!
General Maximus Decimus Meridius
Eduardo Campos?
Replyesse, junto com o Traecius, faz parte da minha lista de não-votáveis...
jamais...
Coronel,
Replya casa está caindo. O que os tucanos e democratas, falsos oposicionistas, não fizeram, o PSD deverá fazer junto com outros partidos. Os defensores desses PSDB e DEM cheio de traíras e também corruptos não terão com defendê-los.
Não duvido que Dirceu e Jeferson ainda façam uma aliança e voltem a ser amigos.Em política tudo é possível,mormente com esses dois figurões.Haja saco!
ReplyKassab é o que todo mundo esperava que Aécio fosse: um grande articulador. E sem crocodilagem.
ReplyO LULA...DRÃO engana o povão ate no time...
ReplyEurico Miranda diz que: "Itaquerão é uma grande mutretagem"
Por exemplo, de repente, em relação ao Corinthians, sempre bati, mas nem estádio tem. Agora tem né, uma grande 'mutreta', uma grande 'mutretagem'. “Gastar um bilhão para ter três, quatro jogos”, polemizou o ex-presidente vascaíno.
Sobrou até para o ex, o Mula, que sempre procurou em suas aparições públicas demonstrar o amor pelo time paulista.
"A maioria dos que estão em São Paulo veio do nordeste e vai torcer pelo Corinthians, mas estes mesmos nem sabiam que o Corinthians existia. Em São Paulo só se fala de Corinthians. Vê o Lula; em Garanhuns-PE, ele era vascaíno. Ele não é corintiano, mudou por interesse político. Você muda de religião, de partido, de mulher, mas não muda de clube. Cara que muda de clube, você já pensa duas vezes", declarou Eurico.
Definição de estatística sob a ótica dos economistas do governo:
Reply" Estatística é a arte de torturar números até que eles confessem o
que você quer que digam"
Joelmir Betting
Serra e Aécio não devem ficar em um mesmo partido.
ReplyUm dos dois devia ir para o PSD.
O PSDB é só uma carcaça de Partido.
A fila andou.
Espero sinceramente que esses dois crápulas, dessa vez estejam com a razão.
ReplySeria um sonho, ver o pt, estirpado
do cenário político brasileiro.
Izabel/SP
Para os leitores do seu Blog isso não é nenhuma novidade!
ReplyPSD e PSB 2014!!!!
Nem os corruptos do PT nem os bananas do PSDB.
anonimo das 11.41
ReplyO Eurico Miranda, é um grande crápula, mais dessa vez ele está com a razão. O VELHACO, só torce para ele mesmo, usa o Corinthias, para faturar politicamente.
Eu sou paulistna e corintiana,desde que me entendo por gente.
APESAR DO VELHACO, não deixo de torcer pelo meu time, O velhaco vai passar, e o COrinthias, vai continuar.
O Corinthias é muito maior que ele.
Izabel/SP
CORONEL: ONTEM, AQUI EM SÃO PAULO, NO ESTÁDIO DO PACAEMBÚ, HOUVE O ENCERRAMENTO DAS COMEMORAÇÕES PELO CENTENÁRIO DA ASSEMBLÉIA DE DEUS NO BRASIL.
ReplyESTIVERAM PRESENTES VÁRIOS POLÍTICOS DA ÁREA (PARA FAZER MÉDIA), INCLUSIVE O XUXU ALCKMIN, KASSAB E IMAGINE QUEM! O MORDOMO DA CASA ASSOMBRADA GILBERTO CARVALHO, REPRESENTANDO A MADAME MIN DO PLANALTO.
ELE PRESENCIOU O MAIOR APLAUSO DADO AO XUXU, QUANDO FOI ANUNCIADO.
COM CERTEZA, DEPOIS DESSA, FOI CORRENDO CONTAR PARA O "ÍDALO" DELE, O CACHACEIRO CURINTIANO, QUE VAI PRECISAR ENFEITAR O PAVÃO HADDAD PARA GANHAR AQUI EM SAMPA.
QUEM VIVER VERÁ.
OBS: DE QUEBRA O CRÁPULA (GILBERTO CARVALHO) AINDA PEDIU ORAÇÕES PELO CÂNCER DO MARDITO, CHAMANDO O POVÃO DE "MEUS IRMÃOS" (DECOROU BEM A CARTILHA), MAS NÃO CONVENCEU POIS QUASE NINGUÉM SABE QUEM É ELE.
DIZ A BÍBLIA QUE AS PALAVRAS DOS ÍMPIOS SÃO PARA DEUS COMO UIVOS DE CÃES E SUAS ORAÇÕES NÃO PASSAM DO TETO.
CARO CORONEL.
ReplySE QUISEREM SE DAR AO TRABALHO DE LEREM O QUE EU ESCREVI LOGO APÓS O PROJETO DE CRIAÇÃO DO PSD EM 8/05/11, ESTÁ LÁ...
blogdojamellow.blogspot.com
Acho que o Eduardo Campos seria uma boa opção para enfrentar o PT. Mas teria que começar a trabalhar logo seu nome em nivel nacional.
Reply