Quem poderia se recusar a proteger a floresta tropical do Brasil e alimentar 9 bilhões de pessoas?

Presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, publica artigo no Huffpostworld, um dos maiores sites de notícias dos Estados Unidos, sobre o desafio de alimentar 9 bilhões de pessoas. Leia o artigo traduzido:

Quem olha o Brasil no mapa, enxerga uma imensa mancha verde, que simboliza um país abençoado pela natureza, uma verdadeira potência ambiental. Não é sem custo que o mundo pode nos olhar assim. Mantemos 61% do território intocado e preservado. Mesmo utilizando apenas 27,7% do solo também nos tornamos uma potência agrícola, auto-suficiente, exportadora de U$ 88 bilhões anuais de produtos do agronegócio para mais de 140 países. Tudo isso sob a égide de uma lei ambiental ultrapassada, promulgada em 1965! 

A quarenta e seis anos atrás era impossível prever a necessidade atual de redução das emissões de carbono na produção de alimentos. Da mesma forma, era impensável imaginar que o mundo teria que aumentar em 70% a produção de alimentos até 2050, para alimentar 9 bilhões de pessoas. Ou seja, que teríamos que equilibrar uma demanda crescente e muita justa pela preservação ambiental no planeta com a imposição ética e moral de produzir mais para garantir aos seus habitantes o direito fundamental ao alimento.

A busca deste equilíbrio é que tem pautado o grande debate que está sendo travado no Congresso brasileiro, nos trabalhos de atualização do velho Código Florestal. Este é o objetivo central dos deputados e senadores brasileiros, que estão atuando com grande responsabilidade, apesar do lobby ambientalista, capitaneado em grande parte por ONGs internacionais. São elas que desinformam e propalam, entre outras coisas, que "as alterações propostas irão aumentar o desmatamento no Brasil" ou que "o novo Código Florestal está sendo moldado para beneficiar os grandes produtores e atender os interesses dos latifundiários". Dizem também que "as modificações darão anistia aos crimes ambientais". Só acredita nisso quem não leu o texto proposto para atualizar a lei ou quem tem interesse em criar dificuldade ao desenvolvimento do nosso País. No Projeto de Lei que o Senado está discutindo, e que foi aprovado pela Câmara dos Deputados por uma incontestável maioria (86% dos votos), não há um só artigo, uma só linha que possibilite a ampliação dos desmatamentos.

Não existe, da mesma forma, anistia para crimes ambientais. O novo Código apenas suspende multas aplicadas, após a assinatura de um compromisso para a regularização da propriedade. Os produtores terão um prazo para aderir ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), que deverá ser aprovado pelos órgãos ambientais. Após esse prazo, o órgão ambiental visitará as fazendas para garantir que os termos do compromisso assumido estão sendo cumpridos. Se tudo estiver em conformidade, ou seja, se o eventual dano ambiental houver sido mitigado, as multas poderão ser convertidas em serviços de proteção ambiental. Como se vê, não há anistia, pois não há perdão puro e simples. O produtor tem que resgatar o seu passivo ambiental, antes de ter as suas multas convertidas. Isso é benefício para o meio ambiente. O que o lobby ambientalista chama de anistia já estava estabelecido no Decreto Federal 7.029, de dezembro de 2009. Portanto, o novo Código Florestal não está perdoando aqueles que não cumprem a lei e não está beneficiando grandes produtores. Está apenas reforçando uma norma que dá prioridade à proteção do meio ambiente ao invés da arrecadação de recursos por meio de multas. Além do mais, aqueles que desmataram ilegalmente após 22/7/2008, não contarão com nenhum benefício.

Muito se fala nos desmatamentos da floresta amazônica, mas pouca gente sabe de duas coisas fundamentais: primeira que, hoje, 85% da floresta amazônica estão preservados. Encontram-se do mesmo jeito que há 500 anos, quando o Brasil foi descoberto. Estes números são oficiais do Ministério do Meio Ambiente do Brasil. Segunda, que o Código Florestal – tanto o atual como o novo – só é aplicado a áreas privadas, que representam apenas um quarto de toda a região amazônica. Assim, considerando que o novo Código mantém todas as regras de proteção do atual, como a exigência de que cada propriedade da floresta amazônica mantenha 80% da sua área com vegetação nativa (é a Reserva Legal), a preservação da floresta, com todas as suas funções, está assegurada.

O último grande equívoco que a imprensa tem veiculado, por pura falta de informação, ou informação maldosamente “plantada”, é que o Congresso Brasileiro seria incapaz de discutir adequadamente o Código Florestal. Quem, então, poderia? Quem, se não os representantes legítimos do povo brasileiro, poderia discutir uma lei voltada para proteger a maior floresta tropical do mundo e ajudar a alimentar 9 bilhões de pessoas? Claro que podemos mudar um antigo Código que cria insegurança jurídica e impede o desenvolvimento do nosso País. E nós iremos.

*Senadora Kátia Abreu é presidente da CNA - Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.   

Artigo original, em inglês: http://tinyurl.com/3zyy798

12 comentários

A Senadora Kátia Abreu, trava uma luta fratricida, contra esses ambientalista de araque, eu gostaria de ver o códgo florestal aprovado o mais rapido possível. Rogo aos verdes que apoiem essa nobre parlamentar. Celso Nonato PV/SP Capital

Reply

Aproveitando o embalo , hoje pela manhã no bom dia rio da teve globo , ví uma reporter entrevistando um "chefão"(será mesmo?) do trafico.

Não sei o nome dela , mas a "bichinha"( para os politicamente corretos, bichinha aqui quer dizer menina , menininha , guria , )

mas a " bichinha" me surpreendeu . Há muito tempo não vejo um (uma) reorter com tanta coragem para fazer perguntas. Fez algumas perguntas que deixaram o bandido em situações bem conplicadas. Corajosa não ficou com medo de encarar o bandido .Taí uma idéia, descubrirmos o nome dela e pedir á rede globo para entregar-lhe todas as entrevistas a se fazer com politicos , principalmente os que estão bem enrolados em corrupção....Acho que ela iria incomodar um bocado , fazendo perguntas " constrangedoras"...

Reply

Senadora, meus parabéns!! mil vezes!!

Reply

COM FARTA DISTRIBUIÇÃO DE TIBAINA E PÃO COM MORTADELA...


Cabral diz que fará passeata contra nova divisão de royalties
Plantão | Publicada em 24/10/2011 às 19h33m
Taís Mendes (tais@oglobo.com.br)

RIO - O governador do Rio, Sérgio Cabral, disse, nesta-segunda-feira, que o estado está mobilizado em torno da questão dos royalties e que no dia 10 de novembro liderará uma passeata na cidade:

Reply

Bom artigo e excelente estratégia. Combater o proselitismo verdopata direto na fonte: Eua e Europa, pois as ongs internacionais são o principal combustível que alimenta a onda de críticas contra o código.
Portanto a idéia de katia Abreu é ótima, esclarecendo fatos e boatos e direcionando a mensagem para os cidadãos daqueles países que abrigam essas Ongs mafiosas.

Reply

Atualizando o assunto:

25/10/2011 - 12h19
PRESSIONADO, MINISTRO DO ESPORTE VAI À CÂMARA E QUER FOCAR NA COPA PARA EVITAR DENÚNCIAS

Em meio a denúncias de corrupção no Ministério do Esporte, o ministro Orlando Silva foi ao microblog Twitter nesta terça-feira (25) para indicar a estratégia que usará ao falar a uma comissão da Câmara dos Deputados nesta tarde: focar na Copa do Mundo para desviar das denúncias de desvio de verbas públicas para abastecer um suposto caixa dois eleitoral do seu partido, o PCdoB.

Continua...

http://noticias.uol.com.br/politica/2011/10/25/pressionado-ministro-do-esporte-vai-a-camara-e-quer-focar-na-copa-para-evitar-denuncias.jhtm

Corrupto não desiste fácil, pois não quer perder a bouquinha!

TODOS DEVERIAM IR PARA A CADEIA!!!


Chris/SP

Reply

Muito bom mesmo!

E em contra partida vamos ver com tem agido o PT, partido que a mais de 8 anos comanda o Brasil: O PT continua usando dois pesos e duas medidas em tudo o que faz e fala!

Veja abaixo...

Histórico de 20 anos mostra que PT manteve ritmo de privatizações
Programa de desestatização, que completou 20 anos nesta segunda, foi mantido por Lula e Dilma, mesmo com o partido sendo contra o processo no início.

Mesmo tendo combatido as privatizações no início do anos 1990, o Partido dos Trabalhadores (PT) manteve o projeto de tirar o peso do Estado da economia, definido no Programa Nacional de
Desestatização (PND), como mostra o histórico que completou 20 anos nesta segunda-feira, 24. "As privatizações tiveram a importante função de permitir que o governo, livre de investir nessas empresas, pudesse gastar com outras áreas, como os programas sociais", explica Alexandre Chaia, professor de finanças do Insper.

O PND, colocado em prática em 1991 com a privatização da Usiminas, dura até hoje, com a concessão de aeroportos e hidrelétricas, executadas pelo governo Dilma. No governo Lula, um dos principais eventos foi a continuidade das concessões para exploração da transmissão de energia, prevista no PND. Em 2003, foram leiloadas na Bolsa de Valores de São Paulo concessões para 11 linhas de transmissão, em oito estados, com investimentos previstos de R$ 1,8 bilhão. Também foram vendidos bancos estaduais, como o BEM (Banco do Estado do Maranhão) e o BEC (do Ceará).
"O processo de privatização andou tanto no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso quanto nos do PT. São partidos de visões diferentes, mas o pragmatismo deu resultados bastante positivos", diz Armando Castelar Pinheiro, pesquisador do Ibre/FGV, professor da UFRJ e ex-chefe do Departamento Econômico do BNDES.
As concessões são uma forma de desestatização na qual o estado não vende o bem ou empresa em definitivo, mas "aluga" sua administração por um período pré-definido, normalmente mais longo
que o de contratos comerciais comuns. "Hoje, as concessões são mais frequentes porque não há mais empresas estatais que despertem tanto interesse do setor privado; as mais rentáveis, ou que precisavam de investimentos com mais urgência, já foram vendidas", diz Chaia.
Em dezembro de 2007, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) realizou o leilão da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, a primeira do complexo do Rio Madeira, em Rondônia. O Consórcio
Madeira Energia foi o vencedor do leilão. No mesmo ano, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) licitou 2.600 quilômetros de rodovias federais.
Em 2008, foi feito o leilão da Usina Hidrelétrica Jirau, também no rio Madeira, que terá capacidade instalada de 3,3 mil MW. O leilão foi vencido pelo Consórcio Energia Sustentável do Brasil (CESB),
formado pelas empresas Suez Energy South América (50,1%), Camargo Corrêa (9,9%), Eletrosul (20%) e Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (20%).
O governo também abriu mão, ainda em 2008, de participações minoritárias em empresas que tinham sido privatizadas, como na venda de R$ 1 milhão em ações da Amazônia Celular. Agora, o foco do PND está na concessão de aeroportos. Além da construção do aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN), o governo deve entregar à iniciativa privada os terminais de Brasília, Viracopos e Guarulhos, ambos em São Paulo. No edital dos leilões, está previsto algo difícil de imaginar quando o PT fazia parte da oposição: mesmo estrangeiros poderão participar do processo.

ENTÃO COMO VEMOS ESTE É O PT!
IMPEACHMENT JÁ!

Reply

IN)JUSTIÇA BRASILEIRA

Foge do Brasil para o Líbano o médico condenado a 278 anos por violentar 37
mulheres.
O médico Roger Abdelmassih, de 67 anos, já está no Líbano, segundo a Folha.
E por lá deve ficar porque tem origem libanesa e o Brasil não tem tratado de
extradição com o Líbano. E isso poderia ter sido evitado, caso o ministro
Gilmar Mendes não concedesse o habeas corpus que o tirou da cadeia.

O médico estava preso, aguardando recurso de sua defesa diante da sentença
que o condenou a 278 anos de cadeia por violentar 37 mulheres (suas
pacientes, o que agrava os crimes) entre 1995 e 2008. E aguardava preso
porque a Polícia Federal informou que ele tentava renovar seu passaporte. A
juíza Kenarik Boujikian Felippe determinou que ele fosse preso para evitar
sua fuga do país.

Seu advogado recorreu. Disse que Roger Abdelmassih não pretendia fugir do
país, só estaria renovando o passaporte...

Sem ao menos perguntar ao advogado por que um homem de 67 anos condenado a
278 anos de cadeia renovaria o passaporte (seria um novo Matusalém?), Gilmar
Mendes mandou soltar o passarinho, que agora vai passear sua impunidade no
exterior, até que a morte o separe da boa vida.

O que dirá Gilmar Mendes, o Simão Bacamarte do Judiciário, sobre seu habeas
corpus que possibilitou a fuga do criminoso?

Parabéns ao escritório de advocacia Márcio Thomas Bastos!!!! (que defendeu o
safado!)

ESSA CAMBADA FAZ PARTE DO DESGOVERNO E TEM POR FINALIDADE PROTEGER OS
BANDIDOS DE TODAS AS ESPÉCIES . . . VOCE TEM O DEVER CÍVICO DE DIVULGAR MAIS ESTA CANALHICE OU SIMPLESMENTE APAGAR, SENDO TÃO COVARDEMENTE OMISSO COMO A MAIORIA DOS BRASILEIROS.
“Que país é este que junta milhões numa marcha gay, outros milhões em diversas passeatas, muitas centenas numa marcha a favor da maconha, mas que não se mobiliza contra a corrupção?”
(07/07/2011 Juan Arias, correspondente no Brasil do jornal espanhol “El País”

Reply

Cel,

Sinceramente falando... A primeira mulher a governar o Brasil não é a Dilma mas sim foi a Princesa Izabel, quem se lembra? Hoje, eu gostaria de ver uma mulher competente, forte, atuante, realista, de passado limpo governando o Brasil. Ela existe, seu nome é KÁTIA ABREU.

Fora PT, fora corrupção, fora incompetência!.

Índio Tonto/SP

Reply

Coronel,
Respondendo à sua pergunta do título da matéria:
A marinassilva, musa da ong norte-americana "florestas lá (no Brasil), plantações aqui (nos eua)"!!!
A deusa viva das "rains forests", aliciada, cooptada e comprada pelos poderosos do Instituto Tavistock, está dando tudo de si para f*der com os produtores brasileiros e para facilitar a vida de seus (dela) donos.
PQaP!!!!

Reply

Sr Coronel:

Gostaria de mandar os parabéns a senadora.Se paulista fosse teria meu voto.Pode ter certeza senadora KÁTIA ABREU a sra tem em mim um admirador.

Saudações

Reply

Coronel,
e a outra velhaca, a Marina, querendo matar a população de fome. Inclusive mentindo descaradamente contra o Código Florestal. Foi petista, tá explicado.

Reply